|DEBATE| Nunca existirá um game perfeito

cafe_saj

Active Member
Registrado
Nunca existirá um game perfeito

Com a indústria de games mais madura e competitiva, temos cada vez mais profissionalização na avaliação dos games. Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais queremos avanços, é uma corrida interminável! Cada vez mais as indústrias produzem games ambiciosos, trazendo gráficos cada vez mais perfeitos, historias mais envolventes e jogabilidade viciante. Minha pergunta é a seguinte: Existe (ou existirá) algum jogo perfeito?

Enquanto olhava alguns reviews no site GameSpot.com resolvi comparar dois games, do mesmo gênero mais de épocas diferentes. Observem bem a diferença entre estes dois games:

1º - Apache

apache_790screen001.jpg


apache_790screen002.jpg


apache_790screen003.jpg



2º - Tom Clancy's HAWX

tom-clancys-hawx.jpg


hawx-1.jpg


tom_clancys_hawx_3775.jpg



O primeiro jogo, de nome Apache, foi lançado no ano de 1995 e obteve uma pontução de 9.1 pelos redatores do site, enquanto o segundo jogo, Tom Clancy's HAWX, lançado em 2009 obteve apenas 7.1. Eu quero chegar no seguinte ponto: O que é preciso para se criar um bom jogo? Gráfico realista? História envolvente? Jogabilidade inovadora?

Essa é uma forma de mostrar que os games nunca atingirão a perfeição, pois como a indústria evolui, os novos patamares também, e com isso torna-se cada vez mais distante o caminho da perfeição.

Entenderam o problema? Nunca teremos games que nos satisfaça plenamente porque o que entendemos como perfeição nos games hoje é superior ao que era entendido há 20 anos atrás, e com certeza daqui a 20 anos a realidade será completamente diferente dessa que conhecemos.

Para atingirmos a perfeição num jogo atual, precisamos de conceitos que ainda estão sendo desenvolvidos. Mas quando estes conceitos saírem do papel, novas possibilidades surgirão e a perfeição será novamente algo ainda a ser atingido.

Como criar algo perfeito nessa realidade? A resposta é: criando jogos sem muitas ambições de conceito ou tecnologia. Tetris é um exemplo, pois não são necessários gráficos espetaculares, trilha sonora envolvente ou mais modos de jogo para ele cumprir o que promete. Tetris é um exemplo de game que se fechou em regras extremamente simples e jogabilidade viciante para nunca mais evoluir. Tetris estabeleceu limites para seu conceito. Este limite é o que chamamos de perfeição, porque não há mais nada além.
______________________________________________________________________

Deixem a opinião de vocês, mostrando games que vocês acham perfeitos, o que pode ser melhorado neles, mostrem mais exemplos de games antigosXnovos (do mesmo gênero é claro)... Participem ai galera! :happy:
 
Eu espero que nunca exista um game perfeito, pensem comigo: chegar a um ponto em que não há mais nada além, chegar no limite, sem chances de ser melhorado. Isso iria ser tão bom que chegaria a ser chato!

Minha história é a seguinte: Esperei ansiosamente a chegada de Mass Effect 2. Quando tive a oportunidade de joga-lo foi (sem dúvida) a melhor experiência que tive em jogos: simplesmente incrível! O game é uma mistura dos gêneros que mais gosto: TPS+RPG, além de ter uma história bastante envolvente!

Mas depois de zerar ele chega deu uma dor no coração (psicologicamente falando). Eu olhava para outros jogos e falava: "Nenhum é tão bom como esse". Ai comecei a pensar:"Será essa a sensação de se jogar um game perfeito?".

Mais sem sombra de dúvidas grandes games virão pela frente: Battlefield: Bad Company 2, Assasins Creed 2, Dead Space 2, Crysis 2, StarCraft 2: Wings of Liberty... E sem dúvida: Mass Effect 3!
 
Qualquer coisa que se recria não é perfeita. Logo alcançar a perfeição é impossível em games.
 
Depende de você.
Eu, particularmente, dos ultimos que joguei, achei perfeito Call of Duty 4, Call of Juarez: Bound In Blood e Batman: Arkham Asylum.
Sim... PERFEITOS pra mim.

Gráficos legais, leves e ACIMA DE TUDO um jogo que me traz diversão. Preciso de mais o que de um jogo?

Opinião minha, claro. :)
 
Dois jogos perfeitos pra mim:
TETRIS e PACMAN!
Simples nos gráficos e viciantes na jogabilidade.
Até hoje são hits.
 
Realmente nao irá ter um jogo perfeito para todos.. se fosse acha um jogo perfeito, outra pessoa possa achar esse mesmo jogo horrivel...
entao perfeiçao é muito dificil , nao em só em jogos, como em tudo no geral..
se nem Jesus agradou a todos, como nos vamos fazer algo que agrade a todos e que seja perfeito...
dificil ne..
 
Eu acho extremamente limitado pensar que um jogo é perfeito. Perfeição, nota 10, isso não existe pra praticamente nada. Ainda mais jogos. Pra ninguém, só quem realmente não tem um nível de exigência satisfatório. Afinal perfeito é quando nem pensamos "hmm, poderia ser um pouquinho diferente aqui". Só de pensar isso já não é perfeito.

Perfeição não existem. Nem a mais bela de todas as mulheres do mundo pode ser considerada perfeita.

Sem contar que qualquer pessoa com exigência razoável tende a aumentar seus padrões sempre que vê algo melhor, não tem jeito.

Há mais de 10 anos atrás lançaram MDK pra PC. Eu achava quase perfeito. Hoje em dia acho ridículo, é claro. E isso vai andando assim até o fim dos tempos, perfeição só existe pra quem se limita.
 
Última edição:
Eu acho o Half-Life 1 perfeito, não consigo pensar em nenhum outro jogo melhor que veio depois nem o Half-Life 2.

Ah eu achei mass effect quase perfeito, talvez atinja uns 90% de perfeição.
 
Última edição:
Não existe nada perfeito...o que nos leva a pensar que um ser humano, como nós, vai conseguir criar algo perfeito (no caso, um jogo)?
Isso sem falarmos dos gostos de cada um, pois somos milhões de gamers, cada um com suas loucuras...ou seja, satisfazer a TODOS com um game "perfeito" é uma tarefa a la Seagal.
 
diria o seguinte: Existe algo perfeito? Não! logo nada, nem coisa alguma pode ser perfeita, inclusive nossos Games.
 
Não existe perfeição em games, primeiro pq o que pode ser perfeito pra uma pessoa pode ser lixo para outra.

A "perfeição" que pode existir é aquele jogo em que a maioria acha ótimo.

Um exemplo, da série Tekken quase todos os jogadores "hardcore" preferem o "Tekken Tag Tournament", mesmo sendo uma versão antiga e ultrapassada graficamente, mas a jogabilidade é a melhor já feita. Isso se enquadraria na "perfeição" que a série já teve e nunca mais atingiu.
 
Cara para min um game perfeito não precisa ter super graficos e sim uma jogabilidade legal e uma boa historia, mas isso é claro para min, pois para alguns o game perfeito ja foi feito e para otros não isso vai do gosto de cada um.

Eu mesmo acho Dota Allstars Perfeito :)
 
Acho que a industria de games nunca chegará a perfeição, más algo que essa industria procura fazer, que tambem acho impossível de se alcançar, é agradar a gregos e troianos. Porque, por mais que um jogo seja bom, me refiro a todos os quezitos, jogabilidade, gráficos, enrredo... e por aí vai, sempre terá alguem que vai ter uma critica ruim com relção a esse jogo.

Vide Crysis, pra mim é um jogo quaaaase perfeito, más é quase mesmo, pra mim só não é perfeito porque foi um jogo que nasceu a frente do seu tempo, quero dezer que, ainda hoje, não existe hardware para roda-lo de forma jogável, em tuda sua plenitude gráfica.

Na minha opinião, esse é o único problema do Crysis, más esse jogo está repleto de críticas negativas mundo a fora, ou seja, nunca que a industria de games irá conseguir agradar a todos!
 
A perfeição é um critério puramente subjetivo, logo, qualquer discussão sobre esse critério está fadada ao absoluto nada. Simples assim.
 
Se vc entende a perfeicao como tentativa de simular a realidade, a perfeicao é algo muito complicado nos games, pois como foi bem abordado por cafe_saj, eles tem uma ambicao barrada por conceitos e tecnologia.
Mas acredito que é principalmente por conceitos ( o de que perfeicao esta acima de nossas cabecas) , e é aqui que discordo um pouco de...

Eu acho extremamente limitado pensar que um jogo é perfeito. Perfeição, nota 10, isso não existe pra praticamente nada. Ainda mais jogos. Pra ninguém, só quem realmente não tem um nível de exigência satisfatório. Afinal perfeito é quando nem pensamos "hmm, poderia ser um pouquinho diferente aqui". Só de pensar isso já não é perfeito.

Perfeição não existem. Nem a mais bela de todas as mulheres do mundo pode ser considerada perfeita.

Sem contar que qualquer pessoa com exigência razoável tende a aumentar seus padrões sempre que vê algo melhor, não tem jeito.

Há mais de 10 anos atrás lançaram MDK pra PC. Eu achava quase perfeito. Hoje em dia acho ridículo, é claro. E isso vai andando assim até o fim dos tempos, perfeição só existe pra quem se limita.

Nao é limitado pensar em perfeicao, na verdade acredito que ela, devido aos avancos tecnologicos, nao estao distantes nos games.
O problema é quando pensamos em perfeicao como sendo algo acima da capacidade de apreensao humana, como algo metafisico e cujo nossos sentidos tenham uma mera nocao do que seja.

A perfeicao como qualquer outra coisa é a mediacao do mundo para com nossos sentidos. Entao em algum momento os jogos chegarao num patamar na qual, mesmo nao sendo uma copia fiel da realidade, serao aos nossos sentidos tao reais quanto.

A perfeicao ( como copia da realidade) tem um limite material e bastante concreto, mas por hora, nossos games que tentam imitar a realidade ainda n estao aperfeicoados suficientemente para alcancar tal limite.

Nao comentei o exemplo das mulheres por achar que nao foi um paralelo justo, a perfeicao como sinonimo de beleza, assim como considerar um jogo como crysis perfeito, é algo muito mais valorativo, mais ligado as emocoes.
 
axu q não,mas teve varios q joguei q chegaram perto...
 
No meu ponto de vista a questão é a jogabilidade. Quando teremos a perfeição virtualmente falando sobre a realidade? Talvez em termos físicos isso já esteja acontecendo, a questão é gráfica, onde a defasagem ainda acontece. Agora com o 3d isso vem melhorando.

Visto que a exemplo atual, o Lewis Hamilton treinou durante anos no simulador antes de efetivamente de ingressar na F1. O Felipe Massa que fez a sua completa recuperação para as pistas usando um simulador tb, ambos utilizando o rFactor mod Pro:said::D.

De qualquer forma isso vai depender de cada um, com sua preferência no campo do games.
 
A perfeição é um critério puramente subjetivo, logo, qualquer discussão sobre esse critério está fadada ao absoluto nada. Simples assim.

Exato. Fora que ainda haveria inúmeros quesitos a se avaliar se fosse o caso, com a suposta perfeição absoluta pressupondo-se presente em todos eles; não há como evitar.

Eu penso assim: nem Jesus, o pacifista por excelência, a amostra mais próxima de perfeição humana de que tivemos notícia agradou a gregos e troianos, que dirá um jogo de computador. E não pense que eu sou religioso, nem religião tenho; só que é incontestável a superioridade daquele ser de há 2000 e tantos anos (embora não acredite em absolutamente nada dessa balela de céu, inferno, anjinhos e tal), e ainda assim há incontáveis milhões que o consideram um impostor (normalmente de outras culturas, mas ainda assim...).

Esta discussão é inócua e improdutiva, e inevitavelmente vai andar em círculos.
 
Um jogo só pode ser considerado perfeito se avaliado pelo o que ele se propõe e o que ele poderia ser (levando em conta a tecnologia de quando foi criado).

E não entendi muito sua motivação pra criar o tópico. Comparando a nota de avaliação de dois games de gerações diferentes? Você queria o quê? Que há 15 anos as avaliações se limitassem de 0 a 1,3 pq só daqui a há tantos anos teremos tecnologia pra criar um jogo perfeito? =s

PS: E HAWX é sofrível mesmo. Até aquele Ace Combat do Play 1 é melhor.
 
Fora que a perfeição é subjetiva, tal como a avaliação. O cara que avaliou Apache com certeza não foi o mesmo que avaliou Hawx. É algo muito subjetivo para tanto. Para mim, o único jogo que esbarrou na perfeição foi Ultima Online. Imagina você em 1998, jogando um jogo com mais de 500 pessoas AO MESMO TEMPO, com possibilidade de fazer o que bem entender dentro do jogo. Desde ser apenas um ladrão vagabundo até ser um grande ferreiro comerciante ou então um líder de uma guilda opressora de mineradores, heheheheh. Tanto é que nenhum jogo atual conseguiu esbarrar nessa premissa, NENHUM. Todos os jogos atuais, para minerar, vc tem que achar a única pedra que serve para minerar, enquanto no ultima online vc minerava de qq chão ou parede de pedra.
 
diablo 1 não é perfeito, mas passou bem perto..... ehehheehehhe

Perfeição só na teoria ou na mente. nada real é perfeito.
 
Super Mario World, Super Mario 3 e Sonic 2, period.

Esses são os side-scrolling action games perfeitos para mim, nada me divertirá tanto porque não tenho mais 10~15 anos de idade. Mais subjetivo impossível. ;)
 
Do meu ponto de vista, GTA 4 é o que chega mais perto da perfeição. Não sei explicar o porque.
 
Jogos nunca vão deixar de ser apenas jogos. Impossível uma forma de entretenimento ficar perfeita, sempre vai surgir algo novo e melhor.
Se o quesito for realismo, pior ainda, tem alguém aí afim de morrer dentro de uma máquina de simulação?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo