Duração do elastômero no E7200

tandrade25

Active Member
Registrado
Oi galera,

Tenho um Core 2 Duo E7200 em uma mobo da Intel (DG43NB). A temperatura dos núcleos está um pouco sinistra... em idle está em 47ºC, em 60% de uso da cpu chega a 62ºC. Fazendo um teste a 100%, quando chegou nos 71ºC eu parei. Antigamente não era assim.

Placa mãe em idle está a 34ºC, HD a 27ºC, ou seja, temperaturas boas.

Qdo comprei, essa placa apresentava um defeito na BIOS que lia a temp. errada e dava a msg PROCHOT. Por isso, acabei (de maneira nao muito inteligente, confesso) retirando o cooler após instalado e recolocando-o sem remover o elastômero. Mas não deu diferença na temperatura. No final das contas, com o Real Temp, estava em idle a 40ºC e usando bastante chegava aos 57ºC. Até aí aceitável, segundo a própria Intel.

Após 1 ano e 3 meses de uso, a temperatura está bem mais elevada. O elatômero tem um período de duração limitado igual às pastas térmicas comuns?! Estou com essa dúvida sobre remover e limpar, ou não. Não faço overclock (com essa mobo é impossível).

Acabei de comprar uma pasta térmica da Arctic Cooling, a MX-2 pelo ML (até para outro computador que está com problema de aquecimento), e pensei em usar na minha CPU.

Outra questão é que já ouvi histórias horríveis sobre a dificuldade de remoção do elastômero depois de usado, que em alguns casos "vira um cimento". É tão ruim assim? Tenho apenas álcool isopropílico aqui p/ limpeza. Se for recomendável a troca pela MX-2, é melhor remover o cooler com o processador ainda morno (desligar e esperar só uns 30 minutos), ou esperar esfriar tudo? Nunca fiz isso antes, pois sempre usei pasta térmica. Deixei o elastômero pq fiquei com receio de perder a garantia de 3 anos da Intel.

Quem já usou essa MX-2 sabe dizer se ela dura mesmo os 8 anos que promete?!

Abraços e valeu pela ajuda.
 
Cara, posso estar enganado, mas todos os cooler originais intel para C2D vem com uma pasta escura e não elastomero...

Esse aumento de temp não é devido a acumulo de pó?

Outra: com álcool iso vc tira qualquer coisa do cpu...

Boa sorte por aí...
 
As pessoas exageram demais com essa história de elastômetro. Eles têm uma boa duração, até maior que as pastas térmicas brancas comuns, além de uma dissipação melhor de calor.

Probleminha é na hora de tirar quando ela já deu o que tinha de dar. Mas passa um papel qualquer em cima ou com alcool (não precisa ser o iso) e tá ótimo. É muito fácil retirar.
 
Eh o q ja comentaram... e uma coisa esta errada nisso tudo... HOJE acho q nem se fabrica mais Elastomero... ele era usado na epoca dos Pentium3... era um chiclete mesmo... e akilo la pra tirar meeeeeu... era tenso

Como o holley disse hoje o q vem eh uma pasta pré-aplicada... ela nao eh horrivel... mas tbm nao eh otima... e como jah se passou um bom tempo e vc jah recolocou cooler tbm... eh bem valido tira-la e por uma pasta ;)

Sobre tirar... cara... alcool iso eh o mais recomendado exatamente por nao ter agua nem impurezas nele... mas pode ser alcool comum mesmo... eu jah cheguei a tirar com agua pura quando nao achei alcool em casa uhahuauhauhauhauha

Mas eh de boa... tira o cooler... pega um algodao... taca alcool nele... e passa... tira tudo... depois pega um algodao limpo e seco e vai retirando o q sobrou... se ainda ficar uns pontinhos.. pega mais alcool e passa ateh tirar... bem simples... e tanto faz o cpu morno ou frio ;)

Sobre a MX-2... eu uso ela... eh otima! Agora... SE ELA AGUENTA ESSES 8 ANOS... vai saber! uhauhauhauhauha eu mesmo nao passo mais q 6 meses sem trocar pasta... tanto q se eu tiro o cooler pra qualquer coisa... eu reaplico a pasta :yes:
 
Chegou a tal pasta aqui e já usei ela em um Athlon Xp 1600+ para testar (que inclusive me deu inúmeras dores de cabeça, mas, enfim, não cabe aqui comentar), pq era ele q tava travando por causa de aquecimento do processador... comprei um cooler pro gabinete e consegui estabilizar o sistema. A cpu passou a rodar a 54º em full (100%)... após a MX-2, pasmem, continua nos 54ºC! hehehe. Acho que não fez o que eu esperava... e tava com aquela pasta térmica genérica há mais de ano. Q coisa!

A Intel acabou de me dizer que se eu remover a "solução térmica" deles posso perder a garantia de 3 anos e que a temperatura de operação "normal" do E7200 vai até 74.1ºC (quanta precisão!). Mas, eles não terão como saber q troquei.

E realmente o cooler tah um pouco empoeirado... pra limpar, preciso remover. Pra remover, eles não têm como dizer q poderia "reaproveitar" o composto térmico deles, pq eh absurdo.

Eu que não vou arriscar, pq em 100% ele chega nos 71 fácil, fácil.

Agora, quanto à pasta térmica que comprei (MX-2, seria falsa?! Ela tem uma coloração cinza e a consistência dela não é tão homogênea qto imaginei. Quem já usou, pode me falar?

[]s e valeu pela ajuda q já tive de todos!
 
:ranting3:

De nada adiantou com a nova pasta térmica... limpei todo o gabinete, tirei a pouca poeira acumulada, removi a pasta termica anterior direitinho, passei a nova, e NADA!!!!!!!

O q pode ser?! To usando soh o navegador e a temp nos nucleos está a 51ºC! Q coisa!

Na BIOS em idle, com o tempo, a temp caiu (inicia em 43º e vai abaixando até os 35º), mas o RealTemp mostra sempre acima de 47ºC.

Com um teste deixando a cpu em 100% em 10 min., ultrapassou os 74ºC.

Pelo Windows, nao tem como eu saber a temp. da minha placa mãe, só do HD, que não ultrapassa os 27ºC. Minha cpu é bem ventilada, possui duto de ar e tem 3 coolers, 2 de 120mm (akasa) e 1 de 80mm na lateral (adda). A temp nao melhora com ele aberto.

O que eu faço?!
 
Já verificou se o cooler do seu CPU ta bem encaixada?

o mal encaixamento causa um grande aumento de temp, um exemplo foi o meu E2180 a uns tempos atras, quando deixei de encaixar duas travas do cooler stock e a temp em idle ficava a 62°, apenas ouvindo musica e fuçando aqui no Firefox! oO





vlwzxx..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo