[TÓPICO DEDICADO] Depressão - Falar faz bem, procure também apoio especializado

Presida

Bostileiro
Registrado
O que levou a criação desse tópico foi esse tópico https://forum.adrenaline.com.br/threads/adrenarip-luks.688643/ e os relatos dos amigos @daviddiniz e @Huondil

Peço a gentileza de não recomendarem remédios, pois o que pode para um talvez não possa para outro, lembrando que esse tópico é com o intuito de as pessoas que sofrem com depressão poder contar com um ombro amigo, imagino que às vezes pode faltar apoio em casa ou de amigos e pessoas próximas.

Eu mesmo não conheço ninguém pessoalmente do meu círculo social que tenha, mas vemos em entrevistas, reportagens e campanhas e pelo próprio fórum o quão sério é isso e muitas vezes passa despercebido por alguém achar que é "frescura, manha" e etc.

Espero que seja de bom grado esse tópico, não precisa ser um bate-papo, apenas um espaço em que ocasionalmente alguém que tenha depressão se sinta a vontade de compartilhar o que estiver sentindo.

Não sei se a formatação do tópico está de acordo, se não estiver peço a gentileza de algum moderador formatar.
 
Última edição:
O Ideal seria inserir algumas infos utéis como CVV e tratamento no SUS/CAPS e deixar esse tópico pinado ;)
 
CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. DISQUE 188


CAPS, Centros de Atenção Psicossocial, nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial): serviços de saúde de caráter aberto e comunitário que realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtornos de caráter mental.

Se não houver um CAPS na sua cidade, procure uma Unidade de Saúde da Família.


Pode Falar é um canal de ajuda em saúde mental para você que tem de 13 a 24 anos. É como o CVV, inclusive é um parceiro, mas é de realização da UNICEF com foco nos jovens. Pode entrar por chat lá e conversar com alguém preparado pra te ajudar.


Reforço o que o @Presida disse. Jamais considere auto medicação, o que funciona pra uma pessoa não funciona para outra, as vezes é difícil até mesmo um psiquiatra com anos e anos de experiência acertar de primeira o medicamento correto para cada paciente.

No mais, não desista. A vida tem muitas coisas pelas quais vale a pena lutar. Você não está sozinho.
 
bela iniciativa
mas se depender de dicas de alguns users mds...
eu ja tive/tenho depressão
nunca procurei ajuda de um profissional ou tomar algum remédio/calmante
em algumas pessoas deve ajudar outras eu acho que deve piorar
no mais aquilo que dizem que quem faz muito os outros rirem é que lá no fundo são depressivos é verdade
um bom exemplo é o coitado do whinderson...
 
Postaram isso sei lá onde, achei interessante:

 
Já tive essa merda... Na verdade estou me tratando.

É horrível. Não conseguia acordar cedo. Começava meu trabalho às 9:30 (home office)... Parece uma força sobrenatural te puxando pra trás.

Hoje tenho a melhor produtividade da minha equipe mesmo acumulando algumas tarefas de supervisão. Já estou tomando apenas um remédio e diminuindo a dose aos poucos com acompanhamento médico.

Qualquer sintoma mais forte e/ou duradouro, procurem ajuda. Eu demorei pra cacete e só procurei quando estava com pensamentos de ruína.
 
sou depressivo, nunca fiz tratamento "oficial" mas sei o que me faz bem, mesmo a contra-gosto tenho tido bons resultados e as crises não são tão constantes.
descobri em 2019, no ápice da pandemia no ano passado estava muito bem, zero crises, porém do meio do ano passado até o meio desse ano foi a pior época de todas, crises constantes, sem vontade de sair de casa, dormindo 14hs por dia ou mais, só acordava para ir trabalhar, voltava pra casa e dormia, mais nada, e quando criava coragem para fazer alguma coisa na rua sempre tinha crise que me fazia ficar parado bons minutos até tudo normalizar e poder continuar o que estava fazendo.
uma coisa que eu sempre tive em mente e sempre batalhei meus pensamentos: tirar a vida não é a solução pra nada, e só cria problemas para quem vai ficar, então, nunca tive pensamentos desse tipo e sempre pude combatê-los conscientemente.
tenho amigos próximos depressivos, alguns com pensamentos suicidas, que com muita conversa e tratamento, conseguiram contornar, é uma batalha constante, infelizmente.
como disse no outro tópico, uma descrição que ouvi de uma médica, que no meu caso foi certeiro:
"a depressão é como uma tristeza pulsante que chega doer, que não tem motivo, nem hora para chegar, nem hora pra sair"

conversem
, não precisa se abrir logo de cara, mas o primeiro passo é conversar e ser sincero sobre suas necessidades, e eu sei bem como não ter uma pessoa para conversar faz falta, pois muitas vezes, dentro da minha própria casa, me senti isolado sem ter alguém com quem podia conversar.
 
Convivo com distimia (que é uma forma "leve" de depressão, lembrando muito mais um sentimento de apatia do que de "negatividade") e ansiedade, ainda assim, já cheguei a ter pensamentos suicidas em crises mais graves. Os tratamentos são vários, mas a minha dica é, se puderem, sempre busquem um psicólogo/psiquiatra.

Também não caiam na balela de que são fracos ou qualquer coisa que o valha, que tem gente que "superou" fazendo academia (pra mim a atividade física ajuda MUITO), por vezes só mesmo com remédios, não é vergonha alguma buscar tratamento.

Procurem ler e entender estas doenças, meu interesse sobre o assunto quando fui diagnosticado me fez compreender melhor todas as minhas alterações de humor e, de fato, encarar o problema da doença, conseguindo antecipar e lidar de forma mais satisfatória com os efeitos.

Se alguém precisar conversar ou trocar ideia, minha DM está aberta. E parabéns ao OP pela iniciativa do tópico, muitas vezes é um tabu falar disto.
 
Também não caiam na balela de que são fracos ou qualquer coisa que o valha, que tem gente que "superou" fazendo academia (pra mim a atividade física ajuda MUITO), por vezes só mesmo com remédios, não é vergonha alguma buscar tratamento.
Sim, Acontece muito de tu ter seu sofrimento invalidado sob o argumento que fulano e ciclano passam por muito pior, então tu tem que ser feliz...

Pode ter um milhão de pessoas passando por situações horríveis, isso não faz do seu problema algo menor. Claro, temos que buscar a gratidão pelas coisas boas que temos, mas ainda somos seres humanos que sentem e sofrem, todo sofrimento é válido.

Um dos piores momentos da minha vida foi lidar com tudo sozinho porque das vezes que me abri pra alguém fui recebido por comentários como "Tu não passa fome, tu tem casa, tem gente muito pior que você que não tá reclamando".

Aí você se sente um lixo, começa a acreditar que está errado de sentir o que está sentindo ... Mas como tu pode negar sentimentos que naturalmente nascem de você? E nisso comecei a achar que era um peso pra todo mundo, fui me fechando cada vez mais, e aí surgiam os problemas de auto mutilação e tal, porque eu tinha que colocar pra fora o que não podia colocar pra ninguém através de palavras. Tudo porque fizeram eu acreditar que estava errado em sentir, é bizarro.

Tive 2 suicídios na família, e mesmo assim ainda tenho parentes que pregam esse discurso de "é tudo besteira", meu pai incluso. É complicado.

Nenhum sofrimento é besteira. Você não precisa ter nenhum diagnóstico nem chegar a ter depressão pra buscar ajuda. É sempre bom desabafar, se não puder em casa com familiares, busque amigos próximos, se não puder com amigos próximos, busque os canais de ajuda como CVV, Pode Falar, CAPS, apoio psicológico em alguma faculdade pública da tua cidade se tiver, o help.fju que o @daviddiniz citou. Ou manda MP pro @Presida , pro @Tampa_ , pra mim, ou algum amigo do fórum mesmo. O que importa é se abrir pra alguém quando precisar, ninguém precisa sofrer sozinho.
 
Não esperava tanto relatos, e é realmente o que o @Huondil disse, já escutei parentes e amigos falar exatamente isso: "Tu não passa fome, tu tem casa, tem gente muito pior que você que não tá reclamando" e não se aplica só a depressão, mas em qualquer aspecto quando não nós sentimos bem com algo.

Nossas dores as pessoal jugam menores por existir pessoas em uma situação talvez pior que a nossa, ai vem com esse discurso ridículo e muitas vezes reprimimos para não ter que escutar isso.

Ninguém está sozinho, busquem ajuda profissional sempre e não se sintam envergonhados de contar o que sentem.
 
Não esperava tanto relatos, e é realmente o que o @Huondil disse, já escutei parentes e amigos falar exatamente isso: "Tu não passa fome, tu tem casa, tem gente muito pior que você que não tá reclamando" e não se aplica só a depressão, mas em qualquer aspecto quando não nós sentimos bem com algo.

Nossas dores as pessoal jugam menores por existir pessoas em uma situação talvez pior que a nossa, ai vem com esse discurso ridículo e muitas vezes reprimimos para não ter que escutar isso.

Ninguém está sozinho, busquem ajuda profissional sempre e não se sintam envergonhados de contar o que sentem.
É que infelizmente muitos ainda não enxergam a depressão pelo que ela realmente é, uma doença.
O problema psicológico não é uma causa, é um efeito de um problema físico que se agrava com as condições em que o indivíduo vive. Portanto esses argumentos comparativos só pioram o caso, ninguém vai melhorar só porque teoricamente tem outros na pior.
 
Sugiro a todos assistir a série Bojack Horseman da Netflix, consegue retratar a depressão com perfeição, sem contar toda a parte de humor e crítica que também é brilhante.
Boa série.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É que infelizmente muitos ainda não enxergam a depressão pelo que ela realmente é, uma doença.
O problema psicológico não é uma causa, é um efeito de um problema físico que se agrava com as condições em que o indivíduo vive. Portanto esses argumentos comparativos só pioram o caso, ninguém vai melhorar só porque teoricamente tem outros na pior.
Né, até parece que a vida é uma competição de quem sofre mais.

É uma coisa que não gosto, de ouvir outros tentando "ajudar" alguém comparando com outro tipo de sofrimento.

Cada batalha é uma batalha. Cada um se resolve de uma maneira. Não comparem sofrimentos.

Costumamos ver isso nos mais velhos principalmente. "Na minha época não tinha isso", "eu sofri mais e tô bem", "já vi gente pior e hoje olha como tá bem de vida". :kidding:
 
Sugiro a todos assistir a série Bojack Horseman da Netflix, consegue retratar a depressão com perfeição, sem contar toda a parte de humor e crítica que também é brilhante.
Oscilações de humor também é parte da depressão eu mesmo posso estar feliz daqui a 5 minutos e depois de 10 minutos ter uma explosão de raiva.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não esperava tanto relatos, e é realmente o que o @Huondil disse, já escutei parentes e amigos falar exatamente isso: "Tu não passa fome, tu tem casa, tem gente muito pior que você que não tá reclamando" e não se aplica só a depressão, mas em qualquer aspecto quando não nós sentimos bem com algo.

Nossas dores as pessoal jugam menores por existir pessoas em uma situação talvez pior que a nossa, ai vem com esse discurso ridículo e muitas vezes reprimimos para não ter que escutar isso.

Ninguém está sozinho, busquem ajuda profissional sempre e não se sintam envergonhados de contar o que sentem.
Minha mãe fala isso e ainda emenda com um "vá procurar emprego que resolve" ai depois reclama que leva uma "patada" minha.
 
Oscilações de humor também é parte da depressão eu mesmo posso estar feliz daqui a 5 minutos e depois de 10 minutos ter uma explosão de raiva.

Exatamente!
 
Eu tive um quadro leve de depressão e foram 5 coisas que me fizeram sair da necessidade de tomar remédios: terapia com um profissional que tu consiga se abrir sem ter vergonha de falar as coisas mesmo que você tenha vergonha delas, Agua, minha namorada que estava todos os dias me acompanhando nos primeiros meses sem o remédio, muito esporte coletivo (corrida/boxe) pelo menos 4 vezes por semana e por fim sair das redes sociais que por essência é um lugar utópico onde todo mundo é feliz, bonito, rico e viaja e a tua vida é uma m*** (Esse no começo pareceu no começo que meu CPF foi cancelado, ngm me procurava mas eventualmente comecei a me aproximar mais das pessoas q realmente importavam).

Eu espero que isso não seja uma receita de bolo e isso foi o que funcionou para mim, mas saiba que tudo é temporário como as estações vai ter dias de sol e dias de chuva mas eles passam.
 
É tanta coisa entalada que eu tenho na garganta que eu não sei nem por onde começar
 
É que tem umas questões que eu tenho "vergonha" de falar aqui e tornar público como por exemplo as roupas que eu visto e tal.
Fica tranquilo, se não se sentir a vontade para falar não tem problema, ninguém quer forçar algo.

Esse espaço não é para julgamentos, é para conversamos e ajudar no que pudermos, seja com palavra amiga, apenas escutando.

Quando se sentir confiante pode falar, todo mundo aqui vai ajudar, sem julgamentos com roupas, o que faz, o que deixa de fazer, não precisa falar tudo de uma vez, pode ir falando aos poucos.

:thatfeel:
 
Quando se sentir confiante pode falar, todo mundo aqui vai ajudar, sem julgamentos com roupas, o que faz, o que deixa de fazer, não precisa falar tudo de uma vez, pode ir falando aos poucos.
E se não quiser falar no tópico pensando que "qualquer um pode ver", pode ir no ícone de cartinha no topo superior direito do fórum, Iniciar uma nova conversa, e adicionar todo mundo aqui que tu confiar pra falar.

Aí tu pode falar com várias pessoas e o que tu falar ficar restrito àquele grupo privado.

No mais, é isso ai mesmo, sem pressão. Mas se um dia estiver muito afim de falar com alguém, conte com a gente.
 
É que tem umas questões que eu tenho "vergonha" de falar aqui e tornar público como por exemplo as roupas que eu visto e tal.
Não há vergonha nisso, pode conversar conosco caso deseje.

A gente fica com isso de "vergonha" sendo que é só na nossa mente, na realidade as pessoas pouco se importam. E além do mais, pessoal aqui do tópico tá para ajudar, ninguém vai ser insensível em fazer uma crítica desconstrutiva.

Chega mais, puxa a cadeira e senta na roda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo