[TÓPICO DEDICADO] Drivers oficiais para placas de vídeo AMD/NVIDIA

Matou a charada então. Algum outro bug com o Gsync nesse driver? Estava achando o desempenho do meu jogo um pouco abaixo. Optei por restaurar o sistema voltando assim para o driver anterior. Na próxima versão eu atualizo rsrs...

Não que eu lembre, li por alto e não tinha muitos bugs, era esse, um de clocks com multi monitor, pouca coisa.

O mais estranho de tudo isso, é que esse ultimo driver tras correções pra Gtx 1080ti.

Mas esse foi só a correção de um problema que a própria Nvidia criou poucos drivers atrás, o que ele quis dizer é que desenvolvimento em si não há mais mesmo.
 
Pra mim (tenho GTX 1080 Ti) o novo 461.09 foi uma bosta... todos os jogos com queda de uso da GPU pra 0% é constante, comportamento bizarro, voltei o driver para o 460.89 e problema sumiu.
 
Algum driver da AMD libera o uso do GPU scheduling?
 
Galera, esse driver assinado pela MS quer dizer que é a versão WHQL? A versão que eu baixei foi a WHQL e estranhei porque ela ta enumerada de uam forma diferente. Só queria saber se é assim mesmo
 
Pra mim (tenho GTX 1080 Ti) o novo 461.09 foi uma bosta... todos os jogos com queda de uso da GPU pra 0% é constante, comportamento bizarro, voltei o driver para o 460.89 e problema sumiu.
 
Pessoal, como faço para ajustar a rotação das ventoinhas numa RX 5500 XT no Radeon Software? Lá só tem a opção de criar uma curva de fan, não tem um slider ou caixa para digitar a % como no Afterburner. Além disso, se eu não deixar o "Controle de Ajuste" no manual e carregar um perfil, as ventoinhas ficam paradas mesmo com a temperatura na casa dos 40 ºC, particularmente, isso me incomoda, gostaria de ajustar a rotação sem ter que configurar uma curva.
 
Última edição:
Pessoal, como faço para ajustar a rotação das ventoinhas numa RX 5500 XT no Radeon Software? Lá só tem a opção de criar uma curva de fan, não tem um slider ou caixa para digitar a % como no Afterburner. Além disso, se eu não deixar o "Controle de Ajuste" no manual e carregar um perfil, as ventoinhas ficam paradas mesmo com a temperatura na casa dos 40 ºC, particularmente, isso me incomoda, gostaria de ajustar a rotação sem ter que configurar uma curva.

Fans paradas é normal, a partir dos 55/60 graus elas começam a girar, isso preserva a vida útil nao tem o pq mexer nisso... e no driver tem a opção para digitar, ele tem dois modos de curva de fan.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AMD Radeon Adrenalin 2020 21.1.1


Support For


  • Hitman 3™
    Up to 10% increase in performance in Hitman 3, @4K Ultra settings, with Radeon™ Software Adrenalin 2020 Edition 21.1.1 on the 16GB Radeon™ RX 6800 XT graphics card versus the previous driver edition 20.12.1.RS-349
  • Quake II™ RTX
Fixed Issues
  • The recording and streaming overlay indicator may sometimes reset itself to the default position.
  • Performance Metrics Overlay size may intermittently reset or may not match values that are set in Radeon Software after performing a task switch.
  • The Radeon Software installer screen can sometimes display the incorrect release date of the Radeon Software version you are installing.
  • Performance Metrics Overlay may flicker during video playback on displays with HDR enabled.
  • Reflections in Grand Theft Auto V™ may fail to appear when ‘Reflection MSAA’ is enabled in the game settings.
  • PlayerUnknown’s Battlegrounds™ session timer may continue in Radeon Software even after the game has been exited.
  • DOOM Eternal™ may experience an application crash while gaming and having Steam™ overlay enabled.
  • Recorded content from Radeon Software may appear cropped or recorded at an incorrect resolution on Radeon RX Vega series graphics products.
  • The Samsung™ Odyssey G9 C49G95T may experience display or corruption issues when set to 5120×1440@240hz.
  • Anisotropic Filtering in Radeon™ Software graphics settings is not taking effect in DirectX®9 applications on RDNA graphics products.
  • Some displays such as the Sceptre C series or Samsung™ Odyssey G9 series may experience an intermittent black screen on Radeon RX 6000 series graphics products.
  • Oculus Link users may experience intermittent crashes on Polaris and Vega series graphics products.
Known Issues
  • Brightness flickering may intermittently occur in some games or applications when Radeon™ FreeSync is enabled, and the game is set to use borderless fullscreen.
  • Display flicker or corruption may be experienced when two displays are connected to Radeon RX Vega series graphics products with at least one display set to a high refresh rate.
  • Metro Exodus™ may experience intermittent application crashes with DirectX® Raytracing enabled.
  • Radeon™ recording and streaming features may fail to enable on AMD Radeon™ HD 7800 series graphics products.
  • Screen flickering might be observed when using MSI Afterburner.
  • Enhanced Sync may cause a black screen to occur when enabled on some games and system configurations. Any users who may be experiencing issues with Enhanced Sync enabled should disable it as a temporary workaround.
Disclaimer

  • Testing conducted by AMD Performance Labs as of Jan 15, 2021 on the 16GB Radeon™ RX 6800 XT, using a test system comprising of AMD Ryzen 9 5900X CPU (3.7 GHz), 16GB DDR4-3200MHz memory, and Windows 10×64 with Radeon Software Adrenalin 2020 Edition 21.1.1 versus the previous driver edition 20.12.1 on Hitman 3 @ 4K Ultra settings. Performance may vary. RS-349.







DOWNLOAD DRIVER
 
Fans paradas é normal, a partir dos 55/60 graus elas começam a girar, isso preserva a vida útil nao tem o pq mexer nisso... e no driver tem a opção para digitar, ele tem dois modos de curva de fan.

Juro que não encontrei a opção pra ajustar a rotação sem ser para configurar curva de fan, como no Afterburner, até vi reclamação no Reddit que havia antes no Radeon Software, mas a AMD removeu. De qualquer forma, você recomenda deixar no modo automático então?

E tem algum problema ativar undervolt no próprio software, perde desempenho?
 
Juro que não encontrei a opção pra ajustar a rotação sem ser para configurar curva de fan, como no Afterburner, até vi reclamação no Reddit que havia antes no Radeon Software, mas a AMD removeu. De qualquer forma, você recomenda deixar no modo automático então?

E tem algum problema ativar undervolt no próprio software, perde desempenho?

Eu não mexo em nada no driver, deixo tudo no automático :haha:, só quando é um jogo competitivo on-line que eu ativo o Radeon Anti lag, fora isso....
 
Em 2019, quando estava com a RX 5700XT (da Sapphire, a referência), as únicas coisas que alterava no driver eram ajustes manuais na curvatura da fan e limitar os FPS (em 141 - 3 fps abaixo do limite do monitor). Devido a problemas de driver (e uns bugs horríveis no RDR2 - que foram consertados meses depois pela AMD), em janeiro de 2020 vendi a RX 5700XT e peguei a RTX 2080 Super (e me livrei dos tais bugs). O no painel de controle da Nvidia tem a opção de travar os FPS.

Dúvida: (ao invés de depender do MSI Afterburner / RivaTuner), ainda tem como travar os FPS pelo Adrenalin? Eles mantiveram a oção? :hmm2:

(Lembro quando saiu a primeira edição 2020 do Adrenalin, haviam retirado essa opção.)
 
Em 2019, quando estava com a RX 5700XT (da Sapphire, a referência), as únicas coisas que alterava no driver eram ajustes manuais na curvatura da fan e limitar os FPS (em 141 - 3 fps abaixo do limite do monitor). Devido a problemas de driver (e uns bugs horríveis no RDR2 - que foram consertados meses depois pela AMD), em janeiro de 2020 vendi a RX 5700XT e peguei a RTX 2080 Super (e me livrei dos tais bugs). O no painel de controle da Nvidia tem a opção de travar os FPS.

Dúvida: (ao invés de depender do MSI Afterburner / RivaTuner), ainda tem como travar os FPS pelo Adrenalin? Eles mantiveram a oção? :hmm2:

(Lembro quando saiu a primeira edição 2020 do Adrenalin, haviam retirado essa opção.)

Tem o Chill... Mas seria um recurso que limita os frames pra economizar energia, nao um simples limiter como tem no riva ou no driver 2019 (que trazia tanto o chill como FRCT).
Alguns jogos o chill dá umas engasgadas quando tem que subir de repente os frames... Mas, de modo geral, funciona.
 
Tem o Chill... Mas seria um recurso que limita os frames pra economizar energia, nao um simples limiter como tem no riva ou no driver 2019 (que trazia tanto o chill como FRCT).
Alguns jogos o chill dá umas engasgadas quando tem que subir de repente os frames... Mas, de modo geral, funciona.

Recebi uma proposta... de uma Asus RX 6800 XT (referência)... e queria saber se a AMD voltou atrás e inseriu o “FRCT” no Adrenalin (na época, tive problemas com o Chill e travar os FPS pelo driver me trazia resultados satisfatórios).
 
Recebi uma proposta... de uma Asus RX 6800 XT (referência)... e queria saber se a AMD voltou atrás e inseriu o “FRCT” no Adrenalin (na época, tive problemas com o Chill e travar os FPS pelo driver me trazia resultados satisfatórios).

É... Não, não tem nada no driver parecido com aquilo que tinha no de 2019, de LIMITAR MESMO. Só o chill. Infelizmente. Tbm sinto falta do limitador de 2019 que vinha no driver.
 
O que vcs tem contra Rivatuner?
 
Pessoal, como resolver esse problema em meu not, eu instalo a ultima versão do Driver baixando direto do site da ATI, mas depois o Windows baixa uma atualização e instala um driver mais antigo e buga o Radeon Software...
 
Particularmente, não tenho nada contra o MSI Afterburner/RivaTuner. Inclusive, ele funciona bem no meu sistema, tenho instalado e está na última versão, e segui alguns tutoriais para aprender a manusear e customizar o software (e deixei a aparência ao meu gosto).

A razão da utilização: quando compro e instalo um jogo, me oriento por esse software até chegar aos melhores ajustes gráficos possíveis do jogo, depois não uso. Prefiro não depender desse software e travar os FPS pelo próprio driver mesmo.
 
Vi um pessoal no guru3d comentando que o FRCT retornou no novo driver, porém, entretanto, todavia... somente para as Navi2...
 
Pessoal, como resolver esse problema em meu not, eu instalo a ultima versão do Driver baixando direto do site da ATI, mas depois o Windows baixa uma atualização e instala um driver mais antigo e buga o Radeon Software...
Antes de instalar tu desconecta a internet e instala o driver mais recente, caso não resolver tenta não baixar as atualizações do windows.
 
Antes de instalar tu desconecta a internet e instala o driver mais recente, caso não resolver tenta não baixar as atualizações do windows.

O problema ocorre depois de tudo instalado, exemplo: recebi o note na segunda, instalei o SSD, formatei e instalei os drivers mais recentes, ai no outro dia o Windows atualiza para um driver mais antigo e o Radeon Software diz que há incompatibilidade com o driver. Baixo novamente o driver novo no Site da AMD, o programa da AMD desinstala o driver antigo e instala o novo, após um dia o Windows procura atualização e novamente acha o driver antigo e instala...

Gosto de deixar o Windows sempre atualizado, mas este problema já esta me tirando do sério, será que não há uma maneira de impedir que ele busque somente a atualização para o driver de vídeo?
 
O problema ocorre depois de tudo instalado, exemplo: recebi o note na segunda, instalei o SSD, formatei e instalei os drivers mais recentes, ai no outro dia o Windows atualiza para um driver mais antigo e o Radeon Software diz que há incompatibilidade com o driver. Baixo novamente o driver novo no Site da AMD, o programa da AMD desinstala o driver antigo e instala o novo, após um dia o Windows procura atualização e novamente acha o driver antigo e instala...

Gosto de deixar o Windows sempre atualizado, mas este problema já esta me tirando do sério, será que não há uma maneira de impedir que ele busque somente a atualização para o driver de vídeo?
Sei que aqui já deu conflito de instalar a ultima versão e depois ele atualizar uma versão anterior mas eu desconectava a Net e não tinha mais esse problema.
 
Vi um pessoal no guru3d comentando que o FRCT retornou no novo driver, porém, entretanto, todavia... somente para as Navi2...

Eu sabia que tinha visto isso em algum lugar:

oLxcRl0.png


Mas de qq forma, continuo usando Rivatuner que sempre usei e nunca tive problemas.
 
Chill 75-75 funciona aqui... mas eu uso Vsync :mil:

Vi um pessoal no guru3d comentando que o FRCT retornou no novo driver, porém, entretanto, todavia... somente para as Navi2...
 
Depois que a AMD lançou esses drivers "Adrenaline" eu nunca mais tive paz quando atualizo os drivers, toda vez é um bug diferente.
próxima compra é Nvídia!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo