Desabafo Ryzen 5600X

adriano bertoldi reiter

know-it-all Member
Registrado
Pois é galera, meu pc atual é exatamente o da assinatura.
Ocorre que eu tinha um 3300X e resolvi dar um upgrade.
Bom, meu 3300X rodava com as rams em 3000 MHZ em DOCP 1.35V, rams da corsair, na caixa diz que elas suportam 3000 MHZ e eu rodava tranquilo nessa velocidade no 3300X.
Estou ha umas semanas com o 5600X e só agora me deparei com uns problemas.
Ele nao roda a 3000 MHZ nas rams, deu tela azul no benchmark do GTA V.
Baixei a frequencia pra 2866, ai rodou sem problemas o benchmark, mas percebo stutters, o 0.1% low fica baixo no Goldeneye Source (mod do Half Life 2) e no Half Life 2 tambem o 0.1% low fica na casa dos 25 FPS, apesar do FPS ficar alto, ridiculo, pois é um jogo leve e antigo.
No GTA as vezes da um freeze e volta...
Enfim, ja passou os 7 dias de arrependimento da compra, ja vendi meu 3300X e to num mato sem cachorro.
To afim de comprar um I5 11600K e uma mobo e me livrar da AMD...
Sei lá....Será que to com um processador bichado na mao ?
Ah, baixei o Ryzen Master e dei um auto overclock nele, pq o boost maximo percebi que so chega a 4.5 ghz (diz que é 4.6 ghz) e tive tela azul ao rodar um game...
Totalmente desolado...Acho que vou pra Intel mesmo
 
Ryzen 5600x é um bocado melhor que o 3300x, nos jogos a diferença de fps é grande já que tem um salto considerável na velocidade single thread. Pode ter dado azar com uma unidade defeituosa mesmo ou tem alguma incompatibilidade com as memórias ou placa mãe.
 
BIOS Atualizada pro 5600x?
 
BIOS Atualizada pro 5600x?
sim está na ultima...
alguem por favor ai que tenha o half life 2 pode me dizer como fica o 0.1% low ? o meu fica na casa dos 25 fps, apesar do fps 1% low e o fps em si ser bem alto...nao creio que seja aceitavel
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

na realidade vi agora, nao está na ultima bios...ta na 3202 e tem a 3211

PRIME B450M-GAMING/BR BIOS 3211
"1. Update AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.3 Patch C
2. Improve system performance"
 
Última edição:
Atualiza a BIOS e diz pra gente se melhorou em algo o desempenho.
 
Nao resolveu....
Pessoal, vou de 11600K, preciso que seja uma mobo MATX, qual compro ?
 
Pois é galera, meu pc atual é exatamente o da assinatura.
Ocorre que eu tinha um 3300X e resolvi dar um upgrade.
Bom, meu 3300X rodava com as rams em 3000 MHZ em DOCP 1.35V, rams da corsair, na caixa diz que elas suportam 3000 MHZ e eu rodava tranquilo nessa velocidade no 3300X.
Estou ha umas semanas com o 5600X e só agora me deparei com uns problemas.
Ele nao roda a 3000 MHZ nas rams, deu tela azul no benchmark do GTA V.
Baixei a frequencia pra 2866, ai rodou sem problemas o benchmark, mas percebo stutters, o 0.1% low fica baixo no Goldeneye Source (mod do Half Life 2) e no Half Life 2 tambem o 0.1% low fica na casa dos 25 FPS, apesar do FPS ficar alto, ridiculo, pois é um jogo leve e antigo.
No GTA as vezes da um freeze e volta...
Enfim, ja passou os 7 dias de arrependimento da compra, ja vendi meu 3300X e to num mato sem cachorro.
To afim de comprar um I5 11600K e uma mobo e me livrar da AMD...
Sei lá....Será que to com um processador bichado na mao ?
Ah, baixei o Ryzen Master e dei um auto overclock nele, pq o boost maximo percebi que so chega a 4.5 ghz (diz que é 4.6 ghz) e tive tela azul ao rodar um game...
Totalmente desolado...Acho que vou pra Intel mesmo

Pois aqui sai de um 3700x e fui para um 5600x.
Não ta 100% configurado ainda..
Memos em @3600.
off set no processador... de - 0,0625 o resto tudo em auto.
Monstrinho viu.. as quedas de fps melhoraram diria 90% com relação ao 3700x. No pubg, cod mw, cs:go.
 
Cara, dá um clear na CMOS.
 
Meu 5600x roda as memórias a 3600mhz sem problema nenhum. Não atualizei nem Bios.

O problema deve ser suas memórias
 
Posso afirmar com 99% de certeza que os problemas estão relacionado às memórias. Venda esses pentes, pegue as Crucial Ballistix, e veja seus problemas desaparecerem.
 
Posso afirmar com 99% de certeza que os problemas estão relacionado às memórias. Venda esses pentes, pegue as Crucial Ballistix, e veja seus problemas desaparecerem.
hm, rodei bastante GTA V hoje, modo historia, FPS media de 133 a 144 e 0.1 low em 63 fps, muito liso....
Mas me passa entao o link dessas memorias...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O jogo que gosto é o goldeneye source, um mod de Half Life 2...O jogo roda quase liso, mas o 0.1 % low fica baixo....Sabe nao é liso liso como no GTA V....
 
hm, rodei bastante GTA V hoje, modo historia, FPS media de 133 a 144 e 0.1 low em 63 fps, muito liso....
Mas me passa entao o link dessas memorias...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O jogo que gosto é o goldeneye source, um mod de Half Life 2...O jogo roda quase liso, mas o 0.1 % low fica baixo....Sabe nao é liso liso como no GTA V....
https://www.pichau.com.br/memoria-c...qFRqE2E9bIWjo2lmPMPqA7goKUvJ874AaAh75EALw_wcB

São @3000 CL15, mas fazendo overclock pelo DRAM Calculator, pelo menos @3733 CL16 você pega com um 5600X.
 
Problema é as memórias, tentaria trocar antes de partir pra outra plataforma.
 
Nao custa nada pessoal, poderiam fazer um teste pra mim ?
Alguem que tenha o Half Life 2, poderia medir o 0.1% low e me dizer como fica ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Seria um bom kit ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tava pesquisando as memorias homologadas pela minha placa mae mas nao consigo achar pra comprar uma sequer
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

opa achei essa que é homlogada


será?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei já,

CMK16GX4M2B3200C16​

está no QVL como homologada pela minha mobo.
 
Última edição:
Pode ter certeza que o 5600x é um dos melhores processadores para jogos. Um crime trocar por um Intel.

Como falado, verifique as memorias.
 
Aqui uso 5600X com memoria de 2666 CL 16, não tem sequer uma queda em jogos como CS, COD, BF etc. Liso liso. Estava pensando em dar um UPGRADE de memória, mas não sei se é interessante.
 
Acho que faltou um "clear CMOS" como foi dito ai
provavelmente algum parametro da BIOS que não resetou na troca da CPU
 
É incrível como um clear resolve muita coisa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo