• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dica que pode aumentar a bateria em ate 4x

RedCode

know-it-all Member
Registrado
Pessoal saiu uma reportagem no iClarified sobre uma pesquisa que afirma que deixar o note sempre ligado na tomada pode diminuir a vida util da bateria e que se a pessoa manter a carga do mesmo entre 30 e 80% pode aumentar a vida util em ate quatro vezes. Estou sem tempo para traduzir. Abaixo segue o link:

http://m.iclarified.com/entry/index.php?enid=34261
 

traduzi esse trecho do link, que achei mais pertinente ao tópico:

“Should I disconnect my laptop from the power grid when not in use?” many ask. Under normal circumstances this should not be necessary because once the lithium-ion battery is full the charger discontinues charge and only engages when the battery voltage drops. Most users do not remove the AC power and I like to believe that this practice is safe.

Eu deveria desconectar meu laptop da tomada quando não estou usando? muitos perguntam. Sob circunstâncias normais, isso não deveria ser necessário porque uma vez que a bateria de íon-lítion está carregada o carregador descontinua o carregamento e somente é acionado novamente quando a voltagem da bateria cai. A maioria dos usuários não removem da tomada e eu gosto de acreditar que essa prática é segura.

e outra, pra notebooks como o Ativ Book 6 em que a GPU NÃO funciona na bateria, somente conectado na tomada, impossível ficar fazendo isso daí de 40-80% '-'

então, depois de ler os dois links, eu acho que o que pode fazer mal à bateria quando se está sempre ligado na tomada são as altas temperaturas que o notebook chega (principalmente em notebooks gamers), pq essas temperaturas fazem mal à bateria, geralmente deve-se manter ela fria...e não o fato que o carregador está sempre conectado, pois uma vez que a bateria está completamente carregada, ele "para" de carregar!
 
Última edição:
Esse negócio de se preocupar com limite máximo/mínimo de bateria a maior besteira.

O tempo de vida medido em 'ciclos' atrapalha completamente a cabeça das pessoas, que ficam fazendo contas mirabolantes e tentando identificar quando um 'ciclo' é contabilizado.

A bateria simplesmente não pode ser medida em "horas" por que ela tem uma duração diferente em cada tipo de dispositivo e, também, duração diferente no mesmo dispositivo conforme o uso que se faz dele (um notebook em idle não consome o mesmo que um notebook renderizando uma imagem de alta resolução).

O fato é que 1 ciclo é igual ao total de mAh que a bateria suporta. Numa bateria de 5000 mAh com 500 ciclos, um consumo de 100% para 20%, consumiu 4000 mAh da vida útil dela. Quando eu carregar ela inteira, ao descarregar para 80% (20% de uso) já inteirou 5000 mAh consumidos, e contabiliza 1 ciclo. Ponto final. Isso quer dizer que uma bateria pode ter 1 ciclo contabilizado a qualquer momento.

5000 mAh, vezes 500 ciclos = 2.500.000 mAh.

Obviamente, o número de ciclos/mAh totais da bateria é uma ESTIMATIVA. Pode variar levemente para mais ou para menos.

E o que eu considero prejudicial ao sistema da bateria, que o faz perder o limite de armazenamento (capacidade total vai diminuindo) é o uso da bateria por períodos muito curtos. Exemplo: bateria está a 20%, você começa a carregar e liga o notebook. Depois, a 60%, você despluga ela, consome apenas 5-10%, e depois pluga novamente. No meu ponto de vista, alterar rapidamente do modo carregamento para o modo consumo e voltar a carregar, afeta a forma como a bateria "captura" essa nova carga. A bateria é um componente químico e ocorrem diversas reações, que geram dissipação de calor, e ela fica encapsulada. Fazer ela alternar processos em um curto período é o que vai prejudicar a capacidade total dela.

Por isso, não importa se você colocou para carregar em 20% ou quando ainda tinha 60%, nem se você carregou só até os 80% ou até os 100%. Contanto que você não alterne entre os modos de carregamento e descarregamento (consumo) seguidamente, não vai afetar sua bateria. Se você estiver com sua bateria plugada e precisar se deslocar para outro ponto de energia (a ponto de descarregar 3% ou mais da bateria), desligue o notebook e faça isso. Se não puder desligar o notebook, é melhor que consuma a bateria por um período um pouco maior (20% ou mais) antes de plugar novamente, ou vai afetar a bateria. É melhor você perder uns 20% de 1 ciclo de carga do que ter o total de armazenamento prejudicado.

Eu já tive (e lido) com diversos notebook, sigo esses procedimentos, e todos continuam carregando perfeitamente, até o 95% de sua capacidade ou maior. O meu Lenovo G450 tem 34 meses de uso diário (nos primeiros 12 meses usava eventualmente, mas quase sempre fora da tomada, depois passei a usar diariamente, quase sempre plugado na tomada e, quando preciso usar fora da tomada, me preocupo em não colocar para carregar novamente de imediato, deixo consumir um pouco de carga ou desligo e espero "esfriar" antes de carregar novamente), e ainda atinge 100% da carga perfeitamente, dura 2 a 3h fora da tomada conforme o uso.

Seguem bons programas para monitorar informações da bateria:

Battery Information View
http://www.nirsoft.net/utils/battery_information_view.html (tem um download à parte da versão em pt-br)

Este mostra o nível de desgaste da bateria. Lembrando que, algumas baterias, mesmo desgastadas, o sistema operacional mostra 100% de carga quando ela atinge "o máximo que ela está aguentando", já considerando o desgaste da mesma. Estou num netbook neste momento, que está desgastado (comecei a usar ontem esse netbook, comprei usado), com apenas 83,3% da capacidade máxima de carga, e o Windows considera essa carga que ela suporte como os seus "100%".

Battery Care
http://batterycare.net/

Desenvolvido por um português, é bem completo. Funciona no tray e tem diversas opções, como ser lembrado de realizar um ciclo de descarga completo a cada X ciclos (quando você usa a bateria somente 30% e carrega, 30% e carrega, também pode prejudicar o número total de ciclos da bateria - dizem, eu não concordo - então esse programa te lembra de, eventualmente, fazer uma descarga total e uma carga total em seguida). Neste, o nível de desgaste é progressivo (no caso desse netbook, é 16,7%, o oposto do programa acima).
 
Última edição:
traduzi esse trecho do link, que achei mais pertinente ao tópico:

“Should I disconnect my laptop from the power grid when not in use?” many ask. Under normal circumstances this should not be necessary because once the lithium-ion battery is full the charger discontinues charge and only engages when the battery voltage drops. Most users do not remove the AC power and I like to believe that this practice is safe.

Eu deveria desconectar meu laptop da tomada quando não estou usando? muitos perguntam. Sob circunstâncias normais, isso não deveria ser necessário porque uma vez que a bateria de íon-lítion está carregada o carregador descontinua o carregamento e somente é acionado novamente quando a voltagem da bateria cai. A maioria dos usuários não removem da tomada e eu gosto de acreditar que essa prática é segura.

e outra, pra notebooks como o Ativ Book 6 em que a GPU NÃO funciona na bateria, somente conectado na tomada, impossível ficar fazendo isso daí de 40-80% '-'

então, depois de ler os dois links, eu acho que o que pode fazer mal à bateria quando se está sempre ligado na tomada são as altas temperaturas que o notebook chega (principalmente em notebooks gamers), pq essas temperaturas fazem mal à bateria, geralmente deve-se manter ela fria...e não o fato que o carregador está sempre conectado, pois uma vez que a bateria está completamente carregada, ele "para" de carregar!

Obrigado pela ajuda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo