Diminuir Latência/Temporização memória RAM

Andreh95

Member
Registrado
Tenho uma KINGSTON HYPERX FURY 4GB DDR3 1866MHZ CL9 - HX318C10FR/4. Segundo o DataSheet, o minimo de latência pode ser 6.

Como minha placa mãe suporta até 1333MHZ, não está usando 100% da RAM, então com isso até em que latência posso diminuir sem dar problemas?

Estou pensando em comprar outra de 4GB, da mesma marca só que agora 1333MHZ. O DualChannel vai funcionar?
 
1 - a placa está usando toda sua RAM sim mas numa velocidade menor
2 - não precisa a baixar latencias o ganho é minusculo, mínimo
3 - o Dual-Channel funcionará perfeitamente
4 - a diferença de 1333 para 1866 é minima tambem...
 
Fx-6300 com GIGABYTE GA-78LMT

Quem controla as memórias é o processador e não a placa mãe.

Como seu processador suporta memórias DDR3 1866, basta vc ir no setup e colocar as memórias pra trabalhar nessa frequência e também colocar os timming's que o fabricante diz que ela funciona nesse clock.

A sua é a USB3, S2 ou S2P?
 
USB3. Mas aqui fala "Support for 1333+ (O.C.)/1066 MHz memory modules". Então o que você está falando é que mesmo a placa mãe suportando até 1333MHZ, vou conseguir 1866 se mexer no Setup?
 
USB3. Mas aqui fala "Support for 1333+ (O.C.)/1066 MHz memory modules". Então o que você está falando é que mesmo a placa mãe suportando até 1333MHZ, vou conseguir 1866 se mexer no Setup?

Sim. O que acontece é que essa mobo foi criada para o Phenom II e o mesmo suportava memorias ate DDR3 1333, sendo que com o lançamento do FX, a Gigabyte não atualizou as especificoes dessa mobo no site referente as memorias.

Não é a toa que a mobo da Asus com o mesmo chipset suporta memorias ddr3 1866.

Veja também em minha assinatura que tenho a mesma mobo que a sua e uso minhas memorias a 1866 MHz.

Só mexer no setup que te garanto que funciona perfeitamente.

Inclusive o Hypertransport que no site da Gigabyte diz que é ate 4400 MHz e eu uso aqui 5200 MHz que é a freqüência suportada pelo FX-6300.
 
Última edição:
Mexi. Tava no Auto 1866 do lado apagado, ai mudei para 9.33(1866). Baixei agora o CPU-Z e está em DRAM FREQUENCY - 937MHZ. Está correto?
 
Última edição:
Ta no Auto. Acho que ta 10-11-10. Será que diminuir para 8-9-8 poder ter algum problema? Vai ter algum ganho que consiga perceber?
 
Ta no Auto. Acho que ta 10-11-10. Será que diminuir para 8-9-8 poder ter algum problema? Vai ter algum ganho que consiga perceber?

Mexer nos timming's é bem enjoado. São muitos testes e muitas telas azuis.

Recomendo colocar os timming's de fábrica das memórias.

Não deixe em AUTO, pois certamente será colocado os timming's do SPD, use o que normalmente vem estampado na memória e na caixa dela.
 
Tinha razão, estava tudo 11 no Auto. Coloquei o padrão de fábrica 10-11-10. Não sei se foi psicológico, mas parece que senti alguma melhora sim no boot do sistema, ou não. Talvez eu suba mais a tensão para 1.57V, e diminua para 9-10-9 já que tem dissipador de calor, pode funcionar?

Qual é melhor
? Isso está no DataSheet.

1866 - 10-11-10
1600 - 9-10-9
1333 - 8-9-8

Quero performance para abrir programas, boot no sistema, etc.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo