Curiosidades sobre o maior animal da Terra

xsunda

Meus amigos,meus inimigos
Registrado
baleiazul.JPG
Quem pensa que o maior animal conhecido na Terra foi algum dinossauro está muito enganado: ele ainda existe e é a baleia-azul (Balaenoptera musculus). É o que informa o biólogo Guilherme Domenichelli, do Zoológico de São Paulo. Com risco de extinção, este gigante das águas pode alcançar na fase adulta cerca de 36 m de comprimento, maior que um boeing 737, e até 180 toneladas.

baleiaboeing.JPG
Comparação de uma baleia azul adulta com um boeing 737

Segundo Domenichelli, esta espécie é exímia mergulhadora e pode atingir grandes profundidades, ficando até cerca de uma hora sem respirar graças ao seu pulmão, com capacidade para 5 mil litros de ar. Na hora que o animal vai soltar o ar, o jato d'água alcança até 9 m de altura.

É também o animal mais ruidoso do mundo. Emitem sons de baixa frequência que atingem os 188 decibéis — mais fortes que o som de um avião a jacto — que podem ser ouvidos a mais de 800 quilómetros de distância.

baleiafusca.JPG
O coração da baleia azul é do tamanho de um fusca

"Outra curiosidade que impressiona é o coração, que pode ser do tamanho de um carro fusca", explicou. Podendo ser encontrada em todos os oceanos, a baleia-azul se alimenta de pequenos crustáceos, principalmente o krill - minúsculos camarões que flutuam próximos à superfície do mar. Uma baleia adulta desta espécie pode ingerir mais de 3 toneladas deste alimento por dia.

baleiamergulho.JPG
O animal pode prender a respiração por 1 hora, e acumula até 5 mil litros de ar nos pulmões

A cabeça de uma baleia-azul é tão grande que cinqüenta pessoas poderiam ficar em pé sobre sua língua. Além disso, um humano adulto poderia rastejar por suas largas artérias. Mesmo os filhotes já causam espanto pelo tamanho: um recém-nascido pode pesar mais que um elefante adulto e medir cerca de 7,6 m de comprimento. Durante os primeiros sete meses de vida, os bebês-baleia tomam cerca de 380 litros de leite por dia. A sua longevidade é estimada em 80 ou 90 anos

baleiajatoagua.JPG
O jato esguichado pela baleia azul chega a 9 metros de altura

Sendo um animal tão grande, seria de se duvidar que a baleia-azul tenha medo de algum predador, mas o biólogo afirma que as orcas e tubarões caçam os filhotes e os exemplares menores. No entanto, o ser humano foi e ainda é seu principal predador, já que países como Japão e Noruega autorizam a caça. Atualmente, não existem mais do que 1,5 mil exemplares no planeta.

BlueWhaleSkeleton.jpg

Esqueleto de uma baleia azul

Há incertezas sobre a maior baleia azul já capturada. A maioria das informações vem de baleias azuis mortas em águas antárticas durante a primeira metade do século XX, coletadas por baleeiros não instruídos em técnicas de coleta zoológica. As baleias mais longas já registradas foram duas fêmeas com 33,6 e 33,3 metros de comprimento, respectivamente, porém, algumas disputas sobrea a confiabilidade destas informações existem.

Veja a baleia azul em tamanho natural
 
Última edição:
Bom tópico,pobre animal! :S
 
nossinhora um deles e acaba a fome na áfrica!
 
Isso com arroz :p

Os mais bacana é que as baleias evoluiram de animais terrestres, animais com cascos (artiodatilos), o parente terrestre delas mais proximo é o hipopótamo

Em uma curiosa volta as origens, ja que primeiro a vida se formou na agua e depois foi pra terra
 
O problema é que governo algum realmente se coloca publicamente contra a caça, não vejo o lula exigindo a proibição ou o obama se postando contra a prática da caça.

Não é só porque não está atingindo o ser humano diretamente que não tem seus efeitos colaterais. A maioria é assim, só faz algo quando a água bate na bunda.

edit:

formulário para prostestar... esse é um trabalho para o adrena flood team....

https://secure2.wdcs.org/view_e_protest.php?e_protest_select=33&&select=452
 
Última edição:
eu sou a favor da caça das baleias azuis SE utilizassem elas corretamente como forma de alimentação... UMA ÚNICA baleia azul produz quantos KG de carne? seria necessário milhares de bois para equiparar a quantidade produzida por um unico animal, claro isso se soubessem explorar de forma que o animal não entre em extinção. Claro, muitos vão me crucificar agora mas antes duas baleias azuis (~250 T de carne, isso porque nem tudo seria aproveitado por isso esse valor só pra ter uma noção), do que sacrificar quantos bois para produzir 250 toneladas?
 
A carne de baleia é gordura pura, não faz bem, os asiáticos pegam a baleia para extrair oleo, mas para consumo o boi e o frango ainda são melhores.
Já vi que comem carne de baleia, mas também já vi que a carne tem tanta gordura que ferra com seus rins, ela não é um peixe, mas um mamífero, não deveriam matar mais baleias, porque é um mamífero extremamente inteligente, ela não só não lhe esmagaria como poderia lhe salvar a vida, elas e os golfinhos costumam salvar gente que começa a se afogar...tem até um relato bíblico onde uma carregou um cara dentro da boca até soltar na praia...
 
Última edição:
Não faz sentido explorar um animal cuja capacidade reprodutiva é tão precária quanto a baleia (12 meses de gestação,mais 8 de amamentação, intervalo de 2 a 3 anos para nova gravidez e em geral produz apenas 1 filhote de cada vez), fora o fato de demorar pelo menos 20 anos para entrar na vida adulta.
 
MEDO


mas salvo engano ela não morde :lol:
 
mas o maior animal do planeta não é aquele coral de recifes perto da australia?
 
queria ver uma dessas aqui na Bahia de Guanabara
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo