• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dupla Cidadania (Italiana, Portuguesa e demais) - Dicas & Informações

É leviano afirmar que não vai dar em nada, pois a grande verdade é quem ninguém sabe. Tudo depende da cabeça de um juiz de 2ª instância, então temos que aguardar pra ver como serão as decisões.

De qualquer forma, acho válido arriscar, pois são poucos casos apelados.

Existe um grupo no face que fala muito sobre isso, chama 'Contra as Filas Ilegais do Consulado'.
 
Pretendo começar o processo de cidadania Italiana, tenho basicamente todas as certidões já e as que faltam já sei onde conseguir, quero fazer o processo lá na Itália ano que vem, alguma recomendação de assessoria?
 
Pretendo começar o processo de cidadania Italiana, tenho basicamente todas as certidões já e as que faltam já sei onde conseguir, quero fazer o processo lá na Itália ano que vem, alguma recomendação de assessoria?
Estou na Itália neste momento fazendo a minha , tenho um acessor e ele fez de toda minha família, e comigo aqui até agora só tenho a elogiar eles.. mais info me add 69992273458
 
Estou na Itália neste momento fazendo a minha , tenho um acessor e ele fez de toda minha família, e comigo aqui até agora só tenho a elogiar eles.. mais info me add 69992273458

:pensa:
 
É leviano afirmar que não vai dar em nada, pois a grande verdade é quem ninguém sabe. Tudo depende da cabeça de um juiz de 2ª instância, então temos que aguardar pra ver como serão as decisões.

De qualquer forma, acho válido arriscar, pois são poucos casos apelados.

Existe um grupo no face que fala muito sobre isso, chama 'Contra as Filas Ilegais do Consulado'.
O problema é julgar procedente o apelo do estado isso já é jurisprudência que tende a ser replicada pelos juízes de primeiro grau aí pra reverter vai depender de uma série de questões processuais e de materiais, ou seja, vai depender de cada caso, de como o pedido foi contestado pelo estado, como o advogado contratado atuou na causa...
Eu estou iniciando a minha jornada de documentação e não sabia dessa informação.
Bom saber!
 
Alguém já fez o processo de cidadania alemã? Existem poucas informações sobre e só conheço uma pessoa que tem, mas é porque um dos pais é filho de alemão e tem desde criança.. A unica coisa que eu sei é que é bastante difícil comparado a outras.
 
Alguém já fez o processo de cidadania alemã? Existem poucas informações sobre e só conheço uma pessoa que tem, mas é porque um dos pais é filho de alemão e tem desde criança.. A unica coisa que eu sei é que é bastante difícil comparado a outras.
Aqui um relato meu sobre cidadania alema (e suas dificuldades):
https://forum.adrenaline.com.br/threads/o-papo-e-emigracao-topico-dedicado.526976/post-1075432871

Em resumo:
- se tiver pai/avo paterno alemao vivo, eh facil
- se tiver mae alema viva, eh facil
- se a origem alema vier de qualquer antepassado feminino anterior a mae, nao tem cidadania
- para avo/bisavo/trisavo paterno falecido, boa sorte com a burocracia alema (sao raros os casos de sucesso)
 
Até onde sei tenho direito a cidadania italiana, porém não possuo os documentos necessários para dar abertura no processo. O problema é que meu antepassado que da o provável direito a cidadania já faleceu, e pior, antes de morrer a casa em que morava pegou fogo e foi perdido todos os documentos dele. Existe a possibilidade de reunir os documentos necessários mesmo com esses acontecimentos?
 
Até onde sei tenho direito a cidadania italiana, porém não possuo os documentos necessários para dar abertura no processo. O problema é que meu antepassado que da o provável direito a cidadania já faleceu, e pior, antes de morrer a casa em que morava pegou fogo e foi perdido todos os documentos dele. Existe a possibilidade de reunir os documentos necessários mesmo com esses acontecimentos?
A nao ser que a Italia tenha alguma regra oculta muito restritiva (como a Alemanha), acredito que basta vc:
- Provar a sua relação sangüínea com ele;
- Provar que ele era italiano quando veio para o Brasil.

Como vc faz isso? A primeira parte vc encontra tudo no Brasil mesmo: certidões de nascimento e casamento vc pode requisitar nos devidos cartórios. Voce precisa fazer isso ate ter um documento em que esse teu antepassado aparece como pai/mae de alguém. Uma vez de posse dessas certidões, aconselho a encontrar também o livro-registro de embarque-desembarque dele no Brasil. Isso reforça e muito o laço de migração dele.
A segunda parte eh que costuma ser mais complicada: procurar na Italia os documentos do seu antepassado. No minimo do minimo, voce precisa encontrar algum documento provando que ele era italiano. Certidao de nascimento eh a mais facil, mas serviria tambem certidao de casamento, certidao de alistamento no exercito, compra/venda de terrenos etc.
Depois de ter os documentos (ou no minimo saber que eles existem e aonde estao), aconselho encontrar um bom advogado/consultoria. Sempre existe a possibilidade de vc soh conseguir cidadania em juizo.
 
A nao ser que a Italia tenha alguma regra oculta muito restritiva (como a Alemanha), acredito que basta vc:
- Provar a sua relação sangüínea com ele;
- Provar que ele era italiano quando veio para o Brasil.

Como vc faz isso? A primeira parte vc encontra tudo no Brasil mesmo: certidões de nascimento e casamento vc pode requisitar nos devidos cartórios. Voce precisa fazer isso ate ter um documento em que esse teu antepassado aparece como pai/mae de alguém. Uma vez de posse dessas certidões, aconselho a encontrar também o livro-registro de embarque-desembarque dele no Brasil. Isso reforça e muito o laço de migração dele.
A segunda parte eh que costuma ser mais complicada: procurar na Italia os documentos do seu antepassado. No minimo do minimo, voce precisa encontrar algum documento provando que ele era italiano. Certidao de nascimento eh a mais facil, mas serviria tambem certidao de casamento, certidao de alistamento no exercito, compra/venda de terrenos etc.
Depois de ter os documentos (ou no minimo saber que eles existem e aonde estao), aconselho encontrar um bom advogado/consultoria. Sempre existe a possibilidade de vc soh conseguir cidadania em juizo.
Confesso que eu achava que seria impossível localizar os documentos, mas tive alguma sorte no primeiro dia que resolvi procurar.

Estava atoa em uma pesquisa no Google e encontrei o site myHeritage, coloquei meu sobrenome e apareceu alguns resultados. Perguntei ao meu pai o nome dos avós dele, ele já não se recordava com muita precisão, só lembrou do primeiro nome "Pedro". O primeiro resultado ao pesquisar meu sobrenome era justamente um Pedro, constando casamento com uma mulher que meu pai reconheceu ter o mesmo nome da avó dele. A partir dai, no próprio site já tinha registrado meu bisavô, meu trisavô, tetravô e pentavô.

Ao encontrar os nomes, entrei em contato com um cartório que acreditei ter algo e hoje recebi um retorno que foi localizado 3 certidões diferentes. Encontrei também o contato de uma possível igreja de batismo do meu trisavô (que veio da Itália e possivelmente me permite a cidadania). Pelo que andei pesquisando, antes de um certo ano a Itália não fazia registro civis, portanto eu precisaria pedir um certificado de batismo do meu trisavô na comune dele. Essa informação está correta? Será que enviam gratuitamente?

Outra informação que encontrei é que talvez eu não tenha direito da cidadania pelo fato do meu trisavô, que veio para o Brasil em 1876, ser do norte da Itália (que na época fazia parte do império autro-hungáro), chegando aqui como austríaco. Entretanto, na certidão de óbito dele consta como "italiano", natural da Itália. Essa informação também está correta?

Outra dúvida que me surgiu, eu poderia começar a reunir a papelada agora, mesmo que não tenha como de fato adentrar no processo neste momento? Essas certidões possuem um prazo de validade?

Procurei em acervos digitais algum registro de imigração ao Brasil com o nome dele, mas não obtive nenhum sucesso.

Agradeço suas dicas.
 
Estou a oito meses esperando a juíza marcar a audiência no Tribunal de Roma.

Alguém tem uma ideia de quanto tempo demora?
 
Estou a oito meses esperando a juíza marcar a audiência no Tribunal de Roma.

Alguém tem uma ideia de quanto tempo demora?
Mas você está na Itália ou fez o seu processo de solicitação daqui do Brasil?

O que sempre ouvi é que fazendo da Itália em 6 meses no máximo eles finalizam todo o processo do inicio ao fim mas também tem que ver como andam por causa do covid :feelbad:
 
Mas você está na Itália ou fez o seu processo de solicitação daqui do Brasil?

O que sempre ouvi é que fazendo da Itália em 6 meses no máximo eles finalizam todo o processo do inicio ao fim mas também tem que ver como andam por causa do covid :feelbad:

Estou fazendo daqui do Brasil mesmo via judicial com advogado na Italia.

Infelizmente não tenho como tirar meses de trabalho para fazer o processo lá e essa foi a única alternativa que eu tive, fora esperar 10 anos nos consulados aqui do Brazel.
 
Paguei semana passada lá 250 euros pra dar entrada no processo da minha esposa. Vamos ver quando vai demorar.
 
Confesso que eu achava que seria impossível localizar os documentos, mas tive alguma sorte no primeiro dia que resolvi procurar.

...

Agradeço suas dicas.
Vamos por partes:

Estava atoa em uma pesquisa no Google e encontrei o site myHeritage, coloquei meu sobrenome e apareceu alguns resultados. Perguntei ao meu pai o nome dos avós dele, ele já não se recordava com muita precisão, só lembrou do primeiro nome "Pedro". O primeiro resultado ao pesquisar meu sobrenome era justamente um Pedro, constando casamento com uma mulher que meu pai reconheceu ter o mesmo nome da avó dele. A partir dai, no próprio site já tinha registrado meu bisavô, meu trisavô, tetravô e pentavô.
Um OTIMO lugar para fazer pesquisa de arvore genealogica (alem do MyHeritage) eh o site da Igreja mormon, FamilySearch. Eles possuem fotografado e digitalizado um acervo enorme de documentos oficiais (igreja, cartorios, imigracoes) do Brasil desde o seculo XVII. E o melhor, vc pode pesquisa a sua arvore genealogica lah e as pessoas da arvore vao estar atreladas aos documentos oficiais. Ou seja, vc jah sabe exatamente em qual cartorio esta cada documento do seu antepassado.

Pelo que andei pesquisando, antes de um certo ano a Itália não fazia registro civis, portanto eu precisaria pedir um certificado de batismo do meu trisavô na comune dele. Essa informação está correta?
Isso ocorreu em varios paises durante o seculo XIX: a separacao entre o estado e a igreja fez com que fossem criados os cartorios para registros de nascimento/casamento/obito. Tudo dentro do normal, os atuais estados aceitam documentos religiosos como fontes de info tranquilo.

Será que enviam gratuitamente?
Isso varia de lugar para lugar. Se vc quer um documento fisico, provavelmente vao te cobrar no minimo o preco do envio.

Outra informação que encontrei é que talvez eu não tenha direito da cidadania pelo fato do meu trisavô, que veio para o Brasil em 1876, ser do norte da Itália (que na época fazia parte do império austro-hungáro), chegando aqui como austríaco
Isso aqui eh um balde de agua fria no teu processo: ate onde sei, para quem nasceu no imperio austro-hungaro, a lei de re-nacionalizacao italiana os exclui do processo. Tem que ver detalhe por detalhe, pois se nao me engano algumas comunas da fronteira possuem ordenamento juridico distinto aqui. Mas nao va com esperanças de dar certo. :pepe:

Outra dúvida que me surgiu, eu poderia começar a reunir a papelada agora, mesmo que não tenha como de fato adentrar no processo neste momento? Essas certidões possuem um prazo de validade?
As certidoes (via de regra) nao possuem data de validade, mas as traducoes/apostilamentos sim! Acho que varia para cada pais, mas eh sempre algo entre 6 meses a 1 ano.

Procurei em acervos digitais algum registro de imigração ao Brasil com o nome dele, mas não obtive nenhum sucesso.
Isso eh questao de pura sorte mesmo. No meu caso, eu nunca encontrei dado nenhum sobre meus antepassados nos registros de imigracao. Tudo que eu tenho consegui em igrejas/cartorios e ate mesmo em um despacho imperial(!!!), onde o imperador tornava um dos meus antepassados em brasileiro. Mas nunca encontrei nada na Casa do Imigrante, Museu da Imigracao, etc.
 
Vamos por partes:

Um OTIMO lugar para fazer pesquisa de arvore genealogica (alem do MyHeritage) eh o site da Igreja mormon, FamilySearch. Eles possuem fotografado e digitalizado um acervo enorme de documentos oficiais (igreja, cartorios, imigracoes) do Brasil desde o seculo XVII. E o melhor, vc pode pesquisa a sua arvore genealogica lah e as pessoas da arvore vao estar atreladas aos documentos oficiais. Ou seja, vc jah sabe exatamente em qual cartorio esta cada documento do seu antepassado.
Fantástico. Realmente, em minhas pesquisas eu encontrei uma página só de informações do meu trisavô, com alguns documentos anexados. Agora com sua indicação, criei uma conta lá e fuçando por cima já encontrei algumas informações que não tinha antes. Inclusive há imagens sobre o certificado de batismo dele na Itália.

Isso ocorreu em varios paises durante o seculo XIX: a separacao entre o estado e a igreja fez com que fossem criados os cartorios para registros de nascimento/casamento/obito. Tudo dentro do normal, os atuais estados aceitam documentos religiosos como fontes de info tranquilo.


Isso varia de lugar para lugar. Se vc quer um documento fisico, provavelmente vao te cobrar no minimo o preco do envio.
Enviei ontem um e-mail para a única paróquia da comune onde esse meu trisavô nasceu (Cessiomaggiore, Beluno, Itália). Hoje me responderam o e-mail solicitando que preenchesse um documento para solicitar o envio da certidão de batismo da pessoa para o meu endereço, cobrando um valor de €50 (euros).

Porém, até onde sei, existe a possibilidade do documento não estar naquela igreja (batismo pode ter sido em outro lugar), será que existe a possibilidade de eu pagar e depois me informarem que não há o registro da pessoa naquela igreja?

Outra coisa me chamou atenção: no documento pede para ser preenchido informações contendo maior exatidão dos dados possíveis da pessoa cujo a certidão é solicitada. O nome desse trisavô era Vittore Biesuz (segundo o FamilySearch), só que nas pesquisas eu encontrei pelo menos cinco variações do sobrenome (Biesuz, Biasuz, Biasus, Biezus, Biazus). Fora que na certidão de óbito dele (no Brasil), ele tem o nome de Victor Biazus. Seria um indício de naturalização brasileira?

Isso aqui eh um balde de agua fria no teu processo: ate onde sei, para quem nasceu no imperio austro-hungaro, a lei de re-nacionalizacao italiana os exclui do processo. Tem que ver detalhe por detalhe, pois se nao me engano algumas comunas da fronteira possuem ordenamento juridico distinto aqui. Mas nao va com esperanças de dar certo. :pepe:
Realmente, terei que buscar mais informações sobre. Há relatos de pessoas que o antepassado nasceu em Trento, que fazia parte do império austro-hungáro e mesmo assim conseguiu tirar a cidadania. O que vou tentar fazer inicialmente é tentar contatar as pessoas que adicionaram informações nesse site FamilySearch, pois provavelmente são pessoas da família que tentaram o processo de cidadania italiana.

As certidoes (via de regra) nao possuem data de validade, mas as traducoes/apostilamentos sim! Acho que varia para cada pais, mas eh sempre algo entre 6 meses a 1 ano.
Isso é bom, posso reunir as certidões aos poucos e quando juntar tudo dar início ao processo.

Isso eh questao de pura sorte mesmo. No meu caso, eu nunca encontrei dado nenhum sobre meus antepassados nos registros de imigracao. Tudo que eu tenho consegui em igrejas/cartorios e ate mesmo em um despacho imperial(!!!), onde o imperador tornava um dos meus antepassados em brasileiro. Mas nunca encontrei nada na Casa do Imigrante, Museu da Imigracao, etc.
Entendi. Acredito que devem existir documentos que nem estão disponíveis digitalmente também, deve ter muita coisa registrada, fora as coisas perdidas.
 
Seria um indício de naturalização brasileira?
Não. Isso é extremamente normal. Eu tirei a cidadania uns meses atrás e minha família tem uns 3 sobrenomes diferentes.

Você vai saber se ele se naturalizou quando tirar a certidão negativa de naturalização. Isso você faz online e fica pronto na hora, só pesquisar no Google.
 
Não. Isso é extremamente normal. Eu tirei a cidadania uns meses atrás e minha família tem uns 3 sobrenomes diferentes.

Você vai saber se ele se naturalizou quando tirar a certidão negativa de naturalização. Isso você faz online e fica pronto na hora, só pesquisar no Google.
Bacana. Já consegui todas as variações de sobrenome que constam nas certidões, emiti a CNN e aparentemente não há naturalização. Outra dúvida que acredito ter sanado é a respeito de ter direito ou não por conta dele ter nascido no norte. Segundo a GHF, uma assessoria BR, em Vêneto apenas essas comunes não emitem cidadania:
  1. Casotto [Veneto]
  2. Colle Santa Lucia [Veneto]
  3. Cortina d’Ampezzo [Veneto]
  4. Livinallongo del Col di Lana [Veneto]
  5. Pedemonte [Veneto]
 
Estou fazendo daqui do Brasil mesmo via judicial com advogado na Italia.

Infelizmente não tenho como tirar meses de trabalho para fazer o processo lá e essa foi a única alternativa que eu tive, fora esperar 10 anos nos consulados aqui do Brazel.

Olá.
Como funciona esse sistema com advogado lá?
Custa caro?
 
Parece que a Grande Naturalização foi julgada improcedente na 2ª instância. Vitória! Tomara que o Estado italiano não invente mais nada.
Onde leu isso? queria saber mais
 
Onde leu isso? queria saber mais
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo