Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

:hmm: achei que esse trópico aqui funcionava :challenge:
 
muito bom esse tópico!
 
Boa noite, meu pc é muito velho, socket 775:forever: ainda, e quero trocar ele.
O novo vai ser:

Placa mãe z97
i5 4690
8Gb G.Skill Trident X
GTX 770 ou 760
1HD e 1 SSD
5 fans e um WC(ou não:coolface:)

Vocês poderiam me indicar uma boa fonte para essas specs?:hmm: Queria algo bem dimensionado e com uma boa qualidade.
Obs: se eu pegar uma GTX 760 TALVEZ eu faça um SLI futuramente, mas o mais provavel é que não.

Se alguém puder me ajudar, ficarei profundamente grato.
 
Galera estou de olho em um SLI mas sinceramente não sei se a minha fonte aguenta :feelbad:

As minhas specs atuais são:


4770k 3.5GH
2x4 (8GH) ram Vengeance de 1600hz
z87-gd65 gaming
780 Windforce revisão 2.0 com 1008hz de clock base.
Fonte 750W XFX
H100i (os fans são de 120mm)
e outros 2 fans de 80mm do gabinete/mobo
SSD kingston 120GH v300
HD 1tera da WD


Ai minha dúvida é se aguenta a seguinte placa para um sli:
:megusta:
http://www.zotac.com/products/graphics-cards/geforce-700-series/gtx-780/product/gtx-780/detail/geforce-gtx-780-amp-edition.html

para um futuro update junto a mais 2 sticks de 4GH cada.

Segue foto do PC atualmente:
http://upload.crazzy.com.br/show-image.php?id=800a05ae876ce6127ef47cd001cce401

 
Última edição:
Galera estou de olho em um SLI mas sinceramente não sei se a minha fonte aguenta :feelbad:

As minhas specs atuais são:


4770k 3.5GH
2x4 (8GH) ram Vengeance de 1600hz
z87-gd65 gaming
780 Windforce revisão 2.0 com 1008hz de clock base.
Fonte 750W XFX
H100i (os fans são de 120mm)
e outros 2 fans de 80mm do gabinete/mobo
SSD kingston 120GH v300
HD 1tera da WD


Ai minha dúvida é se aguenta a seguinte placa para um sli:
:megusta:
http://www.zotac.com/products/graphics-cards/geforce-700-series/gtx-780/product/gtx-780/detail/geforce-gtx-780-amp-edition.html

para um futuro update junto a mais 2 sticks de 4GH cada.

Segue foto do PC atualmente:
http://upload.crazzy.com.br/show-image.php?id=800a05ae876ce6127ef47cd001cce401


Fique tranquilo que a sua fonte aguenta um sli de 780 sem problemas.

Você chegou a usar a calculadora online para demanda de energia?
 
Fique tranquilo que a sua fonte aguenta um sli de 780 sem problemas.

Você chegou a usar a calculadora online para demanda de energia?

Usei mas sabe como é, apesar de entender inglês bem que foi a ferramenta que usei, não sei se avaliei da forma correta :haha:, pois não tinha feito até então tal cálculo ela mediu 730 full load.

Mas sabe né, é sempre bom ter uma confirmação do que se faz ainda mais quando se envolve gastar mais 1,7k hahaha.
 
Primeiramente quero agradecer ao autor do tópico, está sendo muito esclarecedor.

Uma dúvida que tenho é: Em fontes com PFC ativo você deve colocar capacitor aging ou não? (Ao utilizar essa ferramenta: http://extreme.outervision.com/PSUEngine).

Alguns dizem que sim, outros dizem que não... Enfim, acho que é a última dúvida que me resta. :haha:
 
Primeiramente quero agradecer ao autor do tópico, está sendo muito esclarecedor.

Uma dúvida que tenho é: Em fontes com PFC ativo você deve colocar capacitor aging ou não? (Ao utilizar essa ferramenta: http://extreme.outervision.com/PSUEngine).

Alguns dizem que sim, outros dizem que não... Enfim, acho que é a última dúvida que me resta. :haha:
Eu não uso e não aconselho usar...
O PFC ativo deixa a retificação tão maios suave, sem sobrecarregar a tarefa dos capacitores de entrada que nem vale a pena usar essa margem dai não..
 
Eu não uso e não aconselho usar...
O PFC ativo deixa a retificação tão maios suave, sem sobrecarregar a tarefa dos capacitores de entrada que nem vale a pena usar essa margem dai não..

Desde que tomei conhecimento das informações postadas aqui não usei mais essas calculadoras (cada uma dá um resultado diferente). Foi por acaso que lembrei dessa margem e fiquei um pouco receoso com os cálculos que estava fazendo.

:bat: Obrigado pela resposta.
 
Ótimo tópico, mas tenho uma dúvida: minha Corsair CX430 (versão 32A na linha +12V) consegue segurar o PC da assinatura tranquilo? Pergunto pois quando faço alguns benchmarks aqui a tensão da linha 12V chega cair para 11.5V (o que está bem próximo da tolerância máxima do padrão ATX) e com o PC paradão a tensão fica em 11.9V (logo quando troquei de configuração notei que ficava 12.000V liso mas agora está tendo quedas.

OBS: a configuração é temporária, pretendo trocar a VGA e fonte. O processador vai sofrer overclock ainda esse mês quando meu WC chegar e a VGA tem um overclock bem leve.

Abraços!
 
Galera, me tirem uma dúvida. Dá para confiar nessas calculadoras online de demanda de energia? Pergunto isso porque fiz em duas (as primeiras que apareceram no google) e não consigo engolir o resultado.

A config que testei foi i7 4790k (imaginando um OC de até 4,6GHz), 32GB de ram (4 pentes de 8GB ddr3), dois SSD em SLI (250GB), mais 3 HDDs 7200 SATA 3, mais duas GTX 980 Ti em Sli (prevendo o máximo que poderia chegar, que é cerca de 1400mhz), além de fans, teclado, mouse etc.

O resultado foi de quase 1200w o__O!

Aí eu lembro de um vídeo recente do Linus Tech Tips, onde ele montou 7 PCs em um Case, com dois processadores Xeon de 18 cores (32 cores e 72 threads), trocentos Giga de ram (não lembro agora, mas acho que tinha 64GB para cada processador), sete (isso mesmo, sete!) R9 nano e tudo mais que é preciso em um computador. Enfim, e esse monstro, com todos os sete pcs rodando crisis 3, não chegou a 1500w no medidor que ele utilizou. Como essa configuração que fiz pode se aproximar de 1200w?!

Bem, é isso. Quero apenas saber isso direito porque uma 980 ti eu já sei que vai ter. E pode ser que consiga a segunda também. E não quero gastar uma grana desnecessária (mais do que já gastei) em uma PSU que sera overkill.
 
Bom dia.

Gostaria de ver com voces o seguinte.

Meu pc tem um pentium dual core 2 gb de ram uma mb simples e um hd de 320

quero colocar uma r7 370 strix

sera que uma fonte de 430 da evga 80 plus aguenta?

obrigrado
 
Deve segurar sem nenhum problema. Essa placa de vídeo apresenta uma demanda de pico menor que 150 Watts..
 
Galera, me tirem uma dúvida. Dá para confiar nessas calculadoras online de demanda de energia? Pergunto isso porque fiz em duas (as primeiras que apareceram no google) e não consigo engolir o resultado.

A config que testei foi i7 4790k (imaginando um OC de até 4,6GHz), 32GB de ram (4 pentes de 8GB ddr3), dois SSD em SLI (250GB), mais 3 HDDs 7200 SATA 3, mais duas GTX 980 Ti em Sli (prevendo o máximo que poderia chegar, que é cerca de 1400mhz), além de fans, teclado, mouse etc.

O resultado foi de quase 1200w o__O!

Aí eu lembro de um vídeo recente do Linus Tech Tips, onde ele montou 7 PCs em um Case, com dois processadores Xeon de 18 cores (32 cores e 72 threads), trocentos Giga de ram (não lembro agora, mas acho que tinha 64GB para cada processador), sete (isso mesmo, sete!) R9 nano e tudo mais que é preciso em um computador. Enfim, e esse monstro, com todos os sete pcs rodando crisis 3, não chegou a 1500w no medidor que ele utilizou. Como essa configuração que fiz pode se aproximar de 1200w?!

Bem, é isso. Quero apenas saber isso direito porque uma 980 ti eu já sei que vai ter. E pode ser que consiga a segunda também. E não quero gastar uma grana desnecessária (mais do que já gastei) em uma PSU que sera overkill.

Não sei oq você fez ai, mas aqui calculo uns 700W
 
Não sei oq você fez ai, mas aqui calculo uns 700W


Eu lembro que chutei com bastante OC tanto para CPU quanto para VGA.
Qual essa calculadora que você utilizou?

Abs.
 
Deve segurar sem nenhum problema. Essa placa de vídeo apresenta uma demanda de pico menor que 150 Watts..

Uma dúvida que tirei em outro fórum, eu gostaria de mais uma opinião.

Uma C3Tech PSH 750v daria conta de uma R9 290 stock? Sobre a questão da amperagem, considerando a energia que a placa já recebe do slot pci-e, somente as conexões 8 pinos dariam conta de alimentar a placa? Se não for o bastante, se eu usar uma conexão 8 pinos do chicote principal da fonte, e outra conexão 8 pinos derivada dos conectores molex, seria uma opção viável? No momento comprar outra fonte não faz parte da equação, eu não considerei essa possibilidade antes de comprar a placa.
 
Uma dúvida que tirei em outro fórum, eu gostaria de mais uma opinião.

Uma C3Tech PSH 750v daria conta de uma R9 290 stock? Sobre a questão da amperagem, considerando a energia que a placa já recebe do slot pci-e, somente as conexões 8 pinos dariam conta de alimentar a placa? Se não for o bastante, se eu usar uma conexão 8 pinos do chicote principal da fonte, e outra conexão 8 pinos derivada dos conectores molex, seria uma opção viável? No momento comprar outra fonte não faz parte da equação, eu não considerei essa possibilidade antes de comprar a placa.
Não, melhor usar a vga ja que n da pra trocar a fonte
 
Não, melhor usar a vga ja que n da pra trocar a fonte

Não entendi muito bem, minha fonte é uma C3Tech PSH 750v de 750w reais, potência ela tem de sobra mas a questão é sobre a amperagem das linhas de 12v, a fonte tem 4 linhas de 12v com 18 amperes cada. Por padrão a placa já estaria usando duas dessas linhas, que é a 12v3 (alimentação da placa mãe pelo slot pci-e) e a 12v2 que é a alimentação pela conexão do cabo pci-e, somando ai teríamos 36 amperes nessas duas linhas de voltagem, só quero saber se o que estou dizendo esta correto e a placa pode ser utilizada junto com minha fonte atual. Outra alternativa seria adicionar outra linha 12v de 18 amperes conectando o adaptador molex/pci-e na placa, quero saber se isso é válido de fato.
 
No pico do pico do pico essa placa de vídeo pede 300 Watts que divididos por 12 Volts resulta numa demanda de pico da ordem de 300/12 = 25 Amperes, bem menor que aqueles 36 Amperes por ti citados. Desse modo sim aguenta numa boa...
Veja ai: https://www.techpowerup.com/reviews/Sapphire/R9_290_Vapor-X/23.html

Mas lfaller, faz sentido a maneira como coloquei as coisas? Você acha que somente pela amperagem do próprio slot pci-e somado a dos conectores pci-e já seria suficiente para essa placa?

Eu entendo que o slot pci-e tem capacidade para fornecer 75W, e cada conexão pci-e 8 pinos teria disponível 150W, desse modo ela estaria com energia suficiente. Mas a conexão pci-e dispõe de 18A que multipicados resultariam em apenas 216W, isso significa que dos dois cabos pci-e 8 pinos eu terei somente os 216W?
 
Mas lfaller, faz sentido a maneira como coloquei as coisas? Você acha que somente pela amperagem do próprio slot pci-e somado a dos conectores pci-e já seria suficiente para essa placa?

Eu entendo que o slot pci-e tem capacidade para fornecer 75W, e cada conexão pci-e 8 pinos teria disponível 150W, desse modo ela estaria com energia suficiente. Mas a conexão pci-e dispõe de 18A que multipicados resultariam em apenas 216W, isso significa que dos dois cabos pci-e 8 pinos eu terei somente os 216W?
se o faller disse, pode ficar tranquilo. So achei estranho ele n insistir em trocar a fonte kkk
 
se o faller disse, pode ficar tranquilo. So achei estranho ele n insistir em trocar a fonte kkk

A fonte é top apesar de antiga, tem proteções que muitos bons modelos atuais não tem, mas tem essa característica de projeto dividindo em 4 a linha de 12v. E tem também a disponibilidade financeira que no momento esta nula hehe
 
Comprei uma EVGA 500w,que consta na caixa modelo para USA... ia pegar ua EVGA 430 ou Corsair CX 430, pra um sistema simples, porém resolvi mudar a configuração pra uma mais "parruda' e como a diferença de valores era pouca pra fonte de 500w fui nela...estou na duvida se a EVGA 500w vai segurar a seguinte configuração:

FX-8320E com over pra uns 3.7Ghz +/-
GA-970 Gaming
2x 4Gb DDR3 1800mhz
1x SSD 120Gb
1x HDD 500Gb
1x Drive DVD
6x Fan 120mm
GTX960 ou R9 380

Em todo caso, até enviei um e-mail pra loja onde adquiri a fonte se eu poderia devolvê-la, mesmo já passado os 7 dias pra troca por arrependimento. Em todo caso, estava olhando as seguintes fonte:

be quiet! PurePower 600w

Corsair CX 600w

Corsair CX 550M

Thermaltake Smart Series 700w

XFX 600w XT
 
Última edição:
boa tarde urgente tenho apenas 20 minutos
uma CS450m segura uma GTX 1060
2x SSD Samsung 240Gb
1X Wd Blue 1 Tb
p7p55d deluxe
i7 880
2x4gb Memoria Corsair
Cooler Cpu algum da corsair

O que voces acham?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo