[TÓPICO DEDICADO] Dupla Cidadania (Italiana, Portuguesa e demais) - Dicas & Informações

Descobri hoje que um dos meus bisavós ficou preso por uns anos no PR por homicídio. Pelas informações que consegui, diria que foi um período entre 1950 e 1965.

Será que essas informações, por serem antigas, são públicas? Onde será que eu conseguiria esses documentos?
 
Continuei minha pesquisa pela família e descobri antepassados com comprovação até 1825, cinco gerações pra trás. Com documentos digitalizados e tudo.

Encontrei um que, pelo sobrenome e locais, nasceu em 1580 e muito provavelmente seja um antepassado meu. Segundo meu tio, foram encontrados registros da família em diversas cidades próximas a Veneza datando até 1400.
 
Nessas pesquisas genealogicas, eu encontrei um antepassado meu que por volta de 1300 ganhou o direito de propriedade/utilização (afinal estamos falando do periodo feudal) de uma grande floresta na (hoje) fronteira entre Franca e Alemanha. Tudo com documentos e livros historicos comprovando a origem.

Existem semanas onde eu perco horas e mais horas revirando a arvore genealogica e conferindo os dados lah. Eh meu passatempo, digamos assim.

Pena que isso nao ajuda em nada a tirar uma nova cidadania, jah que no seculo XIV nao existia nem Franca ou tao pouco a Alemanha. :nooo:
 
Nessas pesquisas genealogicas, eu encontrei um antepassado meu que por volta de 1300 ganhou o direito de propriedade/utilização (afinal estamos falando do periodo feudal) de uma grande floresta na (hoje) fronteira entre Franca e Alemanha. Tudo com documentos e livros historicos comprovando a origem.

Existem semanas onde eu perco horas e mais horas revirando a arvore genealogica e conferindo os dados lah. Eh meu passatempo, digamos assim.

Pena que isso nao ajuda em nada a tirar uma nova cidadania, jah que no seculo XIV nao existia nem Franca ou tao pouco a Alemanha. :nooo:
E tem alguém usando essa terra hoje? Tem muito lugar na europa que ninguém sabe quem são os donos porque não existia documentação na época, e aparentemente o governo não pode fazer nada
 
Nessas pesquisas genealogicas, eu encontrei um antepassado meu que por volta de 1300 ganhou o direito de propriedade/utilização (afinal estamos falando do periodo feudal) de uma grande floresta na (hoje) fronteira entre Franca e Alemanha. Tudo com documentos e livros historicos comprovando a origem.

Existem semanas onde eu perco horas e mais horas revirando a arvore genealogica e conferindo os dados lah. Eh meu passatempo, digamos assim.

Pena que isso nao ajuda em nada a tirar uma nova cidadania, jah que no seculo XIV nao existia nem Franca ou tao pouco a Alemanha. :nooo:
Eu voltei a me empolgar com isso.

Achei uns 30 documentos no Family Search sobre a família do meu avô paterno. Até 5 gerações pra trás, todos na Itália.

Por parte da minha avó paterna voltei 5 gerações também, tudo da região de Morretes e Antonina, próximo a Paranaguá.

Por parte meu avô materno, apenas 4 gerações mas com quase nenhuma informação. Como comentei ali, meu bisavô estava envolvimento em homicídio e possivelmente estupro, além de ter passado a perna no meu avô e minha avó, então meu avô não falava dele.

Por parte da minha avó materna, consegui voltar 5 gerações até o Império Austro-hungaro. Descobri a cidade onde a Trisavó da minha avó nasceu, que hoje fica na Eslovênia. E, pelo sobrenome, o marido dela veio do que hoje é a Eslováquia.

Agora já mandei um email pra uma comune próxima a treviso onde meu Trisavô e Trisavó nasceram. Solicitei os documentos, pois tenho até a data de nascimento deles.

Entrei em contato também com uma comune na região da Sicília onde meu tataravô nasceu, mas dele só tenho o nome e ano de nascimento. Vamos ver no que dá.

Por parte da minha mãe, ela vai entrar em contato com uma parente que talvez tenha documentos do meu bisavô criminoso pra trás.
 
E tem alguém usando essa terra hoje? Tem muito lugar na europa que ninguém sabe quem são os donos porque não existia documentação na época, e aparentemente o governo não pode fazer nada
Esse eh o "terreninho" que esse meu antepassado ganhou:


Existe ate um livro sobre a historia desse cara e toda a familia: https://books.google.de/books/about/700_Jahre_Förster_Cuntz.html?id=BR9dcgAACAAJ&redir_esc=y

Contam algumas historias (que encontrei pela internet) que esse cara seria um filho bastardo de um principe alemão, descendente direto dos imperadores do Imperio Romano-Germanico do Ocidente, mas ai sao historia que nao sao oficialmente documentadas, logo eu tenho que descartar a possibilidade de eu ter alguma ascendencia real.

Entao acho bem improvavel eu ter algum direito sobre esse "terreninho". Uma pena ehhehe
 
Última edição:
Meu amigo, isso é muito divertido.

Falei hoje com uma irmã da minha vó e descobri diversas coisas.

- meu trisavô e os irmãos, assim como bisavô e seus irmãos, falavam esloveno ou húngaro, o que bate com o que eu tinha pesquisado
- eles citavam a Hungria frequentemente entre eles
- meu trisavô veio parao Brasil de forma ilegal no porão de um navio na época que a Eslovênia estava se separando da Áustria na época do Império Austro-hungaro
- meu trisavô perdeu uma orelha nessas guerras
- minha trisavó veio da Eslovênia com a família e uma irmã dela morreu no navio, foi enfiado num caixote de metal e jogada no mar. Segundo minha avó, ela morreu de "peste"
- meu trisavô recebeu uma carta da Europa falando que ele tinha herdado terras, mas ele tocou o foda-se e essa carta se perdeu em um incêndio
- um tio da minha avó foi padre e talvez monsenhor no interior de São Paulo. Já entrei em contato com a igreja da cidade pedindo informações.

Procurar essas coisas vicia.
 
Vocês usam o FamilySearch ou o Myheritage?

Estava usando a 2 opção e consegui alguns nomes por parte da minha mãe até o pessoal de Trento, mas queria de fato começar essa caçada louca com maiores informações.
 
Vocês usam o FamilySearch ou o Myheritage?

Estava usando a 2 opção e consegui alguns nomes por parte da minha mãe até o pessoal de Trento, mas queria de fato começar essa caçada louca com maiores informações.

Tive melhores resultados com o primeiro.

Também encontrei gente nos acervo online do Museu da Imigração de SP e no Geneanet.

Entrei em contato com alguns cartórios e igrejas do interior de SP e todos foram muito prestativos. Consegui diversas informações que não tinha antes, inclusive o nome dos meus tataravós.
 
Meu processo esta pronto, só pagar e dar entrada, e torcer pra cair na mão de um juiz rapido la na Italia…

Bom vai ser pagar em euro agora na maxima a 6,64, mas tudo bem, ainda vai sair bem mais barato que as outras opções para fazer.
 
Meu processo esta pronto, só pagar e dar entrada, e torcer pra cair na mão de um juiz rapido la na Italia…

Bom vai ser pagar em euro agora na maxima a 6,64, mas tudo bem, ainda vai sair bem mais barato que as outras opções para fazer.
No grupo "Cidadania Italiana Original" tem um cara que fez um levantamento sobre o tempo de cada juiz italiano.

Os mais rápidos marcam a audiência para o final de 2022, os mais demorados estão marcando pra metade de 2024.

Aliás, quanto está pagando no seu processo?
 
No grupo "Cidadania Italiana Original" tem um cara que fez um levantamento sobre o tempo de cada juiz italiano.

Os mais rápidos marcam a audiência para o final de 2022, os mais demorados estão marcando pra metade de 2024.

Aliás, quanto está pagando no seu processo?
Eita, achava que a media era de 2 anos tudo no pior dos casos.

A parte da advogada vai dar 4500 euros, divididos em 10 pessoas.

Mas eu tenho uma lista de gastos que eu anotei e fui atualizando aqui no topico, logo mais vou atualizar ela aqui e posto, fechei a tarde o cambio para o pagamento da adv, 3000 euros na entrada do processo e os 1500 restantes na aprovação do caso.
 
Tava andando de street view na cidade onde minha tataravó nasceu em 1875 quando me deparo com uma placa onde aparecia o sobrenome dela. Dei zoom e ficou quase ilegível. Postei em 3 grupos de eslovenos no Facebook e a tradução que deram foi:

"Aqui nesse lugar os nazistas enfurecidos enforcaram XXX e fuzilaram sua esposa YYY. A eles a glória"

Tive parentes distantes que resistiram aos nazistas e se tornaram mártires.
 
Atualizando os gastos que estou tendo com o processo da cidadania italiana feito por uma advogada direto na italia, para quem tem curiosidade.

Fizemos agora o pgto da primeira parte da adv de 3000,00 euros, tinha ficado combinado essa parte quando estivesse tudo pronto para ela dar entrada no processo. O restante de 1500 euros (que ficará 150,00 euros dividido em 10 pessoas) fica para quando o processo for aprovado.

Valores em reais:

  • 100,00 - cert nascimento minha
  • ??? - certidão nasc pai
  • 100,00 - cert casamento pai
  • 70,68 - cert nasc meu irmão
  • 40,95 - reconhecimento assinaturas cartório na procuração da advogada italia
  • 172,28 - apostilamento 4 certidões
  • 34,45 - apostilamento procuração
  • 60,56 - envio docs Italia para tradução (302,74 total/10 pessoas)
  • 724,39 - Traduções 4 certidões + parte grupo (procuração e certidões do italiano) 116 euros x 6,21 cotação 17/09/21.
  • 3917,54 - eu+meu irmão. pagamento advogado 3000 euros / 10 pessoas do processo. Total 19800,18 euro 6,60.
 
No grupo "Cidadania Italiana Original" tem um cara que fez um levantamento sobre o tempo de cada juiz italiano.

Opa, teria como ver para mim o da Elisabetta Ferrari?

Não tenho Facebook a muito tempo e o grupo é fechado.
 
O nome do grupo é esse mesmo? Não achei.
Cidadania Italiana Judicial (Original) e Contra as Filas Ilegais dos Consulados Italianos - Carcamanos Legalistas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Puts que demora... valeu...
É demorado mesmo, mas está no prazo.

Aí depois da audiência tem mais alguns meses para trânsito em julgado + transcrição da certidão de nascimento. Depois tem que fazer o AIRE e só depois o passaporte (nisso vai mais quase 1 ano ou mais).

Então comece a se planejar para conseguir finalizar tudo apenas em 2024 ou 2025.
 
Foi através do FamilySearch que eu descobri q meu sobrenome estava errado aqui (confundiram J com "i" pq o som em iugoslavo é igual), que os meus bisavôs passaram por campo de concentração pelos nazistas e foram salvos pelo exército americano, q meu avô não era italiano de nascença, q viveu num campo de refugiados em Nápoles... A gente viaja demais nessas coisas...
 
Fala galera, espero que tenham paciência pra ler meu post... acredito que não tenham muitos casos por aí como o meu.

Eu sou bisneto de português, desde que minha avó e pai estejam vivos, tudo certo, só ir passando a cidadania até chegar a minha pessoa, correto? Beleza, fui tentar fazer isso, mas adivinha o que aconteceu? O mais díficil eu consegui, tenho a certidão portuguesa do meu bisavô, de póvoa de varzim. Minha avó, filha dele, não estava muito bem de saúde, então fui tentar acelerar com o processo, mas algo me travou, a certidão de nascimento dela! Custei pra encontrar o cartório onde foi feita essa certidão, mas ai vocês não vão acreditar... o cartório perdeu a certidão dela! Me disseram que por anos o cartório foi dirigido por um bebado e por conta disso alguns documentos foram perdidos. Aí fiquei sem chão e pra completar essa sorte que eu tive, minha avó veio a falecer! Pronto, perdi a cidadania, perdi minha avó e nunca mais toquei nesse assunto.

Porém, vi que foi ou será aprovada uma lei, que permite que um bisneto de português adquira a cidadania (passando de pai para filho) mesmo que minha avó tenha falecido, isso procede?

Sendo isso correto, alguém sabe me dar uma luz sobre o que fazer a respeito da certidão de nascimento de minha avó? Já que ela não existe mais.

O Cartório da cidade onde ela casou até me deu uma cópia da certidão de nascimento que foi usada para ela se casar, porém, de nada adianta, se trata de uma cópia... foi usada apenas pra provar no cartório do nascimento, que os incompetentes perderam a certidao dela.
 
Fala galera, espero que tenham paciência pra ler meu post... acredito que não tenham muitos casos por aí como o meu.

Eu sou bisneto de português, desde que minha avó e pai estejam vivos, tudo certo, só ir passando a cidadania até chegar a minha pessoa, correto? Beleza, fui tentar fazer isso, mas adivinha o que aconteceu? O mais díficil eu consegui, tenho a certidão portuguesa do meu bisavô, de póvoa de varzim. Minha avó, filha dele, não estava muito bem de saúde, então fui tentar acelerar com o processo, mas algo me travou, a certidão de nascimento dela! Custei pra encontrar o cartório onde foi feita essa certidão, mas ai vocês não vão acreditar... o cartório perdeu a certidão dela! Me disseram que por anos o cartório foi dirigido por um bebado e por conta disso alguns documentos foram perdidos. Aí fiquei sem chão e pra completar essa sorte que eu tive, minha avó veio a falecer! Pronto, perdi a cidadania, perdi minha avó e nunca mais toquei nesse assunto.

Porém, vi que foi ou será aprovada uma lei, que permite que um bisneto de português adquira a cidadania (passando de pai para filho) mesmo que minha avó tenha falecido, isso procede?

Sendo isso correto, alguém sabe me dar uma luz sobre o que fazer a respeito da certidão de nascimento de minha avó? Já que ela não existe mais.

O Cartório da cidade onde ela casou até me deu uma cópia da certidão de nascimento que foi usada para ela se casar, porém, de nada adianta, se trata de uma cópia... foi usada apenas pra provar no cartório do nascimento, que os incompetentes perderam a certidao dela.
Cara, primeiro passa e procurar processar o cartório, não tem essa de ser dirigido por bêbado, o problema não é seu. Cartório já é o maior atraso de vida que existe, ainda metem essa. Acho que você nem precisa de advogado se o valor da causa dor de até R$20.000,00. Tenta resolver com eles, ver se não conseguem (eles) resolverem entrando em contato com a embaixada portuguesa, tentar alguma segunda via, coisa do tipo. Joga a batata quente pra eles, se eles falarem que não vai rolar jogue a carta do processinho na mesa pra ver como eles se portam.
 
Cara, primeiro passa e procurar processar o cartório, não tem essa de ser dirigido por bêbado, o problema não é seu. Cartório já é o maior atraso de vida que existe, ainda metem essa. Acho que você nem precisa de advogado se o valor da causa dor de até R$20.000,00. Tenta resolver com eles, ver se não conseguem (eles) resolverem entrando em contato com a embaixada portuguesa, tentar alguma segunda via, coisa do tipo. Joga a batata quente pra eles, se eles falarem que não vai rolar jogue a carta do processinho na mesa pra ver como eles se portam.
Eu até fui procurar a troca de emails com o cartório, mas a parte vergonhosa mesmo onde falaram isso que te disse foi pessoalmente. É complicado pois o cartório fica em Pelotas e moro em Porto Alegre, isso da umas 4hrs de distância. Eles até tentaram me ajudar com uma solução, mas três dias depois minha avó faleceu e a "solução"precisava de um requerimento dela. Como eu sabia que ela precisava estar viva pra continuar com o pedido de cidadania, larguei tudo isso de mão e preferi esquecer. Eles ainda falaram no email que o Sr Joaquim Azevedo fazia o processo de forma errada, quando na verdade, pessoalmente, me disseram que ele era um bebado que só fazia cagada e isso fez com que alguns documentos ficassem desaparecidos.

Segue o que mandaram:

Primeiro email:

"Prezado Sr. Elias, com respeitosos cumprimentos, peço desculpas pelo retardo em responder seu e-mail.
Informo que o referido registro não foi encontrado em nosso acervo. Fizemos buscas pela data de nascimento, pelo número do termo, livros e etc, buscas anterior ao nascimento e mais de dez anos depois do nascimento de Ivanilda e nada foi localizado.

Já aconteceram alguns casos como este aqui no cartório, geralmente, são do mesmo período e temos que solicitar a abertura de registro de nascimetno no Foro desta Comarca, pois acreditamos que o Oficial da época do registro, Sr. Joaquim Azevedo, entregava a certidão e não passava para o livro (hipótese). Portanto, para solicitar a abertura, tendo em vista que não localizamos o assento, solicito que me encaminhe alguns documentos para iniciarmos a petição, que são eles, certidão original ou cópia autenticada de nascimento da registrada, xerox simples dos documentos da mesma, um requerimento feito própria Sra. Ivanilda com firma reconhecida, solicitando a abertura do registro, já que não encontra-se em nosso acervo. Saliento que não terá nenhum tipo de custo para a requerente."
Segundo email:
"
Prezado Sr. Elias, com respeitosos cumprimentos, informo que primeiramente enviaremos a documentação ao Ministério Público para darem o parecer, geralmente, não leva mais que cinco dias úteis para isso. Logo após ao parecer favorável, enviamos para a Direção do Foro desta Comarca, para que a Juíza de Direito Diretora do Foro autorize a abertura do registro, leva uns dois dias, mais ou menos.

Não é necessário que o senhor gaste vindo até Pelotas, poderá nos enviar a documentação pelos Correios. A documentação poderá ser a mencionada: certidão, xerox simples de RG e CPF e o requerimento conforme informado no e-mail anterior."
 
Eu até fui procurar a troca de emails com o cartório, mas a parte vergonhosa mesmo onde falaram isso que te disse foi pessoalmente. É complicado pois o cartório fica em Pelotas e moro em Porto Alegre, isso da umas 4hrs de distância. Eles até tentaram me ajudar com uma solução, mas três dias depois minha avó faleceu e a "solução"precisava de um requerimento dela. Como eu sabia que ela precisava estar viva pra continuar com o pedido de cidadania, larguei tudo isso de mão e preferi esquecer. Eles ainda falaram no email que o Sr Joaquim Azevedo fazia o processo de forma errada, quando na verdade, pessoalmente, me disseram que ele era um bebado que só fazia cagada e isso fez com que alguns documentos ficassem desaparecidos.

Segue o que mandaram:

Primeiro email:

"Prezado Sr. Elias, com respeitosos cumprimentos, peço desculpas pelo retardo em responder seu e-mail.
Informo que o referido registro não foi encontrado em nosso acervo. Fizemos buscas pela data de nascimento, pelo número do termo, livros e etc, buscas anterior ao nascimento e mais de dez anos depois do nascimento de Ivanilda e nada foi localizado.

Já aconteceram alguns casos como este aqui no cartório, geralmente, são do mesmo período e temos que solicitar a abertura de registro de nascimetno no Foro desta Comarca, pois acreditamos que o Oficial da época do registro, Sr. Joaquim Azevedo, entregava a certidão e não passava para o livro (hipótese). Portanto, para solicitar a abertura, tendo em vista que não localizamos o assento, solicito que me encaminhe alguns documentos para iniciarmos a petição, que são eles, certidão original ou cópia autenticada de nascimento da registrada, xerox simples dos documentos da mesma, um requerimento feito própria Sra. Ivanilda com firma reconhecida, solicitando a abertura do registro, já que não encontra-se em nosso acervo. Saliento que não terá nenhum tipo de custo para a requerente."
Segundo email:
"
Prezado Sr. Elias, com respeitosos cumprimentos, informo que primeiramente enviaremos a documentação ao Ministério Público para darem o parecer, geralmente, não leva mais que cinco dias úteis para isso. Logo após ao parecer favorável, enviamos para a Direção do Foro desta Comarca, para que a Juíza de Direito Diretora do Foro autorize a abertura do registro, leva uns dois dias, mais ou menos.

Não é necessário que o senhor gaste vindo até Pelotas, poderá nos enviar a documentação pelos Correios. A documentação poderá ser a mencionada: certidão, xerox simples de RG e CPF e o requerimento conforme informado no e-mail anterior."
Acho que com isso talvez você consiga processar eles já, mas é aquilo, não sei até onde vai resultar em algo útil pra você. Ainda mais mencionando o falecimento da sua avó. Fala pra eles isso, da sua avó, que não será mais possível qualquer atestado por parte dela, pergunte se tem alguma outra solução que ELES possam fazer, junto à embaixada mesmo, caso seja negativo fale que vai verificar se tem algo que possa fazer judicialmente contra o cartório, pela irresponsabilidade. Se puder consulte algum advogado da área antes também, assim já fica com as cartas na manga.
 
Eu até fui procurar a troca de emails com o cartório, mas a parte vergonhosa mesmo onde falaram isso que te disse foi pessoalmente. É complicado pois o cartório fica em Pelotas e moro em Porto Alegre, isso da umas 4hrs de distância. Eles até tentaram me ajudar com uma solução, mas três dias depois minha avó faleceu e a "solução"precisava de um requerimento dela. Como eu sabia que ela precisava estar viva pra continuar com o pedido de cidadania, larguei tudo isso de mão e preferi esquecer. Eles ainda falaram no email que o Sr Joaquim Azevedo fazia o processo de forma errada, quando na verdade, pessoalmente, me disseram que ele era um bebado que só fazia cagada e isso fez com que alguns documentos ficassem desaparecidos.

Segue o que mandaram:

Primeiro email:

"Prezado Sr. Elias, com respeitosos cumprimentos, peço desculpas pelo retardo em responder seu e-mail.
Informo que o referido registro não foi encontrado em nosso acervo. Fizemos buscas pela data de nascimento, pelo número do termo, livros e etc, buscas anterior ao nascimento e mais de dez anos depois do nascimento de Ivanilda e nada foi localizado.

Já aconteceram alguns casos como este aqui no cartório, geralmente, são do mesmo período e temos que solicitar a abertura de registro de nascimetno no Foro desta Comarca, pois acreditamos que o Oficial da época do registro, Sr. Joaquim Azevedo, entregava a certidão e não passava para o livro (hipótese). Portanto, para solicitar a abertura, tendo em vista que não localizamos o assento, solicito que me encaminhe alguns documentos para iniciarmos a petição, que são eles, certidão original ou cópia autenticada de nascimento da registrada, xerox simples dos documentos da mesma, um requerimento feito própria Sra. Ivanilda com firma reconhecida, solicitando a abertura do registro, já que não encontra-se em nosso acervo. Saliento que não terá nenhum tipo de custo para a requerente."
Segundo email:
"
Prezado Sr. Elias, com respeitosos cumprimentos, informo que primeiramente enviaremos a documentação ao Ministério Público para darem o parecer, geralmente, não leva mais que cinco dias úteis para isso. Logo após ao parecer favorável, enviamos para a Direção do Foro desta Comarca, para que a Juíza de Direito Diretora do Foro autorize a abertura do registro, leva uns dois dias, mais ou menos.

Não é necessário que o senhor gaste vindo até Pelotas, poderá nos enviar a documentação pelos Correios. A documentação poderá ser a mencionada: certidão, xerox simples de RG e CPF e o requerimento conforme informado no e-mail anterior."

Como a sua vó veio a óbito, acredito que a única saída seja a via judicial.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo