• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dica compatibilidade CROSSFIRE

Otavio Roncetti Guerra

New Member
Registrado
Estou para fazer alguns upgrades no meu PC e gostaria de pedir umas dicas aqui no forum, não vou enrolar muito mas estarei deixando tudo bem explicado.

Atual:
Placa mãe - GA-970A-DS3P
Processador - AMD FX-8320 Black Edition
Placa de vídeo - R9 285 Sapphire
Fonte - Corsair 750w 80 plus Bronze


Estava querendo saber quais placas de vídeo seriam boas no quesito custo/benefício para um Crossfire/SLI.

Pesquisando, vi que alguns sites de fora como AliExpress e Gearbest oferecem preços bem abaixo da média encontrada aqui no Brasil, e por conta disso a ideia inicial seria de comprar componentes nesses sites.

Por agora o único upgrade que irei fazer na minha máquina será de colocar uma Placa de vídeo a mais, assim realizando o tão sonhado (por mim rsrs) Crossfire/SLI. No decorrer gostaria de fazer um upgrade de processador e como o socket da minha placa-mãe é AM3+ vi que não conseguiria encaixar os processadores Ryzen pois o mesmo solicita um socket AM4, assim gostaria de alguma dica para placas-mãe que aguentassem esse processador sem fugir muito dos quesitos custo/beneficio.

Ps: Pesquisando um pouco, achei uma placa de vídeo da marca ASUS sendo vendida no AliExpress, acredito que seja usada mas para mim não vai fazer muita diferença.
Segue o link: https://s.click.aliexpress.com/e/wIsSdMc


Vi que para realizar o Crossfire é necessário que as placas sejam da mesma série ou algo deste tipo, entendo que isso cairia nos números de modelo, sendo assim a minha R9 285 encaixaria com essa R9 270, mas quando verifiquei a interface vi que ela funciona com PCI Express 3.0 e a minha placa atual utiliza PCI Express 2.0, sendo essa outra dúvida que gostaria de esclarecer

Como este é meu primeiro post no fórum, não conheço muito da política e posso estar fazendo perguntas já respondidas, mas desde já agradeço a atenção.
 
Cara, já tive muita vontade de fazer um crossfire de RX 480, mas o consenso de quase todo mundo que já fez é que não vale a pena. Consumo muito alto, baixa compatibilidade, frametime zoado e por aí vai. Daí eu acabei saindo dessa ideia e preferindo focar em uma single-gpu mais forte.

Mas como eu mesmo nunca fiz não posso afirmar nada de convicção própria. O que sei vem de relatos aqui do fórum, mas vamos ver se aparece alguém que ofereça uma visão diferente dessa...
 
Cara teu post é meio surreal, parece que voltei em 2013...

SONHO de placas duplas?
Eu tenho sli de gtx 970 e posso te dizer:
1)Foi-se o tempo que placas duplas eram uma boa opção custo benefício melhor do que uma placa de vídeo unica mais potente. Hoje em dia crossfire e sli estão mortos. Os jogos modernos nem tem implementação pra conseguir usar duas placas. Eu também sempre achava "estiloso" sli, mas só quando era um bom custo benefício substituído uma placa unic mais cara. Esses tempos se foram.

De fato, vou desfazer meu sli e trocar por uma única radeon rx 5700 xt ainda esse ano.

2) uma 270 não vai casar com uma 285. Placas duplas precisam de modelos idênticos, no maximo de marca diferente. (existem exceções mas não é.o seu caso).

3) independentemente disso, uma 285 hoje em dia é uma placa muito fraca, em termos de custo benefício eu recomendo você vender tua 285 por uns 300 reais e botar mais uma grana e pegar uma rx570. O salto vai ser gigantesco. Veja o gráfico abaixo:
https://www.guru3d.com/index.php?ct=articles&action=file&id=42573

4) mesmo trocando a placa de vídeo, tua plataforma fx-8350 também está muito velha e vai gargalar a performance da placa de vídeo. O ideal era trocar para uma plataforma ryzen nova e moderna, mas aí, comprar um combo ryzen novo é um investimento considerável. Pelo menos 250 reais em 2x8gb ram, 500 numa placa mãe b450 e 350 num 1600 usado da aliexpress. Isso sem contar a placa de vídeo.

Vc pode trocar a placa de video primeiro e ja tera alguns ganhos em jogos, mas só quando trocar o resto da plataforma liberará o potencial da rx 570.
 
Isso é sonho ou pesadelo?
 
Infelizmente seu sonho vai virar um pesadelo, vamos ser realista, não vale o gasto e esforço, consumo alto, baixa compatibilidade, desempenho aquém do esperado.

Eu no seu lugar guardaria este dinheiro, ou vende a sua e junta o que iria gastar e compra logo de uma vez uma VGA melhor, foi se o tempo de multi GPU era melhor solução hoje em dia maioria dos games mal são otimizados para fazer uso de tal solução.

Se mesmo assim depois que 100% dos usuário te alertou sobre o quanto pavoroso será usar duas GPUs e não mudou de ideia, sua GPU só faz crossfire com outra r9 285, toda e qualquer outra placa fora deste modelo não será ativo o crossfire, sua placa mãe tem um pci-ex de 16x e outro de 4x o que degradará o desempenho da segunda VGA (entenda no sli crossfire a segunda GPU nunca terá 100% do desempenho como uma single geralmente ficando em 100% da primeira e 70~80% desempenho da segunda ou seja por ser 4x vai ser mais fraco ainda o desempenho), o pci 2.0 vai ter menos desempenho que o 3.0 isso é fato mas não será o grande limitador de desempenho.

Toma muito cuidado com ali que existe placas falsificada a rodo.
 
Se já tivesse as duas placas ok, ao menos vale pela brincadeira e aprendizado, mas ter que sair atrás de uma segunda placa e ainda arriscar receber algum lixo da China não vale o esforço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo