• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dupla Cidadania (Italiana, Portuguesa e demais) - Dicas & Informações

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
Colaborador
Olá a todos,

criei esse tópico para que possamos discutir sobre eventuais dúvidas, novidades e mais informações relevantes sobre o processo de aquisição da dupla cidadania, seja ela Italiana, Portuguesa e demais.

atualmente eu estou no começo da arrecadação dos documentos para dar inicio a minha cidadania Italiana, então caso alguém tenha dúvidas referente a este processo é só me marcar e perguntar, também ao longo do processo eu vou estar postando aqui como estão andando as coisas.

acredito que é isso, até mais ver.

 
Última edição:
Show, estou na fila desde 2017 e faltam so 7 mil pessoas na minha frente, tinha previsão de 2022 pelo menos ser chamado, mas não da pra saber com a pandemia.
Agora minha familia esta vendo pra entrar com o processo judicial, que vai ficar mais barato pra todos..
Eu não gosto muito da europa, sempre fui fanatico pelos eua e tive vontade de morar lá, mas eu troco o brasil por qualquer lugar, mesmo que seja um frio horrivel.
 
Show, estou na fila desde 2017 e faltam so 7 mil pessoas na minha frente, tinha previsão de 2022 pelo menos ser chamado, mas não da pra saber com a pandemia.
Agora minha familia esta vendo pra entrar com o processo judicial, que vai ficar mais barato pra todos..
Eu não gosto muito da europa, sempre fui fanatico pelos eua e tive vontade de morar lá, mas eu troco o brasil por qualquer lugar, mesmo que seja um frio horrivel.

não quis fazer o processo na Itália? ia ser mais caro porém daria para conseguir a cidadania por volta de 3 meses se não me engano.

eu não consegui achar ninguém da minha família que quisesse fazer o processo comigo, vou ter que arcar com todas as despesas sozinho.
 
não quis fazer o processo na Itália? ia ser mais caro porém daria para conseguir a cidadania por volta de 3 meses se não me engano.

eu não consegui achar ninguém da minha família que quisesse fazer o processo comigo, vou ter que arcar com todas as despesas sozinho.
Amiga minha conseguiu em 3 meses mesmo, numa cidadezinha no interior da Itália.

A minha deu uns 5 meses desde a entrega dos documentos no consulado aqui na Alemanha.
 
Amiga minha conseguiu em 3 meses mesmo, numa cidadezinha no interior da Itália.

A minha deu uns 5 meses desde a entrega dos documentos no consulado aqui na Alemanha.

5 meses pelo consulado é muito pouco tempo, aqui no Brasil pelo consulado demora entre 6 e 12 anos.
 
5 meses pelo consulado é muito pouco tempo, aqui no Brasil pelo consulado demora entre 6 e 12 anos.
Sim. Eu teria dado entrada em Curitiba, ia ficar uma década esperando. Por sorte, deu tudo certo por aqui.
 
Entrei no inicio do ano com o pedido direto no Tribunal de Roma, ainda estou esperando a emissão do número do processo.

Toda a documentação brasileira fui eu que fiz, meu caso não foi muito complexo. Tive que fazer pequenas alterações nas certidões nacionais, meu bisavô italiano chegou a mudar o nome mas o próprio cartório aceitou fazer a mudança.

A certidão italiana eu já sabia o comune e apenas tive que pagar para alguém ir lá e retirar, não foi muito caro acho que deu uns 500 reais por duas cópias.

Alguém aqui também fez via judicial?
 
Tive que fazer pequenas alterações nas certidões nacionais

demorou muito para que eles lhe mandassem os documentos corrigidos? eu ao todo terei que juntar 11 documentos, tomara que não precise mandar corrigir nenhum porque parece que demora um tempinho para a conclusão da correção.
 
não quis fazer o processo na Itália? ia ser mais caro porém daria para conseguir a cidadania por volta de 3 meses se não me engano.

eu não consegui achar ninguém da minha família que quisesse fazer o processo comigo, vou ter que arcar com todas as despesas sozinho.
No começo do ano eu estava pensando em fazer ano que vem, mas nao ia valer a pena.
E da familia também nao conhrço ninguem dos interessados, minha tia que ta chamando um pessoal que nunca nem vi
 
demorou muito para que eles lhe mandassem os documentos corrigidos? eu ao todo terei que juntar 11 documentos, tomara que não precise mandar corrigir nenhum porque parece que demora um tempinho para a conclusão da correção.

Tu diz os cartórios?

Depois que eu enviava a petição pedindo as alterações, normalmente demorava de uma a duas semanas para obter uma resposta. As certidões que eram na minha cidade eu ia pessoalmente conversar com o chefe do cartório para explicar a situação, mas ia no status de advogado, não sei se eles atendem pessoalmente o publico em geral.

Mas caso tenha que ir para a justiça, daí provavelmente seria uns 6 ~ 8 meses para ter uma decisão.
 
Eu levei sorte nessa questao de nome.

Da minha familia, o primeiro a ter a cidadania reconhecida foi meu primo, direto na Italia. Ele que gastou milhares de reais cacando os documentos. Ele precisou ajustar o nome do meu bisavo (italiano original), avo e do pai dele, e o dlele obviamente, pra ficarem todos iguais, igual o que ta registrado na Italia.

Um ou dois anos atras meu pai, por um motivo que eu desconheco, decidiu mudar o dele tambem. Realmente nao faco ideia do motivo. Ja pensei que ia ter que mudar o meu tambem. Por sorte o cara do consulado aqui falou que se tivesse uma anotacao nas certidoes explicando a questao dos nomes, tava tudo certo.

Deus me livre de passar pelo estresse de trocar de novo e ficar correndo atras de documento. Ainda mais envolvendo passaporte no exterior.
 
Fiz a minha cidadania por Luxemburgo, um quase-anexo alemão/frances, mas que pela sorte do destino tinha uma lei bem flexível quanto a "re-nacionalização" de imigrantes: pode ser qualquer ascendente seu, desde que ele 1) tenha nascido apos 1815; e 2) tenha morrido apos 1900.
Meu caso foi por uma trisavó minha, que veio para o Brasil nas ondas de imigração que a finada Rainha Leopoldina promoveu a partir de 1830. Chegou em Santa Catarina em 1870, se casou com um alemão e assim começou a vida por aqui.
Tive que levantar toda a documentação dela, tanto em Lux qnto no Brasil, e também todas as certidões de nascimento/casamento/óbito de todos os descendentes ate chegar em mim.
Eu quase me ferrei nesse processo pq o UNICO documento que eu nao encontrei foi justamente o óbito dela, documento esse explicitamente necessario para contemplar os requisitos da lei. Precisei montar um DOSSIE com os documentos de uma sobrinha dela, onde ficava explicito que a minha trisavó estava viva ainda qndo esta sobrinha nasceu (1902; ela foi testemunha no cartório). Peguei documentos da irma da trisavó e da sobrinha.
Quanto aos custos, no total ficou em torno de 8.000 reais. Fiz o processo inteiro sozinho, jah que a familia do meu pai se resume a ele, minha mae, minha irma e eu. Encontrei em contato com todos os cartórios necessarios, fiz todas as traduções para o alemão, enviei a papelada via DHL, fiz uma viagem bate-e-volta ate Luxemburgo para assinar a requisição de re-nacionalizacao (etapa mais cara de todas). Por sorte os documentos de Lux foram baratos, coisa de 5 a 10 euros cada. Varios deles os cartórios de Lux simplesmente enviaram um imagem scanneada da copia oficial, com o selo e tudo. heheheh

Outra sorte no meu caso (e para todos os casos de Luxemburgo) eh que descobri essa trisavó enquanto estava em vigencia a lei de re-nacionalizacao, de 2010 ate 2020. Perante o governo de Luxemburgo, eu abdiquei da minha cidadania brasileira e me re-nacionalizei luxemburgues 🇱🇺.
 
Eu levei sorte nessa questao de nome.

Da minha familia, o primeiro a ter a cidadania reconhecida foi meu primo, direto na Italia. Ele que gastou milhares de reais cacando os documentos. Ele precisou ajustar o nome do meu bisavo (italiano original), avo e do pai dele, e o dlele obviamente, pra ficarem todos iguais, igual o que ta registrado na Italia.

Um ou dois anos atras meu pai, por um motivo que eu desconheco, decidiu mudar o dele tambem. Realmente nao faco ideia do motivo. Ja pensei que ia ter que mudar o meu tambem. Por sorte o cara do consulado aqui falou que se tivesse uma anotacao nas certidoes explicando a questao dos nomes, tava tudo certo.

Deus me livre de passar pelo estresse de trocar de novo e ficar correndo atras de documento. Ainda mais envolvendo passaporte no exterior.

Mas não precisa trocar de nome. A anotação falando que “fulano de tal era conhecido pelo nome tal” já basta para os comunes na Itália.

O problema é que alguns cartórios só aceitam fazer isso mediante decisão judicial, o que atrasa o processo de recolhimento dos documentos em quase um ano.

Eu tive a sorte de conseguir resolver administrativamente, mas sei que caso quisessem complicar, poderiam ter complicado.
 
Mas não precisa trocar de nome. A anotação falando que “fulano de tal era conhecido pelo nome tal” já basta para os comunes na Itália.
Muitas pessoas que conheçam precisaram. Meu primo mesmo precisou.
 
não quis fazer o processo na Itália? ia ser mais caro porém daria para conseguir a cidadania por volta de 3 meses se não me engano.

eu não consegui achar ninguém da minha família que quisesse fazer o processo comigo, vou ter que arcar com todas as despesas sozinho.

Após os trâmites com documentos aqui no BR, um amigo passou 1 mês em uma cidadezinha no interior da Itália e tbm tirou a cidadania dele.

Ao todo o processo durou em torno de 8 meses.

Tenho direito a tirar cidadania espanhola, estou esperando o processo do meu pai ser concluido pra pedir a minha através dele.

Infelizmente a pandemia atrasou totalmente meus planos de ir morar fora, mas esse amigo já está indo pra Irlanda em junho e no futuro pretendo ir tbm!
 
Após os trâmites com documentos aqui no BR, um amigo passou 1 mês em uma cidadezinha no interior da Itália e tbm tirou a cidadania dele.

Ao todo o processo durou em torno de 8 meses.

Tenho direito a tirar cidadania espanhola, estou esperando o processo do meu pai ser concluido pra pedir a minha através dele.

Infelizmente a pandemia atrasou totalmente meus planos de ir morar fora, mas esse amigo já está indo pra Irlanda em junho e no futuro pretendo ir tbm!

só terminar a minha quero ir para Barcelona, tenho uma tia que mora lá tem uns 10 anos, já seria de uma puta ajuda para começar, ir morar fora sem ter alguém para dar uma mão é complicado.
 
só terminar a minha quero ir para Barcelona, tenho uma tia que mora lá tem uns 10 anos, já seria de uma puta ajuda para começar, ir morar fora sem ter alguém para dar uma mão é complicado.

A dica é fazer contato com brasileiros antes de ir. Sempre tem comunidades BR nessas grandes cidades e eles costumam ser bem receptivos.

Esse amigo vai pra Irlanda nesse esquema, trabalhar com brasileiros que ele conheceu por lá em 2019.
 
Em minha familia eu que tive que buscar referencias e pagar varias coisas para achar referencia de avô/bisavo de minha mãe.
Gastei tempo pacas e depois de tudo concluído veio primos sangue sugas e outros parentes querendo tudo mastigado.

Nunca se interessaram por nada, quando falava que estava pesquizando ( e gastando ) não me deram um suporte.
Hj ninguem fala comigo.
 
Em minha familia eu que tive que buscar referencias e pagar varias coisas para achar referencia de avô/bisavo de minha mãe.
Gastei tempo pacas e depois de tudo concluído veio primos sangue sugas e outros parentes querendo tudo mastigado.

Nunca se interessaram por nada, quando falava que estava pesquizando ( e gastando ) não me deram um suporte.
Hj ninguem fala comigo.
Eu fui o primo sanguessuga. Meu primo foi atras (eu nem sabia) e tirou a dele. Comentei com meu pai que queria tirar, ai ele falou desse meu primo. Entrei em contato e ele me passou as infos numa boa.

Quando voce busca informacoes dos teus antepassados, voce ta buscando informacoes sobre a tua familia. Entao porque nao ajudar tua familia?

E, claro, voce pode escolher nao ajudar. Era so ter falado que nao ia passar nenhuma informacao. E, como ninguem fala com voce hoje mesmo com voce ajudando, nao vejo problema algum nisso.
 
Eu fui o primo sanguessuga. Meu primo foi atras (eu nem sabia) e tirou a dele. Comentei com meu pai que queria tirar, ai ele falou desse meu primo. Entrei em contato e ele me passou as infos numa boa.

Quando voce busca informacoes dos teus antepassados, voce ta buscando informacoes sobre a tua familia. Entao porque nao ajudar tua familia?

E, claro, voce pode escolher nao ajudar. Era so ter falado que nao ia passar nenhuma informacao. E, como ninguem fala com voce hoje mesmo com voce ajudando, nao vejo problema algum nisso.
Familia é quem esta proximo e se interessa por voce não pelo que vc tem a oferecer.
 
Ah tá, fez certo então. Não tem porque ajudar se não tá afim.

Por curiosidade, qual cidadania e mais ou menos quanto gastou?
Italiana, portuguesa e holandesa mas segui italiana até uns 30% e portuguesa que eu terminei.

portuguesa gastei unns 8000 reais ate 2016 mais ou menos
 
Olá a todos,

criei esse tópico para que possamos discutir sobre eventuais dúvidas, novidades e mais informações relevantes sobre o processo de aquisição da dupla cidadania, seja ela Italiana, Portuguesa e demais.

atualmente eu estou no começo da arrecadação dos documentos para dar inicio a minha cidadania Italiana, então caso alguém tenha dúvidas referente a este processo é só me marcar e perguntar, também ao longo do processo eu vou estar postando aqui como estão andando as coisas.

acredito que é isso, até mais ver.
Quais documentos são necessários?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo