[TÓPICO OFICIAL] CYBERPUNK 2077

Queria jogar Cyberpunk, recomendam esperar mais uns 6-8 meses pra ter uma experiência boa?
Sacanagem da galera mano kk. Eu recomendo muito esse game se você tiver um PC bom. Tem Bugs sim mas ao menos aqui joguei do começo ao fim sem estresse. Na verdade vai de cada um, sugiro você pegar uma gameplay de alguém com uma maquina similar a sua, se curtir vai na fé.

Tenho dois PC em casa:
O primeiro : GTX 1080, I7 8700k, 16GB Ram, Jogo no HD, sistema operacional no SSD. Neste o Game rodou lindamente.

O segundo: GTX 1060 (3GB), FX8350, 8GB Ram, jogo no HD, sistema operacional no SSD. Neste ficou injogável.
 
Queria jogar Cyberpunk, recomendam esperar mais uns 6-8 meses pra ter uma experiência boa?
Recomendo ao menos aguardar a próxima att que dizem modificar bastante o jogo. Eu só acredito vendo.

Mas sobre o meu feedback...
- O jogo me custou 120 reais, joguei mais de 200 horas e platinei o game.
- Sobre os bugs, não vi 90% do que falaram por aí, não sei se foi por hardware, sorte ou o que for.
- A versão realmente zoada foi a de PS4/XBOX. Nos de nova geração, depois da primeira att, geral estava falando que o jogo estava tranquilo.
- Joguei numa rtx 2070 Super + Ryzen 1600.

Como já platinei, não tenho mais o que fazer de fato, então estou aguardando um NG+ para zerar o jogo novamente.
O jogo tem muito conteúdo para quem gosta de explorar open world, porém se vc quiser apenas zerar a main, o jogo tem umas 15-25 horas de duração.

Resumindo, pra mim valeu DEMAIS, um ótimo rpg.
 
Última edição:
Queria jogar Cyberpunk, recomendam esperar mais uns 6-8 meses pra ter uma experiência boa?

Se já tiver o jogo ou quer jogar muito, a próxima atualização, se não, espere o lançamento da primeira expansão ano que vem.
 
Sei que vale a piada, mas xingar muito no Twitter virou o novo normal.
Por trás de um monitor e teclado, há milhões de arautos da justiça e da verdade.
Xingamentos de tudo quanto é tipo nas páginas dos caras.
Eu lamento o quão podre o ser humano se tornou.
Aquele contrato social firmado pode ser rasgado, não vale de nada.

Uma vez eu disse a um brother uma coisa interessante, que eu acredito ter perdido a amizade.
Todas as mulheres do mundo para ele eram vagabundas/putas, mas a até então futura esposa dele (que ele traia e fazia o diabo), e que passou por outros relacionamentos/ficadas, era pura.
Ou seja, para fora da nossa vida e momento, tudo não presta, mas dentro de casa tudo é lindo e colorido, e ai de alguém falar algo. Ou seja, aquilo que não queremos para nós, é importante não querer para outros. Eu noto agressividade em amigos próximos, como se fossem os malandros da vida, mas quando lembro que tem amigo que faz inúmeras merdas, me papel é só dar distância. Nem me preocupo se o cara está bem, afinal, é fácil fazer merda e não querer pagar por ela. E é sempre assim, fazer errado e cobrar dos outros para não fazer.

O princípio adotado hoje é EU posso fazer merda, mas se você fizer, vou te cancelar nas redes sociais.

Estou sim puto por não ter mais coragem de continuar um segundo run, parei nem na metade. Estou surpreso que não tenho mais a vontade do game, no entanto, deixo os caras trabalharem. Não tem sentido ficar dando agulhada. Eu tenho empatia com as paradas, e como você disse, se não está bom, eu pulo pra outra.
Não tenho esse tempo que o pessoal tem de judiar psicologicamente de si mesmo.

Um pouco depois do lançamento do jogo eu vi um adolescente (acho) na página dos caras comentando em muitas postagens com posts de virgem. Em um deles fui meter a besta de falar algo que não era ofensivo, nada demais até pelo que me lembro, aí ele veio me chamar de fiscal. Abandonei.

A CD já está pagando o preço. Não ligo da galera vir aqui e comentar sempre que o game já era, o problema é insistir em algo em que não temos condição alguma de mudar.

Por fim, aguardo que as coisas mudem, senão, vida que segue.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, joga pra tirar conclusões.
Eu tive uma série de pessoas me perguntando porque "jogaram" pelo YouTube.
E foi aquela enxurrada de comentários iguais, pois parece que certos seres humanos não tem a capacidade de colher dados variados.
Sim, tem bugs, mas você consegue jogar. Os bugs no meu caso foram diferentes entre o primeiro e o segundo save, o que eu achei muito estranho.
Mesmo usando a mesma atualização nos dois saves, alguns bugs novo vieram a surgir no segundo save.
De certa forma, acredito que dá pra jogar para tirar sua conclusão. E não jogue 30 min, pois o games vai demorar certo tempo a deixar você livre no mapa.
O começo ainda rola aquelas obrigações de falar com esse ou aquele, e claro, em lugares específicos você literalmente vai morrer com facilidade.
Eu havia dito na postagem que não voltaria mais ao tópico pq afinal errado era eu em me incomodar com a repetição (loop eterno) de reclamações que não mudam nada mas seu quote sucinto e bem escrito descrevem bem a situação tanto do tópico quanto da vida, parabéns pelo ponto de vista.

acho válido a situação do largar de mão o que não convém ou que não tem controle.

Voltando ao jogo, tenho zero interesse agora, só jogarei (ou não) quando tiver uma DLC.
 
Recomendo ao menos aguardar a próxima att que dizem modificar bastante o jogo. Eu só acredito vendo.

Mas sobre o meu feedback...
- O jogo me custou 120 reais, joguei mais de 200 horas e platinei o game.
- Sobre os bugs, não vi 90% do que falaram por aí, não sei se foi por hardware, sorte ou o que for.
- A versão realmente zoada foi a de PS4/XBOX. Nos de nova geração, depois da primeira att, geral estava falando que o jogo estava tranquilo.
- Joguei numa rtx 2070 Super + Ryzen 1600.

Como já platinei, não tenho mais o que fazer de fato, então estou aguardando um NG+ para zerar o jogo novamente.
O jogo tem muito conteúdo para quem gosta de explorar open world, porém se vc quiser apenas zerar a main, o jogo tem umas 15-25 horas de duração.

Resumindo, pra mim valeu DEMAIS, um ótimo rpg.
Eu passei por poucos bugs, e também não passei por muitos dos relatados.
Apenas no segundo run que apareceram alguns outros, mas ainda sim não estragaram o gameplay.
Minha configuração é pouca coisa acima da sua, mas no lançamento o PC fritava. Depois dos fixes e atualizações o PC começou a ficar menos quente.
Pra mim valeu, mas como já falei e repito, o segundo run ficou abandonado.
Fora que para voltar ao primeiro run eu nem me lembro do save. Não é igual a outros games que é salvo por perfil. A não ser que tenha isso e eu esteja falando uma grande besteira.
 
Até curti o jogo, avancei bem mas teve uma hora que quando começava a olhar para os 2 lados da rua para atravessar, via que não tinha carro nenhum e chegando no meio da rua era atropelado me irritou...:mil:.

Mas volto a jogar logo assim que tiver uma tempinho extra...
 
E ai galera temprevisão de alguma grande mudança no jogo?Estou por fora das notícias.
 
Eai, então terminei o cyberpunk com um dos finais, eu peguei umas roupas, lendarias na missão da panam, mas dai quando finalizou, voltou para o inicio da ulitma missão e sem as roupas. Isso é bug, ou o que ? nem deu pra usar as roupas na missao dai reseta volta e perde?

vi uns videos de game player e mesma coisa, mas n falam nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Até curti o jogo, avancei bem mas teve uma hora que quando começava a olhar para os 2 lados da rua para atravessar, via que não tinha carro nenhum e chegando no meio da rua era atropelado me irritou...:mil:.

Mas volto a jogar logo assim que tiver uma tempinho extra...
Boa, ou vc tava numa reta sem fima vários carros no infinito mas nunca se alcançava eles.
 
Eai, então terminei o cyberpunk com um dos finais, eu peguei umas roupas, lendarias na missão da panam, mas dai quando finalizou, voltou para o inicio da ulitma missão e sem as roupas. Isso é bug, ou o que ? nem deu pra usar as roupas na missao dai reseta volta e perde?

vi uns videos de game player e mesma coisa, mas n falam nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Boa, ou vc tava numa reta sem fima vários carros no infinito mas nunca se alcançava eles.
Todos finais te dão algumas armas e acessórios, mas quando volta nenhum fica disponível, até porque tem uma arma na missão da Rogue que é literalmente um tiro pra matar o inimigo. Arma literalmente buffada.
 
Sei que vale a piada, mas xingar muito no Twitter virou o novo normal.
Por trás de um monitor e teclado, há milhões de arautos da justiça e da verdade.
Xingamentos de tudo quanto é tipo nas páginas dos caras.
Eu lamento o quão podre o ser humano se tornou.
Aquele contrato social firmado pode ser rasgado, não vale de nada.

Uma vez eu disse a um brother uma coisa interessante, que eu acredito ter perdido a amizade.
Todas as mulheres do mundo para ele eram vagabundas/putas, mas a até então futura esposa dele (que ele traia e fazia o diabo), e que passou por outros relacionamentos/ficadas, era pura.
Ou seja, para fora da nossa vida e momento, tudo não presta, mas dentro de casa tudo é lindo e colorido, e ai de alguém falar algo. Ou seja, aquilo que não queremos para nós, é importante não querer para outros. Eu noto agressividade em amigos próximos, como se fossem os malandros da vida, mas quando lembro que tem amigo que faz inúmeras merdas, me papel é só dar distância. Nem me preocupo se o cara está bem, afinal, é fácil fazer merda e não querer pagar por ela. E é sempre assim, fazer errado e cobrar dos outros para não fazer.

O princípio adotado hoje é EU posso fazer merda, mas se você fizer, vou te cancelar nas redes sociais.

Estou sim puto por não ter mais coragem de continuar um segundo run, parei nem na metade. Estou surpreso que não tenho mais a vontade do game, no entanto, deixo os caras trabalharem. Não tem sentido ficar dando agulhada. Eu tenho empatia com as paradas, e como você disse, se não está bom, eu pulo pra outra.
Não tenho esse tempo que o pessoal tem de judiar psicologicamente de si mesmo.

Um pouco depois do lançamento do jogo eu vi um adolescente (acho) na página dos caras comentando em muitas postagens com posts de virgem. Em um deles fui meter a besta de falar algo que não era ofensivo, nada demais até pelo que me lembro, aí ele veio me chamar de fiscal. Abandonei.

A CD já está pagando o preço. Não ligo da galera vir aqui e comentar sempre que o game já era, o problema é insistir em algo em que não temos condição alguma de mudar.

Por fim, aguardo que as coisas mudem, senão, vida que segue.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, joga pra tirar conclusões.
Eu tive uma série de pessoas me perguntando porque "jogaram" pelo YouTube.
E foi aquela enxurrada de comentários iguais, pois parece que certos seres humanos não tem a capacidade de colher dados variados.
Sim, tem bugs, mas você consegue jogar. Os bugs no meu caso foram diferentes entre o primeiro e o segundo save, o que eu achei muito estranho.
Mesmo usando a mesma atualização nos dois saves, alguns bugs novo vieram a surgir no segundo save.
De certa forma, acredito que dá pra jogar para tirar sua conclusão. E não jogue 30 min, pois o games vai demorar certo tempo a deixar você livre no mapa.
O começo ainda rola aquelas obrigações de falar com esse ou aquele, e claro, em lugares específicos você literalmente vai morrer com facilidade.

Eu havia dito na postagem que não voltaria mais ao tópico pq afinal errado era eu em me incomodar com a repetição (loop eterno) de reclamações que não mudam nada mas seu quote sucinto e bem escrito descrevem bem a situação tanto do tópico quanto da vida, parabéns pelo ponto de vista.

acho válido a situação do largar de mão o que não convém ou que não tem controle.

Voltando ao jogo, tenho zero interesse agora, só jogarei (ou não) quando tiver uma DLC.

Bom pessoal, essa é uma visão pessoal (que eu respeito e acho válida, já adianto). Mas vamos deixar as metáforas ou comparações com a vida real de lado e analisar os fatos no contexto correto:

"Deixar de lado"

Ora, vocês esquecem que um jogo não é puro divertimento, é também uma relação de consumo onde há sempre ônus financeiro por parte do jogador.
Quando uma desenvolvedora gera muito hype antes do lançamento, gera expectativa e promessa de entrega, ou seja é uma propaganda das características do produto.

Já é público, notório e consensual que a promessa (propaganda) foi drasticamente aquém da entrega, tanto em quantidade de conteúdo e qualidade de entrega. E a CD Projekt continua sem admitir isso. Pelo código de defesa do consumidor brasileiro (e leis de proteção de outros países também), isso se caracteriza propaganda enganosa e é passível de pena civil.

Meu argumento factual poderia ir mais longe, mas só esses fatores já demonstram o porquê do criticismo (rage) gerado mundialmente, pois houve uma expectativa enorme (hype) gerada após tanta publicidade e promessas.

Mas o ponto fundamental é: os jogadores ainda acreditam no game! Pois compraram a ideia e o enredo do jogo. O mundo inteiro comprou, é uma proposta muito rica, com roteiro bem interessante e que pode gerar muitas continuações.

E isso faz com que as pessoas cobrem da desenvolvedora uma resolução, que cumpram a promessa. Enquanto há criticismo, há esperança de resolução. Quando esse rage se esgotar, a desenvolvedora vai abandonar o game assim como a Electronic Arts fez com Mass Effect Andromeda e, mais recentemente, com o Anthem.

Concluindo: há pessoas com menos apego que abandonam e deixam o jogo no esquecimento, mas há outras que são mais apegadas e acreditam que pode haver uma solução digna. Não há errado ou certo, apenas dois lados da mesma moeda.

Eu, particularmente sou um misto dos dois, mas ceticamente, de canto de olho, torço para que as próximas atualizações tragam o brilho do jogo que foi prometido. Entretanto, se fosse apostar todo o meu dinheiro, pela atitude da CD Projekt em toda essa polêmica (inclusive com seus colaboradores), não acredito que teremos mudanças significativas, nem com o DLC que virá somente em 2022...
 
Eu entendo o seu ponto de vista. Mas produtos possuem diferentes naturezas de produção.

Por exemplo, uma seringa para ser feita precisa de um molde e controle de qualidade que identifica entre milhares de peças, quais estão com defeito. Um carro, ainda que muito mais complexo, possui moldes para peças que possuem controles de qualidade para as milhares de peças e, quando juntas passam por outros controles de qualidade. A montagem é parcialmente ou quase totalmente automatizada. E o controle de qualidade pode ser parcialmente automatizado, como detecção de peças defeituosas. Ainda assim, há erros de design que exigem recall de carros quando se identifica tais erros de design. Por exemplo: um carro se mostrou perigoso porque o banco de trás decepava o dedo de quem deitasse o encosto.

Já, um jogo exige muita lógica e menos trabalho em série como as peças (naquilo que dá problema). O controle de qualidade é menos mecânico e mais investigativo do que de muitos produtos que consumimos. Aquele que detecta erros em software se chama oráculo de teste e não dá para automatizar totalmente. Geralmente o oráculo é o próprio programador ou testador que até pode usar ferramentas que ajudam no teste, mas que são altamente dependentes do testador.

Para cada jogo, muita lógica é refeita, adaptada ou feita do zero. O tipo de controle de qualidade e os meios de garantia de qualidade são de natureza muito mais delicada.

Um software que controla o braço mecânico de um robô é relativamente simples e testado a exaustão antes de ser aplicado. E a aplicação é extremamente controlada antes de ser aplicado em série. O mesmo para software de avião, que chega a possuir 5 sistemas redundantes para caso um falhar e, ainda assim, muitos podem ser passados para o manual em casos extremos (e muitos não podem, por isso de alguns acidentes). Um sistema pode levar década para ser colocado para funcionar .

Criar um jogo é começar muita coisa do zero e enviar ao mercado antes de se testar a exaustão, porque inviabilizaria esse tipo de produto. Mesmo com uso de ferramentas de alto nível, a criação de um mundo exige testes para identificar erros em muitos lugares e coordenadas. Eu sei que muitos erros poderiam ser encontrados com um tempo mais humano para a equipe que sofre por causa das pressões que já conhecemos e não tem desculpa.

O que quero dizer é que, apesar de concordar que os jogos deveriam ser melhor testados e o rush das editoras atrapalhar muito, eu não acho justo considerar um jogo como um produto qualquer.

Não estou dizendo que tem que passar mão na cabeça de quem faz jogo bugado. Eles têm que ser cobrados, ainda mais quando prometem algo que não cumpriram.
 
Última edição:
Eu entendo o seu ponto de vista. Mas produtos possuem diferentes naturezas de produção.

Por exemplo, uma seringa para ser feita precisa de um molde e controle de qualidade que identifica entre milhares de peças, quais estão com defeito. Um carro, ainda que muito mais complexo, possui moldes para peças que possuem controles de qualidade para as milhares de peças e, quando juntas passam por outros controles de qualidade. A montagem é parcialmente ou quase totalmente automatizada. E o controle de qualidade pode ser parcialmente automatizado, como detecção de peças defeituosas. Ainda assim, há erros de design que exigem recall de carros quando se identifica tais erros de design. Por exemplo: um carro se mostrou perigoso porque o banco de trás decepava o dedo de quem deitasse o encosto.

Já, um jogo exige muita lógica e menos trabalho em série como as peças (naquilo que dá problema). O controle de qualidade é menos mecânico e mais investigativo do que de muitos produtos que consumimos. Aquele que detecta erros em software se chama oráculo de teste e não dá para automatizar totalmente. Geralmente o oráculo é o próprio programador ou testador que até pode usar ferramentas que ajudam no teste, mas que são altamente dependentes do testador.

Para cada jogo, muita lógica é refeita, adaptada ou feita do zero. O tipo de controle de qualidade e os meios de garantia de qualidade são de natureza muito mais delicada.

Um software que controla o braço mecânico de um robô é relativamente simples e testado a exaustão antes de ser aplicado. E a aplicação é extremamente controlada antes de ser aplicado em série. O mesmo para software de avião, que chega a possuir 5 sistemas redundantes para caso um falhar e, ainda assim, muitos podem ser passados para o manual em casos extremos (e muitos não podem, por isso de alguns acidentes). Um sistema pode levar década para ser colocado para funcionar .

Criar um jogo é começar muita coisa do zero e enviar ao mercado antes de se testar a exaustão, porque inviabilizaria esse tipo de produto. E por causa das pressões que já conhecemos e não tem desculpa.

O que quero dizer é que, apesar de concordar que os jogos deveriam ser melhor testados e o rush das editoras atrapalhar muito, eu não acho justo considerar um jogo como um produto qualquer.
Mas o jogo Qvor, "começou" a ser desenvolvido em 2012 (na prática somente em 2016). São quase 8 anos de planejamento e desenvolvimento.

Apesar das comparações com outros setores, jogos são bens de consumo e estão expostos as leis assim como os demais setores. As desenvolvedores estão cientes disso antes mesmo de anunciarem o desenvolvimento. E mesmo que o processo de controle de qualidade seja diferente, eles são responsáveis pela entrega, não há como passar um pano para eles nisso.

Se a indústria de games fosse do jeito que está falando, TODOS os jogos sofreriam de bugs como o Cyberpunk, o que de fato isso inexiste.

A CD Projekt deveria buscar consultoria do Kojima (referenciado no próprio game) ou Myamoto, estes nunca sofreram este tipo de polêmica e estão há muito mais tempo no mercado com diversas franquias de muito sucesso.
 
Eu te entendo e concordo que eles fizeram um jogo absurdamente bugado. Mais que a média. Isso não tem desculpa.

Mas todo jogo tem bugs pelos motivos que citei. E quanto maior e mais complexo, maior a chance de ter muitos bugs.

Mas volto a concordar com você que a qualidade desse jogo não tem desculpa. E os desenvolvedores e a editora tem que levar na lomba para aprenderem a só lançarem quando tiver qualidade suficiente.

Os jogos do Kojima e outros como Resident Evil e a série FF seguem geralmente um esquema de design que dá menos liberdade de movimento e menos complexidade de interação física. Isso diminui em muito os bugs. Jogos com a característica do Cyberpunk geralmente apresentam mais erros em lançamento, como Skyrim e The Witcher 3. Novamente, Cyberpunk teve número de bugs exagerado e lançaram sem muito do que prometeram. Mas com certeza uma consultoria ajudaria em muito, inclusive para evitar erros como o lançamento de FFXIV, que foram obrigados a fechar os servidores e ficaram dois anos trabalhando para relançarem. Foi um exemplo de lançamento catastrófico que só virou sucesso porque aplicaram muito mais rigor de qualidade e design. Foi uma vergonha para a empresa. Sinceramente espero que a mesma lição seja aprendida pela CD.
 
Última edição:
Jogos do Kojima como Metal Gear e Death Stranding são mundo aberto com muito mais possibilidades do que Cyberpunk. Arrisco-me a dizer que são maiores, mais complexos e com uma física muito melhor. Mas acho Night City muito bela e têm sua complexidade, mas ela é relativamente limitada ao que o jogo propõe.
Os últimos Zelda do Miyamoto são outros exemplos iguais ao do Kojima...

A verdade é que ou a equipe de desenvolvimento do Cyberpunk é muito ruim, ou a chefia ou os dois.
 
Jogos do Kojima como Metal Gear e Death Stranding são mundo aberto com muito mais possibilidades do que Cyberpunk. Arrisco-me a dizer que são maiores, mais complexos e com uma física muito melhor. Mas acho Night City muito bela e têm sua complexidade, mas ela é relativamente limitada ao que o jogo propõe.
Os últimos Zelda do Miyamoto são outros exemplos iguais ao do Kojima...

A verdade é que ou a equipe de desenvolvimento do Cyberpunk é muito ruim, ou a chefia ou os dois.
Covardia!
Comparar CP com o último Metal Gear é covardia.
Até o deserto de Metal Gear é mais vivo que Night City.
O Zelda é um ótimo exemplo de como deve ser um game open world.
CP não tem qualquer apelo pós game.
Não é um game charmoso.
 
A questão não são as possibilidades, mas a complexidade. Por exemplo, em Death Stranding, você tem um mundo enorme. Mas a relação entre o terreno do mundo e as construções é mais simples que Night City. Por exemplo, você tem uma base enorme, mas com intersecção entre a base e o terreno bem menor do que a quantidade de interseções entre as construções de Night City e o terreno por metro quadrado. Então, você tem menos sobreposição entre colisores de diferentes objetos por metro quadrado em Death Stranding do que em Night City. O problema é essa densidade. É mais fácil ver que tem erro em uma área densa do que uma área menos densa. Ainda que Death Stranding tenha relevo complexo, a malha do terreno é basicamente a mesma da malha de colisão porque as duas vem da mesma modelagem. Já, quando se tem muitos objetos perto, são muito colisores juntos e isso da chateação.
 
A questão não são as possibilidades, mas a complexidade. Por exemplo, em Death Stranding, você tem um mundo enorme. Mas a relação entre o terreno do mundo e as construções é mais simples que Night City. Por exemplo, você tem uma base enorme, mas com intersecção entre a base e o terreno bem menor do que a quantidade de interseções entre as construções de Night City e o terreno por metro quadrado. Então, você tem menos sobreposição entre colisores de diferentes objetos por metro quadrado em Death Stranding do que em Night City. O problema é essa densidade. É mais fácil ver que tem erro em uma área densa do que uma área menos densa. Ainda que Death Stranding tenha relevo complexo, a malha do terreno é basicamente a mesma da malha de colisão porque as duas vem da mesma modelagem. Já, quando se tem muitos objetos perto, são muito colisores juntos e isso da chateação.
Ok, eu não queria citar, mas e GTA 5, game já datado de 2013? Não têm esses bugs horrendos e a física é muito, mas muito melhor...

Sinto dizer cara, mas não há desculpa...
 
Ok, eu não queria citar, mas e GTA 5, game já datado de 2013? Não têm esses bugs horrendos e a física é muito, mas muito melhor...

Sinto dizer cara, mas não há desculpa...
GTA 5 não é o primeiro jogo Open World da Rockstar e tem propostas bem diferentes no geral. E uma história mais centrada, interação com os NPCs bem diferentes do normal do Cyberpunk. Não que eles não conseguiriam adicionar (veja o Red Dead Redemption 2).

Mas ainda sim, são propostas bem diferentes de jogos. Witcher 3 não teve esses problemas Bizarros, alguma coisa aconteceu de diferente no Cyberpunk.
 
GTA 5 não é o primeiro jogo Open World da Rockstar e tem propostas bem diferentes no geral. E uma história mais centrada, interação com os NPCs bem diferentes do normal do Cyberpunk. Não que eles não conseguiriam adicionar (veja o Red Dead Redemption 2).

Mas ainda sim, são propostas bem diferentes de jogos. Witcher 3 não teve esses problemas Bizarros, alguma coisa aconteceu de diferente no Cyberpunk.
Cara Witcher 3 também teve uma boa leva de bugs (muitos continuam não sanados até hoje).

Mas a grande diferença é que não foi um game entregue pela metade e os bugs não foram tão grosseiros.
 
Eu sei que não tem desculpa. Não estou defendendo ninguém. Estou falando das características. Citando GTA V, eu acho ele o jogo com melhor ambientação que já fizeram. Mas não tem como comparar a quantidade de locais exploráveis por metro quadrado. Em Night City, você pode entrar em praticamente qualquer porta de qualquer prédio. Em GTA, não são todos os prédios que podem ser explorados. Isso por si diminui a quantidade necessária de testes. E ainda assim, GTA tinha muito bug de física. Gente e veículo voando meio do nada. Colisão pequena fazendo carro voar pro outro lado da cidade, articulações contorcendo, etc... Tem muito vídeo de YouTube disso. Até FIFA tem erro de física em relação às articulações (ragdolls) e eles só tem que se preocupar com os personagens correndo e se batendo. Imagina se o terreno fosse mais complexo e se tivesse centenas de objetos diferentes para interagir.

Em Night City, não é nem só questão de locais. Mas se você vir um cano passando por um buraco na parede com espaço suficiente para entrar, então você vai poder ir lá se alcançar, como o caso de algumas partes externas de prédios com canos.
Ainda, foi usada uma tecnologia pouco explorada de Ray Tracing. A simples integração de uma nova tecnologia já causa dor de cabeça para o desenvolvedor. Mesmo que se jogue com isso desabilitado, ainda pode haver efeito colateral da integração .

Eu sinceramente não tive muito bug em Cyberpunk, depois do segundo patch. Minha decepção é que o jogo foi morno para tanta propaganda. Não foi épico nem nada. A direção de cena e do enredo não foi fantástica como esperado de um jogo feito pela mesma empresa de The Witcher 3. Tinha liberdade de exploração, mas sem muita liberdade de RP, seja em temos de mecânica de RP quanto de história. Quero dizer, teve três inícios diferentes e finais diferentes, mas não tinha muito impacto sobre decisões.

Eu gostei do jogo, mas não adorei. Não está entre os meus preferidos que era o que eu esperava. Nesse ponto, me senti decepcionado. Mas é algo pessoal. Respeito quem achou a história o máximo.

O que quero dizer é que não há desculpa para o produto que entregaram. Mas também não tem como não considerar as dificuldades técnicas vs a quantidade de bugs iniciais.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo