[TÓPICO DEDICADO] Drivers oficiais para placas de vídeo AMD/NVIDIA

O Warzone desde que lançou só invés de melhorar só piora, pode até ser que seja driver no seu caso, mas geralmente não é. Acabei parando de jogar faz tempo, essa foi uma das razões.

Eu desinstalei o jogo faz meses. É bugado, tem pc que roda bem, outros não.
E depois não tinha paciência para ficar andando num mapa grande e não ver ninguém jogando
conforme a hora....:pepe:
 

Radeon™ Software Adrenalin 21.7.1 Highlights​

Support For​

  • AMD Radeon™ RX 6700M Graphics
  • AMD Radeon™ RX 6600M Graphics
  • F1® 2021
    • Up to 6% increase in performance in F1® 2021 @ 4K Ultra High settings with Raytracing enabled, and up to 26% increase in performance @ 1080p Ultra High settings, Raytracing disabled, using Radeon™ Software Adrenalin 21.7.1 on the 16GB Radeon™ RX 6800XT graphics card, versus the previous software driver version 21.6.2.RS-389

Fixed Issues​

  • An Oculus service error may be received on Radeon RX 5000 & 6000 series graphics products which prevents the Oculus Link setup software from running.
  • Lighting corruption may be experienced in Apex Legends™ when Radeon™ Boost is enabled.
  • Some users may experience elevated memory usage by AMD User Experience Program.
  • A driver mismatch error may appear when two versions of Radeon software (Windows Store & AMD Support versions) are installed on your system.
  • Some users may experience higher than expected memory utilization when running 3DMark Time Spy™.
  • While playing Carrion™, some users may experience image corruption when Anisotropic Filtering is enabled.

Known Issues​

  • Game Compatibility advisor in Radeon™ Software Experience may incorrectly advise some users their CPU and/or GPU do not meet the minimum requirements to play some games.
  • Resident Evil Village™ may experience an intermittent application hang or TDR on AMD Radeon VII graphics products in the first mission of the game.
  • Enhanced Sync may cause a black screen to occur when enabled on some games and system configurations. Any users who may be experiencing issues with Enhanced Sync enabled should disable it as a temporary workaround.
  • Connecting two displays with large differences in resolution/refresh rates may cause flickering on Radeon RX Vega series graphics products.
  • Radeon performance metrics and logging features may intermittently report extremely high and incorrect memory clock values.
  • If Ryzen Master is not detected in Adrenalin software after installation, a system restart may be required.
  • If Blue or Black screen is observed in mobile systems, temporarily disable Enhanced sign-in.
  • A Blue or Black screen may be observed after updating to the latest Radeon Software. A workaround is to disable core isolation.
  • Lower than expected performance may be observed on select AMD Athlon™ mobile systems.

AMD Link for Windows Known Issues​

  • Intermittent grey frame corruption might be observed when streaming with HEVC on certain configurations via an Internet connection. A workaround is to use the AVC encoding setting instead.

Package Contents​

The Radeon Software Adrenalin 21.7.1 installation package contains the following:

  • Radeon Software Adrenalin 21.7.1 Driver Version 21.20.17.01 for Windows® 10 (Windows Driver Store Version 27.20.22017.1004).

Important Notes​

  • After updating to the latest Radeon™ Adrenalin software, a D3 information code is seen on some motherboards. However, AMD has not identified any issues pertaining to it – it is an information code and not an error code.

Footnotes​

  • RS-389, Testing conducted by AMD as of July 14th, 2021, on a test system comprised of a Ryzen 9 5900X CPU, 16GB DDR4, Radeon RX 6800 XT GPU with Radeon Software Adrenalin 21.7.1 and 21.6.2 on F1 2021. Game tested with ultra high presets at 1080p (Raytracing disabled) and 4K (Raytracing enabled). Performance may vary.


DOWNLOAD AMD DRIVER
 
O que está acontecendo com os ultimos 2 drivers da nvidia 471.11 e o de hoje 471.41? tenho uma 3070 e fica piscando a tela fica preta e da crash no jogo dead by daylight, vi relatos em sites gringos que é algum bug com o filtro alt+f3 do geforce experience, ai eu retorno pro 466.77 e não acontece mais... usando o filtro do alt +f3 normalmente, esses ultimos 2 drivers está crashando direto o jogo, ficarei nesse ate sair um driver descente ...
 
O que está acontecendo com os ultimos 2 drivers da nvidia 471.11 e o de hoje 471.41? tenho uma 3070 e fica piscando a tela fica preta e da crash no jogo dead by daylight, vi relatos em sites gringos que é algum bug com o filtro alt+f3 do geforce experience, ai eu retorno pro 466.77 e não acontece mais... usando o filtro do alt +f3 normalmente, esses ultimos 2 drivers está crashando direto o jogo, ficarei nesse ate sair um driver descente ...
Também não sei. O 471.11 tava dando BSOD/video scheduler internal error ao acordar o pc; só resolvi com o 471.22, que vi num fórum gringo. Não vou nem baixar esse 471.41...
 
Também não sei. O 471.11 tava dando BSOD/video scheduler internal error ao acordar o pc; só resolvi com o 471.22, que vi num fórum gringo. Não vou nem baixar esse 471.41...
esse 471.22 não deu certo pra mim, voltei pro 466.77 unico que fica de boa sem crashar usando o filtro no jogo...sera que resolvem isso ? ficar com uma 3070 sem poder colocar as novidades dos drivers fica triste né ?
 
esse 471.22 não deu certo pra mim, voltei pro 466.77 unico que fica de boa sem crashar usando o filtro no jogo...sera que resolvem isso ? ficar com uma 3070 sem poder colocar as novidades dos drivers fica triste né ?
Cara, aqui a 3080 ficou normal com esse 471.22, e depois também com o 471.41, e não ocorreram mais BSODs. Tenta fazer uma instalação limpa, usando display driver unistaller 18.0.4.2 (que eu usei).
 
Cara, aqui a 3080 ficou normal com esse 471.22, e depois também com o 471.41, e não ocorreram mais BSODs. Tenta fazer uma instalação limpa, usando display driver unistaller 18.0.4.2 (que eu usei).
eu fiz usando o ddu mesmo, ai fico algumas horas no jogo e crasha usando o filtro, n sei se é o filtro q faz crashar, n quero jogar sem, fica muito escuro o jogo...
a placa esta com a bios atualizada pra funcionar o resize bar, ativada na bios tb a função...
 
eu fiz usando o ddu mesmo, ai fico algumas horas no jogo e crasha usando o filtro, n sei se é o filtro q faz crashar, n quero jogar sem, fica muito escuro o jogo...
a placa esta com a bios atualizada pra funcionar o resize bar, ativada na bios tb a função...
Pq vc não desliga esse filtro, e mexe nas configurações de imagem no nvidia painel ou no próprio monitor?
 
Pq vc não desliga esse filtro, e mexe nas configurações de imagem no nvidia painel ou no próprio monitor?
nao fica boa a configuração como no filtro :(
 
Colegas, o Assassin's Creed IV Black Flag está crashando após poucos segundos em gameplay (dentro do mundo renderizado, por falta de um termo melhor) com erro de "driver timeout error". Radeon Software 21.6.1 e uma RX 5500 XT. Tem alguma solução a não ser usar um driver mais antigo? Até atualizei para a versão 21.7.2 mas não resolveu, é o único jogo em que isso acontece, estou usando essa placa há 6 meses e não havia tido um único problema de driver até o momento, mas parece que chegou a minha vez.

edit: desinstalei o 21.7.2 usando o DDU, reinstalei mas não resolveu :(
 
Última edição:
Colegas, o Assassin's Creed IV Black Flag está crashando após poucos segundos em gameplay (dentro do mundo renderizado, por falta de um termo melhor) com erro de "driver timeout error". Radeon Software 21.6.1 e uma RX 5500 XT. Tem alguma solução a não ser usar um driver mais antigo? Até atualizei para a versão 21.7.2 mas não resolveu, é o único jogo em que isso acontece, estou usando essa placa há 6 meses e não havia tido um único problema de driver até o momento, mas parece que chegou a minha vez.

edit: desinstalei o 21.7.2 usando o DDU, reinstalei mas não resolveu :(

Vai na BIOS e seta o PCIe em 3.0 manualmente pra ver se resolve.
 
Vai na BIOS e seta o PCIe em 3.0 manualmente pra ver se resolve.
Já está no máximo, mas é problema de driver mesmo, instalei a versão 20.11.2 com a opção de restauração de fábrica e não crashou mais.Vou testar de versão em versão até ver qual volta a dar crash.
 
Já está no máximo, mas é problema de driver mesmo, instalei a versão 20.11.2 com a opção de restauração de fábrica e não crashou mais.Vou testar de versão em versão até ver qual volta a dar crash.

As vezes a placa tenta trabalhar em 4.0 mesmo com o resto do conjunto sendo 3.0, e isso causa diversos problemas. Mas se não te ajudou então resta ir tentando mesmo até achar o mais adequado, se conseguir fazer funcionar com algum de 2021 já está de bom tamanho eu creio, melhor do que bugs, ou ficar sem jogar.
 
Que filtro é esse? como liga? vou tentar aqui
alt + f3 dentro do jogo, vai abrir uma painel do filtro do lado esquerdo.
Eu tenho o i7 10700k na z490, fiz recente o upgrade pro 11700k, hoje coloquei o 10700k de novo e vou ver se da a mesma coisa, pq nao ocorria antes, a diferença é que a placa esta rodando no pci express 3.0 e quando coloco o 11700k fica no 4.0.
Lembrando que ontem a tela ficou preta durante o jogo, eu consegui falar no discord durante 5 segundos com a tela preta e ouvindo o jogo, logo dps travou e reiniciou automaticamente.
 
Última edição:
alt + f3 dentro do jogo, vai abrir uma painel do filtro do lado esquerdo.
Eu tenho o i7 10700k na z490, fiz recente o upgrade pro 11700k, hoje coloquei o 10700k de novo e vou ver se da a mesma coisa, pq nao ocorria antes, a diferença é que a placa esta rodando no pci express 3.0 e quando coloco o 11700k fica no 4.0.
Lembrando que ontem a tela ficou preta durante o jogo, eu consegui falar no discord durante 5 segundos com a tela preta e ouvindo o jogo, logo dps travou e reiniciou automaticamente.
Existe alguma diferença perceptivel de desempenho entre o pciE 3.0 e o 4.0? Uso a 3080 numa z390 m gaming + i7 8700.
 
As vezes a placa tenta trabalhar em 4.0 mesmo com o resto do conjunto sendo 3.0, e isso causa diversos problemas. Mas se não te ajudou então resta ir tentando mesmo até achar o mais adequado, se conseguir fazer funcionar com algum de 2021 já está de bom tamanho eu creio, melhor do que bugs, ou ficar sem jogar.
Instalei o 21.5.2 que é WHQL, e também não crashou mais no AC4. Aliás, fica a dúvida, em jogo antigo como esse, tem diferença de desempenho ao usar um driver desatualizado? Porque se não tiver e o driver de vídeo mais atual for recomendado apenas para jogos recentes, então não vou atualizar tão cedo.
 
Existe alguma diferença perceptivel de desempenho entre o pciE 3.0 e o 4.0? Uso a 3080 numa z390 m gaming + i7 8700.
N senti diferença nao, mas será que isso pode ocasionar os crashs ?
 
Instalei o 21.5.2 que é WHQL, e também não crashou mais no AC4. Aliás, fica a dúvida, em jogo antigo como esse, tem diferença de desempenho ao usar um driver desatualizado? Porque se não tiver e o driver de vídeo mais atual for recomendado apenas para jogos recentes, então não vou atualizar tão cedo.

Sendo realmente desatualizado pode dar uma diferença pequena a favor, visto que a 5500 XT ainda está bem viva por ser RDNA, mas sinceramente o 21.5.2 é bem recente, desatualizado seria algo de 2020, creio que com esse de agora já está muito bem servido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

N senti diferença nao, mas será que isso pode ocasionar os crashs ?

Pode, inclusive eu mencionei ali pro rapaz de AMD, quando começou a sair suporte pra 4.0 foi um festival de crashes e tela azul, botando em 3.0 resolvia.
 
Sendo realmente desatualizado pode dar uma diferença pequena a favor, visto que a 5500 XT ainda está bem viva por ser RDNA, mas sinceramente o 21.5.2 é bem recente, desatualizado seria algo de 2020, creio que com esse de agora já está muito bem servido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Pode, inclusive eu mencionei ali pro rapaz de AMD, quando começou a sair suporte pra 4.0 foi um festival de crashes e tela azul, botando em 3.0 resolvia.
Vou deixar com o i7 da 10º mais 1 dia de testes, porém até agora n crashou, depois colocarei o da 11º e tenho que setar na bios pra 3.0 a placa ne ?
E isso é resolvido com atualização da bios da placa mãe ou é do jogo mesmo ? eu estou atualizado na ultima que saiu da bios....
 
Vou deixar com o i7 da 10º mais 1 dia de testes, porém até agora n crashou, depois colocarei o da 11º e tenho que setar na bios pra 3.0 a placa ne ?
E isso é resolvido com atualização da bios da placa mãe ou é do jogo mesmo ? eu estou atualizado na ultima que saiu da bios....

Sim, quando botar um processador com suporte, tem que limitar na BIOS.
 
Sim, quando botar um processador com suporte, tem que limitar na BIOS.
Então acabei de colocar o i7 11700 e setei na bios pra pci 3.0, sendo que nos aplicativos aida 64 e o proprio na nvidia mostra que esta gen4, acho que nao funciona essa opção....
Se eu colocar a placa de video na pci express que tem em baixo limitará a 3.0 ?
Consta essa informação no site da minha placa mãe =
  1. 1 x PCI Express x16 slot, running at x16 (PCIEX16)
    * For optimum performance, if only one PCI Express graphics card is to be installed, be sure to install it in the PCIEX16 slot.
  2. 1 x PCI Express x16 slot, running at x4 (PCIEX4)
  3. 2 x PCI Express x1 slots
    (All of the PCI Express slots conform to PCI Express 3.0 standard.)
Supports up to ASPM L1.2 power management protocols.

A que esta a placa é a de cima que funciona em 4.0 com a 11º geração.

Irá ficar limitada a placa se eu colocar na de baixo né ?
 
Última edição:
Então acabei de colocar o i7 11700 e setei na bios pra pci 3.0, sendo que nos aplicativos aida 64 e o proprio na nvidia mostra que esta gen4, acho que nao funciona essa opção....
Se eu colocar a placa de video na pci express que tem em baixo limitará a 3.0 ?
Consta essa informação no site da minha placa mãe =
  1. 1 x PCI Express x16 slot, running at x16 (PCIEX16)
    * For optimum performance, if only one PCI Express graphics card is to be installed, be sure to install it in the PCIEX16 slot.
  2. 1 x PCI Express x16 slot, running at x4 (PCIEX4)
  3. 2 x PCI Express x1 slots
    (All of the PCI Express slots conform to PCI Express 3.0 standard.)
Supports up to ASPM L1.2 power management protocols.

A que esta a placa é a de cima que funciona em 4.0 com a 11º geração.

Irá ficar limitada a placa se eu colocar na de baixo né ?
Conta aí se funcionar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo