Boa noite,
Estou tendo problemas com o kit de memórias G.SKILL F5-8000J4048F24GX2-TZ5RK 2x24Gb 8000Mhz C40 na Asus X670E-A strix. Segundo a tabela QVL, essa memória é compatível e consta na lista, porém só consegui estabilizar em 7400Mhz.
Tabela QVL
Existe alguma configuração a mais a ser feita? A placa está com a última BIOS e um 7950X3D como CPU. O problema presiste tanto em DOCP 1 ou 2.
Quando eu digo estabilizou, seguinifica que rodou o Memtest86 sem erros, nas demais frequencias retorna erros no teste 2, 3 e 7.
Pensei que bastasse respeitar a lista QVL do fabricante da placa que bastava...
Antes de mexer nas memórias, salve um perfil mínimo com otimização em outros pontos, assim você recupera os pontos chave se precisar dar Clear CMOS.
para ter mais desempenho, precisa mexer em alguns parâmetros. Ative o Nitro DDR5 e o Robust Training, coloque o TAP para 4, ative o MBIST e o Agressor em 7 (máximo), veja as demais opções NITRO e coloque nos maiores valores, tente Burst Length 8x (máximo). Mas se perceber que não deu, tente reduzir. Ative o Memory Context. Na Asus é possível usar o botão F9 para pesquisa, apenas tome cuidado para não mexer em algo que provoque mais instabilidade.
Tem uma galera no forum overclock que mexe demais com timings das DDR5
Acredito ser limitacao do CPU. Vi alguns videos no qual a galera fala que acima dos 6400mhz pode rolar algumas instabilidades dependendo do hardware usado.
As minhas memorias sao 6400mhz padrao, ao ativar o docp na bios comeca apresentar muita instabilidade no occt. Quando reduzo para 6200 some. No final das contas resolvi ir de 6000mhz mesmo com uma menor voltagem, latencia mais apertada e no fim das contas pra games acredito que fique elas por elas.
é falta de ajustes finos, não seria necessário se o vSoc pudesse subir além dos 1.4v como a Controladora de Memória, daí vai depender de refinar. Você pode entrar em contato com a fabricante da memória e solicitar que eles entrem em contato com a AMD para resolver essa dificuldade, mesmo que tenha apenas o perfil XMP. Eu fiz isso e tenho conseguido otimizar de modo considerável a memória, a ponto de ganhar frente a uma de 6400MTs em testes de revisores.
doidera né memorias indo la em cima as frequencias e cpus nao acompanham, vai ter q espera ryzen 8000 pra usa ddr5 8000 hehe
q nem na epoca dos cpus x99 q frequencia das ddr4 era acho q maximo 2800 mhz ae veio x299 que conseguiu passar dos 3000
eses ryzen 7000 pelo q vi nos testes do aida64 nao passam 95 gbps de leitura/gravacao
ja intel 14 geracao conseguem bem mais 128gbs ate os 140 gbps pq pegam essas ddr5 8000
só ter clock não basta, tem que poder apertar os timings também. Tem uma galera no forum overclock que consegue puxar bem das memórias, PORÉM, devemos observar que ao menos nos Ryzen 7000, esse AIDA64 não é muito preciso. Do nada já bati 128GB nas minhas DDR5 também, além de oscilar bastante na latência. Tanto que não dá para ficar tentando comparar com Intel, prefiro verificar com outros AMD em situação mais próximas.
Como o vSoc da AMD não pode subir demais, eles precisam refinar muito mais o sinal, no entanto, a galera anda conseguindo temporizações boas e performance top. O chato é ficar testando na unha, ativando o NITRO e outros parâmetros para poder evitar o sinal ruim, que é o que provoca os erros na sincronia.
Não vejo vantagem quando a memória sai do 1:1, porque dá um gargalo monstruoso que você não percebe. As minhas DDR5 estão em 6200MTs, mas supero as de 6400MTs de revisores, tanto é que dá perda de desempenho se o FCLK fica em 2066MHz, que é o valor 1:1:3 com a Controladora de Memória em 3100MHz, então eu coloco o FCLK em 2166MHz e o gargalo reduz, porque o desempenho sobe, mas para 6400MHz o normal é o FCLK em 2133MHz.