Desempenho do raid0 2x500GB Samsung

landstriker

Member
Registrado
Fiz raid0 na máquina da assinatura, como sou novato no questão de raid gostaria de ver se o desempenho esta bom..

Neste teste estou com drivers atualizado da placa mãe e fiz 2 slices (100GB e o outro de 800GB).
Ambos estão utilizando strip de 128K.

Os modelos dos HDs sao Samsung 500GB 501LJ 16MB 7200rpm modelos iguais comprei junto.

Segue a imagem.

raid0z.jpg


Estive vendo alguns benchs do pessoal aqui do Adrena, e estão maiores está faltando alguma configuração adicional ou é assim mesmo?
 
O average, está muito baixo, ele teria que dar no máximo uns 210 mb/s,
 
Mas o que será que eu fiz de errado?
Botei o XHD raid no setup da BIOS entrei no Raid utility e criei 2 slices (100GB e 850GB) depois instalei o Windows 7 normal, e no Windows instalei os drivers..

Por que será do desempenho baixo?
 
Galera atualizei a BIOS, refiz o RAID0 denovo com 2 Slices (100GB 64Kb e 865GB 128Kb) fiz um bench do 2 slice e ta muito ruim isso pqp.

Olha a screen:

raid0.jpg


Ajuda ae galera nao sei mais o que fazer, estou sem saída o que será isso?
Os hds estao com problema? Placa mae? Chipset? Driver? Bios? Estou sem solucao...
 
Tem coisa errada ai, teu raid ta rendendo quase a mesma coisa que o meu 7200.12 sozinho aqui...
 
Sim tem coisa errada mas o que seria?
Ja refiz o raid e nada de melhorar o desempenho estou achando que é HD ou Placa mae já...
 
Já tentou fazer tudo 128k? Baixou os drivers mais recentes da mobo, principalmente o de Raid, ou deixou o driver genérico?
 
O 1 raid que eu fiz foi com 128K tudo e todos os drivers atualizados, cheguei a atualizar BIOS mais nada de melhorar isso.
 
Aqui o meu com 2 samsung de 250 strip 128
OgAAAI2OLOpBLzfL1CCRNrVue0uAR2zK5YzDYS6OjBqvlxyYcXucYpAG_HKygWrvP-hjlmVWmGPCqavy8hoCtTlBkxkAm1T1UHYQk8kJ8D4_IGS5s6LsZ2ujvLTI.jpg
 
Na PRIMEIRAimagem ( antes de você alterar a bios ), não via muitos problemas não ... O que você não consegue "a mais" ... deve estar relacionado a quantidade de buffer ( no seu caso, 16 mb ) isso conta bastante, principalmente quando o tamanho total do raid é grande ...

No seu caso, vc tem um total de 32MB de Buufer ...

Veja o exemplo abaixo:

Meus HD's são os caviar green's da WD ( Os famosos "lentinhos" ) pois eles são mais econômicos e tudo mais ...

68277028.png


Eles tem 500GB Cada, 7200RPM, Porém, cada um tem 64MB de Buffer.

Enfim, essa deve ser a causa, eu não vejo outra além dessa no seu caso. Não estaria muito preocupado ... lembrando que me refiro a PRIMEIRA imagem que vc postou, na segunda, após alterar a bios a coisa ficou tensa mesmo ...

Atualize o driver de Chipset, ele que "coordena" o Raid.

Abraços ! :wave:
 
Segue print do meu raid0 com as hds da assinatura. São modelos 502HJ (16MB Buffer, 7200rpm e uma coisa que acho importante é que são discos com dois pratos e não três como a maioria dos discos da Samsung). O raid está com stripe size de 128KB.


Uploaded with ImageShack.us

Seu raid está com o desempenho abaixo do normal. Pode ser driver, bios, incompatibidade com os discos ou um disco com problemas. Vc já testou os discos de forma individual? Teve uma época que tinha dois arranjos de 465GB com Win Vista e Win Xp. O raid com Xp ficava na borda interna dos discos, ou seja, a parte mais lenta do disco e mesmo assim era mais rápido do que o seu raid.
 
Te sugiro desfazer o RAID, instalar o windows em um terceiro HD e testar os 2 HDs separadamente

Tenho 70% de certeza que um destes teus Samsung está bixado... :S
 
Refiz o raid com um unico slice (1000TB 128K strip) ta muito ruim isso nao sei mais o que fazer estou sem solucao...

raid0.jpg
 
Como eu falei e também os amigos Mchawk e chuckdormes, instala o Win em outra hd e testa os discos de forma separada.
 
Galera fiz uns testes no HDTach e deu media de 130Mb/s average e 850MB/s de burst.

Como vocês sugeriram desfiz o raid, porém ao dar BOOT pra instalar o Windows 7 percebi que minhas particoes antigas de 1 dos HDs estao com os Dados.
Como isso? Quando eu crio o raid ele nao apaga as particoes e os dados?

Eu cheguei a criar 1 UNICO Slice e formata ele para instalar o Windows 7, mas que estranho isto..

Será que é por isso que os benchs estavam tao baixos? por causa dos meus Dados que estao na particao e fragmentados sera isto?
 
Aqui segues os desempenho de cada HD individualmente sem RAID

HD porta 0 > Instalando o Windows nele

66827015.jpg


Segundo disco Porta 1

76644044.jpg


Verifiquei os Health ali no HDTune e em ambos os Hds estao OK.
Tem alguma coisa errada nos HDs?
 
Última edição:
Ja viu se nao esta com jumper, para sata 1, esta muito lento sozinho ou raid!
meu raid, 2 x 500GB 7200.12 RPM 16MB- ST3500418AS
8mbon.jpg
 
Última edição:
Sim os HDs estao sem jumper e so tem eles e um gravador sata conectado nas porta SATA.

Um cara de um forum gringo sugeriu eu desativar o USB3 e SATA3 da minha placa mae, eu tambem fiz isto mas nao melhorou.

Estou fazendo um "Error Scan" nos HDs pra ver se tem algo defeituoso.

De resto nao tenho mais saída, sinceramente nao sei o que pode ser já fiz de tudo, refiz RAIDs com strip/slice baixo, atualizei BIOS/Drivers.

Estou achando que os HDs sao ruim ou Placa mae.
 
Ta esquisito cara, o raid ta rendendo, mas em proporção ao single, não em proporção ao que deveria ser realmente. Pode reparar que em single tá a metade do que deu em raid... Qual a controladora raid da sua mobo? Todas as portas são gerenciadas pela mesma controladora?
 
Chipset é Intel P55 acho que é o ICHR10 nao?

A Placa mae tem 8 portas Sata, sendo 6 Sata3 controlada pela INTEL e 2 porta GSata3 controlada pelo JMB.

Estou utilizando as que sao controlada pela INTEL.
 
Ja viu se nao esta com jumper, para sata 1, esta muito lento sozinho ou raid!
meu raid, 2 x 500GB 7200.12 RPM 16MB- ST3500418AS
8mbon.jpg

Putz cara, tb tenho 2x500GB nas Seagate 7200.12, mas não dá pra comparar com os Samsung.... mesmo sem RAID já tem algo estranho aí... 65MB/s de average?
 
lembrando somente, os hds dele nao sao os F1, sao 1 modelo antes.
 
Os HDs são ruins mesmo... demorei pra perceber que os teus são os modelos "L", e não "H" (HD501LJ).
Aqui no meu trabalho, fiz um pequeno relatório com todos os HDs da empresa.
E por um acaso, temos um HD400LJ e um HD502HI... ambos de 2008.

O HD400LJ

400gbsatasamsunghd400lj.png


O HD502HI

500gbsatasamsunghd502hi.png


Te sugiro vender ou devolver esses HDs e pegar 2 Seagate ST3500418AS
Não se espanta com a trovação sobre esses 418AS. É lógico que um item que vende bem mais que o outro vai dar mais problemas que o que vende menos, se compararmos os números...

3x Seagate ST3500418AS... que mumu amiguin...

hdtach3xst3500418asraid.png
 
Os HDs são ruins mesmo... demorei pra perceber que os teus são os modelos "L", e não "H" (HD501LJ).
Aqui no meu trabalho, fiz um pequeno relatório com todos os HDs da empresa.
E por um acaso, temos um HD400LJ e um HD502HI... ambos de 2008.

O HD400LJ

400gbsatasamsunghd400lj.png


O HD502HI

500gbsatasamsunghd502hi.png


Te sugiro vender ou devolver esses HDs e pegar 2 Seagate ST3500418AS
Não se espanta com a trovação sobre esses 418AS. É lógico que um item que vende bem mais que o outro vai dar mais problemas que o que vende menos, se compararmos os números...

3x Seagate ST3500418AS... que mumu amiguin...

hdtach3xst3500418asraid.png

exatamente amigo!
tenho 2 ST3500418AS e são excelentes discos!
boot rápido, nao deve em nada!
vou ver se acho algum bench aki pq desfiz o RAID0...estou esperando xegar os outros HDs!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo