Obrigado pelo comentário, já fiz o diagnostico: Error Code 2000-0133.
Esse código é de que a bateria não pode fornecer energia suficiente, tem alguma possíveis soluções informada pela própria Dell, algo simples como reiniciar o modem quando a internet não esta legal...
As 4 sugestões são:
1 - Verifique os contatos, o cabo de força e os cabos.
2 - Recoloque a bateria.
3 - É um artigo em inglês com "Solução de Problemas":
https://www.dell.com/support/articl...book-pc-battery-troubleshooting-guide?lang=en
Entre as opções presentes no artigo sugerido na opção 3, achei algumas mais interessantes e possivelmente mais funcionais (isso imaginando que a bateria ainda esteja "saudável"):
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Desinstalar e reinstalar o driver de bateria Microsoft ACPI
-Pressione a tecla Windows + R no teclado.
-Na caixa de diálogo Executar, digite devmgmt.msc e pressione a tecla Enter no teclado.
-No Gerenciador de dispositivos , clique em > ou + ao lado de Baterias.
-Clique com o botão direito do mouse em Bateria de método de controle compatível com ACPI da Microsoft, clique em Desinstalar .
-Clique em OK para confirmar a desinstalação do driver.
-Reinicie o PC.
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Carregue a bateria no modo BIOS e / ou com o PC desligado (Tente o modo bios)
Existem várias configurações com o sistema operacional, como configurações de gerenciamento de energia, drivers de dispositivo, etc. que podem afetar o desempenho de uma bateria. Carregar a bateria do laptop fora do sistema operacional ajudará a isolar problemas relacionados a hardware.
-Desligue o PC da Dell.
-Tente uma das seguintes combinações:
Enquanto o PC estiver desligado, carregue a bateria por um tempo.
Ou então, reinicie o PC e pressione a tecla F2 para entrar no BIOS ou na configuração -do sistema. Carregue a bateria no BIOS.
-Verifique se a porcentagem de carga da bateria aumentou.
## Atualizar a Bios! É bem simples e não custa tentar, a versão mais recente da Bios para esse notebook é a 1.2.9 que pode baixar no site da Dell:
https://downloads.dell.com/FOLDER05185510M/1/Inspiron_7559_1.2.9.EXE
4 - Se o problema persistir, talvez seja necessário substituir a bateria.
Essas são as soluções da Dell. Mas baterias possuem ciclos de vida que quando gastos realmente não seguram mais carga, ai é o caso de trocar mesmo... É a atual condição de todas as baterias, seja notebook ou celulares! Quase não faço uso da bateria do notebook, vive praticamente ligado na fonte, o que poupa bem a bateria, já tenho o notebook a 2 anos e apos ler seu problema fui verificar a condição da minha bateria, o diagnostico consta que está perfeita, e mantem horas ligado em uso casual... Fica a dica, podendo usar na tomada, use.