• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvida: 4 roteadores em casa, qual melhor configuração?

Dino

Cude quem cude quem cude quem
Registrado
Boa tarde.

Não compreendo muito a área de redes dentro da informática e me sugeriram postar aqui nessa área para poder sanar minha dúvida.

Meu plano de internet disponibilizou 2 roteadores, e eu tenho mais 2 em casa, um total de 4. Vou instalar os 4 em casa.

Minha dúvida fica quanto a config, qual seria a melhor:

Opção 1: Configurar todos na mesma faixa de ip (192.168.1.1, 192.168.1.2, 192.168.1.3 e 192.168.1.4), com o mesmo SSID e deixando somente um deles com o DHCP ativo

Opção 2: Configurar cada uma em uma faixa (10.1.1.1, 20.1.1.1, 30.1.1.1 e 40.1.1.1), com SSID diferentes e todos eles com o DHCP ativo.

Ou outra opção que não vislumbro.

Agradeço a quem puder ajudar.
 
Opção 1: Configurar todos na mesma faixa de ip (192.168.1.1, 192.168.1.2, 192.168.1.3 e 192.168.1.4), com o mesmo SSID e deixando somente um deles com o DHCP ativo

colocando eles como AP.
 
Boa tarde.

Não compreendo muito a área de redes dentro da informática e me sugeriram postar aqui nessa área para poder sanar minha dúvida.

Meu plano de internet disponibilizou 2 roteadores, e eu tenho mais 2 em casa, um total de 4. Vou instalar os 4 em casa.

Minha dúvida fica quanto a config, qual seria a melhor:

Opção 1: Configurar todos na mesma faixa de ip (192.168.1.1, 192.168.1.2, 192.168.1.3 e 192.168.1.4), com o mesmo SSID e deixando somente um deles com o DHCP ativo

Opção 2: Configurar cada uma em uma faixa (10.1.1.1, 20.1.1.1, 30.1.1.1 e 40.1.1.1), com SSID diferentes e todos eles com o DHCP ativo.

Ou outra opção que não vislumbro.

Agradeço a quem puder ajudar.
Qual a velocidade da conexão e quais os roteadores?

Dê preferencia a somente um DHCP ativo, mas com a faixa iniciando em 192.168.1.5 caso for colocar assim...
Eu particularmente prefiro colocar os roteadores na faixa final, ex 192.168.1.252, 192.168.1.253, 192.168.1.254, o principal estando em 192.168.1.1.
 
Se você precisa de 4 roteadores pra uma casa, algo esta errado. Todo roteador tem uma capacidade de alcance, e, se estiverem muito próximos, só degrada o sinal.

Fora que se configurar todos com o mesmo canal, fatalmente a performance no 2.4 ghz vai ser muito prejudicada.
 
Então, eu não preciso de 4 routers, mas como terei os 4 disponíveis...

A minha velocidade é 100 mbps, e já entregaram um router que é um DLink 750 819. O outro vão entregar ainda. Mas eles falaram que deixarão em bridge pra não dar conflito.


Opção 1: Configurar todos na mesma faixa de ip (192.168.1.1, 192.168.1.2, 192.168.1.3 e 192.168.1.4), com o mesmo SSID e deixando somente um deles com o DHCP ativo

colocando eles como AP.

Qual a velocidade da conexão e quais os roteadores?

Dê preferencia a somente um DHCP ativo, mas com a faixa iniciando em 192.168.1.5 caso for colocar assim...
Eu particularmente prefiro colocar os roteadores na faixa final, ex 192.168.1.252, 192.168.1.253, 192.168.1.254, o principal estando em 192.168.1.1.

Se você precisa de 4 roteadores pra uma casa, algo esta errado. Todo roteador tem uma capacidade de alcance, e, se estiverem muito próximos, só degrada o sinal.

Fora que se configurar todos com o mesmo canal, fatalmente a performance no 2.4 ghz vai ser muito prejudicada.
 
Dino, deixe o roteador master como Bridge e o restante como AP, usando a classe C mesmo que é a primeira opção, e peça que configure caso não consiga fazer por conta própria, que cada roteador trabalhe em canais diferentes na mesma banda para que não conflite sinal entre eles.
 
Obrigado pela dica!

Dino, deixe o roteador master como Bridge e o restante como AP, usando a classe C mesmo que é a primeira opção, e peça que configure caso não consiga fazer por conta própria, que cada roteador trabalhe em canais diferentes na mesma banda para que não conflite sinal entre eles.
 
Faça a instalação dos 4 somente se tiver necessidade (vá instalando um por vez), se puder posicioná-los da melhor forma que cubra toda a área que precise, porque senão é interferência pela casa toda, além de fazer o seu sinal alcançar lugares muito aquém da necessidade.
 
Certo. 2 teles tem sinal 5ghz, vou deixar assim. Os outros verei a questão do canal.

Obrigado

Faça a instalação dos 4 somente se tiver necessidade (vá instalando um por vez), se puder posicioná-los da melhor forma que cubra toda a área que precise, porque senão é interferência pela casa toda, além de fazer o seu sinal alcançar lugares muito aquém da necessidade.
 
5Ghz tem a vantagem de não estar na mesma frequencia de aparelhos domésticos (microondas, telefones sem fio, etc), mas tem a menor capacidade de penetrar ambientes com vários obstáculos.

Tenta fazer os testes a @2.4Ghz em canais diferentes, eu acredito que dê certo.

Esses canais é nada mais que uma frequencia diferente no mesmo range da 2.4Ghz. Por exemplo o canal 1 seria como 2.4001Ghz, canal 2 como 2.4002Ghz e assim sucessivamente, na analogia da rádio que tem degraus de 0.2hz, assim você ve que funcionam cada um na sua sem interferir na outra.
 
Moras numa mansão? 2 bons pontos de wifi 5ghz, são suficientes pra uma residência de 200m² (2 andares)
 
Boa tarde.

Não compreendo muito a área de redes dentro da informática e me sugeriram postar aqui nessa área para poder sanar minha dúvida.

Meu plano de internet disponibilizou 2 roteadores, e eu tenho mais 2 em casa, um total de 4. Vou instalar os 4 em casa.

Minha dúvida fica quanto a config, qual seria a melhor:

Opção 1: Configurar todos na mesma faixa de ip (192.168.1.1, 192.168.1.2, 192.168.1.3 e 192.168.1.4), com o mesmo SSID e deixando somente um deles com o DHCP ativo

Opção 2: Configurar cada uma em uma faixa (10.1.1.1, 20.1.1.1, 30.1.1.1 e 40.1.1.1), com SSID diferentes e todos eles com o DHCP ativo.

Ou outra opção que não vislumbro.

Agradeço a quem puder ajudar.

Opçao 1 é o melhor modo, mas só use os 4 se realmente tiver necessidade. E vai precisar levar cabo pra cada um deles s enão tiverem função wds/repeater. Em casa levei cabo de rede até no banheiro, só pra garantir. [?!]
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo