Dicas de segurança para um Windows mais seguro. By Lookez

lookez

go Mac, and never go back
Registrado
Olá galera do adrena,

Como não posso acabar com o aquecimento global, com a violência no mundo ou com a fome, estou aqui fazendo a minha parte para acabar com a praga dos vírus e trojans.

Neste tópico eu irei apresentar somente programas grátis, também sou brasileiro e sei como a coisa tá difícil.

O tópico será dividido nas seguintes partes:

Parte 1
-Conceito de segurança no PC
-Dica número 1
-Antivirus-Antispyware
-Firewall
-Segurança no navegador
-Atualizações do sistema operacional
-MSN / Orkut

Parte 2
-Tá, mas e o linux?

Conceito de segurança no PC

Cada vez mais e mais temos computadores conectados na internet, para falar a verdade, o que você faz em um computador se não estiver na internet?

Com essa expansão no número de usuários os crackers desenvolveram novas técnicas para te ferrar legal. Antigamente, a maior vertente de disseminação de um vírus eram as redes p2p, como o Kazaa etc.. Hoje em dia, você pode pegar um vírus de 1000 maneiras diferentes.

Também antigamente você basicamente só precisava de 2 coisas, que era o antivirus e o firewall. Hoje em dia você precisa de um batalhão de programas que vão desde antivirus avançados até programas removedores de vírus de MSN.

Dica número 1

Esse dica pra mim é a mais importante, quase uma lei. E é a seguinte:
Não adianta correr atrás do prejuízo. O que isso quer dizer? Dentro do nosso contexto significa que não adianta você instalar milhões de programas de segurança se seu PC já estiver com o pé na jaca. Uma boa segurança começa logo após a instalação do sistema operacional.

Então, se você quiser tem um PC seguro, a minha recomendação é que você faça backup dos seus arquivos e formate sua máquina.

Antivírus

O antivírus todos nós sabemos o que ele faz, ele é o primeiro componente na nossa elite de programas de segurança, porém, não basta qualquer antivírus, ele não pode deixar o computador lento, não pode consumir muita memória, e ainda sim tem que ter uma eficiência esplendida.

A minha indicação é o Avast!, o avast é um antivírus completíssimo, com proteção em tempo real dos setores mais vulneráveis do computador. Não só escaneia todos os programas que estão rodando em background como escaneia os downloads, os programas que você abre etc. Tudo para impedir que aconteçam fatalidades.

Download: Avast! Home Edition @ Baixaki

AntiSpyware

O antispyware é um programa +- recente que no início não funcionava muito bem, porém com a evolução dos spywares esses programas obrigatoriamentes foram forçados a demonstrar algum serviço.

E é exatamente isso que o SpyBot - Search & Destroy faz, ele é um programa completíssimo e muito fácil de usar, que remove eficientemente spywares, ad-wares, trojans e keyloggers do seu computador. Além disso o SpyBot oferece um serviço de Imunização para o seu computador. O que isso quer dizer? Simples, ele imuniza seu computador de forma que você evite de ser atacados por spywares já conhecidos por ele.

Download: SpyBot - Search & Destroy

Firewall

Atualmente o Firewall tem um papel muito mais importante que há anos atrás. Hoje em dia temos redes de computadores infectados, que são os chamados computadores Zumbis, eles ficam ai procurando PCs desprotegidos dando sopa com brechas na segurança e depois que acham já sabe né.

A melhor maneira de evitar esse e outros ataques é com um firewall, com o nome já diz ele cria uma barreira "de fogo". Muitos sistemas operacionais já vem com seu próprio firewall, mas o do Windows não é tão bom quanto gostaríamos que fosse.

Por isso indico o Comodo Personal Firewall. Um programa fácil de usar, que não te enche tanto o saco e que faz o trabalho muito melhor que o firewall do Windows.

Download:Comodo Personal Firewall

Segurança no Navegador

Mesmo com toda essa proteção que eu sugeri ai emcima, ainda existem brechas, e elas estão no navegador, um navegador nunca está livre de falhas de segurança e é aí que muitos crackers gostam de atacar. Por isso eu indico o Firefox e seu Add-on muito popular chamado NoScript

O Firefox todos conhecem é um excelente navegador que concorre pau a pau com o IE. Porém o seu diferencial é o NoScript.

O NoScript é uma extensão para o Firefox que permite ao usuário o total controle sobre os Scripts que rodam numa página. Para quem não sabe os Scripts podem nem aparecer no site mas podem estar escondido, e eles podem usar as falhas de segurança do seu PC para executar um código malicioso. Sinistro né?

Com essa extensão você libera que o navegador somente execute scripts dos sites que você confia (google, adrenaline, etc.) e dessa forma você tem uma proteção MUITO, mas MUITO maior.

Download: Firefox
Download: NoScript

Atualizações do Sistema Operacional

As atualizações do SO são obrigatórias para quem quer um PC seguro, elas corrigem falhas na segurança, adicionam mais recursos de segurança e métodos de detecção de código mal-intencionado. Um exemplo bem evidente é o Service Pack 2 do Windows XP, que trouxe o Firewall , o bloqueador de Pop-Ups, e a central de Segurança.

MSN / Orkut

Com cada vez mais pessoas usando o Orkut e o MSN no Brasil os crackers se aproveitaram desse fato e desenvolveram vírus especialmente para esses meios de comunicação.

Normalmente, esses vírus não causam nenhum dano ao sistema operacional ou ao programa, mas eles podem ferrar muito mais com você do que qualquer vírus. A maior parte dos vírus de Ok e MSN são Bankers, programas que se instalam no seu PC e rodam em background e pegam todas as suas senhas, inclusive as senhas do Banco, podendo zerar sua conta. Quem não acredita nisso pode ver na internet cada vez mais pessoas falando que tiveram suas contas invadidas ou zeradas logo depois que entraram no site do banco pela internet.

E o pior, muitas vezes os antivirus não detectam esses vírus. E agora?

Para isso existe o MSNCleaner, é um programa que varre o seu PC em busca de vírus de MSN e do Orkut (as vezes). Um outro jeito são os fórums de segurança, que dão uma ajuda legal. Um terceiro método é um programa chamado BankerFix, procure no google =)

Download: MSNCleaner

Parte 2

Tá, mas e o Linux?

No Linux o jogo muda completamente. Com o passar do tempo o Linux está se tornando um sistema muito mais maduro, principalmente depois de distribuições como Ubuntu e Fedora que alavancaram seu desenvolvimento.

No Linux todos os .exe malignos e vírus pra Windows simplesmente NÃO FUNCIONAM, e para completar o Linux se demonstrou o sistema mais seguro contra invasões, competindo contra Windows e Mac OS X.

Eu recomendo o Linux Ubuntu se você quer entrar no site do seu banco (sim é compatível) ou então em qualquer outro site que você dê senhas e informações importantes. E para facilitar ainda mais a sua vida o Ubuntu vem com um aplicativo chamado Wubi. O Wubi instala o Ubuntu no seu computador através do Windows e não modificada nada. Você não tem que formatar, não tem que particionar o HD nem ser um crânio. Ah, detalhe, o Wubi já vem embutido no CD do Linux.

Download: Ubuntu 8.04
Para saber mais: Wubi @ Wikipedia
 
É..
Excelente iniciativa. Que todos os usuários fiquem atentos ao males da internet.
 
Gostei da iniciativa, mas faltou uma que eu considero a principal: use o bom senso. Antivirus nenhum vai resistir a 45296574 de sites de pornografia por dia...
 
Muito legal as dicas mas a maioria dos vírus são pegos por usuários que abusam mesmo visitando e clicando em vários links suspeitos, usando o bom senso e prestando atenção no que está acessando é mais garantido de ficar sem essas pragas virtuais.
 
dica de segurança para windows : USE LINUX :p para navegar , msn e etc.. e deixe windows apenas para jogos !
 
dica de segurança para windows : USE LINUX :p para navegar , msn e etc.. e deixe windows apenas para jogos !

Nada pratico ao meu ver. Você está la navegando, ouvindo sua musica e derrepente que ir jogar, dai tem que reiniciar o PC para dar boot pelo Windows :boring:

Nada pratico. :p

Boa iniciativa ao autor do topico.
 
Mando bem fi, isso vai ajudar muita gente, boa iniciativa.
 
Nada pratico ao meu ver. Você está la navegando, ouvindo sua musica e derrepente que ir jogar, dai tem que reiniciar o PC para dar boot pelo Windows :boring:

Nada pratico. :p

Boa iniciativa ao autor do topico.
Nada pratico mesmo, só que antes ter que dar reboot pra jogar que ser roubado por hackers. Não que seja uma regra, mas o risco é muito maior.
Ps. existem vírus para linux tb... não vão pensando que só pq tão com o pinguin podem fazer de tudo.

Ahh, limpar cookies, dados de formulários, etc. periodicamente já da uma ajuda também. Evita que, caso vc seja infectado, seus dados já estejam prontinhos para serem enviados ao invasor.
 
Nada pratico mesmo, só que antes ter que dar reboot pra jogar que ser roubado por hackers. Não que seja uma regra, mas o risco é muito maior.
Ps. existem vírus para linux tb... não vão pensando que só pq tão com o pinguin podem fazer de tudo.

Ahh, limpar cookies, dados de formulários, etc. periodicamente já da uma ajuda também. Evita que, caso vc seja infectado, seus dados já estejam prontinhos para serem enviados ao invasor.

exato ! :p
 
dica de segurança para windows : USE LINUX :p para navegar , msn e etc.. e deixe windows apenas para jogos !

Foi como falaram, extremamente chato isso, fora que no final todo mundo prefere Windows pela facilidade, embora o Linux tenha melhorado muito no quesito "facilidade de uso" ele não chega nem perto do Windows em simplicidade e acervo de programas, isso é fato, mas que é mais seguro, é. Mas pra quem só acessa http recomendo ele mesmo.

Detalhe que o Vista embora seja vulnerável a vírus como qualquer outro sistema operacional, ele melhorou muito na segurança em relação ao XP.


Quanto ao tópico, boas dicas, eu fiquei 1 ano usando Windows Vista aqui e não peguei nenhum vírus, muito menos anti spyware, sei disso por que passei o anti virus ontem e ele não encontrou nadinha.

Tudo depende do usuário, anti virus pra mim é passado, tendo um Firefox com noscript tá ótimo.
 
depende dos progrmas aos quais se referes , quanto a praticidade realmente discordo , ja e bem pratico sim , e o wxp pelo menos tem um grande problema , a performance de um recem instalado e bem melhor de um de 6meses-1ano no qual se instala/desinstala programas e etc.. enquanto no pinguim quanto mais voce fuça (sabendo o que faz) melhor ele fica !

sem falar em segurança !
 
Boa iniciativa, eu não estou usando antivirus nem antispyware, mas só faço isto porque uso o mozilla + noscript...
 
Nada pratico ao meu ver. Você está la navegando, ouvindo sua musica e derrepente que ir jogar, dai tem que reiniciar o PC para dar boot pelo Windows :boring:

Nada pratico. :p

Boa iniciativa ao autor do topico.

Pode não ser tão prático, mas eu garanto (por experiência própria) que é seguro e funcional...


Vírus pra Linux é igual enterro de anão...todo mundo fala que existe, ninguém nunca se deparou com um...Sem contar que o sistema não permitiria que alguma coisa fosse executada sem sua permissão...
 

Concordo com o Wolfman e com o Gustavo.
É um saco ficar reiiniciando, mas antes isto do que ter o pc invadido ou ficar um lixo.

Não costumo armazenar minhas senhas no meu pc, prefiro ter o trabalho de redigitá-las sempre.
 
parei de ler o topico quando o autor sugeriu AVAST como anti virus!!!:wave:
 
Eu não sei vocês, mas EU não costumo ficar alternando entre jogo e qualquer outra coisa a cada 3 minutos...

Por isso não acho um saco dar boot em outro SO pra jogar e fazer o mesmo quando paro de jogar....
 
Eu não sei vocês, mas EU não costumo ficar alternando entre jogo e qualquer outra coisa a cada 3 minutos...

Por isso não acho um saco dar boot em outro SO pra jogar e fazer o mesmo quando paro de jogar....

bom depende de muita coisa tb black , no linux por exemplo alguns games rodam tranquilo como warcraft , wow , doom3 , quake etc.. agora DX games fica realmente complicado ainda mais FPS , mas tambem nao costumo alternar muito nao , ou sento para jogar ou para trabalhar/navegar/conversar !
 
Bacana mesmo o tópico!

Muito útil pra users mais novos e que pegam essas pragas!
 
Novamente obrigado pelos elogios.

E pra galera que fala tanto do Linux, vou fazer um adendo ali no tópico :p
 
Nada pratico mesmo, só que antes ter que dar reboot pra jogar que ser roubado por hackers. Não que seja uma regra, mas o risco é muito maior.
Ps. existem vírus para linux tb... não vão pensando que só pq tão com o pinguin podem fazer de tudo.

Ahh, limpar cookies, dados de formulários, etc. periodicamente já da uma ajuda também. Evita que, caso vc seja infectado, seus dados já estejam prontinhos para serem enviados ao invasor.

Bom, prefiro correr o risco do que ficar dando boot toda vez, ja que jogo bastante.
 
Galera não vamos discutir sobre dar o Boot pra jogar e navegar ou não. Cada um tem seu jeito de pensar e de resolver o problema.

Não sei se vocês já cogitaram essa possibilidade, mas eu pra acabar com esse problema uso o MacBook como PC principal e para jogar tenho meu Wii e em breve o Xbox 360.

Bela solução não acham? xD
 
Nada pratico ao meu ver. Você está la navegando, ouvindo sua musica e derrepente que ir jogar, dai tem que reiniciar o PC para dar boot pelo Windows :boring:

Nada pratico. :p

Boa iniciativa ao autor do topico.

entao use windows vom linux na vmware (maquina virtual)
navegue pelo linux na vmware e jogue no windows
:yes:
 
entao use windows vom linux na vmware (maquina virtual)
navegue pelo linux na vmware e jogue no windows
:yes:

Cara, a segurança quem faz é o usuario, faz tempo que eu não sei o que é virus. É só tomar as devidas precauções. E algumas delas estão ai no topico, abraço!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo