[TÓPICO OFICIAL] CYBERPUNK 2077

Então é certo roubarem informações sigilosas das empresas só porque elas lançaram um produto inacabado ao qual você não tem obrigação nenhuma de comprar, e caso tenha comprado é só fazer a devolução do mesmo e lhe devolvem o dinheiro. É certo fazer isso com as empresas e como consequência seus funcionários correrem o risco de perderem seus empregos e suas famílias passarem necessidades. Não importa o motivo, o que fizeram é roubo.
Comentei isso acima.
Eu não gostaria nunca sofrer ameaças.
Em 2004 eu fui ameaçado por agiotas por causa de uma familiar que pegou dinheiro emprestado.
Só de receber uma ligação de ameaça eu já me caguei todo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se tivessem roubado dados pessoais e senhas tuas, tu ia gostar?
Tu tá tentando defender um crime.
Estou falando isso desde o princípio. Só é certo porque é com outro.
 
Qual a diferença de um hacker roubar informações e informações confidenciais serem vazadas somente para os insiders?
Considerando que a maioria das empresas só se importam com o retorno financeiro e seus investidores, se o ato de roubar informações sigilosas fazerem as empresas melhorarem a qualidade dos jogos, eu acho justificável.
Agora, existe uma diferença entre roubar informações sigilosas e fazer extorsão. Extorção, eu acho errado. Agora, roubar informações sigilosas e divulga-las não terá nada de diferença em relação aos insiders e que são esses que fazem uso de informações sigilosas para benefício próprio.

Agora, tu acha mesmo que alguém que trabalha em uma empresa e com jogos AAA nunca mais vai conseguir um emprego? Piada, né. Se esses desenvolvedores chegaram até lá é porque são bons e bons suficiente para trabalharem por conta própria ou trabalharem em outra empresa.

Mano do céu, isso é defender CRIME, não tem desculpa.

Comentei isso acima.
Eu não gostaria nunca sofrer ameaças.
Em 2004 eu fui ameaçado por agiotas por causa de uma familiar que pegou dinheiro emprestado.
Só de receber uma ligação de ameaça eu já me caguei todo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Estou falando isso desde o princípio. Só é certo porque é com outro.

Também já fui ameaçado e não é nada bom. Agora defender crime já é outro nível, o cidadão ai acho que não entende como a vida funciona.
 
Mano do céu, isso é defender CRIME, não tem desculpa.



Também já fui ameaçado e não é nada bom. Agora defender crime já é outro nível, o cidadão ai acho que não entende como a vida funciona.
Sempre digo que a empatia por algo só existe quando você já passou por aquilo.
Eu tenho uma doença que não é visível, mas as pessoas a minha volta só viram que era sério quando fiquei internado 3 dias.
Foram quase 10 anos as pessoas literalmente dizendo que eu era fresco.
Cara, empatia serve para qualquer coisa, e nem precisamos passar por isso para entender.
 
Sempre digo que a empatia por algo só existe quando você já passou por aquilo.
Eu tenho uma doença que não é visível, mas as pessoas a minha volta só viram que era sério quando fiquei internado 3 dias.
Foram quase 10 anos as pessoas literalmente dizendo que eu era fresco.
Cara, empatia serve para qualquer coisa, e nem precisamos passar por isso para entender.

Bem isso, eu falo pra minha esposa: o mundo precisa de mais compaixão e amor no coração. Precisamos muito disso.
 
Acredito no inverso.
Eles literalmente se retirariam da indústria. Pensa em um bar que é assaltado sempre. O dono fecha a porta e muda de ramo.
Não é assim que funciona. Ameaçar, aterrorizar. Como disse, foi um oportunista que achou uma brecha em algo que estava em evidência.
Será que ele é capaz de achar um problema desses em uma dev de indies que não deve ganhar nem 10 mil por mês?
Sacou aonde entra algo completamente fora do Jogo x Terrorismo?
Pede para esse hacker entrar no meu PC. O que ele vai achar? Nem foto minha tenho. É oportunista e ponto.
Ameaçar porque alguém acredita que eles merecem por terem lançado um jogo quebrado não faz sentido algum. É completamente louco pensar em algo assim.
Eu literalmente me retiraria da indústria. Tem alguém tentando extorsão cara. Isso não é certo. É crime.

Cara, eu acho que para eles se retirarem da industria, só se o código fonte dos jogos e coisas mais importantes que isso fossem vazadas, pois coisas que o hacker/cracker teve acesso, talvez os insiders já saibam.
Se a empresa não está disposta a negociar com o hacker e soltou uma nota tão rápida, talvez não seja catastrófico. Quem robou as informações da empresa, talvez ainda deve estar trabalhando lá dentro, pois pelo que eu li em noticia, falaram que pode ser um insider threat.





Mano do céu, isso é defender CRIME, não tem desculpa.


Qual a diferença entre roubar informações e vazar informações? Concorda que os dois são crimes?
Insiders também quebram acordo de não-divulgação e vazam informações de jogos através de fotos, gameplays ou até pessoas acabam vazando informações em página pessoal de LinkedIn (caso do Fallout 4 e Watch Dogs 2).
Insiders financeiros recebem informações ou já possuem informações privilegiadas dentro da própria empresa e lucram milhões através disso.
Em ambos os casos, ninguém se importa e no primeiro caso, as pessoas ficam até felizes em saber que novos jogos estão vindo; pouco se importam se ocorreu falta de ética e se foi crime.

O fato de empresas não se importarem muito com isso e dos diretores e CEOs até lucrarem com o vazamento de informações, tornaria a ação do hacker aceitável, pois tanto hackers como insiders não possuem ética e nem preceitos morais.
Por outro lado, poderia ser muito mais interessante se as empresas fornecessem produtos melhores, somente através do medo de que isso ocorra. Não seria nem preciso roubar/vazar informações, mas sim que alguém colocasse medo nelas.
O maior problema disso foi o tipo de informação roubada e não o fato de ter sido roubo.
 
Última edição:
Cara, eu acho que para eles se retirarem da industria, só se o código fonte dos jogos e coisas mais importantes que isso fossem vazadas, pois coisas que o hacker/cracker teve acesso, talvez os insiders já saibam.
Se a empresa não está disposta a negociar com o hacker e soltou uma nota tão rápida, talvez não seja catastrófico. Quem robou as informações da empresa, talvez ainda deve estar trabalhando lá dentro, pois pelo que eu li em noticia, falaram que pode ser um insider threat.








Qual a diferença entre roubar informações e vazar informações? Concorda que os dois são crimes?
Insiders também quebram acordo de não-divulgação e vazam informações de jogos através de fotos, gameplays ou até pessoas acabam vazando informações em página pessoal de LinkedIn (caso do Fallout 4 e Watch Dogs 2).
Insiders financeiros recebem informações ou já possuem informações privilegiadas dentro da própria empresa e lucram milhões através disso.
Em ambos os casos, ninguém se importa e no primeiro caso, as pessoas ficam até felizes em saber que novos jogos estão vindo; pouco se importam se ocorreu falta de ética e se foi crime.

O fato de empresas não se importarem muito com isso e dos diretores e CEOs até lucrarem com o vazamento de informações, tornaria a ação do hacker aceitável, pois tanto hackers como insiders não possuem ética e nem preceitos morais.
Por outro lado, poderia ser muito mais interessante se as empresas fornecessem produtos melhores, somente através do medo de que isso ocorra. Não seria nem preciso roubar/vazar informações, mas sim que alguém colocasse medo nelas.
O maior problema disso foi o tipo de informação roubada e não o fato de ter sido roubo.

Parceiro não tem desculpa, quem vaza informação para lucro próprio ou rouba são iguais. No mais paro por aqui essa discussão, já vi que você não entende que roubo independente da forma como foi feita é crime. flws
 
Voltei aqui depois de muito tempo e dei de cara com comentários como "karma is a bitch".

É...

Complicado.
 
Para que ainda não entendeu esses vazamentos dos códigos do seu principal produto podem definitivamente fechar a CD para sempre,
 
 
Não bato palmas para o crime contra a CD,mas também não bronha para ela,é igual defender político corrupto só por que fez praça ou criou algo que te beneficie para não se ferrar.Se a empresa falir os empregados conseguem ser contrados novamente pois estúdios de animação e games não faltam hoje em dia.Não tenho pena da Empresa se algo vazado acabar com ela,não mesmo, pois os superiores da empresa demostraram um falta de caráter tremendo em minha opinião, em lançar o game imcompleto e fora totalmente do que foi prometido,depois não adianta mandar presidente,diretor ou CEO fazer pedido de desculpas com cara de assustado só para angariar pena,concordo que o sentimento da empatia deva existir com a dor dos outros,mas muitos sendo Ateus ou não,acho que concordam que você colhe o que você planta ,até hoje não vi o plantador de batata colher limão.Então que venha a acontecero que tiver de acontecer,Gentileza gera gentileza-Amor gera Amor-Desonestidade ,descaso,mentira gera o quê?
 
Para que ainda não entendeu esses vazamentos dos códigos do seu principal produto podem definitivamente fechar a CD para sempre,

Não vejo como. Eles possuem backups e podem fazer mudanças que não serão acompanhadas pelos arquivos vazados.

Se tivessem perdido tudo, aí poderia ser o caso.
 
Isso teria sido evitado, pelo menos na magnitude atual, se a CD tivesse sido honesta.

Ela não foi.

Não defendo o crime, mas se ele aconteceu, é porque a CD praticamente pediu pra acontecer. É a dança das coisas.

E isso não fecha a empresa, não. Ela não é responsável por cyber segurança ou afins. No máximo vai botar a galera pra mudar muitas coisas, como dito acima, e quem sabe teremos enfim um jogo mais polido daqui uns anos.
 
Isso teria sido evitado, pelo menos na magnitude atual, se a CD tivesse sido honesta.

Ela não foi.

Não defendo o crime, mas se ele aconteceu, é porque a CD praticamente pediu pra acontecer. É a dança das coisas.

E isso não fecha a empresa, não. Ela não é responsável por cyber segurança ou afins. No máximo vai botar a galera pra mudar muitas coisas, como dito acima, e quem sabe teremos enfim um jogo mais polido daqui uns anos.

Eu não vejo relação alguma entre postura da empresa no caso de CP2077 e o fato dela ter sido alvo desse crime. Empresas sempre são alvos de ataques, a própria CDPR já vinha sendo alvo antes mesmo de CP2077 sair. A Valve já sofreu, a ND idem, várias outras sofreram. Isso sempre vai ocorrer.

Acho que já deu pra virar a página de empresa má x empresa boa, empresas são empresas e todas já praticaram algum ato "anti-consumidor" em algum momento. A Valve que é uma das queridinhas do público de PC vive sendo processada na Europa e outros continentes por atitudes ilegais contra os consumidores. E se eu for fazer uma lista o resultado vai ser longo.

É fato que a CDPR perdeu credibilidade e a boa imagem que tinha, mas isso não faz dela nenhuma empresa pior, apenas mais uma.
 
Concordo. Não vejo o porque de um gamer se matar por causa disso. Ou que nem aquele pateta aqui do fórum pela milésima vez se cadastrando para falar groselha.
Essa galera procura vulneráveis e ataca. Está em evidência a CD e todo o problema do jogo. Acho que nisso acharam uma brecha, assim como amanhã pode ser outro.
Foi o grupo chamado HelloKitty e já fizeram leilão dos dados roubados...Parece q conseguiu alguns milhões na conta, inclusive. Tenso...
Mas não ficou claro quem comprou e o que pretende fazer... Será que a CD fez perfil falso e ela mesmo comprou seus dados roubados? Acho difícil, mas não impossível....

O perigo maior é vender pra alguma empresa concorrente para aproveitar as mecânicas inclusa nesses dados roubados pra fazer algo no mesmo nível ou melhor - aquele velho caso de espionagem industrial, nada de novo também...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

"Karma", vc está muito nervoso.
Karma is a B|tch!
 
Não são somente os dados dos códigos fontes, mas também dados financeiros, administrativos, faturamento, RH, investidores.
Ali tem tudo da empresa, todo o modelo de negócios, operação e até os códigos fontes dos principais produtos.

A empresa pode valer até bilhões no mercado formal, mas informal vale somente 7 milhões de Bidens. Uma pechincha para um concorrente saber tudo.

Sobre a invasão, bem... este tipo tão profundo é muito raro de acontecer com empresas deste porte. Se aconteceu há alguma merda muito grande com gente graúda interna e colaboradores (ex tb).

Não defendo crimes, esta síndrome de Robin Hood não me acomete. Mas a empresa, de certo modo, por toda a sua postura passada e presente mereceu esse karma, infelizmente.
 
Isso teria sido evitado, pelo menos na magnitude atual, se a CD tivesse sido honesta.

Ela não foi.

Não defendo o crime, mas se ele aconteceu, é porque a CD praticamente pediu pra acontecer. É a dança das coisas.

E isso não fecha a empresa, não. Ela não é responsável por cyber segurança ou afins. No máximo vai botar a galera pra mudar muitas coisas, como dito acima, e quem sabe teremos enfim um jogo mais polido daqui uns anos.
Isso não tem nada relacionado a honestidade... Vamos aos fatos:

Grupos de ransonware apenas visam sequestrar dados sensíveis de empresas e até mesmo usuários. Independente se vc é honesto ou não.... O propósito é um só: Extorquir mediante chantagem. Nada mais, nada menos! O grupo não quer saber se vc é uma boa ou má pessoa, apenas vê você como alvo em potencial de extrair dados sensíveis e sigilosos para realizar o sequestro desdes dados e mediante disso te extorquir até não poder mais. Aconteceu um caso com uma médica no HC de São Paulo, onde ela foi infectada com um ransonware e o pendrive da criatura estava toda criptografada - a sonsa ainda colocou no PC de seu escritório que é ligado a rede interna do HC onde contém prontuários intermináveis que daria uma montanha de dinheiro pro hacker, seja vendendo os prontuários ou fazendo extorção. Por sorte a equipe de TI era preparada e conseguiu conter o ataque (tbm não entrarei em detalhes pra não ficar extenso).

Outro detalhe, ransonware não visa uma falha no sistema - apenas uma engenharia social basta. Como no caso relatado, fizeram a médica de isca pra injetar o codigo malicioso na rede e assim sequestrando todos os dados contidos na rede. Por isso que existem protocolos rígidos de funcionários dentro da empresa e precisam ser seguidos a risca!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não são somente os dados dos códigos fontes, mas também dados financeiros, administrativos, faturamento, RH, investidores.
Ali tem tudo da empresa, todo o modelo de negócios, operação e até os códigos fontes dos principais produtos.

A empresa pode valer até bilhões no mercado formal, mas informal vale somente 7 milhões de Bidens. Uma pechincha para um concorrente saber tudo.

Sobre a invasão, bem... este tipo tão profundo é muito raro de acontecer com empresas deste porte. Se aconteceu há alguma merda muito grande com gente graúda interna e colaboradores (ex tb).

Não defendo crimes, esta síndrome de Robin Hood não me acomete. Mas a empresa, de certo modo, por toda a sua postura passada e presente mereceu esse karma, infelizmente.
Engenharia social em algum funcionário que não soube seguir as regras de protocolo de segurança da empresa. No pior dos casos, algum funcionário quem facilitou acesso.
Quem tem interesse em estudar, só pesquisar por ransonware disponível no github e fazer engenharia reversa pra entender como funciona o programa
 
Foi o grupo chamado HelloKitty e já fizeram leilão dos dados roubados...Parece q conseguiu alguns milhões na conta, inclusive. Tenso...
Mas não ficou claro quem comprou e o que pretende fazer... Será que a CD fez perfil falso e ela mesmo comprou seus dados roubados? Acho difícil, mas não impossível....

O perigo maior é vender pra alguma empresa concorrente para aproveitar as mecânicas inclusa nesses dados roubados pra fazer algo no mesmo nível ou melhor - aquele velho caso de espionagem industrial, nada de novo também...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Karma is a B|tch!

Não tem lógica isso. Os hackers podem fazer cópias e vender pra mais de um comprador. Aliás, confiar em hacker é piada.
 
Não tem lógica isso. Os hackers podem fazer cópias e vender pra mais de um comprador. Aliás, confiar em hacker é piada.
Até bandido tem seu código de conduta, então acredite, até hackers tem... Eu trabalho com essa merda e praticamente tenho convivio nesse meio para justamente criar métodos eficazes de contra-ataque. Não confio em bandido, menos ainda em criminoso virtual, mas entre eles existe um pingo de ética, sim...

Mas entendo seu ponto...Pq lucrar uma unica vez se pode copiar infinitamente e obter um lucro bem maior? Eu acho que a resposta se deve ao quão "exótico" são os dados. Se ele multiplicar esses dados, o mesmo deixa de ser raro perdendo grande valor no mercado, seja legal ou ilegal... O comprador inclusive já tem tbm esse poder em mãos de replicar os códigos. Acho que dificilmente venha surgir mais leilões destes dados vazados.... Ao meu ver, vão usar pra espionagem industrial pra empresas concorrentes. Quem garante que não seja uma Blizzard da vida que comprou os dados pra algum futuro game tão insano quanto The Witcher?! É uma prática comum, apesar de desleal...
 
Eu tinha lido no twitter que realmente foi ataque hacker, nada de dentro da CDPR, que era um ransonware chamado HelloKitty (99% de chances de ser russo, geralmente tudo de ransonware vem de lá), e que esse HelloKitty infectou tambem a CEMIG (empresa de energia daqui de MG) no final do ano passado, bizarro demais pensar como uma empresa daquele tamanho foi infectada por um ransonware. Tomara que de tudo certo e que saia muitos patchs pro CP2077(inclusive tem 1 previsto pro dia 14/02 né?)
 
Eu tinha lido no twitter que realmente foi ataque hacker, nada de dentro da CDPR, que era um ransonware chamado HelloKitty (99% de chances de ser russo, geralmente tudo de ransonware vem de lá), e que esse HelloKitty infectou tambem a CEMIG (empresa de energia daqui de MG) no final do ano passado, bizarro demais pensar como uma empresa daquele tamanho foi infectada por um ransonware. Tomara que de tudo certo e que saia muitos patchs pro CP2077(inclusive tem 1 previsto pro dia 14/02 né?)

Eles não tinha dado data, apenas que seria em fevereiro.
 
Tudo muito suspeito sobre esse ataque aí. Mas vejam

YbnmPHl.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo