• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dupla Cidadania (Italiana, Portuguesa e demais) - Dicas & Informações

Quais documentos são necessários?

vai variar de advogado para advogado, no meu caso eu preciso:

certidão de nascimento, casamento e óbito desde a minha até a do italiano, precisam ser todas em inteiro teor e digitadas, alguns advogados não pedem as certidões de óbito e/ou certidões em inteiro teor, também é necessário a CNN do Italiano, que é um documento comprovando que o Italiano não abriu mão da cidadania dele aqui no Brasil.
 
Foi exatamente isso ai que ele pediu. Se for ver, nao e tanto documento assim se o italiano for teu bisavo.

Na maioria dos casos, do teu pai e teu avo normalmente se sabe exatamente onde estao. O problema maior e de achar as coisas do italiano se o cara nasceu em 1800 e pouco e ninguem vivo conheceu ele.

A negativa de naturalizacao voce pega em 5 minutos direto na internet.

Ai voce pega tudo isso, autentica, faz a apostila de Haia e traduz com tradutor juramentado.
 
vai variar de advogado para advogado, no meu caso eu preciso:

certidão de nascimento, casamento e óbito desde a minha até a do italiano, precisam ser todas em inteiro teor e digitadas, alguns advogados não pedem as certidões de óbito e/ou certidões em inteiro teor, também é necessário a CNN do Italiano, que é um documento comprovando que o Italiano não abriu mão da cidadania dele aqui no Brasil.
Como adquiro este documento? desde já, obrigado.
 
eu estou enrolando a uns anos pra mexer com isso. única coisa que tenho até agora em mãos é a certidão de óbito do italiano.
 
Após a reunião com a advogada e minha familia que esta vendo para fazer o processo judicial na italia da cidadania, descobri que se eu for chamado eu tenho que renunciar do processo e ir la no consulado apresentar os documentos, ou seja, dinheiro gasto a toa no processo.. atualmente tem uns 6 7 mil na minha frente, estou na fila desde 2017. Não da pra saber se vou ser chamado, o processo dura em media 1 ano e meio, entao se eu for chamado antes tenho que sair do processo judicial…
Mas achei bem interessante o valor, acho q vale a pena arriscar pois se der certo eu não preciso fazer sozinho e arrumar todos os documentos. Ficou €3500 para 5 pessoas, cada pessoa adicional paga €100 a mais,dividindo entre todos que vão fazer, que é no maximo 10, vale muito a pena arriscar. Tem alguns gastos a mais com a minha documentação pessoal eu acredito, mas no caso a documentação geral do italiano é só uma para todos no processo.
Após os trâmites com documentos aqui no BR, um amigo passou 1 mês em uma cidadezinha no interior da Itália e tbm tirou a cidadania dele.

Ao todo o processo durou em torno de 8 meses.

Tenho direito a tirar cidadania espanhola, estou esperando o processo do meu pai ser concluido pra pedir a minha através dele.

Infelizmente a pandemia atrasou totalmente meus planos de ir morar fora, mas esse amigo já está indo pra Irlanda em junho e no futuro pretendo ir tbm!
Eu também tenho bastante interesse em ir pra Irlanda ou Espanha, já falo inglês, e vou começar aula de espanhol essa semana na empresa.
só terminar a minha quero ir para Barcelona, tenho uma tia que mora lá tem uns 10 anos, já seria de uma puta ajuda para começar, ir morar fora sem ter alguém para dar uma mão é complicado.
Também estou interessado em Barcelona, estava vendo que parece ser uma cidade muito boa, saúde, metro, clima. Vou tentar não ver muita coisa agora pq se não fico fissurado em videos no youtube dessas coisas, mas essa cidade e país está atualmente no top 1 destino pra mim.
 
tirei as minhas últimas dúvidas com a advogada, agora é ir atrás dos documentos, pontos interessantes:

  • os documentos tem uma validade considerável até, cerca de 1 ano e pouco, alguns diziam que seria algo em torno de 6 meses, bom, caso aconteça algum imprevisto você não precisa se preocupar com validade dos documentos por um bom tempo.

  • prazo de conclusão ela falou algo entre 7 meses a 1 ano e 9 meses, depende do juiz que pegar o processo e quando ele for pegar o processo.

  • se eu souber onde está os documentos do italiano ela irá fazer a coleta sem custos, caso contrário cobrará 1 mil para procurar.

  • documentos traduzidos na Itália não precisam ser apostilados, caso forem traduzidos no Brasil precisam ser apostilados, dependendo onde for fazer compensa mais mandar traduzir com o advogado mesmo.
 
Última edição:
Eu devo ser o único usuário do Fórum que tem direito a uma cidadania croata...rs
Enfim, pelo que pesquisei, demora cerca de 3 meses, porém vai ficar na casa dos 20~25k reais com esse euro alto pra caralho, como eu e minha esposa estamos em empregos que gostamos atualmente, achamos que não vale a pena investir nisso agora.
 
Eu devo ser o único usuário do Fórum que tem direito a uma cidadania croata...rs
Enfim, pelo que pesquisei, demora cerca de 3 meses, porém vai ficar na casa dos 20~25k reais com esse euro alto pra caralho, como eu e minha esposa estamos em empregos que gostamos atualmente, achamos que não vale a pena investir nisso agora.

credo, porque tão caro?
 
Eu devo ser o único usuário do Fórum que tem direito a uma cidadania croata...rs
Enfim, pelo que pesquisei, demora cerca de 3 meses, porém vai ficar na casa dos 20~25k reais com esse euro alto pra caralho, como eu e minha esposa estamos em empregos que gostamos atualmente, achamos que não vale a pena investir nisso agora.
Acho que o quanto antes fazer melhor, o brasil só piora sempre, com o passar dos anos, vai que daqui uns dias nem isso vc consegue fazer mais
 
Acho que o quanto antes fazer melhor, o brasil só piora sempre, com o passar dos anos, vai que daqui uns dias nem isso vc consegue fazer mais

O medo é esse.

De tempos em tempos o congresso Italiano discute mudar a lei do "ius sanguinis" para Brasileiros. Para que isso aconteça teria que ser feita uma nova constituição, o que torna isso muito mais difícil de prosperar, mas existe um movimento querendo que isso aconteça.
 
  • Curtir
Reações: l_x
Por o euro tá R$6,50.

25 mil reais mal sai 4 mil euros kkkk

sim, mas eu tava vendo aqui esses dias, mandei pedido de orçamento para mais se 20 advogados, tem nego pedindo 4 mil euros, provavelmente tem gente pedido mais, ae achei um que irá me cobrar 2 mil euros, análise de documentos incluída, e pós processo também, de fazer a transcrição e tals, tem muito advogado que cobra isso a parte.

pra ser quase 30 mil só o advogado é porque deve ter pego um pica das galáxias ou é caro assim mesmo.

na italiana se pesquisar bem da para economizar bastante, isso que, imagina o cara que for fazer com acessoria, mais 10 mil na conta.
 
sim, mas eu tava vendo aqui esses dias, mandei pedido de orçamento para mais se 20 advogados, tem nego pedindo 4 mil euros, provavelmente tem gente pedido mais, ae achei um que irá me cobrar 2 mil euros, análise de documentos incluída, e pós processo também, de fazer a transcrição e tals, tem muito advogado que cobra isso a parte.

pra ser quase 30 mil só o advogado é porque deve ter pego um pica das galáxias ou é caro assim mesmo.

na italiana se pesquisar bem da para economizar bastante, isso que, imagina o cara que for fazer com acessoria, mais 10 mil na conta.

Cara, 4 mil euros para fazer o processo judicial na Italia é o padrão.

Menos que isso eu já abriria o olho ou pesquisaria muito bem o advogado. O que tem de Brasileiro caindo em golpe é um negocio absurdo, tanto aqui no Brasil quanto lá.
 
Cara, 4 mil euros para fazer o processo judicial na Italia é o padrão.

Menos que isso eu já abriria o olho ou pesquisaria muito bem o advogado. O que tem de Brasileiro caindo em golpe é um negocio absurdo, tanto aqui no Brasil quanto lá.

4 mil padrão? nem tanto, a advogada que eu peguei irá cobrar 2 mil, tem outros que me mandaram propostas de 2,5 mil, outros 3 mil e por ae vai.

negócio é você ir atrás da reputação dos advogados em grupos, não vi nenhuma análise negativa em relação a advogada que eu escolhi.

e detalhe, essa irá me cobrar 2 mil porque irei pagar a vista, caso contrário seria mais caro.
 
Última edição:
4 mil padrão? nem tanto, a advogada que eu peguei irá cobrar 2 mil, tem outros que me mandaram propostas de 2,5 mil, outros 3 mil e por ae vai.

negócio é você ir atrás da reputação dos advogados em grupos, não vi nenhuma análise negativa em relação a advogada que eu escolhi.

e detalhe, essa irá me cobrar 2 mil porque irei pagar a vista, caso contrário seria mais caro.

Bom, não sei como estão os preços hoje em dia.

Mas quando eu pesquisei uns anos atrás era mais ou menos isso.

Por óbvio eu paguei muito menos porque foram 10 familiares no pacote. Inclusive eu sugiro, quem pode fazer isso, de colocar o maior numero de interessados que o preço despenca.

Amigo meu fez com 20 familiares!!!
 
Como vocês fizeram para conseguir a certidão de obtido do italiano? tenho o nome dele, e até tenho a certidão de obtido mas está em péssimo estado, gostaria de saber como faço para conseguir outra
Obrigado!
 
Como vocês fizeram para conseguir a certidão de obtido do italiano? tenho o nome dele, e até tenho a certidão de obtido mas está em péssimo estado, gostaria de saber como faço para conseguir outra
Obrigado!
Descobrir em que cartório foi registrada a morte dele e fazer a solicitação.

-------

Uma dica pra quem precisa apostilar os documentos. Às vezes vale muito a pena mandar pra outro estado, apostilar lá, e pedir pra mandarem de volta.

Quando precisei fazer a do meu, mandei um monte de documento do PR pra SC e economizei literalmente centenas de reais.
 
Estou na fila do consulado italiano de sp desde 2018 como aqui a fila demora de 10 a 12 anos só serei chamado por volta de 2030, no entanto sempre penso em fazer o processo com advogado (acho que o nome é diffida ou algo assim, é como uma liminar que obriga o consulado a atender a demanda), já possuo todos os documentos, faltaria apenas traduzir e apostilar os documentos brasileiros.

Uma coisa interessante é que após correr atrás dos documentos para a cidadania eu passei a me interessar muito por genealogia, descobri por exemplo que eu tenho uma pentavó albanesa que imigrou para Itália no começo do século XIX.
 
Estou na fila do consulado italiano de sp desde 2018 como aqui a fila demora de 10 a 12 anos só serei chamado por volta de 2030, no entanto sempre penso em fazer o processo com advogado (acho que o nome é diffida ou algo assim, é como uma liminar que obriga o consulado a atender a demanda), já possuo todos os documentos, faltaria apenas traduzir e apostilar os documentos brasileiros.

Uma coisa interessante é que após correr atrás dos documentos para a cidadania eu passei a me interessar muito por genealogia, descobri por exemplo que eu tenho uma pentavó albanesa que imigrou para Itália no começo do século XIX.
Eu também fui atrás de outros parentes.

Máximo que descobri é parente nascido no que na época do império Austro-Hungaro era Áustria, mas hoje é Eslovênia. Também tem um que nasceu na Iugoslavia.

Assunto bem interessante.
 
Tinha agendado a retirada do meu passaporte pra final de Agosto, mas acabei conseguindo adiantar pra dia 11 de Junho. Otimo, menos de um mes.

So chegar la com 2 fotos biometricas, 118 euros e o formulario Domanda di Rilascio del Passaporto e pegar na hora.
 
fui atrás da minha certidão de nascimento, ae consta na carteira de identidade que eu nasci em uma cidade aqui próxima, ae tentei por 2 dias ligar para os cartórios lá, nada de dar certo, ae consegui um número de um lá e deu certo, já agradeci aos deuses, perguntei para a mina se a minha certidão estava lá, ela me respondeu que no verso da carteira de identidade consta onde está a minha certidão, nem tinha me ligado nisso, fui ver e consta que a certidão está em oura cidade.. :nps: e lá vamos nós de novo, pelo menos agora marca certinho o nome do cartório.
 
fui atrás da minha certidão de nascimento, ae consta na carteira de identidade que eu nasci em uma cidade aqui próxima, ae tentei por 2 dias ligar para os cartórios lá, nada de dar certo, ae consegui um número de um lá e deu certo, já agradeci aos deuses, perguntei para a mina se a minha certidão estava lá, ela me respondeu que no verso da carteira de identidade consta onde está a minha certidão, nem tinha me ligado nisso, fui ver e consta que a certidão está em oura cidade.. :nps: e lá vamos nós de novo, pelo menos agora marca certinho o nome do cartório.
Você não sabia onde tava a TUA certidão de nascimento? Achei curioso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo