DDR 4 2400 para DDR 4 3000

phemx2005

SEJA ZEN!!!
Registrado
Galera tenha a seguinte confi
Ryzen 7 2700
MB GB B450 S2H
DDR 4 CORSAIR 8GB 2400 MHZ

Estou pensando em pegar um kit de 2x 8GB de alguma DDR 4 3000 mhz. Vou ter algum ganho de desempenho em jogos?
Jogo mais BF1, BF V e The Division 2.
Obrigado
 
Em torno de 10% em fps minimos.

Ja tentou fazer over na sua memória? As vezes da pra subir 2400 pra 2933 c16,
 
Em torno de 10% em fps minimos.

Ja tentou fazer over na sua memória? As vezes da pra subir 2400 pra 2933 c16,
Tentei para 3000 mhz porem não alterei a latência...Vou tentar.
E a respeito da quantidade? Muda muito?
 
Com 16GB te dá uma folga para o Windows e jogos ficarem de boa se rolar aquele sufoco de ausência de ram, mantendo os frames mais "estáveis".
Quando tive 8 para 16 tive uma diferença nos micros lags da vida em Watch Dogs e Witcher 3, hoje com 16gb pra jogo fica sussa, com memória 3000mhz você vai ganhar algo nada mto absurdo dependendo do jogo.
 
Quanto a 2400Mhz vs 3000Mhz: A diferença existe. Fica abaixo de 10%.
Quanto a 8 vs 16GB: Alguns benchmarks não vão mostrar ganho de FPS, mas sempre tem uns stutterzinhos esporádicos que passam despercebidos no teste, mas incomoda um pouquinho quando vc joga (só que não chegam a atrapalhar o jogo). Ainda assim, a diferença de 8 pra 16GB é maior que a de 2600mhz pra 3000Mhz

No geral... acho difícil recomendar a troca. o investimento é de uns 500 reais por ganhos muito pequenos. Mesmo vc vendendo as suas por uns 100 reais cada...
 
Quanto a 2400Mhz vs 3000Mhz: A diferença existe. Fica abaixo de 10%.
Quanto a 8 vs 16GB: Alguns benchmarks não vão mostrar ganho de FPS, mas sempre tem uns stutterzinhos esporádicos que passam despercebidos no teste, mas incomoda um pouquinho quando vc joga (só que não chegam a atrapalhar o jogo). Ainda assim, a diferença de 8 pra 16GB é maior que a de 2600mhz pra 3000Mhz

No geral... acho difícil recomendar a troca. o investimento é de uns 500 reais por ganhos muito pequenos. Mesmo vc vendendo as suas por uns 100 reais cada...
Entendo...
To vendo umas DDR no Ali.
2X8GB 300 reais hahha
Pelos comentários parece ser boa.
https://pt.aliexpress.com/item/3297...97-4abf-8018-e664a2d18a93&transAbTest=ae803_3
 
Galera tenha a seguinte confi
Ryzen 7 2700
MB GB B450 S2H
DDR 4 CORSAIR 8GB 2400 MHZ

Estou pensando em pegar um kit de 2x 8GB de alguma DDR 4 3000 mhz. Vou ter algum ganho de desempenho em jogos?
Jogo mais BF1, BF V e The Division 2.
Obrigado
Vai ganhar até mais de 20% nos FPS mínimos nesses jogos citados, especialmente MP, pois eles fazem uso brutal de processador. Mas se você não está sofrendo com frames ou micro engasgos muito frequentes, esse upgrade não representará nada além de aumento de frames, mas não na experiência.

Já tentou fazer overclock? Não é improvável que consiga.

Não esqueça do Dual Channel, que é mais importante até que o clock da memória.

Abaixo. Repara no uso de GPU e diferença de frames. Especialmente BF e PUBG, já que os jogos que exigem menos do CPU, entregam o mesmo resultado. Basicamente qualquer jogo que tenha uso de CPU alto vai te dar uma enorme vantagem sim, ao contrário do que dizem, e o vídeo mostra com clareza solar isto.

Postei muito vídeo do PUBG, porque é um dos que mais tem comparação, ainda que ele não chegue nem perto dos impressionantes ganhos em jogos como Hitman 2, BF e alguns jogos da Ubi.









 
Última edição:
Ó... se vc comprar por 300 e vender as suas por 200 aí dá só 100 reaizinhos de gasto, aí valeria a pena né xD
Mas eu não sei como funciona esse lance de importação e impostos, nem conheço essa marca. Vê aí com o pessoal...
 
Antes de pensar se haverá ou não ganho de desempenho, vc precisa identificar se esse ganho será perceptível. Monitore os jogos que vc mais gosta e veja os 1% e 0.1%. Se eles já estiverem acima da taxa de atualização do seu monitor, o ganho será imperceptível, especialmente se vc utiliza algum tipo de sincronia de quadros.
 
Última edição:
Galera tenha a seguinte confi
Ryzen 7 2700
MB GB B450 S2H
DDR 4 CORSAIR 8GB 2400 MHZ

Estou pensando em pegar um kit de 2x 8GB de alguma DDR 4 3000 mhz. Vou ter algum ganho de desempenho em jogos?
Jogo mais BF1, BF V e The Division 2.
Obrigado

Fala ae Phemx2005, tb jogo justamente esses jogos. Posso te adicionar?, Abraços
 
Muito obrigado pelas respostas !!!
Cheguei em casa ontem e fui alterar aqui...Não sei o que aconteceu mas as memos estavam em 2200MHz !. Coloquei via XMP profile 2 com voltagem 1,35v estão em 2993 Mhz rsrsrs...16-18-18-36.
Melhorou e muito a fluidez nos jogos que citei!
Shuttering não tem mais !!
@Marcus Porto
claro...Nick é Tamburus89
Abrs
 
Cara, posso pedir um favorzão? Tem como vc testar como fica a diferença de FPS entre a memória a 2200Mhz e a 2993Mhz? Pq os benchmarks indicam que a diferença em FPS é pouca, mas se vc tá notando uma melhora no desempenho tão grande, talvez a gente possa descobrir algo novo xD

Eu gosto do MSI afterburner com o gráfico de frametime, mas pega aí o que ficar mais fácil pra vc
 
Muito obrigado pelas respostas !!!
Cheguei em casa ontem e fui alterar aqui...Não sei o que aconteceu mas as memos estavam em 2200MHz !. Coloquei via XMP profile 2 com voltagem 1,35v estão em 2993 Mhz rsrsrs...16-18-18-36.
Melhorou e muito a fluidez nos jogos que citei!
Shuttering não tem mais !!
@Marcus Porto
claro...Nick é Tamburus89
Abrs
Boa. Mas não precisa ter a menor dúvida que faz diferença. Não precisa fazer teste nenhum pra provar, tem um monte de vídeo no youtube. E quanto mais você subir, mais estabilidade se consegue.

Quem não quer acreditar, não acredita e continua com seu kitzinho 2400Mhz e não entendendo porque engasga em jogos pesados......

Postei um monte de vídeo e nego fica pedindo prova pra vc. Que coisa ridícula. Ignora, deixa o pessoal comprar kit porcaria de 2400Mhz achando que é suficiente pra manter os frames estáveis.
 
Cara, posso pedir um favorzão? Tem como vc testar como fica a diferença de FPS entre a memória a 2200Mhz e a 2993Mhz? Pq os benchmarks indicam que a diferença em FPS é pouca, mas se vc tá notando uma melhora no desempenho tão grande, talvez a gente possa descobrir algo novo xD

Eu gosto do MSI afterburner com o gráfico de frametime, mas pega aí o que ficar mais fácil pra vc
Troca essa memória 1333Mhz por 2133Mhz ou 1866Mhz e você vai ver um ganho de 25% mole mole nos FPS mínimos especialmente. Não tenho saco pra fazer teste, poderia realizar aqui. Mas jogos como Hitman 2 praticamente acabam o micro engasgo, constante e irritante.
 
Última edição:
Eu comprei essa memória, veja meu post. Coloquei @3200 16 18 18 18 e foi de boa.
 
Muito obrigado pelas respostas !!!
Cheguei em casa ontem e fui alterar aqui...Não sei o que aconteceu mas as memos estavam em 2200MHz !. Coloquei via XMP profile 2 com voltagem 1,35v estão em 2993 Mhz rsrsrs...16-18-18-36.
Melhorou e muito a fluidez nos jogos que citei!
Shuttering não tem mais !!
@Marcus Porto
claro...Nick é Tamburus89
Abrs


Valeu, mandei os pedidos lá, meu nick é V1nNy79
 
Boa. Mas não precisa ter a menor dúvida que faz diferença. Não precisa fazer teste nenhum pra provar, tem um monte de vídeo no youtube. E quanto mais você subir, mais estabilidade se consegue.

Quem não quer acreditar, não acredita e continua com seu kitzinho 2400Mhz e não entendendo porque engasga em jogos pesados......

Postei um monte de vídeo e nego fica pedindo prova pra vc. Que coisa ridícula. Ignora, deixa o pessoal comprar kit porcaria de 2400Mhz achando que é suficiente pra manter os frames estáveis.
 

Troca essa memória 1333Mhz por 2133Mhz ou 1866Mhz e você vai ver um ganho de 25% mole mole nos FPS mínimos especialmente. Não tenho saco pra fazer teste, poderia realizar aqui. Mas jogos como Hitman 2 praticamente acabam o micro engasgo, constante e irritante.
Nossa, mano, que arrogância. Você é o dono da verdade agora. Acho que falta um pouco de humildade aí. Nem precisa procurar muito, os primeiros resultados do google mostram que a diferença é pífia, no máximo 10% comparando 2400Mhz com 3200Mhz (normalmente ficando muito abaixo disso). 5% seria igual a mudar de 50 pra 53FPS ou de 100 pra 105FPS, algo que um ser humano dificilmente notaria. (mas vc é alienígena, como mostra a foto do seu perfil)

A questão aqui é que tem muita gente afirmando que uma memória mais rápida muda a performance da água pro vinho, só que temos os testes dando diferenças pequenas em FPS. Então temos aqui um efeito placebo ou simplesmente os FPS não são a medida mais confiável de medir a qualidade percebida nos jogos?

Continuar essa conversa é perda de tempo com alguém que só quer atacar os outros quando discordam de suas opiniões. Eu sei que a gente acaba se exaltando na internet de vez em quando, mas se retrata aí, por favor, para podermos encontrar as respostas certas pros problemas que o pessoal apresenta aqui no fórum
 
@rinshun estou meio sem tempo para fazer isso essa semana...
Porém melhorou bem aqui, como exemplo eu uso um monitor ultrawide de 75hz, antes o fps flutuava demais!!! Agora tá travado no 75FPS
Pode realmente aumentar pouco FPS, mas aqui a experiência no jogo melhorou bem.
 
@rinshun estou meio sem tempo para fazer isso essa semana...
Porém melhorou bem aqui, como exemplo eu uso um monitor ultrawide de 75hz, antes o fps flutuava demais!!! Agora tá travado no 75FPS
Pode realmente aumentar pouco FPS, mas aqui a experiência no jogo melhorou bem.
Eu faria uns testes só pra matar a curiosidade, mas aqui a plataforma é antiga, não sei se qualquer tendência notada seria relevante pra geração atual; mas o importante é que o problema aí foi resolvido.
 
Nossa, mano, que arrogância. Você é o dono da verdade agora. Acho que falta um pouco de humildade aí. Nem precisa procurar muito, os primeiros resultados do google mostram que a diferença é pífia, no máximo 10% comparando 2400Mhz com 3200Mhz (normalmente ficando muito abaixo disso). 5% seria igual a mudar de 50 pra 53FPS ou de 100 pra 105FPS, algo que um ser humano dificilmente notaria. (mas vc é alienígena, como mostra a foto do seu perfil)

A questão aqui é que tem muita gente afirmando que uma memória mais rápida muda a performance da água pro vinho, só que temos os testes dando diferenças pequenas em FPS. Então temos aqui um efeito placebo ou simplesmente os FPS não são a medida mais confiável de medir a qualidade percebida nos jogos?

Continuar essa conversa é perda de tempo com alguém que só quer atacar os outros quando discordam de suas opiniões. Eu sei que a gente acaba se exaltando na internet de vez em quando, mas se retrata aí, por favor, para podermos encontrar as respostas certas pros problemas que o pessoal apresenta aqui no fórum
O Marcelo precisa ser mais maleável pra passar suas opiniões realmente mas eu não posso discordar completamente dele.

Memória mais rápida faz boa diferença sim, mas não é um ganho linear e depende muito de outros fatores como otimização do jogo, frequência do CPU etcetera.

É geralmente consenso que o "sweetspot" é 3200mhz. Já vi vários benchamrks que mostram que o ganho de 2133/2400 pra 3200 mhz (apesar que na moral, quem ainda tem 2133 hoje?) é considerável, MAIS do que 5% como você alega, mas menos de 20% com o Marcelo, alega.

Esse teste do techspot é muito bom e completo mas é uma pena que falta memórias de 3200mhz, vai de 3000 pra 3600:

https://www.techspot.com/article/1171-ddr4-4000-mhz-performance/page3.html

E tem esse outro só com Far Cry 5

https://www.legitreviews.com/ddr4-m...ryzen-7-2700x-on-the-amd-x470-platform_205154

Importante é notar que jogos mal otimizados e mais cpu bounds são os que mais se beneficiam com ganho de memória. Fallout 4, um jogo que adoro e jogo muito, assim como Arma 3 é um bom exemplo disso:


Fallout.png


(The Withcer 3 no entanto, quase não tem vantagem).

Se vc extrapolar uma 3200 ali no meio vai ver que 3600 começa a não compensar tanto mais quando se leva o preço em conta. (mas aí tamo falando de intel, note que a diferença é até maior numa plataforma ryzen). O Melhor CXB é 3200, ou mesmo 3000 se estiver mais barato. (Dá pra subir fácil a maioria dos módulos de 3000 pra 3200, as vezes até mais. Meu modulo crucial de 3000 tava 279 numa oferta e tem pessoal que conseguiu botar 3466 c18).

Nesse outro teste fica CLARO como a escala não é linear e depois de 3200 para de fazer diferença:

farcry5-ddr4-clock-speeds-normal.png


Isso com C16... Se você pegar 3200@c14 vs 3600@c18 a diferneça fica menor ainda.

Posso fazer um teste em algum jogo específico no meu ryzen 1700 baixando a memória pra 2400 se quiserem.
 
Última edição:
Cara, você tem que ver testes em jogos que você vai jogar, dependendo você nem precisa fazer over ou comprar outras memórias. Agora engraçado é ver gente que nem usa ddr4 ainda e só tem vídeo dos outros pra provar, ainda vir com arrogância e falar mal do Pc dos outros. Fica a dica, veja o que você precisa, os ganhos existem sim, mas talvez, dependendo do que você joga, nem precise
 
É geralmente consenso que o "sweetspot" é 3200mhz. Já vi vários benchamrks que mostram que o ganho de 2133/2400 pra 3200 mhz (apesar que na moral, quem ainda tem 2133 hoje?) é considerável, MAIS do que 5% como você alega, mas menos de 20% com o Marcelo, alega.
[...] os primeiros resultados do google mostram que a diferença é pífia, no máximo 10% comparando 2400Mhz com 3200Mhz (normalmente ficando muito abaixo disso). 5% seria igual a mudar de 50 pra 53FPS ou de 100 pra 105FPS[...]
Fica nessa faixa de 5~10%, conforme os benchmarks que vc mostrou. O interessante é que, no Far Cry 5, qualquer coisa acima de 3200Mhz não fez diferença, mas no Fallout 4 não teve nenhum platô de performance e um pulo muito inconsistente de 2133 pra 2400 e 3000 pra 3600

Quanto aos testes, seria daora se vc fizesse, mas não esquece de comentar sua opinião subjetiva: tipo, se com 3200Mhz ouve uma redução nos stutters, melhora na fluidez, etc... Eu sei que perde a objetividade, mas parece que medir performance com FPS não conta toda a história, então, como estou questionando a unidade de medida, temos que fazer uma comparação usando outros fatores, e o mais fácil de ser usado é a opinião
 
A diferença vai ser de +ou- 15 FPS.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo