• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Depressão - Falar faz bem, procure também apoio especializado

@l_x, eu também tinha uma ânsia foda, por causa da ansiedade.

Eu enjoava no ônibus quando era moleque, não sei se já era ansiedade ou isso virou um trauma, algo que o corpo pegou pra simbolizar a ansiedade e que ficou para a vida.

Fora isso, ainda fui criado como uma criança com tendências à ansiedade.
Sou de família pobre e a prioridade quando eu tinha entre 5 e 12 anos, era construir a casa e sobreviver. Então, eu tive o que uma criança quer, videogame, bicicleta... Agora, era tipo "em dezembro do ano que vem, a gente te dá um videogame".
Nisso eu já ficava louco contando os dias, as vezes literalmente.
Até ai fomos meio parecidos, não me faltava nada mas tambem era assim, só ganhei um pc bacana com uns 14 anos, e foi de natal espesando muito tempo, a placa de video só veio em março no aniversario, e os presentes se chegassem antes, só abria no dia de natal ou aniver :nooo: Um ps2 so fui ter tbm dividido com meu irmao bem tarde tb, ja tinha lançado ps3 a muito tempo.
Agora, voltando ao enjoo. Eu consegui resolver.

Mais ou menos na sua idade eu comecei a trabalhar em uma empresa grande e sempre fui muito tímido, pra mim, o mundo era um eterno "vou passar vergonha fazendo as coisas, vou ser o cara estranho, vão me ver como piada".

Encurtando muito a história (se quiser a versão longa eu conto), indo pra onde eu resolvi o problema:
Comecei a me expor ao que me amedrontava
Já dizia a frase que vi no CS "Only the unknown frightens men. But once a man has faced the unknown, that terror becomes the known"

Lentamente eu parei de recusar convite pra o buteco (mesmo nem gostando), por exemplo, coisa que recusava porque não queria expor quanto "supostamente" eu era tosco. Quanto mais convivi com essas pessoas, mais notei que elas são toscas e que eu tava até acima da média.

O medo de passar vergonha, passando mal, me fazia passar mal.
Então, se puder, começa a se expor ao que te causa o desconforto. Aceite convite até de festa infantil de moleque chato. Saia pra algum lugar, mesmo que sozinho.

Quando seu corpo entender que você enfrentou a causa, você se livra disso.
Tive algumas crises de pânico e também resolvi "tocando o foda-se"
Fui no médico, ele disse que eu não tinha problemas cardíacos (minha suspeita infundada).
No dia que internalizei que ninguém morre do nada e que se eu desmaiar, do chão não passa, quase tudo se resolveu.


Na real, todo mundo é meio bosta.

Quando a gente não tá bem, o corpo da um jeito de mostrar.
Ainda me sinto mal alguns dias, ainda fico pensando demais, sobre coisas de pouca importância, mas o enjoo, já não me pega mais.
A real e essa mesma, eu fiquei muitos anos sem fazer isso, mas preciso começar com isso mesmo, aceitar convites os poucos que recebo, ja comecei a intimar mais meus amigos para churrasco e e roles, vamos marcar algo pro final do ano talvez, e assim indo… Realmente é só viver que o corpo se acostuma, é tão simples que é complicado.
Por fim, digitei tudo isso, enquanto estava em um ônibus. Parece mentira mas... A mina do meu lado vomitou.
Eitaa, foda, eu também vomitava para viajar quando era criança. Mãe fazia tomar aqueles remedios ruim pra caralho.
 
Esse discurso de comparação da sua dor com outra pior não funciona. Na faculdade tem muita gente que fala que "não se desespere pq vc tirou nota baixa, tem gente q tem notas piores". Essa comparação é egoísta pq pra uma pessoa perder a casa toda num terremoto não causa sofrimento nenhum. Pra outra levar um não de uma namorada é a pior dor do mundo. Eu estudei X horas e tirei 4 de 10. A outra pessoa estudou X + 5 horas e tirou 3. É pra eu me consolar q o outro estudou a mais e tirou nota pior? E quanto aquele outro q tirou 1 e deu risada? É pra eu rir tb?

Vcs já chegaram a pensar q mais de 50% de todos os transtornos mentais só existem por causa de consciência e tempo? Se vc dorme e lembra de um sonho, vc tinha depressão dentro do sonho? O tempo, se vc ficasse X dias sem saber quantos dias se passaram, isso muda a sua percepção? Quando se tem insônia o tempo parece mais longo, 1 hora tentando dormir parece muito mais do q 1 horas de dia. Se vc pegar dois relógios sincronizados, só vai perder a sincronia se vc levar um relógio pra outro planeta ou numa viagem na velocidade da luz, mas todos os dias tem o mesmo número de horas e um dia não dura mais tempo ou menos tempo do que o outro.
 
Última edição:
Vcs já chegaram a pensar q mais de 50% de todos os transtornos mentais só existem por causa de consciência e tempo?
Não ficou claro o raciocínio, se puder elaborar...

Mas concordo que a percepção do tempo é um negócio que traz stress mental. Até onde as doenças mentais só existem por causa disso, não sei. Mas por exemplo, o @l_x disse algo tipo "As vezes me bate ter 23 anos e não ter aproveitado tanto a vida". É um conflito interno dele que só existe devido à essa percepção do tempo comparada com o que ele julga ser a cronologia ideal da vida da pessoa ou algo assim.

Nada impede que ele aproveite a vida muito bem pelos próximos anos, ele ter 23 anos não o impede de fazer mais amigos, de ir pra festas ou fazer ""coisas de jovem"". Mas fica aquela sensação de "tempo perdido" que não deveria ser o foco, porque não dá pra mudar o passado.

Aí temos o problema no sentido contrário, pensar demais no futuro. Como já falaram aqui "Eu faria X se tivesse um carro"... E como também falaram, o caminho é pensar no que a gente tem e trabalhar com isso.

Não dá pra colocar a nossa felicidade pra depender de algo ou alguém que ainda não existe, tipo pensar que tu só vai ser feliz quando tiver uma casa própria ou uma namorada. Por isso que normalmente a galera falha em rotinas de atividade física e dietas, porque elas tão pensando só no objetivo final que pode demorar muito pra chegar. O ideal seria aprender a viver no presente e tentar melhorar as coisas com os recursos que temos. É diferente de não pensar no futuro, é questão de como a gente organiza a realidade na nossa cabeça mesmo e como podemos fazer o melhor possível com os recursos disponíveis.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

perdi um dos meus melhores amigos semana passada por causa dessa doença, ainda estou sem acreditar que ele tenha se matado
Meus sentimentos :(
 
Exercicios físicos (nem que seja só uma caminhada de uma hora por dia) + alimentação balanceada + sol (vitamina D) + conversar + trabalhar + estudar + definir objetivos pra sua vida e não "se deixar levar pela vida e circunstancias" ajuda bastante, não só remédios, esses ajudam mas não são a solução final.
 
Exercicios físicos (nem que seja só uma caminhada de uma hora por dia) + alimentação balanceada + sol (vitamina D) + conversar + trabalhar + estudar + definir objetivos pra sua vida e não "se deixar levar pela vida e circunstancias" ajuda bastante, não só remédios, esses ajudam mas não são a solução final.
Fico sempre de olho aqui e concordo. Uns tempos atrás estava bem para baixo e comecei a colocar isso tudo em pratica e melhorou demais e além do mais Deus me presenteou também com uma filha linda que deu outro sentido na minha vida apesar da minha esposa não se dar bem com minha família e tal mas são casos a parte.
 
Exercicios físicos (nem que seja só uma caminhada de uma hora por dia) + alimentação balanceada + sol (vitamina D) + conversar + trabalhar + estudar + definir objetivos pra sua vida e não "se deixar levar pela vida e circunstancias" ajuda bastante, não só remédios, esses ajudam mas não são a solução final.

Ano passado estava bem estressado. Comecei a variar mais as minhas atividades "ir para o trabalho de bicicleta, academia, aulas de muay thai... e principalmente ficar menos em redes sociais".

No meu trabalho mudei algumas atitudes. Queria "abraçar o mundo" estava levando trabalho para casa.

Por exemplo, estava usando meu telefone particular para atender os funcionários da empresa que trabalho. Era mensagem da manhã até de noite. Isso estava me deixando estressado e nem reparava.

Comecei a não atender mais fora do meu horário e pedia para os funcionários não enviar mais mensagens no meu telefone particular, era pra usar as ferramentas que a empresa disponibilizava "email corporativo, teams, etc..." Como a empresa não paga hora e acabou o homeoffice, não vou atender 1 minuto fora do meu horário.

Meu estresse diminui MUITO desde então.
 

Eu nunca vi alguém tão feliz quanto o criador dessa organização aí. Ele entrevista pessoas sem braços, pernas, cegos, microcefalia, anorexia, tudo q for transtorno q vc possa imaginar. É incrível como ele consegue fazer amizades. Criança q nasceu sem olhos e feliz da vida.

Quanto a questão do tempo. A percepção do tempo é relativa. Se vc puser um relógio vc tem uma medida de tempo absoluta, sem entrar naquelas teorias de espaço e tempo do filme Interstellar. 10 horas é 10 horas aqui e na China. Mas dependendo do seu psicológico, pode ser pouco ou pode ser muito. Se vc pensar em eventos traumáticos, oq passou um ano pode parecer um dia. E pensando no futuro, 1 ano pra frente pode parecer pouco ou muito.

Consciência. Vc pensando no que já aconteceu ou no que ainda não aconteceu. Fica um loop sem saída. Se vc ficar em coma por 1 mês, não vai lembrar de nada. Depressão tem uma característica que é esse loop que não sai do lugar. Distorce completamente a percepção de tempo e de espaço. Em caso extremo provoca delírios e alucinações.
 
Última edição:

Eu nunca vi alguém tão feliz quanto o criador dessa organização aí. Ele entrevista pessoas sem braços, pernas, cegos, microcefalia, anorexia, tudo q for transtorno q vc possa imaginar. É incrível como ele consegue fazer amizades. Criança q nasceu sem olhos e feliz da vida.
Isso me fascina. Gosto de estudar e aprender sobre felicidade, nós achamos que essa gente está no ápice do sofrimento humano, quando muitas vezes é o contrário. Toda a sociedade está organizada para acreditar que a felicidade está na fama, dinheiro, corpo perfeito, mas estes exemplos provam que não, aliás ninguém consegue dar uma definição precisa muito menos dizer onde ela está, apesar de todos a buscarem.
 
Há quase 15 anos convivo com isso.
Uma sensação de tristeza, de luto, sem real perspectiva, não sei explicar.
A 1ª crise durou cerca de 6 semanas.
A 2ª, 18 meses depois da 1ª, foi muito pior. Durou 9 meses. Muito mais forte. Mais profunda. Afetou a parte física, não apenas emocional.
Depois teve uma 3ª crise. E aí por um período de 7 anos consegui manter sob controle. Não que tenha sumido. Principalmente de sábado o sentimento voltava forte. Mas não era crise de dias, era de horas e pronto. O emprego que eu estava me ajudou demais nesse controle.
Mas aí foi sair do emprego e 8 meses depois voltou forte.
E essa perdura. Já tem 3 anos que estou nela.

Na 2ª crise consegui psicólogo numa faculdade, mas o idiota aqui não abriu o coração plenamente, logo, não adiantou muito, me boicotei. Sim, burrice, eu sei, mas a timidez prevaleceu (na minha cabeça era simples, foi uma paixão não correspondida, era levantar, sacodir a poeira e bola pra frente, e não ficar chorando)
Nos 7 anos controlado nem dei bola pra ir atrás.

Sou nostálgico e tenho uma memória excelente, e no fundo acho que isso mais atrapalha do que ajuda. É quase como que uma droga. Pq funciona no momento. Mas depois bate uma tristeza profunda.
E sempre fui movido, ou me contentava, com a esperança/probabilidade. A esperança já me bastava para me animar e focar naquilo, mesmo que fosse mais uma ilusão do que uma probabilidade com chance razoável de acontecer. E quando algumas dessas esperanças "sumiram", daí foi um golpe ainda maior no emocional já abalado.
Somado a tudo isso, autoestima la embaixo. Sentimento de inutilidade.

To escrevendo acho mais pra desabafar mesmo. E tive que resumir o resumo do resumo pois tinha saído muito grande :haha:
 
Isso me fascina. Gosto de estudar e aprender sobre felicidade, nós achamos que essa gente está no ápice do sofrimento humano, quando muitas vezes é o contrário. Toda a sociedade está organizada para acreditar que a felicidade está na fama, dinheiro, corpo perfeito, mas estes exemplos provam que não, aliás ninguém consegue dar uma definição precisa muito menos dizer onde ela está, apesar de todos a buscarem.
Aquele Chris Ulmer fez um vídeo entrevistando um cara que sofre de Esquizoafetivo. Um transtorno que tem características semelhantes ao bipolar e também da esquizofrenia. Numa crise o cara tá conversando com o Chris e ele disse "Eu tenho medo que eu esteja roubando a sua felicidade". O Chris respondeu "ninguém pode roubar a minha felicidade".

Tem uma outra entrevista que ele fala com uma menina que sofre de uma doença neurodegenerativa que deixa o corpo inteiro paralisado. Ela não consegue mexer nada além dos olhos. Tem um trecho que ela demora uns 5 minutos pra escrever a resposta e o Chris fez questão de deixar o vídeo inteiro, sem cortar.



Esse cara aqui estava entre as 10 maiores notas e foi aceito em Harvard. Mas ele questiona se vale a pena vc sacrificar a sua saúde mental por causa do status de estar em Harvard.



Essa mulher perdeu o filho para um suicídio. China, Japão, Coréia, Singapura, países que criaram uma indústria de alta tecnologia mas o custo mental disso? Lá na Coréia do Sul tem casos de estudantes que passam anos se matando pra entrar na melhor faculdade de medicina do país. Não é muito diferente daqui com concorrência de 200 : 1 em medicina.


Esse canal é bom. Explica coisas como por ex "Vc quer mudar uma coisa, mas vc não consegue"..
 
Última edição:
Aquele Chris Ulmer fez um vídeo entrevistando um cara que sofre de Esquizoafetivo. Um transtorno que tem características semelhantes ao bipolar e também da esquizofrenia. Numa crise o cara tá conversando com o Chris e ele disse "Eu tenho medo que eu esteja roubando a sua felicidade". O Chris respondeu "ninguém pode roubar a minha felicidade".

Tem uma outra entrevista que ele fala com uma menina que sofre de uma doença neurodegenerativa que deixa o corpo inteiro paralisado. Ela não consegue mexer nada além dos olhos. Tem um trecho que ela demora uns 5 minutos pra escrever a resposta e o Chris fez questão de deixar o vídeo inteiro, sem cortar.



Esse cara aqui estava entre as 10 maiores notas e foi aceito em Harvard. Mas ele questiona se vale a pena vc sacrificar a sua saúde mental por causa do status de estar em Harvard.



Essa mulher perdeu o filho para um suicídio. China, Japão, Coréia, Singapura, países que criaram uma indústria de alta tecnologia mas o custo mental disso? Lá na Coréia do Sul tem casos de estudantes que passam anos se matando pra entrar na melhor faculdade de medicina do país. Não é muito diferente daqui com concorrência de 200 : 1 em medicina.


Esse canal é bom. Explica coisas como por ex "Vc quer mudar uma coisa, mas vc não consegue"..

pena que tenho muita preguiça e estou enferrujado pra ouvir/ler vídeo em inglês, queria mais material(seja livro, vídeo) sobre isso. Acho bizarro mas ao mesmo tempo fascinante como se criam culturas que são "auto-destrutivas" (exemplo dessas culturas orientais que destroem a saúde mental, ou da americana que é só trabalho e consumo) mas quase tod o povo segue cegamente por muito tempo, não se questiona. OU então como a publicidade faz a gente acreditar cegamente que a felicidade está nas compras.
É o que basicamente 99,9% das pessoas buscam nas suas vidas, mas ninguém sabe dizer o que é ou onde está, ou acha que sabe mas no fundo há um grande vazio. Será que tem uma forma de todo mundo conseguir ser feliz e realizado sem precisar de muito, mesmo estando cheio de problemas como depressão, deficiencias físicas e mentais, morando num país ruim, com família horrível, enfim, todas as piores adversidades possíveis? Não digo como uma fórmula mágica, mas se tem ricos infelizes e até suicidas, é porque o segredo deve estar nas crenças(não só no sentido religioso) e na visão de mundo.
 
Aquele Chris Ulmer fez um vídeo entrevistando um cara que sofre de Esquizoafetivo. Um transtorno que tem características semelhantes ao bipolar e também da esquizofrenia. Numa crise o cara tá conversando com o Chris e ele disse "Eu tenho medo que eu esteja roubando a sua felicidade". O Chris respondeu "ninguém pode roubar a minha felicidade".

Tem uma outra entrevista que ele fala com uma menina que sofre de uma doença neurodegenerativa que deixa o corpo inteiro paralisado. Ela não consegue mexer nada além dos olhos. Tem um trecho que ela demora uns 5 minutos pra escrever a resposta e o Chris fez questão de deixar o vídeo inteiro, sem cortar.



Esse cara aqui estava entre as 10 maiores notas e foi aceito em Harvard. Mas ele questiona se vale a pena vc sacrificar a sua saúde mental por causa do status de estar em Harvard.



Essa mulher perdeu o filho para um suicídio. China, Japão, Coréia, Singapura, países que criaram uma indústria de alta tecnologia mas o custo mental disso? Lá na Coréia do Sul tem casos de estudantes que passam anos se matando pra entrar na melhor faculdade de medicina do país. Não é muito diferente daqui com concorrência de 200 : 1 em medicina.


Esse canal é bom. Explica coisas como por ex "Vc quer mudar uma coisa, mas vc não consegue"..

Sinceramente eu fico pensando até que ponto compensa ficar estudando a vida toda. Estudar é importante? Sim é mas tudo em excesso é ruim demais. A vida é muito curta para se viver.
 
Sinceramente eu fico pensando até que ponto compensa ficar estudando a vida toda. Estudar é importante? Sim é mas tudo em excesso é ruim demais. A vida é muito curta para se viver.
Toda cultura tem seus podres, a oriental por mais disciplinada,coletiva e honesta, tem a obsessão por notas e vestibulares a ponto de suicídios ocorrerem.
 
Sinceramente eu fico pensando até que ponto compensa ficar estudando a vida toda. Estudar é importante? Sim é mas tudo em excesso é ruim demais. A vida é muito curta para se viver.
Eu tenho um ponto de vista: Devemos fazer oq gostamos. Quem gosta de estudar que estude a vida toda, pq gosta!. eu nunca gostei o dia mais feliz da vida foi o último da faculdade. Pelo menos estudar da forma "tradicional" pois aprender coisas aprenderemos todo dia até morrer, e isso é muito bom.

O foco da vida deveria ser fazer oq gosta, claro que pra chegar nisso é preciso de sacrifícios por alguns anos. Vejo muita gente fazendo oq não gosta pq acha o correto, por exemplo estudar pra concurso público. Quem aqui ama trabalhar em cargo público? Dinheiro não cura a depressão causada por um trabalho que não gosta.

Hj em dia nem compensa estudar muito, isso não tem relação com felicidade, satisfação pessoal e nem com salário. Sem falar que o ensino tradicional é muito lento e engessado, leva muito tempo de baboseiras pra aprender pouco. Compensa mais fazer um curso de vendas, vender dá muito dinheiro e pouco trabalho, e pouco esforço mental e facilmente escalável.
 
Não sei se isso é depressão, mas eu não sinto vontade para fazer muitas coisas...
Sou uma pessoa extremamente procrastinadora, invento desculpas para não fazer algo que pode ser feito depois, tenho muita preguiça para sair de casa para coisas como ir ao mercado, levar meu dog para passear, dar uma caminhada... Fazer coisas diferentes da minha rotina tbm são um saco.
Me sinto sem energia, sedentário... Parece que não tenho tempo para nada. Dias que não tem sol, que chovem ou estão nublado já mexem naturalmente comigo, fica tudo "uma bosta".

Não sei se isso pode ser depressão, se pode ser preguiça, se pode ser natural de mim...

Sempre achei que o meu trabalho é ruim, mas parece que na realidade eu estou infeliz comigo e coloco a culpa no trabalho, já conversei com minha esposa sobre isso...
Complicado.
 
Eu tenho um ponto de vista: Devemos fazer oq gostamos. Quem gosta de estudar que estude a vida toda, pq gosta!. eu nunca gostei o dia mais feliz da vida foi o último da faculdade. Pelo menos estudar da forma "tradicional" pois aprender coisas aprenderemos todo dia até morrer, e isso é muito bom.

O foco da vida deveria ser fazer oq gosta, claro que pra chegar nisso é preciso de sacrifícios por alguns anos. Vejo muita gente fazendo oq não gosta pq acha o correto, por exemplo estudar pra concurso público. Quem aqui ama trabalhar em cargo público? Dinheiro não cura a depressão causada por um trabalho que não gosta.

Hj em dia nem compensa estudar muito, isso não tem relação com felicidade, satisfação pessoal e nem com salário. Sem falar que o ensino tradicional é muito lento e engessado, leva muito tempo de baboseiras pra aprender pouco. Compensa mais fazer um curso de vendas, vender dá muito dinheiro e pouco trabalho, e pouco esforço mental e facilmente escalável.
Pouco trabalho não, vender é bem dificil e trabalhoso sim, não é a solução de vida pra todos.
Mas enfim, parece que um dos piores males da sociedade moderna. Claro que depressão sempre existiu, mas hoje parece que virou epidemia. É tanta informação e exigência que está dificil ter uma vida comum sem surtar.
 
O foco da vida deveria ser fazer oq gosta, claro que pra chegar nisso é preciso de sacrifícios por alguns anos. Vejo muita gente fazendo oq não gosta pq acha o correto, por exemplo estudar pra concurso público. Quem aqui ama trabalhar em cargo público? Dinheiro não cura a depressão causada por um trabalho que não gosta.

Hj em dia nem compensa estudar muito, isso não tem relação com felicidade, satisfação pessoal e nem com salário. Sem falar que o ensino tradicional é muito lento e engessado, leva muito tempo de baboseiras pra aprender pouco. Compensa mais fazer um curso de vendas, vender dá muito dinheiro e pouco trabalho, e pouco esforço mental e facilmente escalável.
Tu se contradiz aí, colega. Fala que as pessoas deveriam fazer o que gostam, que "ninguém ama trabalhar em cargo público" (é o que deu a entender na forma que colocaste), que não compensa estudar muito mas que compensa fazer um curso de vendas porque é pouco esforço mental e vai ganhar mt dinheiro.

Tudo isso é completamente relativo.

Tem gente que ama trabalhar na polícia, que é cargo público. Tem gente que ama ser professor, em cargo público.

Eu tenho grande dificuldade de manter um diálogo presencial e de falar com pessoas desconhecidas, vendas pra mim seria o inferno na terra e me esgotaria mentalmente rapidinho. Preferiria fazer mestrado e doutorado em Economia do que fazer uma carreira em vendas, mesmo que no fim eu ganhe menos.

Outro ponto é que essa história de "trabalhar com o que gosta" é muito recente. Hoje, que a humanidade está vivendo seu melhor momento na história, que temos tempo e recursos pra ter esses pontos de vista. Mas há 50 anos cada um trabalhava "com o que tem pra hoje" e era isso. Então é um processo de mudança de mentalidades ainda em andamento.

Esse mesmo processo ocorre com a percepção da população quanto aos transtornos de sofrimento psicológico. Apenas no pós guerra, em 1948 a Organização Mundial de Saúde incluiu no CID (Classificação Internacional de Doenças) uma seção para transtornos mentais, basicamente "oficializando" estudos como os de Freud, S. e Kraeplin, E. acerca da "padronização" desses enfermidades.

E mesmo que tais situações mentais já tenham sido "oficializadas", é natural que a área médica leve tempo pra se adaptar e absorver. Quem dirá a população em geral. Ou seja, ainda é algo recente de certa forma dentro da própria ciência, a absorção por parte da população leiga é muito mais lenta, infelizmente. Por isso ainda hoje existe tanta gente que fala que tudo é frescura.
 
Tu se contradiz aí, colega. Fala que as pessoas deveriam fazer o que gostam, que "ninguém ama trabalhar em cargo público" (é o que deu a entender na forma que colocaste), que não compensa estudar muito mas que compensa fazer um curso de vendas porque é pouco esforço mental e vai ganhar mt dinheiro.

Tudo isso é completamente relativo.

Tem gente que ama trabalhar na polícia, que é cargo público. Tem gente que ama ser professor, em cargo público.

Eu tenho grande dificuldade de manter um diálogo presencial e de falar com pessoas desconhecidas, vendas pra mim seria o inferno na terra e me esgotaria mentalmente rapidinho. Preferiria fazer mestrado e doutorado em Economia do que fazer uma carreira em vendas, mesmo que no fim eu ganhe menos.

Outro ponto é que essa história de "trabalhar com o que gosta" é muito recente. Hoje, que a humanidade está vivendo seu melhor momento na história, que temos tempo e recursos pra ter esses pontos de vista. Mas há 50 anos cada um trabalhava "com o que tem pra hoje" e era isso. Então é um processo de mudança de mentalidades ainda em andamento.

Esse mesmo processo ocorre com a percepção da população quanto aos transtornos de sofrimento psicológico. Apenas no pós guerra, em 1948 a Organização Mundial de Saúde incluiu no CID (Classificação Internacional de Doenças) uma seção para transtornos mentais, basicamente "oficializando" estudos como os de Freud, S. e Kraeplin, E. acerca da "padronização" desses enfermidades.

E mesmo que tais situações mentais já tenham sido "oficializadas", é natural que a área médica leve tempo pra se adaptar e absorver. Quem dirá a população em geral. Ou seja, ainda é algo recente de certa forma dentro da própria ciência, a absorção por parte da população leiga é muito mais lenta, infelizmente. Por isso ainda hoje existe tanta gente que fala que tudo é frescura.
eu não me contradisse, o ponto que estava falando é ir atrás do que gosta, não se deixar levar pelo que os outros estão fazendo. o curso de vendas foi só um exemplo de curso rápido que se faz em poucas semanas e que garante uma carreira tão rentável qunto de um professor que estudou por 30 anos. MAs óbvio que tem gente que ama estudar e seu sonho é dar aulas daí entra naquele meu primeiro ponto de fazer oq gosta. Não estava falando de uma regra universal e sim de outras opções.
 
Se vai no psicólogo (duzentão a consulta)
11:59: Desabafa comigo, fala tudo, vamos criar um laço de amizade, vou te ajudar, quero te ver toda semana, em 6 meses vai estar tudo bem
12:00 O tempo acabou, vai pagar com pix ou cartão?

:bem:

"Eu" digo que psicologo é perda de dinheiro tempo, ta sentido muita tristeza? esta afim de medicação? vai direto no psiquiatra, pois o psicólogo não receita
Vai no youtube, ta cheio de video de graça, cheio de informação
O lance de altos e baixos, quem tem isso, vai ser pra sempre, só tem que ficar esperto quando esta baixo

A pessoa afirmar que esta com depressão, é o mesmo que dizer que esta doente
Se não descobrir o nome do problema e a causa, não cura nunca
Tem gente que sabe a causa, mas não consegue resolver, então ja sabe o que vai acontecer

O que fode mesmo é a ansiedade, essa vem sem avisar, em qualquer momento, mesmo nos bons momentos
Se estiver pra baixo, ela fode mais, pois vc começa antecipar com negativismo e desgraça
Se estiver pra cima, ela fode menos, mexe com o fisico, acelera coração, mãos frias

Ansiedade é uma desgraça
Vejo que seu discurso se equipara ao problema de muitos pais, o que geralmente são o problema de jovens depressivos. "Isso aí não funciona", "isso é coisa de doido", "tá perdendo tempo".

Certamente, consultar um profissional dedicado a estudar os problemas e ajudar aqueles que necessitam, não é perda de tempo e, quando se trata de saúde, muito menos perda de dinheiro. Aliás, psicólogo é igual qualquer outro profissional no ramo da saúde: uma segunda opinião é sempre melhor. Em toda área existe profissionais que vão do péssimo aos ótimos, e sem o conhecimento sobre a área, a melhor maneira de saber é pedindo uma segunda opinião para outro profissional. Se um não te ajuda muito, não tem problema procurar outro que te ajude melhor.

E veja que você se perde no seu próprio meio de pensar quando falou da ansiedade. Nem o seus medicamentos que você citou anteriormente entrou na sua linha de pensamento para uma solução nesse caso, e se você perceber, verá que não é a solução para tudo.

Na primeira página tem um vídeo do TED Talks que nosso colega kym3ra postou que exemplifica bem o que estou dizendo. Remédios não são a solução e você pode resolver o seu problema. Se não conseguir sozinho, tem gente que estuda para te ajudar.

Mas é claro, você saberia disso se tivesse ouvido algum profissional da área :true:
 
Vejo que seu discurso se equipara ao problema de muitos pais, o que geralmente são o problema de jovens depressivos. "Isso aí não funciona", "isso é coisa de doido", "tá perdendo tempo".

Certamente, consultar um profissional dedicado a estudar os problemas e ajudar aqueles que necessitam, não é perda de tempo e, quando se trata de saúde, muito menos perda de dinheiro. Aliás, psicólogo é igual qualquer outro profissional no ramo da saúde: uma segunda opinião é sempre melhor. Em toda área existe profissionais que vão do péssimo aos ótimos, e sem o conhecimento sobre a área, a melhor maneira de saber é pedindo uma segunda opinião para outro profissional. Se um não te ajuda muito, não tem problema procurar outro que te ajude melhor.

E veja que você se perde no seu próprio meio de pensar quando falou da ansiedade. Nem o seus medicamentos que você citou anteriormente entrou na sua linha de pensamento para uma solução nesse caso, e se você perceber, verá que não é a solução para tudo.

Na primeira página tem um vídeo do TED Talks que nosso colega kym3ra postou que exemplifica bem o que estou dizendo. Remédios não são a solução e você pode resolver o seu problema. Se não conseguir sozinho, tem gente que estuda para te ajudar.

Mas é claro, você saberia disso se tivesse ouvido algum profissional da área :true:
Mantenho minha opinião, melhor ir no psiquiatra, se quiser medicação

Minha experiencia com psicólogo (bem recomendado por sinal)

Ele queria me ver "6 meses", 1 vez por semana, (R$200 cada consulta, total R$4,800)
Falei tudo na 1ª consulta, na 2ª não tinha nada pra falar, a não ser repetir, falei pra ele isso, e ele disse que queria ouvir outra vez
Não ouvi nada dele que eu não sabia

Quem gosta de conversar, quem quer desabafar e tem condições financeiras, vai em frente
É legal passar 1 hora no sofa, conversando com estranho, depois passar o cartão, como se tivesse feito uma compra

Sim, ele estudou, tem conhecimento, é um profissional da saude

Vai quem quer e quem pode
 
Mantenho minha opinião, melhor ir no psiquiatra, se quiser medicação

Minha experiencia com psicólogo (bem recomendado por sinal)

Ele queria me ver "6 meses", 1 vez por semana, (R$200 cada consulta, total R$4,800)
Falei tudo na 1ª consulta, na 2ª não tinha nada pra falar, a não ser repetir, falei pra ele isso, e ele disse que queria ouvir outra vez
Não ouvi nada dele que eu não sabia

Quem gosta de conversar, quem quer desabafar e tem condições financeiras, vai em frente
É legal passar 1 hora no sofa, conversando com estranho, depois passar o cartão, como se tivesse feito uma compra

Sim, ele estudou, tem conhecimento, é um profissional da saude

Vai quem quer e quem pode
estranho, geralmente o psicologo vai fazendo perguntas para o cliente encontrar a sua "resposta".
 
Já ensaiei tanto desabafo aqui, que sou tão fechado que nem isso eu consigo, é fueda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo