D-Link 500T belezinha com Firmware RUSSO (resolvido)

fernandovogt

Member
Registrado
D-Link 500T belezinha com Firmware RUSSO (resolvido) [+fotos]

D-Link 500T Firmware RUSSO (solução definitiva)

Depois de me escabelar todos esses anos procurando soluções para esse modem sem muito sucesso ( até o presente post :D ), resolvi fazer esse pequeno tutorial a fim de ajudar quem tem esse famoso modem conhecido por seus incontáveis problemas técnicos.
Se você acha que seu 500T está perfeito, então você está enganado... nunca vi um ser vivo que não tivesse todos esses problemas, ou parte deles...
Procurei muito, mas não achei muita coisa que adiantasse concretamente com os problemas, falei com o pessoal da própria D-Link e nem eles tem a solução (pelo que me pareceu eles tem consciência dos problemas, mas tem vergonha de assumir).
Muita gente trocou de modem, jogou fora, comprou outro, piso em cima e ateou fogo, mas quem ainda tiver e acredita no potencial do querido 500T como eu, resolvi contribuir com uma solução e minha "experiência" (lê-se frustração).

Então quem tiver com problemas:

1-Travamento no software de configuração;
2-Problemas de salvar configurações;
3-Problemas de conexão/desconexão do modem ou então demora excessiva;
4-Problemas com programas (torrent, p2p);
5-Travamentos com protocolo UDP em programas p2p (ex: EMULE);
6-Número de conexões em portas TCP (congelamento/lentidão);
7-Navegação amarrada quando algum programa de compartilhamento estiver aberto;
8-Não atualiza firmware nem com reza braba;
9-Facilidade em corromper firmware ou então "matar" o modem, famoso Death Light's;
10-Redirecionamento de portas (virtual server);
11-Demais problemas não relacionados... (e bota bixera nisso)

estrelando
image001.jpg


No site da D-Link tem o utilitário de atualização de firmware dito como último confiável “oficial”, tudo bem, já é bem melhor que o original de fábrica se não me engano datado de 03/01/2005 (20050103). Segue link:

http://www.dlink.com.br/internet/do...ilitario_DSL-500T_V2.00B01T01.TM.20060627.zip
Leia o PDF que vem junto para não se complicar depois.
image002.gif


O bom desse utilitário é que ele atualiza o firmware por meio dele mesmo e obtém mais sucesso que o navegador do modem que é muito problemático na versão 20050103 (opção de update firmware interno do modem, ele tranca e não deixa atualizar, isso quando não estraga e F*** tudo), ainda por cima se tudo der errado ele tem a opção de atualizar a imagem corrompida Corrupted-image mode) se tudo mais travar que muitas vezes resolve. E caso nem isso resolver significa que você acaba de "matar" seu modem, isso se caracteriza pelo fato de até comunicação pela placa de rede se tornou inativa, tornando o modem completamente inacessível via software.

O que fazer agora? Põe no lixo e compra outro? Joga na parede gritando palavrões inimagináveis? Senta e chora como em legítimo EMO?
Não, nada disso, no site www.abusar.org tem um manual da confecção do cabo de recuperação, sendo esta a última esperança do jovem nerd em situação desesperadora. Eu mesmo segui tal guia e fiz o meu com muito sucesso. Vale lembrar que tal operação é de responsabilidade própria e eu não me responsabilizo (nem o autor do tutorial) da sua habilidade tetuda em eletrônica técnica/curioso/metido/fusão na utilização do mesmo. Eu já virei uma espécie de Curandeiro do modem de tantas vezes que o ressuscitei. Segue link:

http://www.abusar.org/manuais/c_500T.html
image003.gif


Processo de atualização de firmware:

1-Bom então passado todas essas complicações (ou não), para começar aconselharia que estivesse com seu modem devidamente atualizado com o “utilitário de atualização de firmware” da D-Link mencionado antes (não precisa configurar nada, só atualizado datado de 20060627 já é suficiente).

2-Agora baixe este firmware RUSSO e descompacte em algum lugar.
OBS: O Firmware é de autoria russa mas a linguagem de operação dele é em inglês, não vai precisar aprender uma nova língua ou escrever com letras engraçadas.

Se for AnnexA:
http://mcmcc.bat.ru/dlinkt/500T/DLink-500T_V.1.0.02.RU.18012007_MC_AnnexA_DSP62.zip

Se for AnnexB:
http://mcmcc.bat.ru/dlinkt/500T/DLink-500T_V.1.0.02.RU.18012007_MC_AnnexB_DSP62.zip

FAQ: Como descubro que raio de Annex é o meu?

Resposta1: Acesse seu modem e veja na parte de STATUS>DEVICE INFO
Resposta2: Desparafuse e abra cuidadosamente seu modem e leia em cima do Chip.

3-Após acesse seu modem no endereço 192.168.254.254 user: TMAR#DLKT20060627 senha: DLKT20060627

image004.jpg


Não esqueça de configurar seu IP local como sendo de mesma rede (ex: 192.168.254.1) ou então deixe em "Obter um endereço de IP automaticamente" que o DHCP escolherá um automático.

image005.jpg


Depois menu TOOLS>FIRMWARE indique o caminho que você salvou o firmware baixado e clique em Apply para atualizar seu firmware.

image006.jpg


Tenha paciência e aguarde a finalização do processo que pode demorar um pouquinho, caso você inventar de desligar seu modem ou então a companhia elétrica de sua cidade inventar de desligar a luz, é Firmware corrompido na certa e nos piores casos vá esquentando a solda para confeccionar um cabo de recuperação.

4-Ao final do processo seu modem voltará com uma tela bem diferente da já conhecida e com IP 192.168.1.1 user: Admin senha: Admin
OBS1: sim o "A" é maiúsculo mesmo.
OBS2: Não esqueça novamente de configurar seu IP local para mesma rede (ex: 192.168.1.2), não fazendo isso sua rede não conversa com o modem, ou então deixe em "Obter um endereço de IP automaticamente" que o DHCP escolherá um automático.

image007.jpg


image008.jpg


5-Após isso pode configurar normalmente seu modem com seu usuário e senha de acesso do provedor e números corretos de VPI e VCI. Cada operadora tem o seu. Ex:

Telefonica (Speedy): VPI 8, VCI 35
Telemar (Velox): VPI 0, VCI 33
Brasil Telecom: VPI 0, VCI 35
Brasil Telecom (no RS): VPI 1, VCI 32

O menu é bem diferente, tem muitas outras opções mas no final das contas é tudo a mesma coisa como antes não precisa surtar.

Por fim milagrosamente os problemas acabaram e estou muito satisfeito com os resultados.
Espero ter ajudado.

*LEIA TUDO COM ATENÇÃO, É UM PROCESSO MUITO DELICADO QUE REQUER CALMA E CONCENTRAÇÃO, ISSO EVITA FORTES DORES DE CABEÇA MAIS TARDE.
DEPOIS NÃO DIGA QUE EU NÃO AVISEI.

®Crédidos
fernandovogt
fernando-batera@hotmail.com

Obs: sejam bonzinhos nas dúvidas, afinal de contas não sou a sua mãe.
Abraço

“Tem coisas que só a D-Link faz pra você”

Versão PDF para baixar:
http://ensino.univates.br/~fernando...RU.18012007]_manual-tutorial-solucao_v1.1.pdf
 
bom trabalho! parabéns! espero que ajude quem tem problemas com esse modem...

mas agora, tenha se dito, o modemzinho bem RUIM heinhô?

se você não tem nenhum e ta querendo comprar um modem, não vá de D-Link. Tem coisa no mesmo preço com um qualidade BEM superior.
 
Eu tenho um modem desse.. mas nao tenho nenhum problema com ele.. eu coloquei o ultimo firmware do site da Dlink.. uso ele em bridge pois é um PC só.. logo nao preciso mexer com abrir portas pra p2p... o unico problema que vejo.. talvez nem é problema é o fato dele demorar um pouco pra acessar sites quando estou com p2p ou muitos download simultaneos.. mas dai seria problema dele ou pq a rede tá totalmente ocupada?

Eu queria saber:
Esse firmware russo eu jah ouvi falar tambem.. é realmente bom? resolveu todos os problemas?
pq seu modem é acessado pelo 192.... e o meu é pelo 10.1.1.1.. vc setou alguma configuração manual na placa de rede?
Esse Annex só da pra ver pelo chip dentro do modem mesmo? o meu nao tem nada disso no lugar indicado no software. o seu tinha?
Estranho tbm o fato de vc falar do programa da Dlink pra atualizar mas depois falar pra atualizar pelo proprio browser direto no modem?


no mais valeu pelo trabalho que teve.
 
bom trabalho! parabéns! espero que ajude quem tem problemas com esse modem...

mas agora, tenha se dito, o modemzinho bem RUIM heinhô?

se você não tem nenhum e ta querendo comprar um modem, não vá de D-Link. Tem coisa no mesmo preço com um qualidade BEM superior.

tem toda razão, mas se bem que agora ele ta bem bom, até comecei a gostar dele shuashuas
 
Eu tenho um modem desse.. mas nao tenho nenhum problema com ele.. eu coloquei o ultimo firmware do site da Dlink.. uso ele em bridge pois é um PC só.. logo nao preciso mexer com abrir portas pra p2p... o unico problema que vejo.. talvez nem é problema é o fato dele demorar um pouco pra acessar sites quando estou com p2p ou muitos download simultaneos.. mas dai seria problema dele ou pq a rede tá totalmente ocupada?

Eu queria saber:
Esse firmware russo eu jah ouvi falar tambem.. é realmente bom? resolveu todos os problemas?
pq seu modem é acessado pelo 192.... e o meu é pelo 10.1.1.1.. vc setou alguma configuração manual na placa de rede?
Esse Annex só da pra ver pelo chip dentro do modem mesmo? o meu nao tem nada disso no lugar indicado no software. o seu tinha?
Estranho tbm o fato de vc falar do programa da Dlink pra atualizar mas depois falar pra atualizar pelo proprio browser direto no modem?


no mais valeu pelo trabalho que teve.

1-Sim realmente em bridge ele funciona bem melhor que que em modo router, mas como em casa tenho 2 pcs, precisei usar em router.
2-Pode ser e rede muito ocupada mesmo, o problema também pode ser o numeros de conexões em portas UDP que eu sei que no modo router acontecem, mas em bridge não sei lhe responder.
3-Sim até o momento todos problemas foram resolvidos, tudo que me encomodava antes sumiu.
4-Existe dois últimos firmwares no site da D-Link Brasil o da Telemar (192..) e o da Telefonica (10.1....
5-Isso depende muito do firmware instalado, uns mostram outros não, no meu caso não mostrava, agora com esse novo mostra.
6-É que os primeiros firmwares datados de 2005 era praticamente impossível de atualizar, daí surgiu aquele utilitário de atualização, após esse eu tinha vários firmwares de diverssos países e indo pelo browser para atualizar eu perdi as contas de quantas vezes travou e conrrompi o firmware, mas curiozamente com este arquivo russo e outros tbm que eu testei sempre dava certo, não sei porque parecia algum tipo de incompatibilidade, por isso depois ali eu falo pra ir pelo browser, mas já estando com esse novo que você também tem que deve ser o da Telefonica ou então Telemar (tanto faz).
 
WOW
Acabei de atualizar aqui.. correu tudo bem ainda bem :D

O firmware é da Texas Instruments.. uns dos maiores fabricantes de chips do mundo.. ele que faz o chip pra esse modem.. o T é de Texas.
Firmware totalmente diferente.. nem o logo da Dlink aparece mais. e parece que ficou bem melhor mesmo.. eu acredito que sim.. pq o fabricante sabe muito mais do que o montador (Dlink)

Valeu cara.. alguma outra coisa que vc pode falar pra melhorar?? :)

Ahh a luz do status não acende mais, nem pisca neh?

valeu

EDIT: Cara adicionou muita função nele.. impressionante.. ele tem até o protocolo de adsl2+ agora.. impressionante.
 
WOW
Acabei de atualizar aqui.. correu tudo bem ainda bem :D

O firmware é da Texas Instruments.. uns dos maiores fabricantes de chips do mundo.. ele que faz o chip pra esse modem.. o T é de Texas.
Firmware totalmente diferente.. nem o logo da Dlink aparece mais. e parece que ficou bem melhor mesmo.. eu acredito que sim.. pq o fabricante sabe muito mais do que o montador (Dlink)

Valeu cara.. alguma outra coisa que vc pode falar pra melhorar?? :)

Ahh a luz do status não acende mais, nem pisca neh?

valeu

EDIT: Cara adicionou muita função nele.. impressionante.. ele tem até o protocolo de adsl2+ agora.. impressionante.

Por enquanto é isso, qualquer novidade estarei postando aqui.
A luz do status aqui fica acesa direto, mas acho que isso não tem problema nenhum.
Agora sim esse modem ficou a altura dos concorrentes hehehehe
flw
 
O problema desse modem alem do hardware dele ser fraco ele tem um limite muito pequena de conexões simultanias em modo roteador se eu não me engano é algo em torno de 50.
 
Aew, eu tenho um modem desse e a unica queixa dele é que se eu deixar ligado baixando torrent da internet a noite inteira, no meio da noite a conexão para e não faz mais nada, aí eu acordo no dia seguinte com a bela surpresa de não ter baixado nd... o que pode ser isso? pensei em super aquecimento.... mas ele tá com dissipadores no chipão, eu modifiquei pq achei que esquentava mto...
 
O problema desse modem alem do hardware dele ser fraco ele tem um limite muito pequena de conexões simultanias em modo roteador se eu não me engano é algo em torno de 50.

sim ele realmente tem problema com o número de conecções, mas depois desta atualização pro firmware russo, não esta mais tendo esse problema
 
Aew, eu tenho um modem desse e a unica queixa dele é que se eu deixar ligado baixando torrent da internet a noite inteira, no meio da noite a conexão para e não faz mais nada, aí eu acordo no dia seguinte com a bela surpresa de não ter baixado nd... o que pode ser isso? pensei em super aquecimento.... mas ele tá com dissipadores no chipão, eu modifiquei pq achei que esquentava mto...

Isso é provavelmente o famoso problema de numero de coneções em portas TCP ele tem um limite e se passa esse limite modem se atrapalha todo e abre as pernas e da esse travamento, no primeiro post ali veja os 11 problemas que eu relacionei.
 
desculpem minha ignorancia

mas

eu preciso que algm me ajude com este modem =T
tpw
coloquei esse firmware russo aew
como tenho 2 computadores aki em ksa eu mudei o modem pra router
mas creio q nao configurei direito =//
pois n sei configurar eu fui meio no chute
e queria saber se vcs sabem algum tutorial pra confifurar esse modem
com esta interface ou se algm poderia me ajudar

se quiserem me ajuda manda msg privada vlw

:wave:
 
Belo tutorial. Salvei ele aqui. Quem sabe um dia eu ou alguém precise.
 
desculpem minha ignorancia

mas

eu preciso que algm me ajude com este modem =T
tpw
coloquei esse firmware russo aew
como tenho 2 computadores aki em ksa eu mudei o modem pra router
mas creio q nao configurei direito =//
pois n sei configurar eu fui meio no chute
e queria saber se vcs sabem algum tutorial pra confifurar esse modem
com esta interface ou se algm poderia me ajudar

se quiserem me ajuda manda msg privada vlw

:wave:

desculpe por abandonar o topico :rolleyes:

mas seguinte, é relativamente simples configurar pra router, tem inúmeros tutoriais pela net mais especificamente em http://www.abusar.org.br

ou se preferir isso talvez possa te ajudar

DSL- Configuracoes genericas
http://www.dlink.com.br/internet/do...wMEcgR2VuZXJhdGlvbiBJSQ==&sort=1&prv=1&styp=0

ou esse D-Link ADSL configuracoes Brasil Telecom
http://www.dlink.com.br/internet/do...FNMLTUwMEcgR2VuZXJhdGlvbiBJSQ==&sort=1&styp=0

ou ainda esse D-Link ADSL configuracoes Telefonica
http://www.dlink.com.br/internet/do...S9EU0wtNTAwRyBHZW5lcmF0aW9uIElJ&sort=1&styp=0
 
Fiz a atualização de firmware sem problemas.
Consegui acessar o modem, configurar usuário/senha, conexão PPPoE Brasil Telecom (DF) através do Wizard. Entretanto não acessa a internet... :(. Reconhece a velocidade de conexão (2000/400) mas simplesmente não acessa nenhuma página. Quando vou na parte de status mostra como "not connected". Já recriei conexão, coloquei "on demand" e nada...
Alguém sabe o que pode ser ?
 
Com essa atualizacao eh possivel usar ele como repeater?
(repetir o sinal de outro wireless router? pra aumentar a distancia do sinal?)
 
Com essa atualizacao eh possivel usar ele como repeater?
(repetir o sinal de outro wireless router? pra aumentar a distancia do sinal?)
O Dlink 500T não é router Wireless não, é modem pra ADSL :p
 
Fiz a atualização de firmware sem problemas.
Consegui acessar o modem, configurar usuário/senha, conexão PPPoE Brasil Telecom (DF) através do Wizard. Entretanto não acessa a internet... :(. Reconhece a velocidade de conexão (2000/400) mas simplesmente não acessa nenhuma página. Quando vou na parte de status mostra como "not connected". Já recriei conexão, coloquei "on demand" e nada...
Alguém sabe o que pode ser ?

Olha pelo seu diagnóstico me parece que esta funcionando tudo certo apenas ele não consegue efetuar a conecção, é bem provável que é problema de configuração mesmo, alguma coisa marcada errada ou algum numero ou valor que foi colocado errado ou então esquecido, porque se não fosse funcionar não iria sequer reconhecer o tipo de conecção...
da uma conferida t+
 
eu olhei esses aí sim, eles são mais antigos doque vc estah usando no momento, eu tenho um mais novo ainda, mas não to confiando muito não, precisaria de uma cobaia para testa-lo, quer tentar :p ? hasuahsuahs

Olá Fernando!

Você poderia disponibilizar esse firmware mais novo?

Obrigado!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo