Olha, tem a customização sim, dos itens e das roupas. Mas se a gente for comparar com TW3, o Geralt lá vc só mudava a aparência física dele de fato indo num barbeiro e era bem limitado. Eu não tô nem perto de ter explorado todo o game, mas talvez tenha algum lugar pra fazer ajustes. No Skyrim, você tinha alguém nos esgotos que vc ia lá e mudava a sua cara por um preço X. Se não tiver como mudar totalmente o personagem criado, pelo menos dá pra customizar os itens, assim como vários RPGs fazem. Então dizer que isso seria o básico é meio que questão de perspectiva ou característica. Em Dragon Age Inquisition, se vc escolhe uma classe, eu não me lembro de vc poder alterar a raça do personagem no meio do jogo, até porque isso mudava a arvore de habilidades e tal.
Essa inexistência de vida de NPCs é relativa também né. Tem missão que o vc tem que verificar se um cara tá bem de pois de umas tretas e ele não fala mais com ninguém. E é uma secundária de um NPC completamente normal. Isso sem falar de outros personagens com outras linhas de vida ali.
E não tô te acusando ne nada não, só tô dizendo que EU não vi por parte da CD promessa absurdas não serem cumpridas ditas por eles próprios nos materiais pré-lançamento.
Um exemplo, naquele primeiro gameplay de 48 minutos ele dizem que Night City "é a cidade mais imersiva e complexa já criada, com ciclos de dia e noite." Isso é uma verdade pós lançamento? Vai depender do que quer dizer maior e mais complexa. Visualmente? Acho que sim. Em questões como IA? Menos.
É isso que eu tô querendo dizer entende. Vamos pegar o caso da IA que é o ponto que geral tá criticando. Não dá pra dizer que a CD mentiu porque não trouxe uma IA melhor que do GTA 5, já que ela em momento algum até onde eu acompanhei, prometeu "a IA mais avançada dos jogos" ou coisa do tipo.
Eu só tô fazendo esses apontamentos porque acho importante cobrar da CDPR o que ela se propôs a fazer de FATO. E não o que a gente imaginou que seria legal ter no jogo.