Download cai para 0 bytes e o SSD vai para 100%

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Chuna Fly
  • Data de Início Data de Início

Chuna Fly

Member
Processador: Intel i5 4690
Placa de vídeo: GTX 970 SC EVGA
Memória RAM: 2x 8GB Kingston Fury 1866Mhz (Placa mãe aguenta até 1600Mhz)
Placa mãe: H81M-A/BR
SSD: GLOWAY STK480GS3-S7 480GB
Fonte: Corsair CX600

Tenho uma internet de 500Mbps e desde quando eu mudei para esse plano, quando faço download em qualquer lugar, seja Steam, Origin, Ubisoft, Riot Games, Epic Games etc... o download começa na velocidade máxima, cerca de 60MB/s, e depois de alguns segundos começa a cair. Passado mais alguns segundos ele volta a baixar até descer de novo. Já liguei na operadora e eles me disseram que o único limite é o contratado, que no meu caso seria 500Mbps.
HidJf0H.png

Juntamente com isso o meu SSD, que é o GLOWAY STK480GS3-S7, sobe para 100% durante alguns segundos também, porém meu processador fica em 60%

pDydYqS.png

Depois de excluir que poderia ser minha internet, voltei minha atenção para o SSD, porém todo teste que fazia falava que estava tudo bem. Como não tenho outro SSD não consegui fazer o teste para saber como ele se comportava. Mas eu tenho um HD e já testei bootar o Windows pelo HD para baixar pelo SSD e não resolveu.

HD Sentinel

J46evMX.png

Escrita máxima enquando faz download

cgEy8Rs.png

Crystal Disk Info

UgB9lj8.png

LXYsnYB.png

Crystal Disk Mark MB/s

ncIDzNY.png

Crystal Disk Mark IOPS

pVWfLGs.png

Soluções que tentei:
- Formatar o PC
- "WPR -calcel"
- Limpar cache de download da Steam
- Criar nova partição para downloads
- Mudar servidor da Steam (mesmo dando problema em qualquer plataforma)
- Com o limite de download na Steam limitado a 30MB/s ele fica estável, com uso de 20% de disco, porém tenho uma internet que pode baixar a 60MB/s.
- bcdedit /set useplatformclock false
- Clean Boot
- Drivers e Windows atualizados
- e mais...

vai no regedit

procura pelo "largesystemcache" e mude o valor de "0" pra "1" depois reinicie pc e faca testes novamente

- Com o limite de download na Steam limitado a 30MB/s ele fica estável, com uso de 20% de disco, porém tenho uma internet que pode baixar a 60MB/s.
Você mesmo matou a charada em uma de suas considerações (citei acima), isso ocorre porque você tem um link de internet rápido em um computador mais antigo com um SSD SATA.

No caso da Steam os dados baixados vem compactados e precisam ser descompactados localmente, isso consome I/O de disco e também processamento enquanto as informações precisam ser extraídas e copiadas no disco, é natural que a velocidade de download seja afetada pois o PC estará 'ocupado' com essas outras atividades.

O negócio é ter paciência e aguardar a finalização da instalação, para minimizar isso só partindo para um equipamento mais atual (CPU, Placa Mãe, SSD NVMe, etc.).

Você mesmo matou a charada em uma de suas considerações (citei acima), isso ocorre porque você tem um link de internet rápido em um computador mais antigo com um SSD SATA.

No caso da Steam os dados baixados vem compactados e precisam ser descompactados localmente, isso consome I/O de disco e também processamento enquanto as informações precisam ser extraídas e copiadas no disco, é natural que a velocidade de download seja afetada pois o PC estará 'ocupado' com essas outras atividades.

O negócio é ter paciência e aguardar a finalização da instalação, para minimizar isso só partindo para um equipamento mais atual (CPU, Placa Mãe, SSD NVMe, etc.).
No momento não consigo fazer um upgrade no pc além de no máximo um novo SSD. Você acha que com um SSD SATA mais novo faria alguma diferença?

No momento não consigo fazer um upgrade no pc além de no máximo um novo SSD. Você acha que com um SSD SATA mais novo faria alguma diferença?
Não, sendo SATA provavelmente irá acontecer o mesmo pois as especificações deles (velocidade e latência) são similares entre si e os números do seu SSD estão bem ok.

@neo666

Meu amigo fez um teste que vai contra o que você disse.

unknown.png

Ele ainda acabou fazendo o download no HDD. Se ele fez isso no HD, então no SSD tinha que estar de boa.

@neo666

Meu amigo fez um teste que vai contra o que você disse.

unknown.png

Ele ainda acabou fazendo o download no HDD. Se ele fez isso no HD, então no SSD tinha que estar de boa.

Apesar do launcher de jogo não ser o mesmo compare duas coisas no seu print e no dele: Tempo médio de resposta/average response time.

1641339123892.png

1641339149523.png

Quanto mais alto este valor maior é o "delay" para os arquivos serem lidos e/ou gravados no disco, não tinha me dado conta antes e 3 SEGUNDOS (3000+ms) é muita coisa mesmo.

Comparativamente, acabei de fazer uma copia simples de um arquivo de 30GB para um SSD SATA simples da Kingston que tenho no meu PC e essa foi a média no tempo de resposta:

1641340057329.png

Não menos importante, tenha em mente que você tem apenas um disco na máquina (C), além dos arquivos do jogo que você está baixando há os arquivos que o sistema operacional fica lendo e gravando o tempo todo para manter seu computador funcionando e que podem afetar a performance, no meu caso e no do seu amigo usamos outras unidades/discos à parte.

Não conheço os SSDs dessa marca mas de repente ele pode ser o causador devido a falta de cache ou coisa que o valha, mas também pode ser esse fator acima.

Por isso que eu imaginei que talvez um novo SSD de uma marca conhecida seria melhor.
Nem tanto pela marca mas sua suposição faz sentido sim.

Na correria da tarde acabei não me dando conta dos 4 dígitos na latência e também ao fato de ser seu único disco.

De repente resolve o problema ou pelo menos minimiza, e espaço nunca é demais.

SPECS:
Processador: Intel i5 4690
Placa de vídeo: GTX 970 SC EVGA
Memória RAM: 2x 8GB Kingston Fury 1866Mhz (Placa mãe aguenta até 1600Mhz)
Placa mãe: H81M-A/BR
SSD: GLOWAY STK480GS3-S7 480GB
Fonte: Corsair CX600

Tenho uma internet de 500Mbps e desde quando eu mudei para esse plano, quando faço download em qualquer lugar, seja Steam, Origin, Ubisoft, Riot Games, Epic Games etc... o download começa na velocidade máxima, cerca de 60MB/s, e depois de alguns segundos começa a cair. Passado mais alguns segundos ele volta a baixar até descer de novo. Já liguei na operadora e eles me disseram que o único limite é o contratado, que no meu caso seria 500Mbps.
HidJf0H.png

Juntamente com isso o meu SSD, que é o GLOWAY STK480GS3-S7, sobe para 100% durante alguns segundos também, porém meu processador fica em 60%

pDydYqS.png

Depois de excluir que poderia ser minha internet, voltei minha atenção para o SSD, porém todo teste que fazia falava que estava tudo bem. Como não tenho outro SSD não consegui fazer o teste para saber como ele se comportava. Mas eu tenho um HD e já testei bootar o Windows pelo HD para baixar pelo SSD e não resolveu.

HD Sentinel

J46evMX.png

Escrita máxima enquando faz download

cgEy8Rs.png

Crystal Disk Info

UgB9lj8.png

LXYsnYB.png

Crystal Disk Mark MB/s

ncIDzNY.png

Crystal Disk Mark IOPS

pVWfLGs.png

Soluções que tentei:
- Formatar o PC
- "WPR -calcel"
- Limpar cache de download da Steam
- Criar nova partição para downloads
- Mudar servidor da Steam (mesmo dando problema em qualquer plataforma)
- bcdedit /set useplatformclock false
- Clean Boot
- Drivers e Windows atualizados
- e mais...

Resumo da história: a sua internet é mais rápida que o seu SSD (parece surreal, mas abaixo vou explicar).

Muito provavelmente esse SSD utiliza nands do tipo QLC, que possuem baixíssimas velocidades de gravação sustentada, muitas vezes até menores que um HD mecânico como você mesmo percebeu no teste do seu amigo. Faz um teste de gravação sustentada no iometer que você vai notar isso. Esses testes do crystal disk mark não demonstram exatamente o desempenho real de um disco, ainda mais levando em conta que você reduziu o arquivo para 512mb, que deve englobar apenas o cache dele.

Infelizmente trocar o SSD por um NVME, mesmo que pareça um "upgrade", não vai garantir a resolução desse problema, principalmente se você pegar outro drive chinês do tipo ultra-low-cost como o atual. Tem SSD sata antigo (MX500 por exemplo) que dá uma surra em muito NVME moderno nesse quesito. Pra resolver esse "problema" existe o cache SLC, que dependendo do drive pode ser de poucos a até uma centena de GB, porém quando este acaba o desempenho cai drasticamente.

Existem duas formas de você contornar essa situação:

1. Baixar os jogos em um HD mecânico.

2. Trocar o SSD por um que tenha uma boa velocidade de gravação sustentada, indiferente da tecnologia ser sata/nvme. Uma sugestão seria o wd blue nvme 500gb, que mesmo na nova versão capada tem uma velocidade de gravação sustentada na casa dos 400mb/s, mais do que suficiente pra um usuário "comum". Também tem SSDs chineses de alto desempenho, tipo alguns netac.

O teste abaixo da versão de 250GB diz que ele tem gravação sustentada pós cache na casa de 220~270mb/s:

Em tese a versão de 500GB deveria ter gravação um pouco melhor, mas mesmo se não for o caso essa velocidade já seria mais que suficiente pra resolver o seu problema.

O teste abaixo da versão de 250GB diz que ele tem gravação sustentada pós cache na casa de 220~270mb/s:

Em tese a versão de 500GB deveria ter gravação um pouco melhor, mas mesmo se não for o caso essa velocidade já seria mais que suficiente pra resolver o seu problema.
Obrigado, isso ajudou muito!

Passando pra falar q o mesmo acontece comigo de vez em quando mas não é recorrente e tbm não sabia qual era o problema. Minha net é metade da sua 300 mbps, hoje fui baixar valorant e ficou dando isso aí. Ssd é um 240 gb da crucial.
A última vez q aconteceu isso tem uns 6 meses e nunca mais tinha repetido.

Obrigado, isso ajudou muito!

Valeu! Você chegou a fazer o teste de gravação sustentada no seu ssd? Seria interessante pra ter certeza antes de adquirir uma unidade nova.

Passando pra falar q o mesmo acontece comigo de vez em quando mas não é recorrente e tbm não sabia qual era o problema. Minha net é metade da sua 300 mbps, hoje fui baixar valorant e ficou dando isso aí. Ssd é um 240 gb da crucial.
A última vez q aconteceu isso tem uns 6 meses e nunca mais tinha repetido.

O seu por acaso seria o modelo bx500? Caso sim, no teste abaixo ele teve gravação sustentada de aproximadamente 100mb/s, e como a sua internet é mais lenta, talvez não seja exatamente essa a causa do seu problema. A não ser que o disco esteja bastante cheio, o que costuma prejudicar um pouco a gravação.

Valeu! Você chegou a fazer o teste de gravação sustentada no seu ssd? Seria interessante pra ter certeza antes de adquirir uma unidade nova.

O seu por acaso seria o modelo bx500? Caso sim, no teste abaixo ele teve gravação sustentada de aproximadamente 100mb/s, e como a sua internet é mais lenta, talvez não seja exatamente essa a causa do seu problema. A não ser que o disco esteja bastante cheio, o que costuma prejudicar um pouco a gravação.

Final do ano e ainda acontece kkkk
Meu ssd é um bx500 como disse.
Tenho uma net de 400 mb agora e o download na steam (quando não cai pra 0 bytes por causa desse maldito problema) fica a 40 mb/s mas como a gravação dele é 100 mb/s como você disse então não deve ser ele o problema mas já pesquisei na net até em fóruns gringos e não acho uma solução :/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ATUALIZAÇÃO para os amigos do futuro que cairem nesse tópico:
Aparentemente resolvi o problema, fiz três coisas de uma vez só por estar sem paciência então não sei qual das três resolveu.
Eu tenho um hd e um gravador de dvd juntos do ssd na placa mãe, desliguei os dois e troquei o cabo de lugar nas entradas sata.
Downloads agora rodando lisos sem cair para 0 bytes, sem o uso de disco bater 100% e principalmente sem o pc virar uma carroça travada :mr:

Editado por um moderador:
cabo sata preto ou vermelho ????

Users who are viewing this thread

Voltar