• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvida, carreira de piloto aéreo.



Pouso do vôo ontem, sempre que vejo ele da um vontade de fazer denovo :no:

Na facul tem inglês de nível? Eu tenho um bom nível, falta uns 2 anos pra me formar, larguei esse ano, qualquer coisa só voltar. Acho que oque me resta aprender agora é vocabulário, fora isso me comunico em inglês muito bem.
 


Pouso do vôo ontem, sempre que vejo ele da um vontade de fazer denovo :no:

Na facul tem inglês de nível? Eu tenho um bom nível, falta uns 2 anos pra me formar, larguei esse ano, qualquer coisa só voltar. Acho que oque me resta aprender agora é vocabulário, fora isso me comunico em inglês muito bem.

Eita,mal fez o tópico e já está voando!?!?

Muito bom voar mesmo,que monomotor é esse ?

Belo pouso,a quantos nós foi o toque ? Sempre parece que tá rápido de mais,mas o piloto tocou macio macio.

Sobre o inglês,não é preciso ter vocabulário extenso mas precisa ser fluente,pois como você notou,a qualidade do som no rádio não é muito boa,e tem horas que fica pior,por isso precisa ter uma boa bagagem de inglês para entender o que te falam nessas horas.Normas técnicas é só decorar.

Sobre esse tipo de aeronave,dizem que a hélice serve apenas para refrescar o piloto,tá duvidando ? Depois você olha como ela começa a suar quando ela para em vôo.

Hehe ... brincadeira,continua postando os videos,voar é um arte ! E tente manter o número de pousos igual ao de decolagens !

:D
 
Eita,mal fez o tópico e já está voando!?!?

Muito bom voar mesmo,que monomotor é esse ?

Belo pouso,a quantos nós foi o toque ? Sempre parece que tá rápido de mais,mas o piloto tocou macio macio.

Sobre o inglês,não é preciso ter vocabulário extenso mas precisa ser fluente,pois como você notou,a qualidade do som no rádio não é muito boa,e tem horas que fica pior,por isso precisa ter uma boa bagagem de inglês para entender o que te falam nessas horas.Normas técnicas é só decorar.

Sobre esse tipo de aeronave,dizem que a hélice serve apenas para refrescar o piloto,tá duvidando ? Depois você olha como ela começa a suar quando ela para em vôo.

Hehe ... brincadeira,continua postando os videos,voar é um arte ! E tente manter o número de pousos igual ao de decolagens !

:D

Não cara, eu que esqueci de comentar mesmo, mas o pouso não é meu, foi vôo panorâmico só, pra dar uma curtida, o piloto é um dos instrutores da Args.
Mas espero que não muito tempo eu já esteja pousando como ele. A quantos nós eu tenho nem idéia, uaheuae :p
Não entendi a parte da hélice :p

Quanto ao inglês, as vezes "testando" com amigos, alguns que já então em níveis mais avançados, eu consigo entender o listening melhor. Assisti a teceita temporada de Lost toda em inglês, com legenda pra ajudar uma grande parte, mas entendi tudo tranquilo e acho que ajuda bastante. Quero fazer intercâmbio, que aí sim o inglês engrena.
 
hauhauah ele quiz dizer que enqunto vc enta noar e ela eta girando vc esta ''normal'' mas quando ela para vc comessa a suar.....

mas entao nao precisa de faculdade para engreçar em empresas aereas?nao entedi bem...o que e PP??
 
hauhauah ele quiz dizer que enqunto vc enta noar e ela eta girando vc esta ''normal'' mas quando ela para vc comessa a suar.....

mas entao nao precisa de faculdade para engreçar em empresas aereas?nao entedi bem...o que e PP??

Ahh, e faz sentido né?! uahe :p

Na real não precisa de facul, mas daí tu vai precisar de muuuitas horas de vôo a mais. PP = Piloto privado.
 
Com miopia não,se tiver tem de corrigir com cirurgia,nada de lente ou óculos.Isso para aviação militar,para a civil,creio que não mude muito.

Já pode ter correção? Quando fiz era ZERO, nem correção podia!

Sobre sair depois de formado, não é tão fácil não. Antes de ir de baixa tem que ficar um tempo, depois se tentar sair na marra vai ter uma dor de cabeça. Aliás, se quer ser PC, nem vai pra AFA.
 
Não cara, eu que esqueci de comentar mesmo, mas o pouso não é meu, foi vôo panorâmico só, pra dar uma curtida, o piloto é um dos instrutores da Args.
Mas espero que não muito tempo eu já esteja pousando como ele. A quantos nós eu tenho nem idéia, uaheuae :p
Não entendi a parte da hélice :p

Quanto ao inglês, as vezes "testando" com amigos, alguns que já então em níveis mais avançados, eu consigo entender o listening melhor. Assisti a teceita temporada de Lost toda em inglês, com legenda pra ajudar uma grande parte, mas entendi tudo tranquilo e acho que ajuda bastante. Quero fazer intercâmbio, que aí sim o inglês engrena.

Eu sei que não foi você quem tava pilotando né ... :slap:

Mas em ! .. Já tá pagando horas de vôo e não sabe o básico ? Putz,isso que é vontade em.

Vai treinando o inglês,só mesmo com prática que o aperfeiçoamento vem.

E outra coisa,procura dar uma lida sobre os aviônicos,velocidades de referência,altitude,normas técnicas ... voar sem saber nade é quase um sacrilégio e sem falar no dinheiro indo embora né,voar como passageiro não vale como horas de vôo.

Já pode ter correção? Quando fiz era ZERO, nem correção podia!

Sobre sair depois de formado, não é tão fácil não. Antes de ir de baixa tem que ficar um tempo, depois se tentar sair na marra vai ter uma dor de cabeça. Aliás, se quer ser PC, nem vai pra AFA.

Isso foi o que li,uns falam que é zero outros falam que pode com correção.

Mas você chegou a fazer AFA ?
 
Isso foi o que li,uns falam que é zero outros falam que pode com correção.

Mas você chegou a fazer AFA ?

Pelo que eu sei não pode ter correção não. Tem que ser ZERO mesmo. Não fiz AFA, fui carteado no exame médico... hoje, não vale nem um pouco a pena fazer AFA. Só se vc for REALMENTE louco por aviação militar. Mas tem que ser louco mesmo, pq aquilo está uma *****.
 
Eu sei que não foi você quem tava pilotando né ... :slap:

Mas em ! .. Já tá pagando horas de vôo e não sabe o básico ? Putz,isso que é vontade em.

Vai treinando o inglês,só mesmo com prática que o aperfeiçoamento vem.

E outra coisa,procura dar uma lida sobre os aviônicos,velocidades de referência,altitude,normas técnicas ... voar sem saber nade é quase um sacrilégio e sem falar no dinheiro indo embora né,voar como passageiro não vale como horas de vôo.

Não captei tua ironia :p

Não, vo começar aulas teóricas em Agosto, pra só então começar as práticas.
 
Pelo que eu sei não pode ter correção não. Tem que ser ZERO mesmo. Não fiz AFA, fui carteado no exame médico... hoje, não vale nem um pouco a pena fazer AFA. Só se vc for REALMENTE louco por aviação militar. Mas tem que ser louco mesmo, pq aquilo está uma *****.

Mas acho que ninguém ingressa na AFA por dinheiro ou carreira,tem que gostar mesmo.

As coisas vão melhorar,se esse projeto do PAK-FA sair mesmo,o Brasil vai construir caças de 5ª geração.E tá previsto algo não inferior de um Su-35 pra agora.

Não captei tua ironia :p

Não, vo começar aulas teóricas em Agosto, pra só então começar as práticas.

Não foi ironia cara,foi uma crítica.

Você é um privilegiado em poder pagar aulas e um curso de aviação particular e mesmo assim durante um vôo você não procura saber nada sobre a aeronave que daqui um tempo vai pilotar ?

Por isso te passei o bizu do simulador de vôo,justamente para você ir aprendendo essas coisinhas básicas sobre velocidade,altitude,rotas,aviônicos,etc ...

Poxa,é isso mesmo que você quer ? Se fosse eu pagando essas horas de vôo,o piloto ia sair com a orelha quente de tanto que eu ia fazer perguntas para ele,se desse até pegar nos controles direto.

Como falei,só acho que você precisa ter um espírito mais entusiasta,pois você tem condições, então encha o saco do piloto,pede pra ele te explicar o que cada coisa faz dentro da aeronave e ser for possível até dar partida.Fazendo isso,te garanto que as aulas práticas serão mais breves e você poderá pilotar mais rápido.

Taí minha dica,se não foi válida tudo bem,mas se foi;no próximo vídeo que você postar aqui,quero velocidades de referências,rotas,tempo de vôo,condições climáticas em ...

:thumbs_up
 
sobre a carreira militar nao sei muita coisa, mas o primeiro passo pra se entrar é ter ZERO miopia!
quanto a salario nao sei de nada...
mas é o seguinte, entra lá com 18, faz instrução, depois instrução avançada, os melhores vão pro caça, fica um tempo e aí pode se aposentar da aeronautica e seguir na civil ou continuar voando aviao de transporte da força aerea.... Acho que caça depois de uma idade voce tem que se retirar, a exemplo dos TopGuns, que depois dos 24 os caras se aposentam, devido a força G excessiva que depois dos 24 anos voce pode sofrer danos....
e aí já entra outra turma de pilotos TopGun voando outro tipo de equipamento... agora por exemplo vai sair o F22 e entrar o FX35!

QUE DROGA!!! =(
Meu pai ele passou em tudo e tallz.. tava quase entrando na aeronautica..
nos exames mais dificeis ele passou... so n passou no teste de fobia =(
ele tem fobia de altura :/
 
Não foi ironia cara,foi uma crítica.

Você é um privilegiado em poder pagar aulas e um curso de aviação particular e mesmo assim durante um vôo você não procura saber nada sobre a aeronave que daqui um tempo vai pilotar ?

Por isso te passei o bizu do simulador de vôo,justamente para você ir aprendendo essas coisinhas básicas sobre velocidade,altitude,rotas,aviônicos,etc ...

Poxa,é isso mesmo que você quer ? Se fosse eu pagando essas horas de vôo,o piloto ia sair com a orelha quente de tanto que eu ia fazer perguntas para ele,se desse até pegar nos controles direto.

Como falei,só acho que você precisa ter um espírito mais entusiasta,pois você tem condições, então encha o saco do piloto,pede pra ele te explicar o que cada coisa faz dentro da aeronave e ser for possível até dar partida.Fazendo isso,te garanto que as aulas práticas serão mais breves e você poderá pilotar mais rápido.

Taí minha dica,se não foi válida tudo bem,mas se foi;no próximo vídeo que você postar aqui,quero velocidades de referências,rotas,tempo de vôo,condições climáticas em ...

:thumbs_up

Cara, foi um Vôo PANORAMICO. Não foi uma aula prática. E quem disse que não procurei me informar de nada? Quando falei com o instrutor estava falando mais sobre oque fazer agora no começo e sim, eu "assumi" os comandos lá em cima, não foi nada demais, mas foi uma breve curtida. Não fala coisa nada haver cara, de onde tu tirou que nem conversei com o cara.

Provavelmente não haverá próximo vídeo, pq daí sim estarei em AULA dentro do avião, não apenas curtindo. E provavelemte nem o piloto sabia a velocidade que pousou, acho que ele tava mais interessado na pista do que olhar o velocimetro.
 
Rapaz carreira de piloto é mto caro e dificil msm! Meu irmão ja fez o teórico, tirou o CCF, passou na prova, começou fazer as praticas fez 10hs de 45...e parou por causa do dinheiro..1hr aqui em salvador é R$ 235,00 se ñ me engano! Agora ele ta renovando o CCF dele pra começar a voar de novo! Enquanto isso ele fica só FS...chegou um manche que ele comprou essa semana! Mto legal! P
Pelo que eu vejo aki tem q gostar mto msm...é mta teoria e calculos!
 
ô Nai e tu?
já fez aeroclube, já voou e tal ou só no Flight mesmo?

Já assumi um robinson,numa feira que tem aqui na minha cidade,35 reais por 5 minutos ... decola,vai no nosso bairro e volta,conversei com o cara e falei que já tinha feito aula e estava estudando para ser piloto do Exército,aí em vôo ele me deixou navegar um pouco e até dar uma roladinha,nessas horas que a gente vê que FS é só teoria mesmo,é muito diferente,a sensibilidade é imensa,sem falar no fator gravidade que dá muito mais noção de deslocamento pra gente ... gostei foi de ver que os instrumentos não são tão certinhos quando no FS, o indicador de velocidade vertical por ex tava meio frenético,a agulha não era muito regular não.

Muito bom,mas é muito caro,esse ano serão 50 reais ... mas acho que vou de novo.

É melhor estar lá em cima querendo estar aqui em baixo a estar aqui em baixo querendo estar lá em cima!

QUE DROGA!!! =(
Meu pai ele passou em tudo e tallz.. tava quase entrando na aeronautica..
nos exames mais dificeis ele passou... so n passou no teste de fobia =(
ele tem fobia de altura :/

Nossa,que osso em ?

Mas como eles fazem esse teste?

Cara, foi um Vôo PANORAMICO. Não foi uma aula prática. E quem disse que não procurei me informar de nada? Quando falei com o instrutor estava falando mais sobre oque fazer agora no começo e sim, eu "assumi" os comandos lá em cima, não foi nada demais, mas foi uma breve curtida. Não fala coisa nada haver cara, de onde tu tirou que nem conversei com o cara.

Provavelmente não haverá próximo vídeo, pq daí sim estarei em AULA dentro do avião, não apenas curtindo. E provavelemte nem o piloto sabia a velocidade que pousou, acho que ele tava mais interessado na pista do que olhar o velocimetro.

Beleza cara,não me leve a mão,foi só uma dica,mas já que falou isso,não fez muito sentido o que eu disse.

Quando for viajar em jatos da GOL/TAM,conversa com o piloto sobre passar o vôo na cabine,não sei onde li que estudantes podem ter uma autorização,o que mais tem é vídeo no YT desse tipo.
 
aumentou o salário naquelas né...
o maior aumento foi de soldado, e o acréscimo vai reduzindo conforme as patentes avançam
ademais, a totalidade do aumento (mais ou menos 30% pros tenentes) só acontece em 2010.

mas não concordo que é uma *****... a aviação militar avançou muuuito na última década, sem dúvida. um amigo meu está na EPCAR agora, saiu ano passado aqui do CM de Porto Alegre. Esse sim era fanático hehe, ia pro 3o e voltou pro 1o
 
aumentou o salário naquelas né...
o maior aumento foi de soldado, e o acréscimo vai reduzindo conforme as patentes avançam
ademais, a totalidade do aumento (mais ou menos 30% pros tenentes) só acontece em 2010.

mas não concordo que é uma *****... a aviação militar avançou muuuito na última década, sem dúvida. um amigo meu está na EPCAR agora, saiu ano passado aqui do CM de Porto Alegre. Esse sim era fanático hehe, ia pro 3o e voltou pro 1o

Na verdade,quem ganhou mais com o aumento foram os recrutas que ganhavam humilhantes e ilegais (menor que o mínimo) 200 e poucos reais,com o aumento vai para uns 550 e poucos.

O resto foi mais ou menos mal dividido,mas acho que praça especial,tipo aluno vai ganhar uns 630,já é um bom dinheiro pra quem ganha para estudar e tem comida,alojamento,plano de saúde,fardamento e outras coisas.

Mas vida militar não é para quem gosta,é para quem nasceu pra ela.
 
Concordo, Aviação Militar não é por ser fanático. Eu curto muito, mas oque me atrai é VOAR, não interessa como e em qual avião. Claro que deve ser demais voar num caça, mas um Airbus também deve ser muito tesão. E sinceramente, mesmo que meu sonho fosse voar em aviões do exército, o salário comercial me atrai mais.
 
verdade
e se pagassem mal na comercial faria outra coisa
e voaria, tiraria as carteiras... qm sabe um avião próprio!
mas nao abriria mão de voar

aiai mais uns diazinhos e começo minhas tão sonhadas aulas práticas :fun:
 
Tenho um amigo que fazia Eng. Mecânica comigo e junto com mecânica fez o Técnico em Aeronáutica (se não me engano). Resumindo a história, largou a eng. no 4º ano e hoje, 4 anos depois, é piloto internacional da TAM.
 
taí uma coisa que eu estudaria... Eng. Mecanica!
Comé que ele fez o Técnico em Aeronautica?? é uma cadeira da Eng.Mecanica?? como funciona??
 
[Wolverine];3556551 disse:
Tenho um amigo que fazia Eng. Mecânica comigo e junto com mecânica fez o Técnico em Aeronáutica (se não me engano). Resumindo a história, largou a eng. no 4º ano e hoje, 4 anos depois, é piloto internacional da TAM.

Putz, bem que o cara fez então. Deve estar ganhando beem.
Sabe dizer quanto tempo ele ficou estudando até entrar na TAM, e depois até virar piloto Internacional?
 
UP. Esperando o Wolverine responder.

Tava lendo agora manual do Flight, li vôo direto, e nivelado e curvas. Nesse ultimo fiquei muito empolgado pra testar no Flight, mas só volto pra casa semana que vem. Me amarro nos pedais :wub::fun:
 
Falae Pessoal. Fazia tempo que não entrava no Adrena, então não tinha visto esse tópico antes. Bom, primeiramente vou falar que sou apaixonado por aviação.
Segundo, se vocês estão querendo entrar na aviação por dinheiro, é melhor desistirem agora. O valor de investimento é alto e o retorno não é garantido. Aliás, no começo você terá que ralar muito, voar de graça, correr alguns riscos Brasil afora etc. É mais fácil pagar 20 mil em um curso de SAP (ou outro curso de TI qualquer), por exemplo, e ter retorno rápido do que 100 mil em cursos e horas de vôo para depois de alguns anos, começar a ganhar uns 3 mil e olhe lá.
Bom, espero não ter desanimado ninguém, até porque quem voa mesmo o faz por paixão.
Quem quer começar o caminho mesmo são os aeroclubes. Faz o curso teórico, passa na Banca da ANAC e começa a fazer horas de vôo para tirar a licença de Piloto Privado (PP). São 40hs no total para essa licença que não permite execer a função de piloto remunerado.
Depois disso tem que passar em outra prova da Anac para poder tirar licença de PC (Piloto Comercial). No total deve-se somar 150 horas de vôo. Apenas após isso você poderá trabalhar como piloto.
No geral, a maioria dos pilotos sonham em chegar ao PLA (piloto de linha aérea), porém é muito dfícil e para um piloto chegar lá, um enorme caminho tem que ser percorrido. O mais comum são os pilotos começarem a trabalhar ou como instrutores em Aeroclube ou em Malote. Tem também Taxi Aéreo, executivo etc.
O curso superior não é obrigatório para ser piloto, mas nas linhas aéreas é um requisito (porém em qualquer área). Inglês é fundamental. O curso de Ciências Aeronáuticas tem em seu currículo os cursos teóricos de PP e PC, porém só sai piloto de lá se tiver checado as horas correspondentes de cada licença.
Bom, isso foi apenas um resumão dos grandes. Se alguém tiver alguma dúvida, só perguntar que tento ajudar.

PS: Não sou piloto ainda. Não tive condições de pagar horas de vôo antes e vou começar a voar no fim do ano. Não pretendo seguir carreira, apenas vou voar por paixão mesmo.

[]'s
 
galera to com uma otra duvida....ques materias tem que saber para ir para a fculdade da ciencias da aeronautica? ainda estou no colegio, mas queira comessar a fazr um colegio que ajudasse a fazer isso.....vlw!

e otra sera que alguem poderia mi falar sobre os salarios?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo