• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Curso Online de Guitarra (Instrumentos no Geral)

Rafaeladren

Comfortably numb
Registrado
Pessoal, iniciei na guitarra tem uns 15 anos, nunca evolui muito, com exceção dos primeiros meses que eu tocava até sair sangue dos dedos, sempre toquei pra mim, depois fui perdendo o interesse na medida que não evoluía muito até praticamente parar, tem mais de 10 anos que estou parado e quero voltar agora.

Eu já tenho uma boa noção pra tocar, porém, sei quase nada de teoria. O que eu quero é evoluir a teoria musical, aprender a fazer improvisações, entender o instrumento como um todo pra poder tocar as músicas que gosto e tentar compor alguma coisa. Sei que é um longo caminho, mas quero (re)começar.

Além de tudo isso, quero treinar técnica também pra conseguir executar de um modo que me satisfaça as músicas que gosto. No instrumento, gosto de tocar blues, hard rock, metal e thrash metal. alguns exemplos: Stevie Ray Vaughan, Jimi Hendrix, AC/DC, Guns n' Roses, Slash, Metallica, Iron Maiden, Megadeth, por aí.

Depois de toda essa contextualização gostaria de indicações de aulas online nas quais eu possa fazer no meu tempo, nesse ano não terei muito tempo, mas acho que consigo pegar uns 15 mins por dia, e por volta de 1 hora no FDS. Ano que vem acho que conseguirei dedicar mais tempo.

Eu vi que tem um pack de cursos daquele Nando Moura, fez em parceria com algumas pessoas muito boas, como Mozart Mello e Rafael Nery. O curso do Mozart tá por R$97,14 ao mês durante um ano. Do Rafael por R$58,46. Pelo calibre dos professores não achei caro. Recomendam algum outro?

Deixo aberto aqui pra discussão de cursos online de outros instrumentos também.

OBS.: Eu já tenho o equipamento, tenho uma Shelter SST62 e uma LTD MH-50.
Eu tinha uma Condor Les Paul CLP 2S em um amplificador Fender Frontman 25R, mas pasmem, foram roubados.

Tô querendo pegar um violãozinho de uns 500 pila pra tocar uma música ou outra, tava vendo um Tagima Dallas, mas o bicho dobrou de preço.
 
Cara, internet tem tudo gratis. Como você gosta de metal, igual eu, recomendo o curso gratis do cara do Avenged Sevenfold. O tal sinister gates. Faz conta no site e começa do zero, video aula com tablatura acompanhando, bem completo.

Eu toco pra mim mesmo e nao ligo pra teoria, só tiro coisas que gosto, tipo King Diamond e Death, mas a galera diz que o site dele é muito bom.

Acho que é esse aqui: https://syngates.com/
 
Na minha opinião para aprender um instrumento ao menos no início é essencial ter um professor te olhando para ao menos te corrigir e evitar que você crie vícios, acho que o melhor seria procurar um professor que de aulas particulares online, procura ai na sua cidade mesmo, como você é iniciante não vai fazer muita diferença se o Kiko Loureiro ou o professor do teu bairro te ensinar o básico e a teoria, conforme for evoluindo pode partir pra cursos online para aperfeiçoar técnicas e coisas do tipo
 
Mas o cara ja toca há 15 anos e tira Megadeth, não é iniciante. Ele quer aprender teoria, compor, improvisar, etc..

15 minutos por dia, melhor fazer curso online e grátis. Ir no seu tempo.

MAS se você iniciou há 15 anos atrás, tocou alguns meses e parou, talvez um professor seja melhor. Não precisa pegar um professor sensacional, mas pegue um que seja voltado pro seu estilo. Eu fiz aulas com o Giba aqui na minha cidade, ele era virtuoso e formou no EM&T em SP. Tocava coisas bem rápidas. Ele me ensinou como treinar.

É bom isso pra você pegar o jeito inicial, mas depois vai sozinho. Porém se você ja tira músicas razoavelmente difíceis e não acha que (falta de) técnica ou vícios é algo que ta te limitando, sabe que basta seguir treinando pra melhorar, então não precisa de aula presencial.

Qual música do Megadeth você toca?
 
Última edição:
Mas o cara ja toca há 15 anos e tira Megadeth, não é iniciante. Ele quer aprender teoria, compor, improvisar, etc..

15 minutos por dia, melhor fazer curso online e grátis. Ir no seu tempo.

MAS se você iniciou há 15 anos atrás, tocou alguns meses e parou, talvez um professor seja melhor. Não precisa pegar um professor sensacional, mas pegue um que seja voltado pro seu estilo. Eu fiz aulas com o Giba aqui na minha cidade, ele era virtuoso e formou no EM&T em SP. Tocava coisas bem rápidas. Ele me ensinou como treinar.

É bom isso pra você pegar o jeito inicial, mas depois vai sozinho. Porém se você ja tira músicas razoavelmente difíceis e não acha que (falta de) técnica ou vícios é algo que ta te limitando, sabe que basta seguir treinando pra melhorar, então não precisa de aula presencial.

Qual música do Megadeth você toca?

Ele falou que nunca evoluiu muito e ele não toca a 15 anos, ele falou que esta a 10 anos sem tocar, eu comecei a aprender guitarra quando tinha uns 12 anos, fiquei uns 3 anos aprendendo apenas por revistas, livros, dvds e o pouco que tinha na internet na época, quando comecei a fazer aulas percebi o tanto de vícios e coisas erradas que eu fazia, em 3 meses de aulas consegui evoluir muito, acredito que ao menos uns 6 meses seriam interessante. Hoje ainda tem a facilidade de fazer aulas online, nem de casa precisa sair.
 
Bom, nesse caso também recomendo um professor.

Mas sei lá, professor online pra mim é a mesma coisa que fazer vídeo aula. Muito difícil o cara ver seus vícios de perto. Vai ficar rodando a câmera ao redor das mãos enquanto toca? Acho que não da muito certo.
 
Ele falou que nunca evoluiu muito e ele não toca a 15 anos, ele falou que esta a 10 anos sem tocar, eu comecei a aprender guitarra quando tinha uns 12 anos, fiquei uns 3 anos aprendendo apenas por revistas, livros, dvds e o pouco que tinha na internet na época, quando comecei a fazer aulas percebi o tanto de vícios e coisas erradas que eu fazia, em 3 meses de aulas consegui evoluir muito, acredito que ao menos uns 6 meses seriam interessante. Hoje ainda tem a facilidade de fazer aulas online, nem de casa precisa sair.

Bom, nesse caso também recomendo um professor.

Mas sei lá, professor online pra mim é a mesma coisa que fazer vídeo aula. Muito difícil o cara ver seus vícios de perto. Vai ficar rodando a câmera ao redor das mãos enquanto toca? Acho que não da muito certo.

Vou até atualizar o post, acredito que tenha deixado passar batido esta informação: Apesar de eu estar envolvido com guitarra todo esse tempo, de dedicação foi bem pouco mesmo. Eu devo ter vários vícios, eu geralmente consigo perceber algumas coisas vendo vídeos e como as pessoas toco, eu vejo e falo "eita, fica bem mais fácil assim."

Eu entendo a importância de um professor pra corrigir isso, mas minha cidade é bastante pequena, logo quando comecei eu fiz uns dois meses de aula com um professor que era tido como bom, não achei tão bom, era meio largado, acabei saindo. Outro ponto é ter horário fixo com o cara, pra mim tá complicado isso. E, finalmente, questão de pandemia, quero evitar ao máximo ter contato desse tipo, ainda mais com professor assim que deve ter contato com muita gente. Reforço, entendo a importância, principalmente para corrigir vícios, acredito que a sugestão de fazer uns 6 meses de aula seja uma boa mesmo. Será algo que farei quando passar a pandemia, no futuro talvez não tão próximo.

Sobre tocar, eu consigo executar a maioria das músicas, mas levo tempo pra pegar elas, eu comentei de Megadeth mais pelo estilo, tocar, eu tocava mais Metallica (dentro do thrash), conseguia tocar Master of Puppets, por exemplo, apenas a solo tinha mais dificuldade pela velocidade mesmo. Assim, não sou completamente iniciante, como disse, já tenho uma boa noção apesar dos vícios.

Dessa forma, meu objetivo é estudar teoria, ter entendimento sobre o instrumento como um todo, escalas, improvisação, composição. Acredito que dê pra levar, mesmo com os vícios, porque se for esperar essa etapa ser superada não começo esse ano.

Ao mesmo tempo não vejo vantagem de fazer aula tele presencial pra corrigir vícios, como o @grand0rbiter comentou, nesse caso parto pra vídeo aula.

Sobre aprender com material gratuito, acho que é possível sim, mas pela minha experiência com estudos de outras coisas por métodos gratuitos, perde-se muito tempo garimpando o material, pega de um lado, do outro, gasta bastante tempo procurando o que estudar, e ainda, a ordem de estudo. Por isso, acredito que um curso online dê essa parte mastigada.

Eu vi que tem curso daquele Maurício Alabana, Ozielzinho e MB Guitar Academy. Parece que do Maurício tem vários módulos separados e é bem completo também.
 
Sobre aprender com material gratuito, acho que é possível sim, mas pela minha experiência com estudos de outras coisas por métodos gratuitos, perde-se muito tempo garimpando o material, pega de um lado, do outro, gasta bastante tempo procurando o que estudar, e ainda, a ordem de estudo. Por isso, acredito que um curso online dê essa parte mastigada.

Eu vi que tem curso daquele Maurício Alabana, Ozielzinho e MB Guitar Academy. Parece que do Maurício tem vários módulos separados e é bem completo também.
Aí não vou poder opinar pois não tenho experiência com método pago, mas da uma olhada no site que falei pois vai do básico ao avançado de maneira linear parece. Aí voce pode pular o que nao serve. Pega essa hora que você tem no final de semana e experimenta. É grátis mesmo, mas é bem estruturado, exatamente como se fosse uma escola.

Se achar ruim perdeu umas horinhas, mas não dinheiro. Eu fico meio com pé atrás de pagar por método de gente virtuosa de youtube (tipo ozielzinho). Saber tocar bem é diferente de saber ensinar. E no final é sempre aquele mesmo esquema feijão com arroz, escala, harmonia, improviso, CAGED, não tem como fugir disso.

Se tiver como experimentar antes de comprar é melhor.
 
Última edição:
sobre a questão de cursos tem o cordas e música do Rafael Farofa, ele é meio que uma escola de música, você paga uma mensalidade e tem acesso a todos os cursos, o bom é que você pode assinar um mês e se não gostar basta cancelar, outra vantagem é que as aulas de guitarra, violão e teoria são todas ministradas por ele mesmo que é um baita professor.

 
Aí não vou poder opinar pois não tenho experiência com método pago, mas da uma olhada no site que falei pois vai do básico ao avançado de maneira linear parece. Aí voce pode pular o que nao serve. Pega essa hora que você tem no final de semana e experimenta. É grátis mesmo, mas é bem estruturado, exatamente como se fosse uma escola.

Se achar ruim perdeu umas horinhas, mas não dinheiro. Eu fico meio com pé atrás de pagar por método de gente virtuosa de youtube (tipo ozielzinho). Saber tocar bem é diferente de saber ensinar. E no final é sempre aquele mesmo esquema feijão com arroz, escala, harmonia, improviso, CAGED, não tem como fugir disso.

Se tiver como experimentar antes de comprar é melhor.
Imagina, ajudou pra caramba já! Vou dar uma olhada no site que você passou.

Sobre os caras virtuosos eu tmb fico com pé atrás, não necessariamente quem desempenha bem alguma função, qualquer que seja, sabe ensinar ela. Isso considerando o que é objetivo, porque tem muita coisa tácita que é extremamente difícil de transmitir, pra não dizer impossível.

Acho que a maioria desses site de aulas online tem aqueles arrependimentos dentro de 7 dias, coisa assim.

sobre a questão de cursos tem o cordas e música do Rafael Farofa, ele é meio que uma escola de música, você paga uma mensalidade e tem acesso a todos os cursos, o bom é que você pode assinar um mês e se não gostar basta cancelar, outra vantagem é que as aulas de guitarra, violão e teoria são todas ministradas por ele mesmo que é um baita professor.

Vou ver esse também, o fato de ser um bom professor é mais importante do que ter alguma fama por tocar bem.

-----


Eu dei uma pesquisada aqui na minha cidade pela net, no facebook encontrei ninguém oferecendo aulas.
Em locais fixos encontrei uma escola apenas, as avaliações estão boas, mas fico bastante cético, vou continuar na pesquisa.
 
Manja de inglês? Além do site do Syngates que já comentaram onde as grades são divididas por níveis e você pode escolher por onde quer começar, tem o https://www.justinguitar.com que é 99% gratuito, além de ser sistemático e organizado, coisas que pra mim são extremamente importantes.
Pra se ter uma ideia, aqui vai um mapa das lições:
42usC1i.jpg
 
Ressucitando o tópico aqui, com uma dúvida diferente do OP.
Aprender online do zero é possível? Estou buscando novos hobbies e estava pensando em aprender a tocar algo. Seria algo bem casual para mim mesmo.
 
Ressucitando o tópico aqui, com uma dúvida diferente do OP.
Aprender online do zero é possível? Estou buscando novos hobbies e estava pensando em aprender a tocar algo. Seria algo bem casual para mim mesmo.
Aprender a tocar é perfeitamente possível.

Violão, baixo, guitarra creio que são mais "tranquilos" de "dar a partida" do que violino e violoncelo, por exemplo, que tem uma complexidade bem maior pra tu tirar os sons, já que a dinâmica de tocar usando o arco é bem complicadinha. Mas mesmo que tu queira tocar um desses de arco, também é possível aprender online e até no youtube com conteúdo gratuito.

Mas se a ideia é guitarra, não falta conteúdo pra tu aprender online, do basiquinho ao avançado.

Eu aprendi a tocar violão lá por 2012, porque queria tocar Só os loucos sabem pra namoradinha na época. Acabou que achei muito difícil e aprendi Seize the Day e Dear God do Avenged Sevenfold (versões simplificadas, claro).

Pelo que me lembro comecei aprendendo os "acordes básicos" em vídeos do Justin Guitar https://www.youtube.com/@justinguitar/videos .

Pra sair daquele ponto de que mal sabia segurar o violão pra pelo menos tirar umas notinhas.

Depois fui direto pra cifras no Ultimate Guitar pra música internacional e CifraClub pra nacional. Abria lá a cifra do Avenged e ia treinando, pra ganhar precisão, velocidade e tal. Eventualmente já estava tocando as músicas e já tinha uma pasta cheia de cifras pra tocar.

E o resto é história.

O problema de aprender com cifra e nunca estudar o instrumento em si, seus sons e a teoria que existe ali, é que tu fica preso aos sons que tu conhece.

Mas aí vai do objetivo de cada um. Se tu quer tirar as músicas que gosta, não tem pretensão de compor coisas novas e tal, vai sem medo na forma ""simples"", aprendendo com cifras e tablaturas mesmo. Sem esquentar muito com teoria.

Agora se tu curte a ideia de fazer improviso, criar suas próprias músicas e tal, aí já ir pra um material online baseado em teoria musical é interessante.

E se tu for dos gueeimmes, tem Rocksmith:

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo