[Dúvida] Clarkdale 32nm i5 650 ou Lynnfiled 45nm i5 750 ???

onurb666

Bruno
Membro Honorário
Bom galera, a dúvida praticamente se resume ao título do tópico.

Minha irmã está viajando e pedi pra ela trazer pra mim um combo novo. A placa-mãe está praticamente decidida, será a AsRock P55 Extreme, pois vi vários reviews inclusive de users aqui no Adrena e fiquei bastante contente pelo que a placa oferece e o preço que ela é encontrada.

Agora a CPU que é o problema, procurei vários reviews dos Clarkdale e não encontrei nenhum que me mostrasse comparando o desempenho dele com o Lynnfileld que por outro lado sei que é um baita processador e também já acompanhei vários tópicos aqui no Adrena desse belo processador.

-Agora pelo que andei lendo o Clarkdale é um Dual com HT ??

-Como ele se comportaria nos jogos que utilizam 4 núcleos, vide GTA IV, Dirt2, Grid (vários outros que não me lembro de cabeça agora) e jogos que estão por vir ??

Os preços dos dois são praticamente os mesmos, diferença de 35,00 dólares, mas sinceramente não sei qual escolher.

Aguardo a ajuda dos mais entendidos !!!

Valeu.

PS: Moderação favor trocar no título. Escrevi errado no título Lynnfiled = Lynnfield.
 
Não sei te dizer muita coisa sobre o caçula,até porque nunca vi muita propaganda...


Mas o 750 sabes bem do que é capaz,e pensando nos jogos que vão chegar é mais jogo um 750.

Análise :

i5-650 2 Cores /4 threads /4 MB/ 32 nm

i5-750 4 Cores /4 threads /8 MB /45 nm


A vantagem que o 650 tem é ser mais geladinho msm.

Pq no resto não veja vantagem...tem HT,mas ai é melhor comprar um Quad de verdade,no caso o 750.

Metade de cache...enfim acho que se a diferença é insignificante deves optar pelo 750.


Abraços
 
Pelos motivos que você mesmo e o De_Ge apontaram, eu iria de i5 750.
Não me arriscaria a trocar o certo (4 núcleos reais) pelo incerto (2 núcleos reais mais 2 virtuais que só são aproveitados se o aplicativo tiver sido escrito para tirar proveito de HT).
 
Última edição:
Amigão, fiz essa pergunta já para um amigo e proprietário de um box na região da Santan Efigênica aqui em sampa há mais de 10 anos e o cara é fera em hardware, e ele me respondeu que dois núcleos reais e dois virtuais nunca se equivalerão a quatro núcleos reais. Portanto a resposta tá ai, I5 750 sem pestanejar. É claro que tem uns reviews ai onde essa geração de 32nm estão passando de 4.0Ghz com vcore padrão e a air, mas acho que ainda vem coisa melhor pela frente. Já que vc vai ter a chance de pegar o processador com familiar que vai trazer de fora não vacile não. Aliás...quanto tá a diferença de preço do I5 750 para o I7 860? Porque se seu bolso permitir ai sim tu estaria com uma CPU para pelo menos uns dois anos ou mais, e até lá estaremos falando em processadores de seis núcleos + HT com preços acessíveis com certeza. Grande abraço.
 
Última edição:
Não sei te dizer muita coisa sobre o caçula,até porque nunca vi muita propaganda...


Mas o 750 sabes bem do que é capaz,e pensando nos jogos que vão chegar é mais jogo um 750.

Análise :

i5-650 2 Cores /4 threads /4 MB/ 32 nm

i5-750 4 Cores /4 threads /8 MB /45 nm


A vantagem que o 650 tem é ser mais geladinho msm.

Pq no resto não veja vantagem...tem HT,mas ai é melhor comprar um Quad de verdade,no caso o 750.

Metade de cache...enfim acho que se a diferença é insignificante deves optar pelo 750.


Abraços



Pelos motivos que você mesmo e o De_Ge apontaram, eu iria de i5 750.
Não me arriscaria a trocar o certo (4 núcleos reais) pelo incerto (2 núcleos reais mais 2 virtuais que só são aproveitados se o aplicativo tiver sido escrito para tirar proveito de HT).

Amigão, fiz essa pergunta já para um amigo e proprietário de um box na região da Santan Efigênica aqui em sampa há mais de 10 anos e o cara é fera em hardware, e ele me respondeu que dois núcleos reais e dois virtuais nunca se equivalerão a quatro núcleos reais. Portanto a resposta tá ai, I5 750 sem pestanejar. É claro que tem uns reviews ai onde essa geração de 32nm estão passando de 4.0Ghz com vcore padrão e a air, mas acho que ainda vem coisa melhor pela frente. Já que vc vai ter a chance de pegar o processador com familiar que vai trazer de fora não vacile não. Aliás...quanto tá a diferença de preço do I5 750 para o I7 860? Porque se seu bolso permitir ai sim tu estaria com uma CPU para pelo menos uns dois anos ou mais, e até lá estaremos falando em processadores de seis núcleos + HT com preços acessíveis com certeza. Grande abraço.


Valeu pelas respostas, acho que vou ficar com o i5 750 mesmo. Pelo menos esse eu tenho certeza do que o bichinho é capaz :)

O que me deixou na dúvida foi pelo fato do outro ser fabricado em 32nm e assim a tendência é ser mais gelado e conseguir melhores overs, mas o problema é que não é um Quad nativo.

Agora a respeito da diferença de preços do 750 para o 860 eu não sei, preciso confirmar.

Esse HT em jogos não tem diferença nenhuma ?? Nenhum jogo utiliza essa tecnologia ??
 
Valeu pelas respostas, acho que vou ficar com o i5 750 mesmo. Pelo menos esse eu tenho certeza do que o bichinho é capaz :)

O que me deixou na dúvida foi pelo fato do outro ser fabricado em 32nm e assim a tendência é ser mais gelado e conseguir melhores overs, mas o problema é que não é um Quad nativo.

Agora a respeito da diferença de preços do 750 para o 860 eu não sei, preciso confirmar.

Esse HT em jogos não tem diferença nenhuma ?? Nenhum jogo utiliza essa tecnologia ??

HT não faz diferença em jogos.

Somente em aplicativos que são otimizados para o mesmo.

Creio que não é o seu caso.
 
Ornub essa dúvida simplesmente não existe. Apesar dos 32 nm de gravação dos Clarckdale contra 45nn dos Lynnfield são dois (2) núcleos físicos contra quatro (4). Lógico que o HT confere algum ganho, mas se e somente se a aplicação aproveitar e ou for otimizada - o que é raro - os ganhos do hyperthreading não são comparáveis à presença de mais dois núcleos físicos :). Pior que essa diferença não dá para tirar no clock, mesmo sendo insano como promete essa gravação em 32 nm. O cenário seria vc ganhar nos jogos não otimizados para multicore, por uma margem até boa, mas nos jogos otimizados ficar melhorzim que os wolfdale. Perdendo até para os PII. Estou é esperando um i5 7XX gravado em 32 nm :evil:.
 
Última edição:
É galera, acabei optando pelo i5 750 mesmo, até o final do mês minha irmã está aqui e aí é só alegria heheh.

Valeu pelas respostas galera !!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo