Depoimento de um usuário de Maconha

oJornalista

Banido
Banido
Boa Tarde Senhores,

Antes de mais nada, gostaria de pedir a GENTILEZA de termos um debate RACIONAL e sem preconceitos acerca do assunto.
Estou postando nessa seção por estar cônscio de que aqui não haverão adolescentes arrogantes sem argumentos ou embasamentos. Enfim...

Tenho 28 anos, dos quais 8 deles sou usuário da Cannabis Sativa. Droga popularmente conhecida como Maconha.
Sou solteiro e tenho uma filha com a idade do tempo que uso a erva.
Quando era mais jovem, lá pelos meus 14~15 anos de idade, sabia que meu irmão fumava com seus amigos. Algumas vezes aqui em casa mesmo.

Tinha muito preconceito para com a erva sem mesmo saber o motivo. Na verdade, eu culpava o cheiro que achava desagradável. Não entendia o porquê odiava tanto. Não podia ser somente pelo cheiro. Talvez o tanto que as pessoas falavam, acabei acreditando em tudo e por fim acabei criando um certo preconceito.

Quando estava com 19 para 20 anos, estava passando por uma situação complicada no meu relacionamento com a mãe da minha filha que já estava para nascer.

Frequentava a casa de um colega que na frente era um bar e atrás, sua antiga residência. Dávamos festas com churrasco, bebidas de graça e muita, muita droga. Das quais Maconha e Cocaína imperavam.

Certo dia tive a curiosidade de experimentar maconha (Nos meus 16 anos, tinha experimentado cocaína, mas maconha, nunca). Achei aquilo o máximo. O ápice da alegria. O apogeu do relaxamento. Vi, na maconha, uma válvula de escape para os problemas cotidianos. Tinha um problema? Era só fumar um beck e pronto! Tudo estava mais tranquilo, conseguia pensar com mais calma.

No começo fumava muito pouco. Não conseguia dar mais do que 6 pegas no baseado que não aguentava a brisa.
Fumava apenas nos finais de semana que ia pra casa desse meu colega (ou seja, todos os fins de semana) até que a quantidade que estava fumando já não era suficiente. Já não e dava mais aquele 'barato' do começo. Então, comecei a fumar em quantidades maiores.
Naquela época, não conseguia bolar (fazer o cigarro), então não tinha como fumar muito mais do que um baseado com um colega.

Coloquei na minha cabeça que deveria aprender a bolar sozinho, para então poder fumar sozinho a quantidade que eu quisesse. E assim aconteceu...
Depois disso, comecei a comprar 50g por mês (que dá R$ 150,00 - maconha de 'qualidade') e a fumar todas essas 50g.
Meu pai faleceu, meu irmão mais velho (não o que fumava) acabou saindo de casa, minha mãe foi morar em outra cidade e deixou eu e meu irmão (o que fuma) morando aqui, sozinhos.

Fizemos do nosso apartamento, a Babilônia. Fumávamos MUITA maconha. Coisa de 4~5 baseados POR DIA da semana e nos finais de semana cerca de 8~10 POR DIA.
Percebi então que estava há muito tempo viciado. E um viciado crônico. Não de chegar ao ponto de roubar, pois creio eu que a maconha não te deixa na paranoia de char a esse ponto.

Eu era uma pessoa que, depois que comecei a fumar, defendia a legalização da droga com unhas e dentes. Argumentando sempre à favor e com provas científicas. Mas na maioria das vezes, médicas e não recreativas.

A maconha me ajudou MUITO a crescer. Eu era uma pessoa fechada, reservada e que tinha uma visão muito limitada de tudo.
Estou tentando parar, mas é muito difícil. Consegui, com muita força de vontade e consciência, dar uma diminuída radical.
Agora, fumo 1 baseado por semana. Trabalho de manhã e a tarde, de noite vou para a faculdade e quando volto, dou dois, três pegas, briso um pouco na internet, jogos ou em algo na tv e vou dormir.
Fins de semana, fumo só um e de noite.

Minha conclusão: Se você não fuma, mas tem vontade de experimentar. NÃO EXPERIMENTE. Por mais que você diga "Eu sei a hora de parar", você estará mentindo para você mesmo. Pois um vício não é nada fácil de largar. E eu sou a prova viva disso.
O tempo dela me ajudar já foi. Ela já abriu minha mente e agora está me prejudicando.
Quando não tenho um beck pra fumar, fico muito nervoso. Não ao ponto de sair quebrando tudo. Mas de dar coices em pessoas queridas.

Sem contar o gasto não só com a maconha em si, mas também com 'laricas'. O uso da erva vem acompanhado de um rombo no estômago, que te dá vontade de comer tudo -no meu caso, doces.
Até nisso ela me prejudicou: Estou com um dente cariado que terá que ser arrancado. Meu dentista me disse: "Em pleno século XXI ter que arrancar um dente com tantas opções para a higiene bucal".
Não que eu não fazia a higiene. Pelo contrário, fazia até muito bem. Mas o problema era o excesso de açúcar.

Bom, espero um dia largar dessa merdda de uma vez por todas. Pode soar meio estranho, mas tenho consciência de que devo parar de uma vez por todas para focar definitivamente e somente na minha carreira. Pois na sala de aula, mesmo reduzindo o uso, ainda fico um pouco desconcentrado, meio avoado. E isso não está sendo bom, vez que, ganho um salário-miséria que só da pra pagar a faculdade, pagar a condução e pensão alimentícia.

Portanto pessoal, antes de querer se aventurar na 'brisa' da maconha, em ser 'descolado' e 'cool', pensem que seu uso recreativo agora, pode se tornar um vício crônico amanhã.

Por esse motivo, pode ser egoísta e limitado para uns, mas hoje não sou mais à favor da legalização da maconha. Pois, por experiência de vida, afirmo que ela não é uma 'erva natural que não faz mal à ninguém'.

Abraços e mais uma vez peço: Sem julgamentos e preconceitos. Vamos tentar debater esse assunto seríssimo que está em pauta, inclusive no Congresso Nacional.
 
Última edição:
Acho isso relativo, grande parte dos usuários viciados em drogas vem de famílias que sofreram grandes perdas na família, ou que possuam uma família desestruturada.
É sabido que tudo em excesso causa danos, QUALQUER COISA. Ex: Chocolate, sexo, video game, cocaina, crack....

Tudo depende da disciplina individual e creio que a escolha de usar uma substancia dessas cabe a própria pessoa decidir oque é certo ou errado.
Eu fumo as vezes, com os amigos, pra dar um risada, etc. Assim como muitos fazem com o álcool eu uso a maconha como uma droga recreativa social, e não me causa nenhum dano porque a utilizo com responsabilidade e moderação.
A maconha está sendo legalizada em várias partes do mundo, inclusive nos EUA um dos países mais conservadores do mundo quanto aos ''bons costumes das famílias'', assim como foi comprovado sua qualidade medicinal por várias associações farmacêuticas do mundo. Mas como disse antes, tudo exige uma responsabilidade individual, porque nenhuma droga é brincadeira e se abusar vai sofrer as consequências, nao só voce, mas também sua familia.

Assim como o Álcool a maconha é uma droga de baixos danos quando usada moderadamente...
No Brasil, principalmente as prensadas possuem elementos ''estranhos'' dentro de sua fabricação devido a baixa qualidade e preço, podendo fazer mal para a pessoa que fuma.
Se a droga fosse legalizada e fosse concedido pelo governo uma campanha educacional de qualidade, controlar os meios de venda e produção alem de enfraquecer o trafico a qualidade dos produtos iriam aumentar excepcionalmente, que seria um upgrade na saúde muito grande das pessoas que nao tem dinheiro pra comprar as drogas de qualidade atualmente.
 
Última edição:
Interessante o depoimento dele, reconheceu que é um viciado (o que muitos defendem com unhas e dentes que não são) e pôde provar que a maconha realmente é uma praga como qualquer outro vício
 
Isso depende muito da cabeça de cada pessoa, nunca fumei e nem tenho curiosidade. Pra mim a maconha hoje representa o que o cigarro representou na década de 60, ou seja, quem fumava cigarros naquela época era macho, sinônimo de status, glamour, etc. E hoje a maioria cai no vício da marijuana pra ser diferente ou "descolado/cool" como você comentou, é uma moda que vicia que talvez daqui a 40 ou 50 anos seja reprimida, assim como estão fazendo com o cigarro.
Mesmo assim sou a favor da legalização, mais pelo fato da pessoa poder plantar dentro de casa e deixar de comprar do tráfico.
 
Eu acho que o problema, como os colegas a cima colocaram, não está em reduzir o tráfico ao legalizar a maconha. Mas é um aval para o acesso a outras drogas. A pessoa começa com a maconha, pois é legalizado, então ela experimenta. Mas entra a questão social como o colega a cima disse, a pessoa quer ser descolada/cool, e pra isso vai atrás da que não é legalizada.

Como farmacêutico, reconheço que existem inúmeros estudos apontando possíveis benefícios para tratamento de doenças através de algumas drogas ilícitas. No entanto, sou totalmente contra a legalização de qualquer droga desta classe, inclusive sou contra o álcool e o tabaco legalizados.

Na década de 60 estudava-se muito sobre efeitos psicodélicos. Os estudos eram extremamente promissores sobre o aumento da capacidade cognitiva, mas o governo dos EUA na época mandou proibir tudo. Tirando a questão política que envolve a proibição, mesmo não havendo malefícios de diversas drogas alucinógenas, também sou contra a legalização delas. O fator crucial, é a população não estar preparada para lidar com esse tipo de substância. E não só os alucinógenos, mas todas as outras drogas hoje tidas como ilícitas e até o próprio álcool e tabaco. Nem com medicamentos a população sabe lidar, tanto que intoxicação por medicamentos ocupa o topo das estatísticas de intoxicação no país.
Oras, se o povo não sabe nem usar o que está legalizado, quem dirá o que é ilegal.
 
Eu acho que quando a pessoa tem um tendência se viciar ela vai se viciar nem que seja em compras pela internet. Só que existem coisas que tem uma capacidade de causa dependência o que no caso da Cannabis é muito controversa. :poker:

Acredito que a legalização deveria ser algo sim a ser estudada por ter um ponto importante na questão de segurança pública. Se for não for bom para a segurança que não legalizem, agora tem que colocar em a questão de se despreocupar com ela e passar a focar mais em outras drogar como o crack. :hmm:

Agora, o que vejo de discussão inútil de pessoas que não gostam da droga não é brincadeira. O ponto a ser discutido é sobre a segurança pública(e entra a saúde também), no resto, usa quem quiser. :camilo:
 
Cara, acredito que vc deu MUITA "sorte" de nao ir para uma droga mais pesada quando o "barato" nao estava mais tao alto.

É EXATAMENTE neste ponto que essa maldita droga mostra o pior lado, ela é a porta para todas as outras.
 
Logo que eu me formei em Direito eu fui aprovado para o concurso de Delegado de Polícia Civil, função que exerci por 8 anos. Em minha curta experiência policial eu constatei duas verdades sobre as drogas ilícitas e seus usuários:

1) o consumo estimula e sustenta o tráfico;

2) as drogas são realmente uma droga.

Todo viciado de drogas ilícitas é, mesmo sem saber, sócio de traficante. Ainda que o álcool e o tabaco não sejam menos prejudiciais do que a maconha, sendo drogas socialmente aceitas e cuja comercialização é efetuada debaixo de pesada carga tributária, inegável que em uma sociedade competitiva o uso crônico de maconha afeta a produtividade do indivíduo.

Quem é rico e não precisa trabalhar, quem vive de renda de aluguéis e quem se contenta com pouco pode ficar chapado o dia todo. Quem precisa trabalhar para viver e pagar as contas no fim do mês invariavelmente ficará sub-empregado ou desempregado caso passe a consumir maconha ou álcool em excesso.

Na Jamaica o indivíduo consome maconha como um ritual religioso, acontece que na Jamaica o sujeito tendo uma casinha de palha e um abacaxi ou melancia para comer durante o dia ele está feliz, para ele isto basta, então ele pode fumar maconha o dia todo e ficar estirado na areia da praia, o movimento Rastafari permite isso.

Aqui no Brasil, uma sociedade capitalista altamente competitiva, ficar "doidão" o dia todo pode ser uma alternativa para quem não tem familia, mulher e filhos, caso contrário tal ato se reveste de uma irresponsabilidade extrema.

Nem menciono o aumento da criminalidade provocado pelo vício das drogas. Amanhã cedo, segunda-feira, é quando acontece muitos assaltos por que os viciados que ficam devendo aos traficantes a trouxinha de maconha, sacolé de cocaína ou pedra de crack consumidos no final de semana precisam pagar a dívida, senão podem ir pra vala.

Drogas e drogados se completam. Claro está que algumas drogas são bem mais prejudiciais do que outras, maconha e álcool ingeridos de forma moderada são bem menos perigosos do que heroína ou crack ingeridos na mesma proporção, acontece que invariavelmente o drogado tal como o alcoólatra irá aumentar suas doses por conta da tolerância, e esse aumento do consumo diário ocasiona não raras vezes a overdose no que se refere às drogas químicas, sendo a overdose do álcool o coma alcoólico que pode ser fatal.

Consumir drogas é detonar o corpo. Cigarro de maconha não tem nicotina mas também não tem filtro. Alguns poucos anos e até mesmo meses de consumo de determinadas substâncias como o álcool ou o crack podem acabar com a saúde do viciado. Estudos recentes comprovam que o consumo de maconha por mais de 15 anos ininterruptos provoca graves problemas no coração, além de dificuldade de concentração e de raciocínio lógico.

Ninguém - ou muito poucos - são viciados em estudos ou no trabalho. Todo mundo quer se dar bem com pouco esforço e aqueles que não conseguem tal intento buscarão nas drogas, lícitas ou ilícitas, uma válvula de escape para suas frustrações pessoais ou profissionais.

Não importa a idade do viciado, abandonar as drogas e encarar a vida de frente, juntamente com todos os problemas, é certamente o primeiro passo para alcançar a saúde ou o sucesso profissional.

Tudo bem que na Califórnia USA médicos receitam o uso de maconha para diminuir efeitos da quimioterapia nos tratamentos de câncer - náuseas - ou para diminuir a pressão do globo ocular no tratamento de glaucoma, mas são casos isolados e especiais onde o risco de consumir drogas se justifica, onde a maconha é comprada em clínicas do Estado através de receita médica. A exceção não pode justificar a regra do consumo de maconha por recreação ou vício.

Maconheiros em geral são pessoas inofensivas quando não cometem crimes para adquirir a droga e quando sob o efeito de maconha não ofendem ninguém. Se compram a droga com o dinheiro do trabalho ou da renda pessoal de cada um deles, menos mal. Acontece que é como eu disse no início: se é rico e ficar chapado não vai trazer problemas, a única pessoa que será prejudicada será o próprio usuário. Entretanto, se o viciado tem mulher e filhos, ele não somente estará se prejudicando, como também estará prejudicando sua própria família.

A droga é uma droga! Vamos ficar viciados em estudar, em trabalhar e em praticar esportes. :joia:
 
Ficar chapado o dia inteiro já o mesmo problema do alcoolismo...Como eu já disse, a maconha é ruim igual o cigarro e álcool, porque tudo em excesso faz muito mal a saúde.
A pessoa fica mais perigosa ao ponto de agredir ou fazer ***** quando bêbado do que quando chapado de maconha. Quem fica chapado o dia inteiro ou bêbado tem sérios problemas de saúde e isso já pode ser considerado doença e vai prejudicar em todos os sentidos a vida desse indivíduo...Maconha vicia quanto a seu hábito, não é algo que causa dependência tao forte como drogas mais pesada ou mesmo o cigarro com crises de abstinências. Parar de fumar maconha é algo bem mais simples do que resistir a nicotina! Mas isso depende de cada pessoa como disse antes e sua responsabilidade quanto as drogas, sejam elas legais ou ilegais.


As mesmas pessoas que tem mente fraca e usam a maconha pelo glamour como citaram alguns indivíduos acima são exatamente os mentes fracas que podem usar essa droga como ponte pra substancia mais pesadas.
Tudo na vida depende exclusivamente de sua educação e responsabilidade, sem esses 2 pontos suas chances de fazer porcaria aumentar 10000000%.
 
Última edição:
é... eu acho que vai mais da cabeça, quando vc cria uma "âncora" pra usar a droga, como vc teve, fica fácil cair na tentação
 
Não entendi uma coisa: Esse depoimento é seu ou de outra pessoa?

Bom, tenho um familiar muito próximo que usa maconha a uns 20 anos.
Hoje ele tem 35 anos e tem uma filha de 13.

Fatos:
- A maconha é apenas um caminho para drogas mais fortes. O princípio é básico: Se vc experimentou maconha sabendo que é uma droga, o que lhe impende de experimentar cocaína, LSD, crack, etc ... Meu familiar experimentou, ficou louco e viu a merd@ que ia dar e resolveu ficar só na maconha, "felizmente".

- Maconha, como alcool e cigarro, vicia. E como qualquer vício (cigarro, alcool, jogos, comida) pode destruir uma pessoa ou uma família inteira.

- Esse papo de que maconha não faz mal é besteira. Faz mal sim! E veja bem, não estou falando do uso medicinal na erva, estou falando como maconheiro usa. O consumo contínuo causa danos cerebrais (piora na memória, atenção, aprendizado, concentração). E aqui posso dar o testemunho que estes danos são reais. São coisas que você percebe no cotidiano apenas.

- O uso financia e estimula o tráfico. E aqui vale falar que a legalização não vai acabar com o tráfico, ou alguém acha que traficante vive só de maconha? Traficante financia crime, fornece armas, cocaína, crack.

- O que ele vai dizer pra filha dele quando ela entender q ele não fuma cigarro normal? O que ele vai poder fazer se aos 15 ela resolver fumar maconha?

- Fumar pra "esquecer problemas cotidianos" é colocar na maconha a solução de uma problema que não irá embora. A vida não é fácil pra ninguém. Eu mesmo já estive num buraco (depressão grave) e consegui sair. Procurei ajuda (psicólogo) e saí. Procurar a droga não vai ajudar nada e vai causar outros problemas.

Eu felizmente nunca tive sequer curiosidade de experimentar (e não faltou oportunidade). Tenho ódio de cigarro (minha mão fuma pra baralho e acho extremamente anti-social pois não fico perto de ninguém que fuma).

É uma droga. Pra mim não existe justificativa lógica para o uso, assim como cigarro e alcool.

Quer uma discussão RACIONAL, PRIMEIRO diga não às drogas!

DROGAS.JPG
 
Última edição:
Muito bom o debate, os relatos são uma fonte enriquecedora de informação e a prova de que cada pessoa é singular e reage de forma diferente às drogas.

Já relatei minha experiência em outros tópicos por aqui, mas vamos lá de novo.

Comecei aos 15~16 e hoje estou com quase 33. Nesse período nunca fiquei mais de 1 ano sem fumar. Minhas pausas sempre foram controladas e conscientes. Não tenho problema em parar a qualquer tempo em que quiser, e foram várias pausas de meses durante esses 18 anos.
Ano passado iniciei uma pausa que julguei ser definitiva. Por que voltei? Porque ao parar, estava em um estado de ansiedade muito grande e estava relacionando isso com o uso da maconha. Com a pausa, percebi que a causa da ansiedade estava ligada ao sedentarismo e sono irregular, e ao tomar providências quanto a esses problemas, voltei com o uso moderado e não me sinto mais letárgico e ansioso como antes. Hoje é raro eu fumar durante os dias de semana, encaro como uma atividade recreativa exclusiva para os momentos de ócio total.
Poderia estar estudando para outro concurso nesse tempo ocioso? Sim. Mas não sou uma pessoa ambiciosa e hoje estou em um emprego público que me paga o suficiente para uma boa pensão para minha filha e uma vida sem grandes luxos mas também sem grandes sobressaltos. Isso já é da minha personalidade e não tem relação alguma com o uso da maconha. Muitas pessoas que trabalham comigo falam "olha, você é muito inteligente, deveria fazer uma faculdade, tentar os tribunais federais para ganhar o dobro, está desperdiçando talento". Não cogito. Não me atrai. Tudo o que eu quero é conseguir transferência para minha cidadezinha e lá ficar até o fim dos meus dias, perto da minha filha e vivendo uma vida tranquila. Quem me conhece de verdade sabe que isso não é síndrome da amotivação de maconheiro e sim uma diretriz de vida: viver devagar, aproveitando cada momento com minha filha e com meus próximos, sem abrir mão das minhas paixões (a saber, música, literatura e games). Tenho plena consciência de que se fosse mais disciplinado, hoje estaria ganhando o triplo do que ganho. Mas a troco de quê? Não me arrependo de nada do que fiz na minha vida e não vejo sentido em acumular posses e status.

Voltando às drogas, como disse no começo, é perigoso fazer qualquer afirmação taxativa, mesmo com a maconha, droga sabidamente de menor potencial de adição. Eu NUNCA recomendo o uso para outras pessoas. Tenho consciência de que eu sou um caso à parte, sempre fui muito rigoroso comigo mesmo no que diz respeito aos vícios, e olha que já usei de tudo, menos heroína e ecstasy. Tive uma fase no final da adolescência em que cheirei montanhas, mas quando começou a ficar pesado, abandonei. Me lembro que não foi fácil, estava condicionado ao meu comportamento social, sair, cheirar, beber e ficar de ideia com o pessoal. Levei um tempo para me readaptar, mas não precisei de ajuda.
Mais uma vez, sou uma exceção. Não bebo desde novembro (nunca fui muito chegado em álcool). Parei de fumar cigarros há 1 ano, depois de 18 de tabagismo. Estou há quase 1 mês sem refrigerante, só na água. Parei com o LSD depois de uma experiência ruim em junho do ano passado.
Nesse momento tenho um primo, que é como um irmão, internado há 6 meses em uma clínica. É muito degradante, é triste ver uma pessoa querida perder para a droga, não conseguir se controlar a ponto de chegar para a família e dizer "me interna, não dou conta". Ele tem 2 filhos e a família está apoiando e sofrendo junto. Um outro amigo se suicidou há 3 anos, se viciou de uma tal forma em crack que nos seus últimos dias já estava completamente dissociado da realidade, se dizia um demônio e que estavam lhe crescendo chifres e rabo. Deixou 2 filhos. Fora tantos outros colegas e conhecidos que começaram na mesma época que eu e ainda estão batendo cabeça na vida.

Voltando à maconha, ninguém pode negar que seu uso diário afeta a capacidade de concentração, a memória de curto prazo, a motivação e ainda pode ser o gatilho para diversos transtornos psicológicos. Usar qualquer tipo de substância psicoativa antes dos 20 anos, quando o cérebro ainda não está completamente formado (alguns estudos dizem que o córtex pré-frontal só atinge a maturidade aos 25) é uma irresponsabilidade. Eu não vou gostar se minha filha decidir a fumar maconha em sua vida adulta, mas vou respeitar. Sou da opinião de que um adulto deve ter a liberdade de escolha entre usar ou não algumas drogas de menor potencial aditivo, como maconha e LSD. Com heroína, MDMA e derivados de cocaína não tem conversa, são drogas destruidoras de vidas e não há como extrair qualquer experiência positiva com substâncias tão agressivas.

Sobre a descriminalização, o ponto a que ninguém se atenta é tirar o usuário de maconha do contato com criminosos. Essa é questão. O usuário é perseguido e não raras vezes agredido pela polícia e para conseguir sua maconha tem que entrar em contato com o crime. Olhe a dualidade, ele tem problemas com dois extremos para conseguir sua maconha. Resumidamente, somente o usuário se fode. A polícia civil de SP é muito corrupta, as DISE's e DENARC que o digam, e não combatem o tráfico de forma eficiente. A PM, em especial a Força Tática, só sabe esculachar. Sobra para o usuário, que fica no meio de um fogo cruzado. Então, por que não deixar que o usuário plante sua erva em casa, tirando um pouco do faturamento do crime e aliviando um pouco o trabalho de repressão da polícia? A se pensar.
 
Obrigado pelo debate e pelos relatos. Esse relato é meu sim, infelizmente. Não sabia que chegaria ao ponto de ter que me 'abrir' com alguém.
Passo, diariamente, a impressão de que sou uma pessoa comum vivendo uma vida comum, fumando maconha e conciliando estudo, trabalho e família. Mas na verdade, estou mentindo pra mim mesmo antes de enganar outras pessoas.
Minha mãe fumou cigarro por mais de 35 anos. Eu vivia dizendo a ela "para parar, basta ter força de vontade..." e a chamava de fraca. Ela conseguiu largar o vício há 2 anos, com acompanhamento médico. Eu a parabenizo quase todos os dias e digo que tenho orgulho. Ela sabe que eu fumo rotineiramente, mas não intervém, pois sabe que mesmo fumando, sou uma pessoa responsável que não deixa de fazer as coisas por conta da erva.
Vou tentar parar sozinho. Gradativamente, pois se tentar parar de uma vez, num baque, terei 'ataques' de abstinência -quando ficou muito tempo, coisa de 2 dias sem fumar, fico estressado, nervoso e desconto em quem não tem nada a ver.

Mais uma vez, agradeço os relatos, conselhos e opiniões dos colegas de fórum. Em especial, do GirafaFeroz. Não sei porque, mas o post dele me deu uma leve motivada. Quem sabe não será o solavanco para uma nova vida?
 
Vício é foda. Não só cigarro, maconha, álcool ou outras drogas, mas também coisas do nosso cotidiano. Estamos num fórum de informática, eletrônicos, games em geral e existem viciados desse tipo. Aqueles que gastam mais do que devem em seu hardware, smartphone; e também aqueles que só jogam o dia inteiro, faltando trabalho ou produzindo bem pouco e escola/faculdade.

Não fumo nada, cigarro nem maconha, apesar de que já provei cigarro algumas vezes e não quero isso pra minha vida. E não abro mão da minha cervejinha nos fds com meus amigos, mas tem que ter um cuidado, o caminho pra usar uma droga lícita ou ilícita pode ser sem volta e não ter um auto controle muito forme pode ser DEMAIS prejudicial. Desde sempre eu não forço as pessoas a beberem coisas alcoólicas se elas não quiserem, é escolha delas. Normalmente eu fico na minha, tomando minha cervejinha. Sobre dirigir ao volante alcoolizado, evitem (até porque na nossa terra é difícil ter uma fiscalização séria tanto por parte pública quanto por parte das próprias pessoas mesmo).

Só pra terminar, existem relatos na minha família sobre o malefício do cigarro e do álcool. O primeiro é sobre meu pai, levava uma vida sedentária, comia mal e só coisas gordurosas e fumava cigarro, quase bateu as botas... pulou um incêndio e perdeu uma de suas artérias, hoje por sorte, deus, destino ou seja lá no que as pessoas acreditam, ele tá aqui com a gente levando uma vida mais calma e se controlando mais. Um tio meu por parte de pai é alcoólatra, ele não tem nada e o supermercado é bancado pelos meus outros tio, incluindo o meu pai. A esposa dele faleceu semana passada e a família por causa disso sabe que ele não pode durar muito, detalhe, ele tem seus 50 anos e pareceu mais velho e acabado que meu pai com 60. Logo hoje em dia que a vida "começa" nessa idade pra quem sabe aproveitar. E por fim, a minha vó, mesmo motivo do meu pai, teve um AVC mas não se recuperou. Faleceu no ano passado depois de anos sofrendo. Então galera, tenham cuidado pelos erros dos outros vocês podem se corrigir e ter uma vida melhor. A efeito de comparação, meu avô tem 84 anos, parou de fumar, bebe pouquíssimo, se alimenta direito e viu o seu time ser campeão do primeiro turno aqui em Belém! Pegou e abriu só uma cervejinha pra comemorar, ficou feliz da vida. Quem sabe um dia eu chegue lá com a força e a vontade que ele tem, porque é simplesmente inspirador mesmo!
 
Última edição:
Muito interessante ler opiniões com pontos de vista distintos.

Eu nunca tive vontade de experimentar maconha ou qualquer outro tipo de droga ilícita. A principal razão seria estar entrando em um terreno desconhecido do qual não teria certeza se poderia voltar. Eu penso na minha família e o quanto de sofrimento traria para eles caso entrasse totalmente no mundo das drogas. Os exemplos estão por toda parte e na maioria esmagadora das histórias o fim é trágico. É necessário muito controle, pois as tentações são muitas.

Costumo beber socialmente apenas nos finais de semana. :vinho:
 
Está tudo 'junto e misturado'...parece até trama humorística da Rede Globo :seferrou:


Vamos por partes, nem toda substância precisa de 'exagero' para causar danos, dois exemplos, os cigarros não tem níveis seguros para consumo de suas mais de 47 MIL substâncias tóxicas e cancerígenas, portanto é uma roleta russa se tu vai ter um câncer desencadeado no próximo trago (e vir a saber disso décadas depois com um diagnóstico irreversível, uma metástase ou um infarto do miocárdio)...cocaína e crack vão pelo mesmo caminho, não há níveis seguros para consumo dessa substância, tu pode ter um derrame ou infarto (e seriam chamados de overdose) a qualquer instante, a mesma dose que ontem lhe deixou 'legal' amanhã pode ser o cravo do seu caixão.

Já a bebida alcoólica 'tem doses seguras' se for ingerida dentro de uma dieta apropriada, com uma dosagem segura, se tu não tiver propensão a desenvolver cirroses ou problemas gástricos, etc. senão ela é uma droga PESADA igual ou pior que cigarros, cocaína e heroína! causa dependência QUÍMICA (o organismo passa a não funcionar sem ela, tu perde o sono e outras fisiologias cerebrais como a sensação de prazer, saciedade, etc. caindo na depressão ou bipolaridade das pessoas explosivas e insatisfeitas), o cara legal de hoje, descolado, vai ser o resmungão, briguento e chato de amanhã!

Não há muitos estudos sobre a maconha, mas dizem que ela não é tão nociva quanto as drogas citadas anteriormente, quando trabalhei na saúde, no final quando eu já havia decidido mudar de área eu pensei em ser colaborador de umas doutoras que lidavam com drogaditos (elas eram lindas, e o pessoal 'descolado' fazia umas reuniões interessantes, debates, etc. e eu queria assistir isso sem ser na ficção de filmes ou novelas)...então esse pessoal afirma que ela é menos danosa que um café por exemplo, para tu entrar em overdose tem que fazer uma queimada e morrer por intoxicação da fumaça...o problema pior é a clandestinidade e envolvimento dos que vendem ela com as outras substâncias...narcóticos, que são bem piores.

Mas não quer dizer que ela seja tudo de bom, alguns sintomas são muito ruins em seus 'efeitos colaterais' e toda droga tem algum efeito colateral quando utilizada indiscriminadamente...sem falar que no uso severo o fumante vai ter a mesma chance do fumante de cigarros de desenvolver câncer (pela nicotina e alcatrão que ela possui, e o fumante não usar 'filtros' como tem nos cigarros) se não desenvolver câncer ainda sim pode desenvolver o enfisema pulmonar e sentir falta de ar crônica (até a morte) e também reduzir seus níveis de testosterona, além de ter uma perda da memória recente...o restante podem ler numa simples pesquisa no google, malefícios da maconha. Se mesmo assim quiser usar e tiver isso a disposição, modere e pare de vez em quando (semanas ou meses para desintoxicar) para seu próprio bem.
 
Está tudo 'junto e misturado'...parece até trama humorística da Rede Globo :seferrou:


Vamos por partes, nem toda substância precisa de 'exagero' para causar danos, dois exemplos, os cigarros não tem níveis seguros para consumo de suas mais de 47 MIL substâncias tóxicas e cancerígenas, portanto é uma roleta russa se tu vai ter um câncer desencadeado no próximo trago (e vir a saber disso décadas depois com um diagnóstico irreversível, uma metástase ou um infarto do miocárdio)...cocaína e crack vão pelo mesmo caminho, não há níveis seguros para consumo dessa substância, tu pode ter um derrame ou infarto (e seriam chamados de overdose) a qualquer instante, a mesma dose que ontem lhe deixou 'legal' amanhã pode ser o cravo do seu caixão.

Já a bebida alcoólica 'tem doses seguras' se for ingerida dentro de uma dieta apropriada, com uma dosagem segura, se tu não tiver propensão a desenvolver cirroses ou problemas gástricos, etc. senão ela é uma droga PESADA igual ou pior que cigarros, cocaína e heroína! causa dependência QUÍMICA (o organismo passa a não funcionar sem ela, tu perde o sono e outras fisiologias cerebrais como a sensação de prazer, saciedade, etc. caindo na depressão ou bipolaridade das pessoas explosivas e insatisfeitas), o cara legal de hoje, descolado, vai ser o resmungão, briguento e chato de amanhã!

Não há muitos estudos sobre a maconha, mas dizem que ela não é tão nociva quanto as drogas citadas anteriormente, quando trabalhei na saúde, no final quando eu já havia decidido mudar de área eu pensei em ser colaborador de umas doutoras que lidavam com drogaditos (elas eram lindas, e o pessoal 'descolado' fazia umas reuniões interessantes, debates, etc. e eu queria assistir isso sem ser na ficção de filmes ou novelas)...então esse pessoal afirma que ela é menos danosa que um café por exemplo, para tu entrar em overdose tem que fazer uma queimada e morrer por intoxicação da fumaça...o problema pior é a clandestinidade e envolvimento dos que vendem ela com as outras substâncias...narcóticos, que são bem piores.

Mas não quer dizer que ela seja tudo de bom, alguns sintomas são muito ruins em seus 'efeitos colaterais' e toda droga tem algum efeito colateral quando utilizada indiscriminadamente...sem falar que no uso severo o fumante vai ter a mesma chance do fumante de cigarros de desenvolver câncer (pela nicotina e alcatrão que ela possui, e o fumante não usar 'filtros' como tem nos cigarros) se não desenvolver câncer ainda sim pode desenvolver o enfisema pulmonar e sentir falta de ar crônica (até a morte) e também reduzir seus níveis de testosterona, além de ter uma perda da memória recente...o restante podem ler numa simples pesquisa no google, malefícios da maconha. Se mesmo assim quiser usar e tiver isso a disposição, modere e pare de vez em quando (semanas ou meses para desintoxicar) para seu próprio bem.

Não sei qual referência tu usou pra dizer que não existem muitos estudos sobre a maconha.
Mas de fato, existem inúmeros estudos que demonstram possíveis benefícios pelo THC. Contudo, a maior parte destes estudos trazem efeitos adversos extremamente indesejáveis. E os EUA possuem uma patente em cima da maconha.
Hoje mesmo tinha me deparado com um blog onde o cara tenta provar que a maconha só traz benefícios, e postou uns 34 estudos. Entretanto ele não é ninguém que entenda sobre metodologias para estudo de substâncias, e não deve ter entendido praticamente nada do que tava escrito nos resultados dos estudos.

Os principais efeitos "benéficos" estudados até então são de prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer, e possível efeito inibitório da AIDS.
 
Cara, acredito que vc deu MUITA "sorte" de nao ir para uma droga mais pesada quando o "barato" nao estava mais tao alto.

É EXATAMENTE neste ponto que essa maldita droga mostra o pior lado, ela é a porta para todas as outras.
,

Então eu devo ser um ser humano mais sortudo ainda. Fumei maconha por uns 4 anos, todo final de semana e algumas vezes durante a semana me encontrava com os amigos para queimar um. Com o passar do tempo fui criando uma resistência a substância e não tinha mais efeito como nas primeiras vezes, assim com o o OP. Eu simplesmente parei, uma vez ou outra, em raras ocasiões, dava uma bolinha para matar a saudade, só pra descontrair mesmo, mas diminuindo mais a frequência.

Aprendi que apesar de sermos todos seres humanos não somos todos idênticos. O efeito final em um organismo pode até ser semelhante mas cada um responde de uma forma, e no meu caso não achei necessário, ou meu organismo não achou, que eu fosse atrás de outras drogas para ter o mesmo efeito, e a coragem - a falta dela - me influenciou bastante, sempre achei que poderia dar problema de saúde grave se eu usasse algo mais pesado, e das raras vezes que experimentei não curtia os efeitos.

As vezes bate uma saudade de fumar, nos divertíamos demais. :laugh:
 
Última edição:
Seu problema começou quando: "na maconha, uma válvula de escape para os problemas cotidianos. Tinha um problema? Era só fumar um beck e pronto! "
Pode fechar o tópico agora modera.
 


Parabéns para [CITAR]oJornalista[/CITAR] pelo depoimento. Mas eu gostaria de deixar uma ressalva muito importante: a droga não fez absolutamente nada, a não ser servir de tábua da salvação - lembra da pena preta do Dumbo? Era VOCÊ que achava que fumar ia livrar dos problemas; VOCÊ tinha a cabeça fechada (e, pelo que eu entendi, começou a ver o outro lado quando você era, ainda que indiretamente, o alvo das críticas)... mesmo que estas fossem a propaganda da droga, você tinha condições de conferir por si mesmo o que era verdade ou não e, no caso do desenvolvimento de um vício, procurar ajuda profissional - na minha opinião, o maior mal quando falamos de drogas (seja qual for) é a premissa de que vício é uma falha de caráter e não uma condição de saúde. Não estou livrando a maconha da culpa dela, mas o seu relato, para mim, parece de uma garota que comeu cinco latas de leite condensado com sorvete para esquecer o ex-namorado e está reclamando que a lata não avisava do perigo de ter dor de barriga no dia seguinte...

Eu concordo quando você diz para quem nunca experimentou, não começar. Não é porque algo é liberado, que todo mundo tem que fazer. Mas eu acho um discurso muito escorregadio aquele que diz que a maconha é porta de entrada para outras drogas (exatamente como isso é determinado? Eu nunca vi uma explicação boa...) ou, uma vez que você está dentro, não tem volta. Alcóolatras dizem exatamente a mesma coisa sobre cerveja e whisky e quantos aqui acham que eles estão falando necessariamente a verdade? Do mesmo modo, acho que se aquele tio seu teve o direito de encher a cara de vinho no seu casamento, ficar abraçado com o garçom no fim da festa, ter lascado um beijo na noiva sem querer e depois todo mundo se lembrar disso às gargalhadas (menos a noiva, talvez), por que alguém não deveria contar na segunda-feira no trabalho como ele comeu 5 pacotes de lasanha congelada no sábado à noite depois de uma sessão especial assistindo Up in Smoke, para descontrair um pouco o horário do almoço?

Bem, deixo o vídeo acima que é o que mais se aproxima da minha visão sobre o assunto. O meu conselho final é: procure ajuda profissional. Como eu disse, vício não é falha de caráter, é condição médica. Do mesmo jeito que ninguém pensa duas vezes em ir no médico quando tem uma apendicite, você não deveria se refrear quanto a isso também. Procure alguém (um psicólogo, psiquiatra, endócrino... não sei) e trate-se profissionalmente.
 
Uma vez na faculdade tive uma discussão com um companheiro de curso relacionado com a liberação da maconha. Ele era a favor, alegando que ninguém rouba pra fumar, porém ele que NUNCA trabalhou na vida andava de carro zero que custa 50 mil conto. Ou seja, realmente ele não precisa roubar pra fumar, porém as pessoas mais pobres que precisam sustentar os vícios??

Grande parte dos moradores de rua antigamente foram parar nas ruas graças ao vício do álcool, facilitar o acesso pode trazer pessoas que antes tinha medo de usar porque eram ilícitas ao vício sem fim.
 
Liberar a maconha por aqui, acho que vai ficar mais complicado do que já esta.
Uruguai acho que vai começar a liberação/ legalização.

Porque esse njick?. oJornalista
user-offline.png
litteris
 
Última edição:
Sou solteiro e tenho uma filha com a idade do tempo que uso a erva.
parei de ler ai. :nothing:

[CITAR]-Cigano-[/CITAR], preciso acrescentar reputação à outros antes de te qualificar novamente...
 
Sobre a legalização:

O maior problema da maconha, acredito eu, é a falta de controle e mensurações sobre a substância.

Para produzir uma garrafa de cerveja, são necessários vários processos, desde seleção de grãos à fermentação.. O que gera a necessidade de mão-de-obra qualificada, e conhecimento técnico.
São muito poucas as cervejarias pequenas, são raros os pequenos fabricantes de cerveja, que detém uma fórmula/processos de produção bons o suficiente para entrar no mercado, ou trabalhar no mercado informal.

Já a maconha não, qualquer um pode ser produtor, qualquer um pode fazer um jardim em casa e cultivar a erva tal qual eu mesmo tenho um jardinzinho com manjericão e outros temperos em casa.

(Obs: eu não sei como é feito o cigarro, mas acredito que não seja um processo muito trabalhoso a partir das folhas)

Isso é ruim pro governo, ao legalizar a maconha eles estariam assinando o termo "Produza algo viciante, e não pague impostos".

Pq ninguém é tão ingênuo em achar que liberando o cultivo para uso próprio, não vai haver gente vendendo em maior quantidade.

Bem, eu poderia ir bem mais longe com isso, mas fugiu completamente do tópico. Não sei nem pq postei isso hahahaha

Sobre a utilização, realmente, tudo em excesso é problema, não acredito que a maconha seja a "Porta de entrada" para drogas pesadas, o cara usa cocaína se quiser, heroína... (eu poderia comprar uma briga aqui, mas não vou).

Obs: parabéns ao autor do tópico por assumir que é drogado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo