• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell Inspiron 7000 (7572 e 7472) 8º Geração

40 dias, chegou a bateria que comprei da china.

Quando fui trocar, vi que as 3 células do notebook ja estavam estufadas


Fiz o teste na pratica, a nova bateria está dando 4h como quando era novo o notebook.
De quebra, depois que desmontei e remontei, sumiu o barulho da ventoinha... vai entender
 
Desenterrando o tópico falecido.

Estou prestes a pedir uma bateria e um cooler fan novo da Aliexpress.

1. Alguém sugere vendedor/marca?

2. Sobre o barulho da ventoinha que parece um ventilador velho, o que causa o barulho ele é apenas desgaste pelo uso excessivo pela transferência de calor ineficiente do sistema de refrigeração? Tem outra razão?

Você comprou o cooler? o meu está fazendo um barulho muito estranho em baixas rotações, estou pensando em levar para trocar a pasta térmica e ver essa questão. Após eu começar usar ele de forma mais intesa e inclinado começou esse zunido. Minha bateria tbm perdeu bastante vida útil comparado pelo meu uso e outro notebook que já tive.

40 dias, chegou a bateria que comprei da china.

Quando fui trocar, vi que as 3 células do notebook ja estavam estufadas


Fiz o teste na pratica, a nova bateria está dando 4h como quando era novo o notebook.
De quebra, depois que desmontei e remontei, sumiu o barulho da ventoinha... vai entender


Pode me enviar o link onde vc comprou a bateria? Tô querendo trocar a do meu também pq tá foda, não aguenta muito tempo não.
A ventoinha aqui só faz barulho quando a bateria tá zerada e eu plugo o carregador nele, ai começa...
 
Alguém conseguiu passar no teste do Windows 11 da Microsoft?
Ativei o TPP na Bios e nada.

Modelo: 7472 com i5, 8G e um SSD que adicionei por conta própria.
PS.: Estou com uma BIOS bem antiga. Sempre que tentei atualizar dava pau.

EDIT: Consegui.

1. Ative o TPP na BIOS e saia dela reiniciando o Windows.

2. Se o software de verificação da Microsoft indicar que ainda não reconheceu, faça o seguinte:
(Siga os passos do item "Como habilitar o TPM")

  • Configurações > Atualizar & Segurança > Recuperação > Reiniciar agora.
  • Vai ir pra uma tela azul depois de alguns segundos.
  • Escolha Solucionar problemas>opções avançadas> firmware UEFI Configurações> Reiniciar para fazer as alterações.
  • Após reiniciar o note vai direto pra tela da BIOS. Confira se o PTT está ativado e saia.
  • Assim que voltar ao Windows, execute o software de teste e confira novamente. Comigo funcionou.
;)
 
Última edição:
Nossa, tenho esse notebook até hoje, depois de uns 4 anos. Não usei muito, mas ele é uma bela porcaria mesmo.

A carcaça dele está toda desalinhada, só de ficar guardado.
Nunca tive um notebook que esquenta tanto. Tendo que ficar fazendo um monte de firula para a bateria durar 1 hora em uso "forte".
A bateria já deve ter viciado, ou é defeito, pq ela mal dura 1-2 horas usando a internet.
Ele não aguenta nada sem travar. Não consigo jogar nem Stardew Valley sem o PC fritar.

Enfim, ainda bem que minha vida "mudou" e não tenho que usar tanto notebook. Ele chegou a ficar mais de 1 ano sem ligar. Tive que usar ele bastante mês passado e foi só pra passar raiva kkkkk.
 
Nossa, tenho esse notebook até hoje, depois de uns 4 anos. Não usei muito, mas ele é uma bela porcaria mesmo.

A carcaça dele está toda desalinhada, só de ficar guardado.
Nunca tive um notebook que esquenta tanto. Tendo que ficar fazendo um monte de firula para a bateria durar 1 hora em uso "forte".
A bateria já deve ter viciado, ou é defeito, pq ela mal dura 1-2 horas usando a internet.
Ele não aguenta nada sem travar. Não consigo jogar nem Stardew Valley sem o PC fritar.

Enfim, ainda bem que minha vida "mudou" e não tenho que usar tanto notebook. Ele chegou a ficar mais de 1 ano sem ligar. Tive que usar ele bastante mês passado e foi só pra passar raiva kkkkk.
Que isso, rapaz. Com excessão da bateria do meu que tá igual a sua, de resto, tudo de boa. Continua voando o meu note...
Obs: uso o meu praticamente todo dia pra navegar msm e aulas/trabalhos da faculdade.
 
40 dias, chegou a bateria que comprei da china.

Quando fui trocar, vi que as 3 células do notebook ja estavam estufadas


Fiz o teste na pratica, a nova bateria está dando 4h como quando era novo o notebook.
De quebra, depois que desmontei e remontei, sumiu o barulho da ventoinha... vai entender
finalmente troquei o cooler, mas o novo estava pegando na carcaça, tive que fazer um degrauzinho, só que sempre que começo usar ele para tarefas mais pesadas na hora que ele vai começar a aumentar a velocidade da ventoinha volta a fazer o barulho, note me ajudou bastante nesses anos, ainda estou usando ele para trabalho, mas já estou pensando em trocar logo logo. Dell nunca mais, sistema de resfriamento deles são péssimos, até dos G5 e G3 da vida já ouvi reclamações.
 
Opa galera tudo bem?
Revivendo o tópico novamente, adquiri um Dell Inspiron 7472 faz 1 mês pelo valor de 2400 reais, acredito que foi uma boa compra.
O notebook está novinho bateria durante 3 horas, tudo tranquilo. SSD 256GB que o antigo dono instalou, tudo uma maravilha.
Eu estava com vontade de jogar alguns jogos e fiz os procedimentos do início do tópico para diminuir a queda de desempenho.
Funcionou muito bem na placa de vídeo que mantém seu desempenho constante, já no processador ainda ocorre a queda mesmo com os procedimentos.
Lockei o clock dele em 2300, quando o uso do mesmo está baixo ele se mantém firme em 2300, mas quando o uso passa de 40-50% o clock cai drasticamente para 1400-1600 dando quedas de fps irritantes. A temperatura dele fica sempre entre 78-82 graus oque eu acho que está bom. Alguém saberia me informar qual é a temperatura em que o processador começa a diminuir o desempenho? Ou se há alguma forma de arrumar essa queda de clock constante?
 
Opa galera tudo bem?
Revivendo o tópico novamente, adquiri um Dell Inspiron 7472 faz 1 mês pelo valor de 2400 reais, acredito que foi uma boa compra.
O notebook está novinho bateria durante 3 horas, tudo tranquilo. SSD 256GB que o antigo dono instalou, tudo uma maravilha.
Eu estava com vontade de jogar alguns jogos e fiz os procedimentos do início do tópico para diminuir a queda de desempenho.
Funcionou muito bem na placa de vídeo que mantém seu desempenho constante, já no processador ainda ocorre a queda mesmo com os procedimentos.
Lockei o clock dele em 2300, quando o uso do mesmo está baixo ele se mantém firme em 2300, mas quando o uso passa de 40-50% o clock cai drasticamente para 1400-1600 dando quedas de fps irritantes. A temperatura dele fica sempre entre 78-82 graus oque eu acho que está bom. Alguém saberia me informar qual é a temperatura em que o processador começa a diminuir o desempenho? Ou se há alguma forma de arrumar essa queda de clock constante?
Olá! Meu irmão tem um 7580 com i5-8265U e MX150 e fiquei com ele por alguns dias no início do ano para uma limpeza interna, troca da pasta térmica e formatação limpa do Windows. Eu ajustei o notebook dele e ficou fantástico. Esqueça as recomendações da primeira página. Segue o passo a passo:
- Primeiramente recomendo que você reinstale o Windows 10 do zero (fuja do Windows 11) sem se conectar à Internet durante a instalação. O motivo disto é que o melhor é instalar os drivers da Dell manualmente, na ordem correta, em vez de deixar por conta do Windows. Busque no site ou no Dell community a ordem de instalação e, antes da formatação, salve todos os drivers mais recentes em um pen-drive na ordem correta. Após a formatação (sem conectar a internet), insira o pen-drive e vá instalando driver a driver, sempre reiniciando após cada instalação. Todos os drivers instalados, conecte a Internet e atualize o Windows.
- São três programas que vai precisar:
Asus GPU Tweak II, MSI Afterburner e ThrottleStop. Pode baixar as versões.mais recentes de cada um.
- Com o ThrottleStop você vai resolver os problemas da CPU, onde após um uso severo, o power vai diminuindo, no caso do seu notebook, se não me engano, de 20W para 10W. Por isso que os clocks despencam depois de algum tempo. Vá na janela TPL do ThrottleStop e lá marque a caixinha a direita de MMIO, que é um ajuste secundário do power definido pela Dell e que, de acordo com a demanda do uso da CPU, ele sobrepõe o ajuste do power principal (MSR). Marcando essa caixinha você desativa esse ajuste secundário. Você pode ainda alterar os limites do power PL1 (power de longa duração) e do PL2 (power de curta duração) de acordo com seus interesses na relação desempenho X temperatura. Você deve, se não estiver bloqueado, fazer undervolt na CPU. O 7580 do meu irmão está com o BIOS mais atualizado e continua permitindo undervolt. Caso o seu esteja bloqueado, entre no BIOS e restaure o padrão de fábrica (FACTORY RESTORE) e tente novamente. O seu processador é ou i5-8250U ou i7-8550U, uma geração anterior ao i5 do meu irmão e, ao menos no 8550U de um Inspiron 7572 de um colega, ele é mais sensível ao undervolt que o 8265U. No do.meu irmão o undervolt é totalmente estável em -90mV para o cache e -180mV para o core (sim, valores diferentes pois nos Intel de 8a e 9a geração você tem um bom ganho diminuindo ainda mais o Core - o cache é mais sensível). Recomendo a você começar com -50mV para ambos, cache e Core, testar e, estando estável, ir diminuindo ambos em passos -5mV até descobrir o máximo de seu CPU. Após chegar ao maior undervolt estável possivel, continue baixando apenas o Core. A proporção ideal deve ficar em algo entre 1,5 a 2 para 1, respectivamente Core e cache.
- Com o Asus GPU Tweak II você vai alterar o limite de temperatura da GPU. Recomendo algo entre 75°C e 80°C.
- Com o MSI Afterburner você vai fazer undervolt da GPU e, se desejar, undervolt e overclock.
Tenho benchmarks com as temperaturas do antes e depois dos ajustes no notebook do meu irmão. Depois eu posto aqui. Impressionante o ganho de desempenho! Vira outra máquina!
 
Última edição:
Olá! Meu irmão tem um 7580 com i5-8265U e MX150 e fiquei com ele por alguns dias no início do ano para uma limpeza interna, troca da pasta térmica e formatação limpa do Windows. Eu ajustei o notebook dele e ficou fantástico. Esqueça as recomendações da primeira página. Segue o passo a passo:
- Primeiramente recomendo que você reinstale o Windows 10 do zero (fuja do Windows 11) sem se conectar à Internet durante a instalação. O motivo disto é que o melhor é instalar os drivers da Dell manualmente, na ordem correta, em vez de deixar por conta do Windows. Busque no site ou no Dell community a ordem de instalação e, antes da formatação, salve todos os drivers mais recentes em um pen-drive na ordem correta. Após a formatação (sem conectar a internet), insira o pen-drive e vá instalando driver a driver, sempre reiniciando após cada instalação. Todos os drivers instalados, conecte a Internet e atualize o Windows.
- São três programas que vai precisar:
Asus GPU Tweak II, MSI Afterburner e ThrottleStop. Pode baixar as versões.mais recentes de cada um.
- Com o ThrottleStop você vai resolver os problemas da CPU, onde após um uso severo, o power vai diminuindo, no caso do seu notebook, se não me engano, de 20W para 12W. Por isso que os clocks despencam depois de algum tempo. Vá na janela TPL do ThrottleStop e lá marque a caixinha a direita de MMIO, que é um ajuste secundário do power ajustado pela Dell e que, de acordo com a demanda do uso da CPU, ele sobrepõe o ajuste do power principal (MSR). Marcando essa caixinha você desativa esse ajuste secundário. Você pode ainda alterar os limites do power PL1 (power de longa duração) e do PL2 (power de curta duração) de acordo com seus interesses na relação desempenho X temperatura. Você deve, se não estiver bloqueado, fazer undervolt na CPU. O 7580 do meu irmão está com o BIOS mais atualizado e continua permitindo undervolt. Caso o seu esteja bloqueado, entre no BIOS e restaure o padrão de fábrica (FACTORY RESTORE) e tente novamente. O seu processador é ou i5-8250U ou i7-8550U, uma geração anterior ao i5 do meu irmão e, ao menos no 8550U de um Inspiron 7572 de um colega, ele é mais sensível ao undervolt que o 8265U. No do.meu irmão o undervolt é totalmente estável em -90mV para o cache e -180mV para o core (sim, valores diferentes pois nos Intel de 8a e 9a geração você tem um bom ganho diminuindo ainda mais o Core - o cache é mais sensível). Recomendo a você começar com -50mV para ambos, cache e Core, testar e, estando estável, ir diminuindo ambos em passos -5mV até descobrir o máximo de seu CPU. Após chegar ao maior undervolt estável possivel, continue baixando apenas o Core. A proporção ideal deve ficar em algo entre 1,5 a 2 para 1, respectivamente Core e cache.
- Com o Asus GPU Tweak II você vai alterar o limite de temperatura da GPU. Recomendo algo entre 75°C e 80°C.
- Com o MSI Afterburner você vai fazer undervolt da GPU e, se desejar, undervolt e overclock.
Tenho benchmarks com as temperaturas do antes e depois dos ajustes no notebook do meu irmão. Depois eu posto aqui. Impressionante o ganho de desempenho! Vira outra máquina!
Muito obg pela explicação , a carcaça do meu 7472 é toda metálica , acho que vale a pena adquirir uma base refrigeradora. Você acha que com a base refrigeradora eu conseguiria deixa o clock do processador em 3ghz sem problemas?
 
Muito obg pela explicação , a carcaça do meu 7472 é toda metálica , acho que vale a pena adquirir uma base refrigeradora. Você acha que com a base refrigeradora eu conseguiria deixa o clock do processador em 3ghz sem problemas?
Uma base com cooler ou mesmo um suporte simples que apenas deixe seu notebook com espaço entre sua base e o tampo da mesa ajuda, mas não faz milagres. Vai fazer com que ganhe cerca de 5ºC no headroom térmico. Vai demorar um pouco mais para a queda de desempenho ocorrer, mas vai acontecer. O que acontece nesses modelos é o que comentei acima, existem dois fatores que prejudicam o desempenho em tarefas de alta demanda do CPU ou CPU+GPU (games). O que prejudica a GPU é o limite extremamente baixo de temperatura que a dell definiu (64ºC ou 67ºC). Quando a GPU atinge esse valor sofre throttling e tem seu clock drasticamente reduzido. Isso serve para praticamente TODOS os Inspiron. Apenas esse novo 5510 (i1101) resolveu essa questão...A outra questão se refere a CPU, em tarefas de alta demanda apenas da CPU ou de ambas, CPU e GPU, seu power vai diminuindo paulatinamente (no 7580 ele inicia em 24W e desce até 10W, no seu, se não me engano, vai de 20W para 10W). Isso faz com que o desempenho em games caia bastante. Se você fizer uso do que te passei acima vai solucionar 100% dos problemas de desempenho. Se não tem familiaridade com os softwares, busque por guias no Google ou no Youtube. Existem as centenas...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muito obg pela explicação , a carcaça do meu 7472 é toda metálica , acho que vale a pena adquirir uma base refrigeradora. Você acha que com a base refrigeradora eu conseguiria deixa o clock do processador em 3ghz sem problemas?
Seguindo esses procedimentos você não vai ter que limitar clock de processador, desativar o turbo Boost, deletar Intel Dynamic Platform & Thermal Framework Driver, etc.
No 7580 eu fiz diversos testes nele após a limpeza interna e a formatação, em configurações de fábrica e com os ajustes. No 3D Mark Night Raid (benchmark mais difundido que avalia o desempenho do sistema, simulando games mais leves em DirectX 12) eu obtive um ganho de cerca de 15% em relação ao desempenho total do 7580 em configurações de fábrica. Nesse caso, em configurações de fábrica, o 7580 não teve queda de desempenho pois é um benchmark de curta duração. Melhor que o ganho de 15% é que depois dos ajustes não há queda no desempenho, mesmo jogando por horas!
Estou em primeiro lugar no ranking do Night Raid em sistemas com i5-8265U e MX150 (PHVM_BR):
Aqui a comparação dos resultados em configuração de fábrica e após os ajustes (undervolt e bloqueio do power na CPU, undervolt e overclock da GPU com aumento da temperatura limite) :
Repare principalmente na diferença da média de clock da GPU e de sua memória durante o benchmark.
 
Última edição:
Vou postar outro benchmark que fiz no inicio do ano com o 7580 do meu irmão. O potencial do 7580 com ajustes é bem grande.
Como comentei acima, o i5-8265U está com undervolt totalmente estável em -90mV no cache e -180mV no core e aumentando o limite do power de longa duração (PL1) para 35W o i5 consegue trabalhar em seu potencial máximo em tarefas multicore full load (4 núcleos trabalhando em 3,7GHz constantes). Sem o undervolt precisaria de cerca de 42-43W sustentados para manter os 3,7GHz nos 4 núcleos e é insustentável pois o sistema não consegue dissipar o calor gerado, com thermal throttling ocorrendo após poucos segundos... Com esse undervolt diminui cerca de 10W o power necessário para atingir o máximo do desempenho multicore e as temperaturas ficam em ~93ºC.
Com isso consegui um resultado fantástico no benchmark Classroom do Blender: 1273s! Isso colocaria o modesto i5-8265U logo a frente do i5-10300H do Avell C62 no ranking do Dan Ferreira:
Resultado do Blender (a última atualização mudou a forma como o benchmark mostra os resultados. Agora mostra uma pontuação, mas ainda é possivel ver o tempo de renderização expandindo o conteúdo oculto clicando nas setinhas em RAW DATA):
 
O backlit do teclado parou de funcionar. Abri o notebook e a bateria estava toda estufada... acho que pressionou algum flat do backlit e danificou.

Vou ter que comprar outra bateria no lendário chong.

Não sei se vou conseguir resolver esse problema do flat do backlit danificado. Minha mulher também causou um "pressure spot" no LCD e arranhou toda a tampa de metal... gostava muito desse notebook por ser leve e a estrutura toda metálica.
 
O backlit do teclado parou de funcionar. Abri o notebook e a bateria estava toda estufada... acho que pressionou algum flat do backlit e danificou.

Vou ter que comprar outra bateria no lendário chong.

Não sei se vou conseguir resolver esse problema do flat do backlit danificado. Minha mulher também causou um "pressure spot" no LCD e arranhou toda a tampa de metal... gostava muito desse notebook por ser leve e a estrutura toda metálica.

Opa. Você achou algum link confiável para a bateria? O meu com certeza vai estar zuado/estufado. Ela não dura nem 30 minutos e isso com pouquíssimo uso. Já vou comprar, trocar e passar pra frente. Obrigado!
 
Opa. Você achou algum link confiável para a bateria? O meu com certeza vai estar zuado/estufado. Ela não dura nem 30 minutos e isso com pouquíssimo uso. Já vou comprar, trocar e passar pra frente. Obrigado!
Se é confiável eu não sei, mas comprei aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005004336284850.html

Fui no vendedor com o menor preço e mais vendas.

As baterias vendidas no BR provavelmente são importadas do Aliexpress também, mas custam mais de R$400.
 
Vou aguardar seu feedback aqui, a minha bateria, no modo economia, não dura 1 hora. Preciso trocar.
Chegou a bateria, é idêntica a original, só não posso afirmar que é original, apesar da loja dizer que sim, mas sabe como é loja do Aliexpress.

Já instalei, chegou com 60% e está carregando, ainda não posso falar da autonomia dela.
 
Chegou a bateria, é idêntica a original, só não posso afirmar que é original, apesar da loja dizer que sim, mas sabe como é loja do Aliexpress.

Já instalei, chegou com 60% e está carregando, ainda não posso falar da autonomia dela.
opa, que bom. Fico no aguardo do seu feedback dps de utiliza-la
 
opa, que bom. Fico no aguardo do seu feedback dps de utiliza-la
Usei uma manhã toda, durou entre 4h30m e 5h, direto no visual studio code programando, compilando... acho que durou o mesmo que durava antes, o perfil de consumo no windows estava padrão, não mexi nada.
 
Olá pessoal, tudo bem? Minha última postagem aqui foi em 2020, mas estou atualizando com uma nova experiência com o 7572. Fiz o upgrade para 32GB de RAM (anteriormente usava com 16 - que é o limite apontado pelo manual técnico do notebook) e tive uma melhora substancial no uso dos softwares da Adobe. Como uso primariamente para edição de imagens, atualmente estava editando fotos com mais de 30 megapixels e algumas vezes o Camera RAW dava erro durante algumas funções. Ao reiniciar o PSD, o erro era contornado temporariamente (pois memória era liberada). Desde que instalei os 32GB, alguns meses atrás, o software estabilizou e nunca mais tive travamentos no meu fluxo de edição.

j4GzQ8q.jpg


Fora isso, continuo com a bateria original, lá de 2018, que obviamente não segura tanto, pouco mais de 1h para navegação e trabalho básico (a questão é que nunca uso o note fora da tomada, sempre conectado). Tudo estaria ótimo, porém minha tela começou a apresentar uma linha vertical esbranquiçada que é possível notar somente em imagens claras (fundo branco, como do Windows Explorer, torna bem evidente). Se o sintoma piorar muito, considero realizar a troca por outra.

Um notebook nas mesmas características do 7572 em 2023 sai muito mais caro do que aquilo que paguei em 2018, então o meu casamento com ele deve continuar por mais uns anos.
 
porém minha tela começou a apresentar uma linha vertical esbranquiçada que é possível notar somente em imagens claras
O meu está com um ponto branco próximo onde fica o relógio do Windows, mas é fácil de ignorar
 
Olá! Meu irmão tem um 7580 com i5-8265U e MX150 e fiquei com ele por alguns dias no início do ano para uma limpeza interna, troca da pasta térmica e formatação limpa do Windows. Eu ajustei o notebook dele e ficou fantástico. Esqueça as recomendações da primeira página. Segue o passo a passo:
- Primeiramente recomendo que você reinstale o Windows 10 do zero (fuja do Windows 11) sem se conectar à Internet durante a instalação. O motivo disto é que o melhor é instalar os drivers da Dell manualmente, na ordem correta, em vez de deixar por conta do Windows. Busque no site ou no Dell community a ordem de instalação e, antes da formatação, salve todos os drivers mais recentes em um pen-drive na ordem correta. Após a formatação (sem conectar a internet), insira o pen-drive e vá instalando driver a driver, sempre reiniciando após cada instalação. Todos os drivers instalados, conecte a Internet e atualize o Windows.
- São três programas que vai precisar:
Asus GPU Tweak II, MSI Afterburner e ThrottleStop. Pode baixar as versões.mais recentes de cada um.
- Com o ThrottleStop você vai resolver os problemas da CPU, onde após um uso severo, o power vai diminuindo, no caso do seu notebook, se não me engano, de 20W para 10W. Por isso que os clocks despencam depois de algum tempo. Vá na janela TPL do ThrottleStop e lá marque a caixinha a direita de MMIO, que é um ajuste secundário do power definido pela Dell e que, de acordo com a demanda do uso da CPU, ele sobrepõe o ajuste do power principal (MSR). Marcando essa caixinha você desativa esse ajuste secundário. Você pode ainda alterar os limites do power PL1 (power de longa duração) e do PL2 (power de curta duração) de acordo com seus interesses na relação desempenho X temperatura. Você deve, se não estiver bloqueado, fazer undervolt na CPU. O 7580 do meu irmão está com o BIOS mais atualizado e continua permitindo undervolt. Caso o seu esteja bloqueado, entre no BIOS e restaure o padrão de fábrica (FACTORY RESTORE) e tente novamente. O seu processador é ou i5-8250U ou i7-8550U, uma geração anterior ao i5 do meu irmão e, ao menos no 8550U de um Inspiron 7572 de um colega, ele é mais sensível ao undervolt que o 8265U. No do.meu irmão o undervolt é totalmente estável em -90mV para o cache e -180mV para o core (sim, valores diferentes pois nos Intel de 8a e 9a geração você tem um bom ganho diminuindo ainda mais o Core - o cache é mais sensível). Recomendo a você começar com -50mV para ambos, cache e Core, testar e, estando estável, ir diminuindo ambos em passos -5mV até descobrir o máximo de seu CPU. Após chegar ao maior undervolt estável possivel, continue baixando apenas o Core. A proporção ideal deve ficar em algo entre 1,5 a 2 para 1, respectivamente Core e cache.
- Com o Asus GPU Tweak II você vai alterar o limite de temperatura da GPU. Recomendo algo entre 75°C e 80°C.
- Com o MSI Afterburner você vai fazer undervolt da GPU e, se desejar, undervolt e overclock.
Tenho benchmarks com as temperaturas do antes e depois dos ajustes no notebook do meu irmão. Depois eu posto aqui. Impressionante o ganho de desempenho! Vira outra máquina!
Opa!
Já tentei fazer essas configurações que citou, e até parece melhorar um pouco o desempenho do computador, mas não significativamente.
Acabei de formatar meu computador para o W10 novamente e estou esperando a pasta térmica que comprei chegar pra troca-la, mas não sei se isso irá ter um impacto tão grande.
Meu problema é que parece que a GPU não liga nunca, independente das configurações que faço.
Contudo, não sei identificar o problema de voltagem, onde eu consigo ver qual é o valor máximo, e o mínimo que é atingido em picos de processamento?
Tento jogar um CS2 mas está complicado. FPS começa na casa dos 50, oque é até ok pra jogar, mas do nada despenca pra 20 ou menos, oque deixa impossivel.
 
Opa!
Já tentei fazer essas configurações que citou, e até parece melhorar um pouco o desempenho do computador, mas não significativamente.
Acabei de formatar meu computador para o W10 novamente e estou esperando a pasta térmica que comprei chegar pra troca-la, mas não sei se isso irá ter um impacto tão grande.
Meu problema é que parece que a GPU não liga nunca, independente das configurações que faço.
Contudo, não sei identificar o problema de voltagem, onde eu consigo ver qual é o valor máximo, e o mínimo que é atingido em picos de processamento?
Tento jogar um CS2 mas está complicado. FPS começa na casa dos 50, oque é até ok pra jogar, mas do nada despenca pra 20 ou menos, oque deixa impossivel.
Pra você ter uma base para comparação você deve rodar um mesmo teste ou game, nas mesmas condições, e acompanhando alguns dados da CPU e GPU (power, clock, percentual de uso, temperatura, etc...).
Só assim voce vai conseguir mensurar a diferença entre o ajuste original e os seus.

Para CPU você faz undervolt com Throttlestop para obter mais eficiência:
. Ou melhor desempenho com o mesmo consumo de energia e mesma temperatura.
. Ou o mesmo desempenho com menor consumo e menor temperatura.

Você pode (e deve) ainda alterar e bloquear os limites de power originais de acordo com seus objetivos.
Se me lembro bem, no 7572 com i7-8550U o power de curta duração (PL2) é 44W e o power de longa duração é 20W.
Ocorre que se a carga for alta e de longa duração ou for uma alta carga cruzada CPU + GPU (games por exemplo) esse limite de 20W vai baixando com o passar do tempo.
Se não estiver enganado (já tem tempo que não tenho contato com um 7572) esse limite pode baixar até 7 ou 8 ou 10W se a carga for pesada e longa o suficiente e, com isso, acaba com qualquer boa experiência em um uso mais pesado.
Eu gosto de bloquear os limites de power de acordo com meus objetivos para que o ajuste da Dell não atrapalhe.

Basta ir na aba TPL, desmarcar a caixinha DISABLE CONTROLS, ajustar os valores de PL1, PL2 e Turbo Time Limit de acordo com seu objetivo e com a capacidade de refrigeração do seu notebook especificamente, marcar a caixinha MMIO Lock e aplicar.
Por exemplo, o Inspiron 7572 que eu ajustei com pasta térmica original de fábrica podia sustentar os 20W indefinidamente em full load com temperatura de ~85°C.
Troquei a pasta térmica por, se não me engano, Noctua NT-H2 e para os mesmos 20W sua temperatura passou a ~75°C e ainda com sua ventoinha sem atingir a rotação máxima como ocorria com a pasta térmica original depois de mais de 2 anos.
Testando no Cinebench R23 com 25W a temperatura ficou ainda abaixo da temperatura com pasta térmica original que já tinha certamente algum nível de degradação.
Se você trocar a pasta térmica por algo de boa qualidade e fazendo um aplicação correta vai conseguir extrair consideravelmente mais desempenho tanto da CPU quanto da GPU.

Se seu uso demanda alta exigência da MX150 a primeira coisa que deve fazer, além do repaste, é alterar o limite de temperatura com o software Asus GPU Tweak III.
O limite original é de apenas 68°C e assim é impossível aproveitar o desempenho gráfico do notebook.
Assim que você abrir um game, por exemplo, essa temperatura limite da GPU será atingida e ela sofrerá estrangulamento térmico baixando seu clock para não ultrapassar os 68°C. Depois de algum tempo, pouco tempo, isso se torna totalmente instável e impossível para qualquer carga de média ou longa duração.
Eu recomendo alterar o limite para algo entre 75 e 80°C. Com um boa pasta térmica isso vai ser mais que suficiente para a GPU poder entregar todo o seu potencial.
Por último você deve fazer undervolt na GPU, também para torna-la mais eficiente. Ou seja, entregando mais desempenho, de forma estável e esquentando menos. Usando o MSI Afterburner você consegue isso.
Eu não me lembro os valores que ajustei a MX150 do 7572, mas o 7580 do meu irmão, com a MX150 de 2GB, eu deixei 5 ajustes gravados.
1- Original de fábrica
2- Baixo consumo de energia e baixa temperatura 750mV@1540MHz
3- Games (bom desempenho com boa temperatura a longo prazo)
825mV@1690MHz
4- Uso profissional (pacote Adobe)
875mV@1780MHz
5- Benchmarks (desempenho total)
975mV@1950MHz + 500MHz VRAM.

OBS: esses valores são apenas uma curiosidade pois cada GPU tem seus próprios números de estabilidade, além de que as GPUs nem são as mesmas já que o 7572 tem a MX150 com 4gb de vram.
Outra coisa, é que a capacidade de refrigeração do 7580 é maior e nele é possível ir além em termos de desempenho.

O 7580 com esse último ajuste alcançou o primeiro lugar em alguns benchmarks, por exemplo Time Spy e Night Raid.



Esse Inspiron 7572 com uma boa aplicação de pasta térmica de qualidade pode sustentar ao menos 30W sem estrangulamento térmico em tarefas multicore full load apenas na CPU.
O valor que você deve definir o limite de power de longa duração depende do que você quer em relação a demanda de CPU do tipo de trabalho que vai realizar, do que quer em relação ao equilíbrio entre temperatura/ruido da ventoinha/desempenho,...

Em cargas simultâneas pesadas CPU + GPU (games por exemplo), com undervolt bem ajustado, acredito que o PL1 ideal fique entre 12 e 20W, mais uma vez, vai depender do que funcionar melhor para você.
 
Última edição:
Opa!
Já tentei fazer essas configurações que citou, e até parece melhorar um pouco o desempenho do computador, mas não significativamente.
Acabei de formatar meu computador para o W10 novamente e estou esperando a pasta térmica que comprei chegar pra troca-la, mas não sei se isso irá ter um impacto tão grande.
Meu problema é que parece que a GPU não liga nunca, independente das configurações que faço.
Contudo, não sei identificar o problema de voltagem, onde eu consigo ver qual é o valor máximo, e o mínimo que é atingido em picos de processamento?
Tento jogar um CS2 mas está complicado. FPS começa na casa dos 50, oque é até ok pra jogar, mas do nada despenca pra 20 ou menos, oque deixa impossivel.
Se precisar de ajuda mais específica, poste prints das janelas FIVR e TPL do throttlestop para eu ver como ajustou sua CPU.
A mesma coisa para a GPU, posta um print da janela da curva tensão X clock do MSI Afterburner.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo