Discutindo medicina. Por que tanta gente acha especial?

yaesir

know-it-all Member
Registrado
Bom hoje discuti com uma pessoa sobre a carreira médica, e fiquei pensando o porque de ter tanta gente que acha medicina algo especial, diferente das outras carreiras.

Pra mim é um curso e uma carreira como qualquer outra, nada de especial, não vejo um médico acima de um engenheiro, advogado, cientista, fisico, quimico, professor, etc

Mas tem muita gente que vê um médico(a) como algo especial, como se fosse algo superior as outras profissões. Até posso entender se a coisa envolver dinheiro (acho repugnante mas existe), afinal tem gente que segue uma carreira por causa do retorno financeiro.

O que medicina teria supostamente de especial? Salvar vidas? Discordo, alias mais vidas são salvas na minha opinião de maneiras diferentes, economia por exemplo.. exercito, etc salvam mais vidas na minha opinião do que um simples médico.

Fora a mania que o povo tem de chamar médico de doutor... doutor é quem fez doutorado e até que o médico me mostre seu diploma de doutorado ele é bacharel até o fim.

Enfim, parece que para ser respeitado de verdade o cara tem que fazer medicina. Que absurdo é esse? Um professor não está em "pé de igualdade" com um médico? Um fisico é um ser inferior perante a aura divina de um médico?

Sinceramente as vezes dá vontade de fugir daqui pra um lugar bem longe onde não tenha esses absurdos horríveis. Somos todos humanos, e assim somos todos iguais e não adianta discutir, você não é especial.

Nem se fizer medicina.
 
Só se vc fugir pras montanhas, porque em qualquer lugar do mundo, o médico tem um status maior em relação às outras profissões.
A profissão lida diretamente no cuidado de vidas humanas, eu não me importo nem um pouquinho de chamar algum médico de doutor.
Agora ter que chamar advogadosinho de porta de cadeia de "dotô" que eu acho dose.
 
A profissão lida diretamente no cuidado de vidas humanas, eu não me importo nem um pouquinho de chamar algum médico de doutor.

E? Enfermeiro não cuida? Professor não cuida? Aqueles que fazem a segurança da sociedade (desde exercito a seguranças) não cuidam? Agricultores que plantam aquilo que virá a se tornar o nosso alimento, não cuidam?

Eles não são importantes para nós? Se eles não existissem e existissem apenas médicos, estaríamos bem?

Eu sei que não.
 
E? Enfermeiro não cuida? Professor não cuida? Aqueles que fazem a segurança da sociedade (desde exercito a seguranças) não cuidam? Agricultores que plantam aquilo que virá a se tornar o nosso alimento, não cuidam?

Eles não são importantes para nós? Se eles não existissem e existissem apenas médicos, estaríamos bem?

Eu sei que não.

Se vc sofrer de alguma doença grave vc procurá algum enfermeiro ou professor??
Medicina não é pra qualquer um não, mas a sua birra é em relação a chamar todo médico de doutor? Pois saiba que a palavra doutor tem vários significados, não é nem um pouco errado um médico ou até mesmo advogadosinho serem chamados de doutores.

Segue abaixo as várias definiçoes do termo pelo Houaiss:

substantivo masculino
1 aquele que está habilitado para ensinar
1.1 aquele que ensina publicamente matérias de doutrina
Ex.: <os d. da Lei> <os d. da Igreja>
1.2 aquele que, numa universidade, foi promovido ao mais alto grau depois de haver defendido tese em alguma disciplina literária, artística ou científica
Ex.: d. em direito, em música, em medicina
1.3 designação que receberam os principais mestres da escolástica
2 Derivação: por analogia.
homem muito instruído em qualquer ramo
Ex.: homem brilhante, é d. em muitos assuntos
3 Derivação: por extensão de sentido.
homem que deita sapiência ou que dita regras de pensamento a propósito de tudo
Ex.: arranja-se muito bem sem a sabedoria dos d.
4 Uso: informal.
homem com muita experiência
Ex.: já fez de tudo, é d. nos altos e baixos da vida
5 Uso: jocoso.
indivíduo que reincide, que costuma ter o mesmo procedimento (ger. negativo); useiro e vezeiro; mestre
Ex.: <d. em falcatruas> <d. em passar cheques sem fundo> <d. em prometer e não cumprir>
6 Derivação: por extensão de sentido.
título que, por cortesia, se costuma dar àquele que é diplomado em curso superior, esp. em medicina
7 Derivação: por metonímia.
qualquer médico
Ex.: o d. ficou de ver o doente em casa
8 Derivação: por extensão de sentido.
título que, por disposição legal, compete aos magistrados judiciários (juízes e delegados)
9 termo de respeito, us. em reconhecimento de superioridade na hierarquia social
Ex.: <vou já providenciar o pedido do d.> <o d. é quem manda>
9.1 Derivação: por extensão de sentido.
tratamento que as pessoas humildes dispensam aos que se apresentam bem vestidos
10 Uso: informal.
m.q. urinol
11 Rubrica: ictiologia.
m.q. bilro (Pareques acuminatus)
12 Rubrica: ictiologia. Regionalismo: Brasil.
m.q. peixe-galo (Selene setapinnis)
13 Rubrica: teatro.
personagem da commedia dell'arte arrolado na categoria dos patrões (ger. médico ou advogado); vaidoso, pedante, costuma exibir-se empregando termos latinos; a toga e a beca com que sempre se apresenta o tornam prontamente reconhecível
14 Regionalismo: Brasil. Diacronismo: antigo.
designação popular de certo vento a que se atribuíam virtudes terapêuticas
n adjetivo
15 que recebeu o grau de doutor
 
Seu cerebro deve ser do tamanho de um átomo.

Você só vai saber porque um médico é "especial", quando algum parente, principalmente se for um filho, mas acho que está longe, pois lhe dou no máximo 12 anos de ídade, estiver a beira da morte, e algum destes seres que você parece tratar com despreso, o salvar.
 
Se vc sofrer de alguma doença grave vc procurá algum enfermeiro ou professor??
Medicina não é pra qualquer um não, mas a sua birra é em relação a chamar todo médico de doutor? Pois saiba que a palavra doutor tem vários significados, segue abaixo a definição deles pelo Houaiss:

1.2 aquele que, numa universidade, foi promovido ao mais alto grau depois de haver defendido tese em alguma disciplina literária, artística ou científica
Ex.: d. em direito, em música, em medicina


Ai não diz que médico é doutor, mas sim quem defendeu uma tese (doutorado) é doutor, nada além do que eu disse.

E minha "birra" não é com o titulo mas sim com o tratamento especial que esse povo recebe.

Se estiver doente procuro um médico, se precisar aprender procuro um professor, se precisar construir procuro um eng. civil, se precisar me defender procuro um advogado, e assim vai...

Não vejo nada de especial em cuidar de doentes, é uma profissão

pro.fis.são, feminino

1. no que se trabalha, ofício, meio de subsistência
2. declaração de sentimento ou modo habitual de estado
3. meio em que vive uma pessoa, podendo ser irônico e depreciativo:
* Carpinteiro de profissão; Médico de profissão.
* Depreciativos: Ladrão de profissão; Canalha de profissão.

Apenas um meio de viver.


Seu cerebro deve ser do tamanho de um átomo.

Você só vai saber porque um médico é "especial", quando algum parente, principalmente se for um filho, mas acho que está longe, pois lhe dou no máximo 12 anos de ídade, estiver a beira da morte, e algum destes seres que você parece tratar com despreso, o salvar.

Não trato com desprezo não. E não tente me ofender.

A questão é que trato como qualquer outro, ou seja IGUAL apenas isso, porque tanto medo de tratar todos como iguais, não podem aceitar que todos tem o mesmo valor?

É isso que eu quero entender, porque tratar um médico como especial.
 
Depende, cada um pode achar a carreira especial por motivos diferentes:

-Por ser um dos cursos mais difíceis.
-Por dar um ótimo retorno financeiro.
-Por ter uma responsabilidade muito grande nas mãos (outras carreiras também tem, mas não deixa de ser uma característica)

Mas eu também não vejo ninguém acima de ninguém. Qualquer área que parar de funcionar atrapalha o sistema.
 
Se vc sofrer de alguma doença grave vc procurá algum enfermeiro ou professor??
Medicina não é pra qualquer um não...

Claro que não, medicina acima de tudo é para rico.Pobre não consegue nem pagar os livros do curso.

Mas quanto ao topico a medicina trata diretamente com a vida humana, sei que tem enfermagem e etc.Mas o estado critico mesmo é o medico que cuida e por isso a medicina ganhou essa fama toda.:cry:
 
Ai não diz que médico é doutor, mas sim quem defendeu uma tese (doutorado) é doutor, nada além do que eu disse.

E minha "birra" não é com o titulo mas sim com o tratamento especial que esse povo recebe.

Se estiver doente procuro um médico, se precisar aprender procuro um professor, se precisar construir procuro um eng. civil, se precisar me defender procuro um advogado, e assim vai...

Não vejo nada de especial em cuidar de doentes, é uma profissão

pro.fis.são, feminino

1. no que se trabalha, ofício, meio de subsistência
2. declaração de sentimento ou modo habitual de estado
3. meio em que vive uma pessoa, podendo ser irônico e depreciativo:
* Carpinteiro de profissão; Médico de profissão.
* Depreciativos: Ladrão de profissão; Canalha de profissão.

Apenas um meio de viver.


Essa denominação de doutor para médico é muito mais antiga do que qualquer outro siginficado que esse termo veio a receber depois, principalmente a titulaçao universitaria que provavelmente é a mais recente, mas mesmo vc não achando especial a profissão medica, sinto muito, pois pra 99% do mundo ela é sim.

portanto sua unica alternativa é fugir pras montanahs, amigo.
 
eu não acho especial, mas admiro quem tem garra de estudar tudo que se estuda em medicina...
apesar que advogado tb estuda muito rsrsrs...
enfim, meu negócio é programação, só usar a lógica e saber uns comandinhos básicos, bem mais fácil! rs
 
Só se vc fugir pras montanhas, porque em qualquer lugar do mundo, o médico tem um status maior em relação às outras profissões.
A profissão lida diretamente no cuidado de vidas humanas, eu não me importo nem um pouquinho de chamar algum médico de doutor.
Agora ter que chamar advogadosinho de porta de cadeia de "dotô" que eu acho dose.

Médico em CUba ganha mixaria!
O pai da minha colega q é cubana não dava conta de sustentar a familia dela qdo eles moravam em cuba :no:

O pessoal aqui só da valor pra médico pq a maioria ganha super bem diferente das outras profissões :rolleyes:
 
Essa denominação de doutor para médico é muito mais antiga do que qualquer outro siginficado que esse termo veio a receber depois, principalmente os titulos universitarios que provavelmente é o mais recente, mas mesmo vc não achando especial a profissão medica, sinto muito, pois pra 99% do mundo ela é sim.

portanto sua unica alternativa é fugir pras montanahs, amigo.


Doutorados existem desde a idade média, lá pro século IX.

Mas a discussão não é essa já disse, se possível manter longe disso a discussão.
 
É que nem na área da informática, um cara que é graduado, mestre, doutor, estudou décadas, perdeu noites e quando chega em um empresa escuta a simples frase: "lá vem o técnico"...
 
Médicos de verdade, sob meu ponto de vista, são aqueles que ficam de plantão para emergências. Esses sim salvam vidas, assim como os bombeiros, polícia, paramédicos, etc. Já aqueles que exercem a profissão em consultórios, não são 'os heróis', mas ainda tem uma posição nobre pois cuidam das pessoas. Mesmo que a grande maioria dos casos sejam apenas alguns resfriados e gripes, ainda são médicos.
Essa visão de nobreza sobre os médicos vem do passado. Antigamente não era qualquer um que podia entrar na universidade, muito menos se formar para médico. Aí ficou esse preconceito. Para mim, o que difere os médicos das outras profissões é o vestibular. É um curso muito concorrido e somente notas altas e difíceis entram. O curso também é cansativo e difícil e após a formatura o 'objeto' de trabalho é uma vida, ou seja, errar pode ser fatal. Não mais fatal que um erro de cálculo em uma grande obra, mas ainda exige muita responsa.

Agora a importância da profissão em si na sociedade não é relevante. Um médico tem a mesma importância que um gari ou um faxineiro ou um engenheiro ou um físico teórico.
 
Talvez pelo fato de que vc tem que ralar para entrar numa faculdade de medicina, provavelmente bem mais que pra entrar em qualquer outra. Uma vez lá dentro, a parte fácil passou, agora tem que ralar o triplo para finalizar o curso. A segunda parte mais fácil passou. Agora vem a especialização, mais uma ralação danada.

A carrerira de medicina é sim uma carreira especial. Vc estuda para se tornar um salvador, para ter a vida de pessoas que vc nunca viu nas mãos e saber que um simples erro pode matá-las. Não é qualquer um que consegue absorver todo o conhecimento que é passado num curso de medicina. Não é qualquer carreira que precisa se atualizar constantemente para poder aumentar suas chances de sucesso no tratamento dos pacientes.

Em fim, acho que a carreira de medicina é especial mesmo e merece distinção.
 
[Wolverine];3604897 disse:
Talvez pelo fato de que vc tem que ralar para entrar numa faculdade de medicina, provavelmente bem mais que pra entrar em qualquer outra. Uma vez lá dentro, a parte fácil passou, agora tem que ralar o triplo para finalizar o curso. A segunda parte mais fácil passou. Agora vem a especialização, mais uma ralação danada.

A carrerira de medicina é sim uma carreira especial. Vc estuda para se tornar um salvador, para ter a vida de pessoas que vc nunca viu nas mãos e saber que um simples erro pode matá-las. Não é qualquer um que consegue absorver todo o conhecimento que é passado num curso de medicina. Não é qualquer carreira que precisa se atualizar constantemente para poder aumentar suas chances de sucesso no tratamento dos pacientes.

Em fim, acho que a carreira de medicina é especial mesmo e merece distinção.
Eu na faculdade vi o contrário, o povo que mais estudava entre todos (engenharia, medicina, etc) era o povo de música.

Nunca vi gente mais estudiosa na vida interia e acho que não vou ver ainda.

Isso não adianta falar que não existe pois vi com meus próprios olhos.
 
É que nem na área da informática, um cara que é graduado, mestre, doutor, estudou décadas, perdeu noites e quando chega em um empresa escuta a simples frase: "lá vem o técnico"...

Perdoa o off-topic mas é iressistível! Pena que não cabe um segundo quote na minha assinatura! :lol:

HAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAH
HAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAH
HAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAHHAHhuAHuhAIHuhhuAIHuhiihuAIHhuihuiAH

Concordo contigo Yaesir no ponto de que títulos são apenas rótulos e quem faz o profissional não é o diploma.
 
Profissionais da área da saúde são chamados de doutores por uma questão de respeito.
Desculpe se já mencionaram isso, é que eu não tive paciência para ler todo o tópico.
 
Bom. Eu venho aqui falando como amante apaixonado da medicina, meu sonho desde pirralho.

Só esclarecendo antes de tudo a respeito do título de Doutor. Sim, é doutor. Não no sentido de defesa de tese de acordo com as normais de educação do ensino superior do país mas todo médico no exterior recebe, ao se graduar, o título de MD - Medicine Doctor.

O retorno financeiro é ILUSÃO. Pra ganhar mais que um engenheiro, um juiz, outras profissões você precisa trabalhar muito mais, estudar muito mais e estar constantemente lutando contra uma situação que apresenta perspectivas ruins e possibilidades de erro sem conserto afinal estamos envolvendo vidas diretamente.

Durante a faculdade a carga horária é totalmente fora do normal quando comparada a qualquer outro curso de graduação. Como se não bastasse as horas/dia ainda tem a maior duração (6 anos), uma luta pra entrar na residência e se aprimorar que é MUITO pior que o vestibular de medicina propriamente dito e ainda tem que sobrar tempo pra viver. Isso explica um índice incomum de uso de medicamentos e de suicídios entre estudantes de medicina.

Eu estou cursando o segundo período do curso, tenho mais 10 além desse pela frente e tenho 35,5 horas semanais de aula, 7 por dia útil + tempo diário de estudo pra não chegar sem perspectivas no final do semestre.

No internato um médico literalmente mora no hospital. No começo após graduar-se se afunda em plantões de 24h ou mais na UTI ou emergência (meu pai às vezes faz 48h mesmo depois de muitos anos de formado).

Eu precisei muito da medicina, é muito gratificante você poder contar com aquela pessoa em um momento de extrema necessidade. É como se não houvesse pagamento para o que aquela pessoa fez por você, mas isso só é possível porque todo bom médico dedica a VIDA à medicina.

Um médico não é mais especial que ninguém, nao existe uma classificação ou hierarquização pra esse tipo de coisa. Só que muita gente, por ter necessitado muito ou testemunhado um parente ou conhecido que passou pelas mãos de um médico e mudou de vida, acaba idolatrando a profissão. Uma garota que meu pai salvou de 3 paradas cardíacas chama ele de pai até hoje. Eu admiro muito o ortopedista que operou meu joelho. Como uma pessoa que passou por isso não vai dizer que é algo especial?

Ao mesmo tempo que é especial do ponto de vista de muitos, é também arriscada. Olha o tanto de picareta sendo processado por erro médico, negligência e afins. Não basta você querer ser médico com toda a sua mente, quem é médico bom seguiu o caminho que buscou com o coração.

Não compreendo a sua indignação com essa "idolatria" à medicina, isso não vai mudar a importância de nenhuma outra profissão muito menos fazer mal pra alguém. Todas as profissões são igualmente importantes mas a história e as circunstâncias deram destaque a algumas.
 
Só se vc fugir pras montanhas, porque em qualquer lugar do mundo, o médico tem um status maior em relação às outras profissões.
A profissão lida diretamente no cuidado de vidas humanas, eu não me importo nem um pouquinho de chamar algum médico de doutor.
Agora ter que chamar advogadosinho de porta de cadeia de "dotô" que eu acho dose.

Concordo com vc, até pq os médicos que matam e deixam inválidos devem ser chamados de doutor mas esses advogados são todos "advogadosinhos de porta de cadeia"!:boring:
O que não deve existir é esse tipo de preconceito, chamar de doutor é hábito do povo. E é melhor não esperar gratidão pelo seu emprego, médico é tão valorizado pq todas as pessoas lidam com eles perto da morte e por isso tanta gratidão. Mas nem todos vêem o valor de um engenheiro/advogado/(...), só quando acontece alguma coisa de muito errado...
 
Não compreendo a sua indignação com essa "idolatria" à medicina, isso não vai mudar a importância de nenhuma outra profissão muito menos fazer mal pra alguém. Todas as profissões são igualmente importantes mas a história e as circunstâncias deram destaque a algumas.

A resposta está no seu próprio post.

E alias pensei aqui e não é só com profissão, tem coisas muito mais importantes como por exemplo ser pai (ou mãe) que é uma coisa que dura a vida inteira, e eu nunca vi ninguém respeitar um pai mais do que um médico.

Tem coisas mais importantes do que medicina, mas muita gente não ve isso, pelo menos as pessoas que eu conheço, e não exatamente vocês.
 
eu n acho nada de mais em medicina, mas mta gente fala "ah eu sou medico" ai o otro "oooooooooohhhhh q fodao vc"
até pq eles sao pagos por isso, entao pra mim nao passa de um "trabalhador" como qquer outro :)
 
Meus pais são psicólogos, não tem doutorado, e muita gente chama eles de "doutor" e "doutora".

Até fico zuando quando ligam pra casa perguntando pelo "Doutor(a) Pai/Mãe"
 
Cara, isso é cultura. Antigamente todo advogado, médico e engenheiro era chamado de doutor. Só que como o curso de engenharia se dividiu muito e tem muito engenheiro, ninguém chama mais. Como o curso de direito tá essa putaria que tá hoje, ninguém chama mais. Só medicina que é um curso que continuou 100% assim. Pra uma faculdade ter curso de medicina é preciso toneladas de material caro, muita base e mto investimento. Além das faculdades de medicina já existentes dificultarem a entrada de outras para a profissão continuar valorizada. Além disso medicina é, disparado, o curso mais concorrido do Brasil em 99% das faculdades/universidades. Pra fazer medicina tem que ser foda mesmo pq o vestibular é = concurso público e o nível é alto. E nas faculdades particulares vc tem que pagar 3000 conto por mês. Então não tem escapatória. É diferente. Existem milhares de engenharias, várias faculdades que "oferecem" diploma. O mesmo pro curso de direito, que qualquer faculdade de fundo de quintal tem. E isso manchou muito a reputação da engenharia e do curso de direito.
 
sobre a carreira é muito bonita e boa (financeira e status) porem alguns medicos confundem profissionalismo com ego.

nao confio em medico de faz plantão de 24-48hrs em hospital, pode ter experiencia mas o cansaço vence todos, a probabilidade de erro é enorme etc... mas vai entender, muitos pensam que estão acima dos homens e se consideram semi deuses

sobre o doutor... advogado e medico podem ser chamados de doutores logo que formam, estranho ne, mas é lei
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo