• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

DIREÇÃO DOS FANS DO WATER COOLER

gustavoap2026

Member
Registrado
Comprei um WC recente, está para chegar, um da Gamdias de 240MM, meu gabinete atual é um Komor RGB e minhas memórias são grandes demais para colocar o WC na parte de cima do gabinete, então estou pensando em colocar ele na frente do gabinete, gostaria de saber qual das 3 imagens a seguir é o posicionamento ideal para as fans que vão no radiador.

water-cooler.jpeg
nzxt-h500i-built-100758414-large.jpg

CJy1TP9.jpg

Pelo que pesquisei, as mangueiras devem ser colocadas na altura ou superior a bomba, quanto a posição dos fans ainda estou em duvida, quem puder me auxiliar agradeço.
(Imagens retiradas da Net)
 
Pelo que eu sabia as mangueiras ficam para baixo.
Dos tempos que tive aula de física, a água é mais pesada que o ar, e, com o passar do tempo, a água tende a sair do ambiente fechado por onde ela circula, nesse caso, o ar vai para cima (você pode fazer um teste parecido observando garrafas de refrigerante em prateleiras do supermercado, o ar fica abaixo da tampa e não na parte mais funda do recipiente).

A direção das ventoinhas devem ser puxar o ar de fora para dentro do gabinete.
 
Uma parte do radiador precisa ficar acima da sua bomba. As mangueiras podem ficar para cima ou para baixo, que não faz diferença - o ar acumula na parte do radiador que está para cima, já que tem espaço para isso dos dois lados dele.
O ideal é puxar o ar pela frente, e soprar ele para fora pela traseira/por cima. Eu aparafusei meu WC na frente do gabinete, e coloquei os coolers presos depois do radiador, puxando o ar de fora. Igualzinho à sua penúltima foto, com aquele troço vermelho.
Meu CoolerMaster ML240L segura o meu 5600X a 62 graus. Deixei toda a CPU no auto (sem PBO), e está batendo 4,38GHz sustentado nos 6 cores. Verdade que está fresquinho, e comprei ele tem pouco tempo. Vamos ver no verão...
 
Eu discordo de jogar ar quente pra dentro do gabinete. Mesmo que o radiador fique na frente. O ideal é ter pressão positiva e não jogar ar quente dentro do gabinete aquecendo placa mãe/vrm e GPU. se não dá pra botar o radiador em cima, coloque ele como exhaust na frente e bote ventoinhas no topo e inclusive a traseira como intake. Claro que com filtro de poeira, o que será necessário comprar a parte para a ventoinha traseira.
Agora, se você não tiver mais ventoinhas de intake do que as duas de exhaust do radiador, e não quer comprar, aí sim, usar o radiador como intake em ultimo caso.
 
O aquecimento é pequeno. No meu caso (que não conta, já que é um 5600X, ao invés de um 12900), e em outros mais extremos também. Pouco tempo atrás o Jay 2 cents testou essa questão - se faz diferença apreciável colocar o radiador na frente, em cima, atrás.

Testou com um processador cabeça quente, que testar com coisa pouca não tem graça. Os testes mostraram uma diferença de 2 ou 3 graus centígrados em placa de vídeo e placa mãe.

Objetivamente não é importante - sua placa de vídeo rodar jogo a 70 ou 72 graus realmente não faz diferença nenhuma.
Subjetivamente pode ser. É seu hardware - e se você se incomoda com os 2 graus a mais, está coberto de razão em querer resolver isso. Só não é uma questão de "assim fica bom, assado fica ruim".

A pressão positiva - e o fluxo de ar adequado (não adiantar chinelar nos fans) - são muitíssimo mais importantes.
 
O aquecimento é pequeno. No meu caso (que não conta, já que é um 5600X, ao invés de um 12900), e em outros mais extremos também. Pouco tempo atrás o Jay 2 cents testou essa questão - se faz diferença apreciável colocar o radiador na frente, em cima, atrás.

Testou com um processador cabeça quente, que testar com coisa pouca não tem graça. Os testes mostraram uma diferença de 2 ou 3 graus centígrados em placa de vídeo e placa mãe.

Objetivamente não é importante - sua placa de vídeo rodar jogo a 70 ou 72 graus realmente não faz diferença nenhuma.
Subjetivamente pode ser. É seu hardware - e se você se incomoda com os 2 graus a mais, está coberto de razão em querer resolver isso. Só não é uma questão de "assim fica bom, assado fica ruim".

A pressão positiva - e o fluxo de ar adequado (não adiantar chinelar nos fans) - são muitíssimo mais importantes.
Jayz2cents não é boa referência. Eu fiz meus proprios testes com um 5900x a 200w de PPT e um radiador de 280MM, tendo ventoinhas de intake suficientes com mais fluxo do que o radiador, os beneficios para a GPU são bem grandes (3~4cs de diferença em carga maxima) e vale a pena usar o radiador como exhaust.
4c a mais numa GPU pode ser 500rpm/3db a mais ou 100mhz a menos de boost. Se você acha isso "nada" ok. Oq eu concordaria é que essa diferença seria bem pequena para peças mid-low end com TDP geral baixo (cpu de 65w, GPU de menos de 200w, etc.) mas isso tb incluiria varios fatores como gabinete e quantidade de fans além do radiador.
 
Última edição:
É claro que faz diferença. 3 ou 4 graus foi exatamente o que ele reportou como diferença. E sim, na exaustão é melhor.

O que eu falei é que a diferença é pequena, que não é o bastante para se condenar uma configuração por causa disso. Se o gabinete aceita na entrada e na saída, coloque na saída - é melhor. Se o gabinete só aceita na entrada, bota na entrada e não pensa mais no assunto - a diferença é pequena, não vale à pena se estressar com isso.

A única exceção é se você estiver numa situação limite - como um overclock muito agressivo ou uma temperatura ambiente alta demais. Tirando esses casos, não vejo razão para ficar procurando pelo em ovo.
 
Aqui tenho um AIO de 240 com 4 ventoinhas de 120mm, as 4 puxando ar pra dentro...
Duas na frente do radiador e duas atrás
As de trás provavelmente devem ajudar mas não é grandes coisa
Ai tem um de 120mm no assoalho do gabinete jogando ar pra cima da vga
Uma de 140mm jogando ar pra fora no fundo.
Em cima tem 3 de 140mm, as duas que ficam mais ao fundo jogando ar pra fora e a mais a frente ar pra dentro

Nos testes que fiz foi o que melhor deu resultado
O chato ta o barulho, quando tinha uma Asrock B450 acho que era melhor gerenciado as fans
Com a Asus ta rodopiando mais rapido mesmo eu setando silent
 
Aqui tenho um AIO de 240 com 4 ventoinhas de 120mm, as 4 puxando ar pra dentro...
Duas na frente do radiador e duas atrás
As de trás provavelmente devem ajudar mas não é grandes coisa
Ai tem um de 120mm no assoalho do gabinete jogando ar pra cima da vga
Uma de 140mm jogando ar pra fora no fundo.
Em cima tem 3 de 140mm, as duas que ficam mais ao fundo jogando ar pra fora e a mais a frente ar pra dentro

Nos testes que fiz foi o que melhor deu resultado
O chato ta o barulho, quando tinha uma Asrock B450 acho que era melhor gerenciado as fans
Com a Asus ta rodopiando mais rapido mesmo eu setando silent
Já tentou fazer a curva de velocidade dos fans na mão? A Asus te dá essa possibilidade: você escolhe 3 temperaturas (alta, média e baixa) e a velocidade que quer deixar o fan naquela temperatura. Aí o sistema vai variando a velocidade, à medida que a temperatura sobe ou desce. Elas não "pulam" de uma velocidade para outra não - a mudança é gradual.

Aqui em casa eu fiz isso, e até 50 graus elas rodam devagar (uns 50%) - aí aceleram até bater 100% a 70. Ainda não vi a CPU passar de 65 graus.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo