• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] [Desespero] BSOD que não consigo descobrir o que é.

CMDR Rod Shepard

CMDR Rod Shepard
Registrado
Galera, alguém me da uma luz, já estou desesperado sem saber o que fazer.
Fiz um tópico gigante com glossário e tudo para ficar bem organizado e ver se alguém consegue me ajudar, pois já estou desesperado sem saber o que fazer.
Ficou gigante o post e bem cansativo, porem quis colocar o máximo de detalhes possíveis para que alguém me ajude, pois sinceramente não sei nem o que eu tenho que arrumar.

Vamos começar do começo, essa é a configuração do dito cujo;
Configurações do computador:
Fonte: Corsair 750w
Placa mãe: B85M-E/BR
Processador: Intel core i5 4460 3.2
Memória Ram; 4x2 2gb 1333mhz kingston (Total = 8gb)
Placa de vídeo: Gtx 970 Zotac 4gb
2x SSD Kingston v300 240gb (Não estão em raid 0, esta usando controlador AHCI)
1 HD sata2 Samsung 500gb.

GLOSSÁRIO:
1- INFORMAÇÕES IMPORTANTES
2-TEMPERATURAS
3- POSSÍVEIS PROBLEMAS DESCARTADOS
4- MINHAS SUSPEITAS
5- TENTANDO IDENTIFICAR O PROBLEMA

1- INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1 mês atras mais ou menos quando adquiri meu segundo SSD sv300, (ainda tinha uma gtx 770 2gb nessa época) resolvi atualizar a bios da placa mãe. Ao final da instalação, deu que foi atualizado com sucesso, e pediu para apertar "ok" para reiniciar o PC. Depois disso o PC não ligava mais, ele ficava ligando os coolers, e desligando em um ciclo infinito. De tanto eu fuçar, voltou a funcionar "magicamente". (Frisando que ainda estava com uma GTX 770 2gb Asus Poseidon)

Bom, agora comprei um GTX 970 4gb da zotac, instalei e usei o computador normalmente por 2 dias seguidos jogando jogos pesado normal.
Até que em uma manhã, fui jogar um jogo, e do nada a tela congelou no jogo com um som estridente e bugado. (PS: NÃO apresentou nenhum artefato na tela) E ao reiniciar tive o mesmo problema, o pc deu umas congeladas umas 3 vezes assim que se exigia um pouco do pc. Apresentou também o mesmo defeito de não conseguir ligar o computador, exatamente o mesmo problema que relatei de 1 mês atras.

Agora esta um pouco aleatório este problema. as vezes a tela congela mesmo no navegador, já deu varias blue screns com os seguintes erros:
1- MEMORIE_MANAGEMNT (bug chek code: 0x000001a) (ntoskrnl.exe / Adress in Stack: ntoskrnl.exe+165564)
2- PAGE_FAULT_IN_NOPAGEDAREA
3- IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Uma coisa que observei é que o computador sempre que não quer mais ligar, ele LIGAR COM 1 PENTE de memória apenas e APARENTEMENTE funciona normal se estiver com apenas 1 pente de memoria de 2gbs.

É importante relatar que quando travou pela primeira vez, e depois de varias horas "fuçando" para tentar descobrir o que era ele voltou a funcionar normal e até joguei jogos pesados, e teste de estabilidades fortes como "furMarker" (tanto para cpu quanto para GPU), Teste do Aida 64 ( Stress : Cpu; Stress FPU; Stress cache; Stress System memory; stress local disk; stress Gpu) e passou normal, porem o problema voltou e funciona bem apenas com 1 pente de memória.

2- TEMPERATURAS:
As temperaturas monitoradas pelo Aida 64 estão normais.
Processador em iddle fica na base dos 35º e em full 58º no maximo. (os 4 nucleos)
VGA em idle fica 35º e em Full 80º no máximo (segundo o fabricante a temp máxima dela é 98º)
SSDS: Mácimo 30º e HD 25º

3- POSSÍVEIS PROBLEMAS DESCARTADOS:

As temperaturas estão normais.
A nova GTX 970 que é o hardware novo ficou 30 minutos em outro computador no furmarker operando em 100% em 80º como temp máxima funcionando normalmente. (Detalhe importante, ela nunca apresentou perca desempenho ou algo do tipo durante as jogatinas ou durante os testes do furmarker e muito menos artefato na tela)
Passei um teste da intel no processador chamado "IntelProcessor Diagnostic Tool 64bit" onde o processador passou 100% no teste.
Fonte, pois ao meu ver, se fosse problema com fonte, o computador desligaria ao invés de congelar. (A fonte é uma corsair 750w real)
Sistema e drivers: Já formatei com windows 7, w já deu tela azul no processo de formatação quando o windows estava copiando os arquivos.

4- MINHAS SUSPEITAS

Minha maior suspeita é da placa mãe por causa do problema de bios que relatei anteriormente.
Como disse antes, o computador aparentemente funciona normal com apenas 1 pente de memoria ligado, o que me leva a suspeitar das memórias também.

5- TENTANDO IDENTIFICAR O PROBLEMA:

Tentei criar um Cd com boot do "Pc check" e um pen drive também, mas por algum motivo não consigo dar o boot nesses cds nem com reza braba.
Não sei usar direito o memtest, porem notei algo estranho.
Baixei um programa indicado por um usuário aqui do forum: http://hcidesign.com/memtest/
E pelo que entendi tem que abrir o programa 4 vezes e setar em cada janela 2047mb para verificar, e dessa forma deu o seguinte erro: http://hcidesign.com/memtest/copyError.html/ver:4.6 flag:104
Porem suspeito que eu usei o programa de forma errônea, então se alguém puder me ajudar a usa-lo corretamente eu agradeço.

Por em quanto é isso, se alguém puder me ajudar, agradeço.
 
Opa, beleza ?

Muita calma nessa hora :p

Coisas que vc alterou antes de dar problema:

* Adicionou outro SSD (+ trabalho pra fonte (pequeno mas existente))
* Trocou de VGA (+ trabalho pra fonte)
* Atualizou a BIOS (treta... só recomendo quando é "necessário")

Eu no seu lugar faria o seguinte; Desmontaria seu rig todo, compraria uma latinha de limpa contatos da wurth, daria um belo banho nos slots das memórias, usaria uma borracha branca para limpar o conector da ram, bem de leve, suaaavemente (sei que tem gente que acha que é mito mas eu não...) e nas rams também tal como nos pci-ex, enfim, daria um belo banho na mobo. Montaria tudo novamente, entraria na BIOS, resetaria a BIOS para as configurações padrão (retirando overclock e tudo mais...) e realizaria os mesmos testes que ja fez (sem ser erroneamente, rs) fazendo isso vc deixa seu ambiente "clean" e pode ir descartando componente por componente até achar o problema e como disse, com bastante calma!

Abraços e boa sorte, estou acompanhando o tópico
 
e por que voce nao volta bios antiga ou uma atual que nao seja bios beta ?
 
Primeiro de tudo, obrigado por ler esse tópico imenso e cansativo.
Segundo, acho que o hqxriven acertou na mosca.

Vamos aos fatos:
Depois de muito sofrimento sem saber o que era o defeito de fato, acho que descobri. Percebi que o computador agora só liga com os 2 últimos slots de memoria, problema muito parecido com o problema desse cara: http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/b85m-e-com-problema-nas-memorias.486280/

Só para ter certeza absoluta que não era a VGA nova (GTX 970), removi ela hoje e liguei apenas no onbord da placa mãe, com 2 memórias nos 2 últimos slots, e funcionou normalmente. Então tentei ligar com os 4 pentes de memória e nada, e então com 3, e o pc ligou, porem foi tempo de abrir o aida 64 que a tela azul voltou e congelou.

Conclusão, os dois slots do lado esquerdo já estavam meio defeituosos, porem funcionando e agora resolveram pifar de vez. Nesse momento estou usando o computador com todas as peças instaladas, incluindo a Gtx 970, exceto claro, as 2 memórias do lado esquerdo nos 2 slots defeituosos, e o computador esta funcionando perfeitamente até agora. Passou por 30 minutos no teste de stress de memória no aida 64 e não apresentou nenhuma falha.

Então já exclui a possibilidade de ser defeito na gtx 970 já que apresentou tela azul no onbord. (isso era o que mais me preocupava, ser problema com a vga nova, por mais que tenha sido comprada na kabum e a kabum troque de boa, ia ser chato ter que esperar ela chegar la, e esperar de novo outra chegar aqui.)
Os SSDs também me preocupavam, pois todos sabemos que esse v300 é uma bomba, mas pelos testes realizados, ficou claro que o problema esta nos 2 slots de memoria do lado esquerdo.
PS: Os slots são 1-Preto, 2-amarelo, 3-preto, 4-amarelo apresentando o defeito no 1 e 2.

Agora minha seguinte duvida é, qual placa lga 1150 pegar por um preço bom ? Pois agora o bolso chorou, pois acabei de comprar essa gtx 970 e 1 gabinete da corsair spec-02.

Então o problema pode realmente ter sido ocasionado pelo VRM da placa mãe ? Se sim, qual placa eu devo pegar em um preço bom ?
Estava pensando nessa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/...0-intel-serie-9-gigabyte-ga-h97m-d3h-matx-_JM

O que vocês acham ?
 
1 - Quais são as suas memórias? Modelos e Ranks.
Os 4 pentes são KVR1333D3N9/2G. DDR3. Ranks ?

2 - Verifique agora se o dual channel está ligado. Caso não, tente ligar uma de 2 Gb no 2º slot e outra no 4º slot.

NwgH1G9.jpg


Como pode ver na imagem, esta em single. Se eu tentar ligar em dual channel como você falou (uma no 2º slot e outra no 4º slot) De duas a uma, ou o pc nem liga, ou se ligar, basta estressar minimamente as memória que congela ou da tela azul.
 
Ranks são os bancos de memória. Se tem memórias de ambos os lados do pente é Dual Rank senão Single Rank.

O Dual Channel parece que está desligado, então aparentemente vc precisa ligar as memórias no slot 1 e no 3 OU no 2 e no 4. Ligar no primeiro e no do lado ou no terceiro e no quarto pode dar problemas de mapeamento pcp nessa placa (que é chatinha).

Faça um teste e troque e veremos o que vai acontecer.
 
Ranks são os bancos de memória. Se tem memórias de ambos os lados do pente é Dual Rank senão Single Rank.

O Dual Channel parece que está desligado, então aparentemente vc precisa ligar as memórias no slot 1 e no 3 OU no 2 e no 4. Ligar no primeiro e no do lado ou no terceiro e no quarto pode dar problemas de mapeamento pcp nessa placa (que é chatinha).

Faça um teste e troque e veremos o que vai acontecer.

Fotos das memórias:


Como pode ver nas fotos, acredito que 2 pentes são dual ranks e 2 pentes são single rank.

Eu estou ciente que para ligar o dual channel deve ser no slot 1 preto e slot 3 preto ou slot 2 amarelo e slot 4 amarelo.
Eu já tinha efetuado exatamente esse teste que você propôs, e os resultados foram os seguintes;
Liguei os 2 pentes IDÊNTICOS no slot 1 preto e slot 3 preto. Resultado : Computador liga as ventoinhas e desliga em um ciclo "infinito". (Já chegou a entrar no windows, porem apresentou tela azul ou congelamento no windows)
Liguei os 2 pentes IDÊNTICOS no slot 2 amarelo e slot 4 amarelo. Resultado : Computador liga as ventoinhas e desliga em um ciclo "infinito". (Já chegou a entrar no windows, porem apresentou tela azul ou congelamento no windows)
Liguei os 4 pentes de memória, os pentes idênticos na cor amarela e os outros 2 idênticos na cor preta. Resultado: Computador liga as ventoinhas e desliga em um ciclo "infinito". (Já chegou a entrar no windows, porem apresentou tela azul ou congelamento no windows)
Liguei apenas 1 pente no slot 1 preto. Resultado: Computador liga as ventoinhas e desliga em um ciclo "infinito".
Liguei apenas 1 pente no slot 2 amarelo. Resultado: Computador liga as ventoinhas e desliga em um ciclo "infinito". (Não aparece nem a imagem da bios em todos os caso que liga as ventoinhas e desliga no ciclo "infinito").
Liguei apenas 1 pente no slot 3 preto. Resultado : Funciona normalmente.
Liguei apenas 1 pente no slot 4 amarelo. Resultado: Funciona normalmente.
Liguei 1 pente no slot 3 preto e 1 pente no slot 4 amarelo. Resultado: Funciona normalmente.
 
Pergunta: Tanto os Dual Ranks como os Single Ranks dão problemas quando colocados no primeiro slot e no terceiro? testou ambas as combinações?

O fato de serem Elpida e Kingston pode estar dificultando as coisas.
 
Volta pra bios anterior que vc estava como o paulo mencionou e observe o comportamento e como sempre veja o memtest.
 
Pergunta: Tanto os Dual Ranks como os Single Ranks dão problemas quando colocados no primeiro slot e no terceiro? testou ambas as combinações?

O fato de serem Elpida e Kingston pode estar dificultando as coisas.

Sim, pra desencargo de consciência , acabei de fazer esse teste as duas dual rank no slot 1 e slot 3, e as duas single rank no slot 1 e 3, e apresentaram o mesmo defeito das ventoinhas ligarem e ficarem eternamente ligando e desligando.
Agora liguei as 2 single rank em single channel no slot 3 e slot 4 e funciona normal.

PS: Vale ressaltar que sempre usei esses 4 pentes de memória exatamente nessa placa mãe, as duas dual rank no slot 1 e 3 e as duas single rank no slot 2 e 4. E nunca tive problema nenhum, e foi um problema repentino que aconteceu do nada, ou seja, acredito que a placa mãe é de fato o real problema.

Rodou o memtest86+ em alguma das configurações de memória que fez?
Rodeio memtest até o 400% em todos os pentes no slot 4 (1 de cada vez) e não apresentou erro em nenhuma memória.
Rodei tbm o memtest com 1 memória no slot 3 e outra no slot 4. (single channel) / (abri dois executáveis do memtest e setei 2047 em cada 1 e deixei rodando os 2 até 300%) Tambem não encontrou nenhum erro. Executei esse teste de forma correta ?
E a ultima combinação que fiz, foi com os 4 slots de memória conectados em dual channel, abri 4 executáveis do memtest e setei em cada 1 deles 2047 e deixei executando. Apenas 2 executáveis chegaram em 100% sem nenhum erro, e os outros dois executáveis não saíram do 0%.

Resumindo, o memtest não encontrou erro nas memórias, e como disse, eu já usava elas a bastante tempo e nunca tive problemas, quando aconteceu foi do nada. Após o primeiros congelamentos do dia, no outro dia o computador funcionou normal de novo com os 4 pentes de memória em dual channel até apresentar o problema de novo, o que me leva a creditar que era a placa mãe dando sinal do defeito, e agora o defeito apareceu de vez.
 
Volta pra bios anterior que vc estava como o paulo mencionou e observe o comportamento e como sempre veja o memtest.
Essas 4 memórias funcionaram após a atualização da bios por +/- 1 mês normalmente, porem acabei de voltar para a versão de bios que estava antes, após o processo de instalação de bios, teve o mesmo problema do computador não querer mais ligar independente de quantos pentes de memória ou em qual slot, depois de uma série de troca de slots, ligou novamente no mesmo estado.
Ele só liga com memórias nos 2 últimos slots, caso conecte algum pente no slot 1 ou 2, não aparece nem a imagem da bios e fica ligando as ventoinhas e desligando.


Rodou a versão bootável ou de Windows?
Rodei a versão de windows, pois por algum motivo do inferno esse pc não consegue dar boot no pendrive nem ferrando.
Porem, um técnico de uma loja que eu levei disse ter passado a versão bootável em 1 pente de cada vez, e todas as 4 passaram sem nenhum erro.
 
Vamos fazer um teste simples?

1 - Ligue sem o cabo da vga conectado nela (na placa de vídeo), veja se ela chega até o windows sem problemas. (observe o teclado e os coolers e espere o tempo normal do boot)

2 - Desligue com o ALT + F4 e enter.

Caso acelere da mesma forma, desligue logo que acelerar no power.
 
Use a bootável. Baixe a ISO do site oficial e grave num CD. Também tem no Hiren's ou FalconFour UBCD.
Baixei o PC Check e gravei em um cd, porem ele não da boot nem no cd e nem no pen drive botavel. (Se não em engano o pc check é a mesma coisa do hiren's.
 
Vamos fazer um teste simples?

1 - Ligue sem o cabo da vga conectado nela (na placa de vídeo), veja se ela chega até o windows sem problemas. (observe o teclado e os coolers e espere o tempo normal do boot)

2 - Desligue com o ALT + F4 e enter.

Caso acelere da mesma forma, desligue logo que acelerar no power.


Eu fiz o teste usando a placa de video onbord como relatei la em cima. Não é a mesma coisa que esse teste ?

Só para ter certeza absoluta que não era a VGA nova (GTX 970), removi ela hoje e liguei apenas no onbord da placa mãe, com 2 memórias nos 2 últimos slots, e funcionou normalmente. Então tentei ligar com os 4 pentes de memória e nada, e então com 3, e o pc ligou, porem foi tempo de abrir o aida 64 que a tela azul voltou e congelou.
 
Eu fiz o teste usando a placa de video onbord como relatei la em cima. Não é a mesma coisa que esse teste ?

Estive pensando em algo, sabendo que essa placa é um problema será que teríamos usuários da Asus B85 que trocaram a vga por uma GTX 970 e começaram a ver problemas pelo vrm dela?

Bem...

http://www.tomshardware.com/answers/id-2428561/asus-b85m-motherboard-support-zotac-gtx-970.html (muitas coincidências...)

Existe um detalhe também, placas de vídeos potentes costumam usar mais a energia trafegada pela placa mãe e pelo slot e a 970 utiliza em média 45w e isso é bastante pra uma placa simples.

A sua dificuldade de ativar o dual channel pode significar que as fases de força são até insuficientes pra alimentar a cpu e a ram e aguentar essa gpu ao mesmo tempo.

Todos os seus testes só levam a crer em problema na placa mãe, no seu vrm e falta de energia até pra ativar um dual channel. Vc está trabalhando no limite nesse pente 3 e 4, não acho absurdo se acabar tendo algum crash.

O fato de ligar com 1 pente só confirma isso.
 
Estive pensando em algo, sabendo que essa placa é um problema será que teríamos usuários da Asus B85 que trocaram a vga por uma GTX 970 e começaram a ver problemas pelo vrm dela?

Bem...

http://www.tomshardware.com/answers/id-2428561/asus-b85m-motherboard-support-zotac-gtx-970.html (muitas coincidências...)

Existe um detalhe também, placas de vídeos potentes costumam usar mais a energia trafegada pela placa mãe e pelo slot e a 970 utiliza em média 45w e isso é bastante pra uma placa simples.

A sua dificuldade de ativar o dual channel pode significar que as fases de força são até insuficientes pra alimentar a cpu e a ram e aguentar essa gpu ao mesmo tempo.

Todos os seus testes só levam a crer em problema na placa mãe, no seu vrm e falta de energia até pra ativar um dual channel. Vc está trabalhando no limite nesse pente 3 e 4, não acho absurdo se acabar tendo algum crash.

O fato de ligar com 1 pente só confirma isso.

Eu também cheguei a conclusão que o problema é a placa mãe que esta danificada.
Eu usava antes uma GTX 770, porem teoricamente ela usava mais energia que a 970. http://gpuboss.com/gpus/GeForce-GTX-970-vs-GeForce-GTX-770 (atenção nesse detalhe: TDP GTX 970 = 148w e TDP GTX 770 = 230w)
Mas de fato é estranho depois de 2 dias usando a GTX 970, aparecer o problema, e o jogo que apareceu o problema foi no Batman Arkham Knight com os gráficos tudo full incluindo anti alaising e filtro anisotropico 16x e as opções extras la de physics da nvdia.
E como já efetuei o teste na onbord e mesmo assim apresentou o problema, creio que a placa mãe realmente esta danificada.

Agora preciso de recomendações de uma mobo boa e barata, estava pensando nessa aqui : http://produto.mercadolivre.com.br/...0-intel-serie-9-gigabyte-ga-h97m-d3h-matx-_JM
Tem alguma recomendação de qual mobo devo pegar ?
E obrigado pela atenção e ajuda prestada.
 
Ele realmente usa mais, porém de onde sai esse a mais?

A Arquitetura Keppler não retirava muito do slot e sim das conexões 8 pinos e 6 pinos, isso aumentou levemente na Maxwell (só diminuindo nas soluções custom de 8 + 8 pinos) e piorou demais na Pascal.

Em outras palavras estou dizendo que sua vga mais nova não usa somente as conexões de 8 e 6 pinos como alimentação, mas também a energia trafegada pela placa mãe até o slot o famoso 12v e é aí que ocorre a falha.

Quanto a recomendação de placa mãe, fonte, processador eu sou o pior pra recomendar, pq sempre recomendo algo voltado pra over cheio de fases e dissipadores no vrm e mesmo assim depois de fazer muita pesquisa (Sinto muito :feelbad:)

Mas se fosse indicar eu pegaria uma Z97 (eu sei que é pra over, eu sei que sai um pouco mais caro) H97 eu pegaria alguma que tivesse 4 fases, mas essa giga que vc indicou tem duas revisões e eu fico com o pé atrás pra recomendar.

Acredito que o pessoal daqui pode te indicar algo muito melhor e no seu orçamento do que eu.

Sugiro uma abertura de tópico pedindo recomendações de H97 pro seu processador.

Abraços!
 
Estive pensando em algo, sabendo que essa placa é um problema será que teríamos usuários da Asus B85 que trocaram a vga por uma GTX 970 e começaram a ver problemas pelo vrm dela?

Bem...

http://www.tomshardware.com/answers/id-2428561/asus-b85m-motherboard-support-zotac-gtx-970.html (muitas coincidências...)

Existe um detalhe também, placas de vídeos potentes costumam usar mais a energia trafegada pela placa mãe e pelo slot e a 970 utiliza em média 45w e isso é bastante pra uma placa simples.

A sua dificuldade de ativar o dual channel pode significar que as fases de força são até insuficientes pra alimentar a cpu e a ram e aguentar essa gpu ao mesmo tempo.

Todos os seus testes só levam a crer em problema na placa mãe, no seu vrm e falta de energia até pra ativar um dual channel. Vc está trabalhando no limite nesse pente 3 e 4, não acho absurdo se acabar tendo algum crash.

O fato de ligar com 1 pente só confirma isso.

Aparenta ser um problema similar às Gigabyte D3H 1155.

Vale lembrar um velho conselho: Nunca monte um PC com disparidade na qualidade/tier das peças. Infelizmente é algo comum ver usuários com um i7 destravado e VGA high-end usando uma mobo e fonte de R$250.
 
Minha placa mãe foi mais cara que meu processador, eu fiz essa besteira de comprar MB barata e me dei mal e tive que comprar uma bem melhor.

A série D3H dependendo da revisão sofre desse mal, infelizmente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo