Desbloquear Dolby Digital Live e DTS Interactive Nas REALTEK HD Audio Onboard

Lord_Abortion

Member
Registrado
Bem, para aqueles que utilizam ou querem utilizar seu receiver no PC através da conexão digital optica ou coaxial, devem saber que estas conexões não tem banda suficiente para transportar som de 5.1 canais sem compressão (PCM)

O Problema começa principalmente nos jogos pra PC que são transmitidos para saida em PCM 5.1
As tecnologias Dolby Digital Live e DTS Interactive (DTS Connect) compactam o som PCM 5.1 e transmitem para a saída digital SPDIF(TOSLINK) em DTS ou Dolby para o seu receiver


Em vista disso temos 3 possibilidades:

1 Comprar uma Placa de som Offboard com suporte a Dolby Digital Live ou DTS Interactive
http://www.asus.com/Sound_Cards_and_DigitaltoAnalog_Converters/Xonar_DSX/
http://us.store.creative.com/Creative-Sound-Blaster-XFi-Titanium-PCI/M/B001E25KDK.htm

2 Comprar uma MB que o som integrado tenha o suporte Nativo, São poucos modelos mais existem

3 A OPÇÃO SALVADORA, Aquele seu chip Realtek Onboard HD
Se voce reparar qse todos os chips de audio HDs da Realtek oferecem esse suporte
http://www.realtek.com/products/productsView.aspx?Langid=1&PNid=24&PFid=28&Level=5&Conn=4
Mas não são todos os produtos que são pagos os direitos dos codecs (Redução de custo)

Assim basta somente adicionar um arquivo ao instalador do drive da Realtek para habilitar as funções


###########PROCEDIMENTO##################################################

1 Baixe o driver 2.72 e a dll de desbloqueio
http://drivers.softpedia.com/get/SOUND-CARD/REALTEK/Realtek-HD-Audio-Driver-272-64-bit.shtml
http://www.sendspace.com/file/ejgfyb

2 Desinstale o drive antigo no painel de controle/software e recursos
3 Reinicie segurando F8 e entre na opção DESABILITAR IMPOSIÇÃO DE ASSINATURA DE DRIVER

4Extraia o arquivos baixados para alguma pasta
1243009.jpg


5 Entre na pasta "Realtek High Definition Audio - Unlocked Drivers ..." RELATIVO A SUA VERSAO 32BITS OU 64BITS
1454294.jpg


6 Copie a DLL RTKAPO64.dll para a pasta VISTA64 Dentro do instalador do Driver Realtek
1569543.jpg


AGORA SÓ INSTALAR



Reparem que nas Propriedades do seu drive temos a opção de transmitir 5.1 para a saida digital
capture3-png.52980


Posso configurar também diretamente no windows
9YpK3fn.png


Receiver funcionando tanto em DTS 5.1 ou DOLBY 5.1
rMBsBXD.jpg

MeIAa9Y.jpg








########################################################################

Para filmes existe a possibilidade de você ativar no CODEC a opção passthrough para DTS e Dolbly Digital, utilizando o driver de som original e funciona em qualquer placa de som com saída digital (somente para videos)

Para aqueles que usam o pacote K-lite de codecs
B8T0dEz.png


Clique em output e Ative as opçoes Dolby Digital e DTS
wPNAxAP.png



Este Conteúdo foi retidado Aqui
http://www.techpowerup.com/forums/t...dolby-digital-live-and-dts-interactive.193148

Relatem suas experiencias!!
 
Tópico show hein!

Já conheço e uso esses drivers já a algum tempo, mas o seu tópico ficou muuuuuuuuuuuuito bem explicadinho, parabéns!! :yes:
 
Alguem sabe se da para destravar isso nas VIA VT2021 codec High Definition Audio?
 
Alguem sabe se da para destravar isso nas VIA VT2021 codec High Definition Audio?

procurei uma epoca nao achei, tem q ver no datasheet deste modelo do site da via se oferece suporte
 
Alguém já consegui DESABILITAR IMPOSIÇÃO DE ASSINATURA DE DRIVER permanentemente? Já tinha feito isso e deu certo, foda era ter que reiniciar o pc toda vez que quiser ter áudio. :poker:
 
Aew, eu já tinha praticamente desistido de tentar habilitar o DDL ou o DTSConnect na minha realtek onboard. Felizmente achei o tópico da techpowerup a algum tempo atrás e após ler tudo tentei aqui em casa e funcionou maravilhosamente. Mas eu tive que fazer de um modo diferente.

Minha realtek é uma ALC1200 de uma AsusP5QC ligada via coaxial digital em meu Onkyo. Para funcionar eu tive que pegar o driver R2.71 - A1.

Usei o arquivo RtkAPO64.dll visto que meu sistema é o win7 64bits.

Simplesmente fui em c:\windows\system32, fiz um backup do arquivo RtkAPO64.dll original e o substitui pelo arquivo de mesmo nome modificado e reiniciei a máquina.

Após reiniciar, eu não tinha nenhum som, mas todas as opções de audio avançados estavam ali. É só configurar a saída como DTS e habilitar o DTS no painel de controle nas opções do som.

Após salvar tudo e sair, voltei o arquivo RtkAPO64.dll original no sistem32 e reiniciei o pc e pronto. Tudo funciona. Devem ter mais pessoas com o problema similar ao meu. O caminho das pedras está aí ;)
:awesome:
 
Última edição:
As informações deste tópico são valiosas... Segue mais uma referência que foi crucial para o DDL funcionar em minha placa mão (Gigabyte Z87-D3HP, ALC892).

https://www.youtube.com/watch?v=z3vLvFgVlzY

Já adianto que o formato Dolby Digital deve ser selecionado pelo gerenciador de audio da RealTek, pelo gestor de audio do Windows da um erro.
 
será que tem como fazer isso em uma VIA VT1708S? :hmm:
 
Ainda nao testei
 
Mesmo aos que não tem um sistema Dolby Digital ou DTS para utilizar com a onboard, recomendo ativar o Dolby Home Theater V4 na saída analógica para o uso com HeadPhones. Apesar de ter um sistema DDL usei este recurso com um fone Stereo e a melhora é drástica! Vale muito a pena... O efeito surround chegou muito, mas muito perto do DDL usando o mesmo HeadPhone no mesmo sistema...
 
Pessoal, teria essa dica para utilizar com o driver de som da IDT? Comprei um fone melhor agora mas uso ultrabook então não posso comprar uma placa de som de alta qualidade. :fuuu:

Alguma dica de melhoria??
 
Tem o desbloqueio para o driver Realteck Ati HDMI versão R270? Minha placa de video é uma Radeon HD4780 e vi que o chipset de audio é Realteck 7.1, mas com esse driver ai tentei e não consegui, vi que no site da realtek a última versão disponível é a R270, eu instalo mas não desbloqueia o dts e dd. Espero que alguém possa ajudar.
 
Muito bom o tópico! :D

Uma dica para quem está com problemas para desabilitar em definitivo a assinatura digital de driver.

Rode o Command Prompt como administrador e execute o seguinte:

bcdedit /set loadoptions DDISABLE_INTEGRITY_CHECKS


 
Mesmo aos que não tem um sistema Dolby Digital ou DTS para utilizar com a onboard, recomendo ativar o Dolby Home Theater V4 na saída analógica para o uso com HeadPhones. Apesar de ter um sistema DDL usei este recurso com um fone Stereo e a melhora é drástica! Vale muito a pena... O efeito surround chegou muito, mas muito perto do DDL usando o mesmo HeadPhone no mesmo sistema...

Aqui nem funcionou esses esquemas ai, pc ficou sem som, voltei pro normal mesmo.
 
Última edição:
Havia tentado algumas vezes antes de ver seu tópico mas não estava conseguindo (havia visto o topico na techpowerup). Agora vendo teu post vou tentar novamente e volto p/ relatar o resultado. Valeu!
 
Desisti, consego habilitar mas o som fica só 2.1 placa mãe sabertooth x79
Pedi pinico e comprei uma placa de som (x-fi titanium) com ela recebo o dd no ht certinho e ainda da uma baita melhora usando headphones.
 
Desisti, consego habilitar mas o som fica só 2.1 placa mãe sabertooth x79
Pedi pinico e comprei uma placa de som (x-fi titanium) com ela recebo o dd no ht certinho e ainda da uma baita melhora usando headphones.

onde achou? Eu destravei o DTS para saida ótica, porém o som não sai quando está com o dts ou o dolby ativado. Jeito eh comprar uma off q tenha 5.1 para ótico digital.
 
Eu tambem tentei varias vezes e nunca consegui habilitar isso e pra piorar quem conseguiu falou que não é som 5.1 de verdade, apenas emula o DDL e DTS.
 
E ai, no final das contas funciona ou é só enrolação?

Som emulado ninguém merece.

Tenho um HT de 800w parado, estou usando caixas logitech por que foi a solução mais barata e real que havia na época.
 
Vale a pena ativar isso pra um Headphone Sennheiser HD518? O que exatamente vai mudar?

E pra caixar de som normais (apenas duas) faz alguma diferença?
 
Muito show isso, ponto pra você parceiro, essa dica funciona no realtek ALC 1150?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo