[TÓPICO DEDICADO] Dupla Cidadania (Italiana, Portuguesa e demais) - Dicas & Informações

Fui no consulado e fiz os trâmites pra pegar meu RG italiano. Paguei 23 euros. Agora é esperar que em até 15 dias chega em casa.

Agora estamos seguindo com o processo da esposa. Já mandamos traduzir os documentos. Esperamos conseguir dar entrada já na metade de setembro, pois faremos 3 anos de casa no começo de setembro, e esse é o tempo mínimo de casamento que pedem pra quem não tem filhos.
Marquei o meu RG dia 24/9. O que precisa fazer lá no consulado?
 
Marquei o meu RG dia 24/9. O que precisa fazer lá no consulado?
Levar foto biométrica e tirar a digital. Coisa de dez minutos. E, claro, pagar. 23 euros aqui.
 
meu pai não foi casado com a minha mãe quando eu nasci, e o declarante foi o meu tio e tia, vish.. pelo jeito da para contornar isso, vou ter que falar com a advogada novamente.

edit: meu pai e minha mãe foram declarante, ufa, menos mal, agora saber que isso pode acontecer com os outros é tenso.
 
Última edição:
Acabei de receber minha carta de identidade. Finalmente vou poder deixar o passaporte no fundo da gaveta.

100% eurotupiniquim

meu pai não foi casado com a minha mãe quando eu nasci, e o declarante foi o meu tio e tia, vish.. pelo jeito da para contornar isso, vou ter que falar com a advogada novamente.

edit: meu pai e minha mãe foram declarante, ufa, menos mal, agora saber que isso pode acontecer com os outros é tenso.
Quando eu nasci meu pai e mae estavam com estado civil divorciado, devido aos casamentos anteriores. Nunca houve casamento civil entre eles.

O cara do consulado italiano daqui disse que isso PODERIA dar treta. Porque?

Porque na minha certidao de nascimento de inteiro teor nao constava o estado civil dos meus pais na epoca do meu nascimento. Ele disse que a comune poderia reclamar disso, mas acabou que nao reclamou.

De qualquer modo, na epoca eu fui atras de saber como poderia fazer essa alteracao. E era uma merda, principalmente porque eu teria que ir pro Brasil fazer isso, porque nao podia fazer por procuracao. Teria que entrar em contato com um juiz de um um tipo especifico, nao me recordo o nome, e abrir um processo pra fazer essa alteracao na certidao. Uma bela de uma merda.
 
dei sorte que duas certidões (pai e avô) estavam no cartório do lado de casa, uma fizeram no mesmo dia que eu pedi e a outra vai ficar pronta sexta, agora o resto vai ser mais chatinho.
 
Uma dica pra quem for traduzir pro italiano e dar uma pesquisada em tradutor. Meu irmao comecou a fazer o processo dele a traducao que ele mandou fazer em Blumenau saiu quase metade do preco do que eu mandei fazer em Curitiba uns 2 anos atras.
 
Uma dica pra quem for traduzir pro italiano e dar uma pesquisada em tradutor. Meu irmao comecou a fazer o processo dele a traducao que ele mandou fazer em Blumenau saiu quase metade do preco do que eu mandei fazer em Curitiba uns 2 anos atras.
Fizemos a cotação com alguns tradutores aqui e outros na italia, ficou praticamente a mesma coisa. Resolvemos ja mandar para a italia pois dai economizaria um apostilamento (acho que a tradução não precisa ser apostilada se feita na italia).

Enfim nem chegou lá os documentos via dhl ainda e a mulher ja tem pronta a tradução apenas com os arquivos scanneados que mandamos pra ela.
 
acho que a tradução não precisa ser apostilada se feita na italia

não precisa, vou mandar os meus pra lá também quando reunidos.
 
  • Curtir
Reações: l_x
não precisa, vou mandar os meus pra lá também quando reunidos.
Da um medinho de mandar, estamos em uns 10 no processo e só de docs da uns 3.5k, Dhl só cobre 1k. Fora o tempo e empenho gasto pra conseguir tudo.

Imagina perderem o envelope :bem:
 
Da um medinho de mandar, estamos em uns 10 no processo e só de docs da uns 3.5k, Dhl só cobre 1k. Fora o tempo e empenho gasto pra conseguir tudo.

Imagina perderem o envelope :bem:
Se voce mandar por DHL, pode ficar tranquilo. Eles nao repassam pro servico de correspondencia local. E DHL de ponta a ponta. Da porta da tua casa ate o destinatario.
 
  • Curtir
Reações: l_x
Uma dica pra quem for traduzir pro italiano e dar uma pesquisada em tradutor. Meu irmao comecou a fazer o processo dele a traducao que ele mandou fazer em Blumenau saiu quase metade do preco do que eu mandei fazer em Curitiba uns 2 anos atras.
Eu e meu irmão fizemos em Curitiba e já era metade do preço de São Paulo hahaha
 

notícia de 2018, é muita gente com o direito e a maioria nem sabe que tem.
 
peguei mais uma certidão agora, falta somente 4 para fechar a parte brasileira do processo.

algo que eu descobri recentemente é o seguinte, as minhas 4 certidões que faltam por exemplo, elas estão em uma outra cidade, eu posso pedir ao cartório daqui perto de casa que eles peçam ao cartório dessa outra cidade a certidão, ae eles mandam os dados delas para cá e as mesmas serão emitidas aqui, bom no meu caso para não perder tempo me deslocando e nem esperando em fila, porem o preço é mais salgado, ao invés dos R$ 40,05 será algo em torno de R$ 80,00.

muito bom para quem tem várias certidões espalhadas por vários cartórios e não quer perder muito tempo.
 
peguei mais uma certidão agora, falta somente 4 para fechar a parte brasileira do processo.

algo que eu descobri recentemente é o seguinte, as minhas 4 certidões que faltam por exemplo, elas estão em uma outra cidade, eu posso pedir ao cartório daqui perto de casa que eles peçam ao cartório dessa outra cidade a certidão, ae eles mandam os dados delas para cá e as mesmas serão emitidas aqui, bom no meu caso para não perder tempo me deslocando e nem esperando em fila, porem o preço é mais salgado, ao invés dos R$ 40,05 será algo em torno de R$ 80,00.

muito bom para quem tem várias certidões espalhadas por vários cartórios e não quer perder muito tempo.
Aqui foi 100 pra pedir pra vir de outro lugar
 
Estou tirando a nacionalidade portuguesa (minha esposa já tem)

As certidões de nascimento (minha e dela) além da de casamento precisam ser a de inteiro teor + apostilamento de Haia?

Incrível como não pode perguntar nada no consulado português, tem que ser tudo via e-mail e eles não sabem responder uma pergunta!!!
 
Estou tirando a nacionalidade portuguesa (minha esposa já tem)

As certidões de nascimento (minha e dela) além da de casamento precisam ser a de inteiro teor + apostilamento de Haia?

Incrível como não pode perguntar nada no consulado português, tem que ser tudo via e-mail e eles não sabem responder uma pergunta!!!


certidões eu acho que podem ser em breve relato mesmo, mas seria bom confirmar com o consulado.
 
Atualizando com os últimos dois gastos que foi hoje. As traduções estão prontas na italia só falta um detalhe. Em breve a advogada dará entrada no processo no tribunal de roma acredito. Acredito que agora só teremos mais o custo do contrato que é 4500 euros divididos em 10 pessoas, ou seja, 900 euros para mim que estou pagando o meu processo e do meu irmão.

  • 100,00 - cert nascimento minha
  • ??? - certidão nasc pai
  • 100,00 - cert casamento pai
  • 70,68 - cert nasc meu irmão
  • 40,95 - reconhecimento assinaturas cartório na procuração da advogada italia
  • 172,28 - apostilamento 4 certidões
  • 34,45 - apostilamento procuração
  • 60,56 - envio docs Italia para tradução (302,74 total/10 pessoas)
  • 720,36 - Traduções 4 certidões + parte grupo (procuração e certidões do italiano) 116 euros x 6,21 cotação 17/09/21.
 
Atualizando com os últimos dois gastos que foi hoje. As traduções estão prontas na italia só falta um detalhe. Em breve a advogada dará entrada no processo no tribunal de roma acredito. Acredito que agora só teremos mais o custo do contrato que é 4500 euros divididos em 10 pessoas, ou seja, 900 euros para mim que estou pagando o meu processo e do meu irmão.

  • 100,00 - cert nascimento minha
  • ??? - certidão nasc pai
  • 100,00 - cert casamento pai
  • 70,68 - cert nasc meu irmão
  • 40,95 - reconhecimento assinaturas cartório na procuração da advogada italia
  • 172,28 - apostilamento 4 certidões
  • 34,45 - apostilamento procuração
  • 60,56 - envio docs Italia para tradução (302,74 total/10 pessoas)
  • 720,36 - Traduções 4 certidões + parte grupo (procuração e certidões do italiano) 116 euros x 6,21 cotação 17/09/21.
Você ouviu sobre a "Grande Naturalização" que pode barrar as cidadanias italianas para brasileiros? Ouvi dizer que alguns recursos contra essa medida custaram mais de 10 mil euros. Acerte previamente com seu advogado sobre isso.
 
  • Wow
Reações: l_x
Você ouviu sobre a "Grande Naturalização" que pode barrar as cidadanias italianas para brasileiros? Ouvi dizer que alguns recursos contra essa medida custaram mais de 10 mil euros. Acerte previamente com seu advogado sobre isso.
Vou dar uma pesquisada hoje a noite, nao vi nada sobre isso.
 
  • Wow
Reações: l_x
Vou dar uma pesquisada hoje a noite, nao vi nada sobre isso.
Em resumo: a grande naturalização é uma tese que o governo italiano tem usado para não dar cidadania aos brasileiros.

Basicamente, eles alegam que em 1889 todos os italianos que estavam no brasil tornaram-se automaticamente brasileiros por um decreto dado pelo presidente da época. Assim, perde-se o direito à cidadania.

Em alguns processos judiciais (poucos ainda), o Estado italiano entra com recurso contra as sentenças, e ai você tem que pagar o advogado para fazer o recurso (não é barato). Ainda não há nenhuma sentença favorável ou desfavorável em 2º grau, ou seja, temos que aguardar pra dizer o que vai ocorrer.
 
  • Wow
Reações: l_x
Em resumo: a grande naturalização é uma tese que o governo italiano tem usado para não dar cidadania aos brasileiros.

Basicamente, eles alegam que em 1889 todos os italianos que estavam no brasil tornaram-se automaticamente brasileiros por um decreto dado pelo presidente da época. Assim, perde-se o direito à cidadania.

Em alguns processos judiciais (poucos ainda), o Estado italiano entra com recurso contra as sentenças, e ai você tem que pagar o advogado para fazer o recurso (não é barato). Ainda não há nenhuma sentença favorável ou desfavorável em 2º grau, ou seja, temos que aguardar pra dizer o que vai ocorrer.
Meus antepassados (registrados no museu da imigração) vieram em 86, 87 e 88, acho que dancei :xorinho:

Estou bem no começo do processo então deve demorar um bom tempo ainda, se forem aumentando a quantia de recusas pelo Estado Italiano estou ferrado
 
Em resumo: a grande naturalização é uma tese que o governo italiano tem usado para não dar cidadania aos brasileiros.

Basicamente, eles alegam que em 1889 todos os italianos que estavam no brasil tornaram-se automaticamente brasileiros por um decreto dado pelo presidente da época. Assim, perde-se o direito à cidadania.

Em alguns processos judiciais (poucos ainda), o Estado italiano entra com recurso contra as sentenças, e ai você tem que pagar o advogado para fazer o recurso (não é barato). Ainda não há nenhuma sentença favorável ou desfavorável em 2º grau, ou seja, temos que aguardar pra dizer o que vai ocorrer.

Nunca tinha ouvido falar nisso.

Espero que no meu processo a Dra. Elisabetta Ferrari não tenha esse entendimento. Ainda estou na fase de aguardar o agendamento da primeira audiência.
 

Em resumo: a grande naturalização é uma tese que o governo italiano tem usado para não dar cidadania aos brasileiros.

Basicamente, eles alegam que em 1889 todos os italianos que estavam no brasil tornaram-se automaticamente brasileiros por um decreto dado pelo presidente da época. Assim, perde-se o direito à cidadania.

Em alguns processos judiciais (poucos ainda), o Estado italiano entra com recurso contra as sentenças, e ai você tem que pagar o advogado para fazer o recurso (não é barato). Ainda não há nenhuma sentença favorável ou desfavorável em 2º grau, ou seja, temos que aguardar pra dizer o que vai ocorrer.
Bah que merda, estava vendo aqui nos docs o antenato é de 1872, casou no Br em 1901, minha tia acha que ele casou logo depois que chegou, vai confirmar com meu avô.
 
Bah que merda, estava vendo aqui nos docs o antenato é de 1872, casou no Br em 1901, minha tia acha que ele casou logo depois que chegou, vai confirmar com meu avô.


Neste mesmo sentindo o primeiro Ministro da Itália, a época Francesco Crispi, em 4 de outubro de 1890 declarou:

‘’ o decreto brasileiro não oferece a nacionalidade aos estrangeiros, mas a impõe. De qualquer forma, segundo o Código Civil Italiano, a solicitação de nacionalidade deve ser um ato voluntário do individuo’’.

Conclui-se que a lei italiana não reconhece a eficácia de uma lei estrangeira, que impõe sua nacionalidade de forma tácita. Sendo portanto, incompatível com o ordenamento jurídico italiano.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo