[Dúvida] Como Verificar a Real Temperatura do Processador - i7 3770k?

diogodine

Member
Registrado
E aí pessoal, tudo na paz?

É o seguinte, estou querendo fazer um Overclock básico no meu PC, ele possui as seguintes configurações:

Placa Mãe: Asus P8Z77-v Deluxe
Processador: Intel i7 3770K
Cooler: Hyper 212 Evo (com 1 Fan)
Memória: 1 x 8GB Corsair Vengeance DD3 1600 Mhz
Placa de Vídeo: Nvidia GTX 660
Gabinete: Cougar Challenger
HD: Seagate 2T 7200 RPM SATA

Andei fazendo uns testes a @4.5Ghz e vCore 1.230, porém surgiu uma dúvida crucial para eu poder continuar os testes.

COMO MEDIR A TEMPERATURA CORRETAMENTE? E QUAL É A CORRETA?

Estou usando o Aida64, o Asus AI Suite II, e agora o RealTemp 3.70. Nestes programas tem vários dados que não sei o que devo levar em consideração e qual é a verdadeira temperatura do Processador.

Por exemplo, no Aida64, existem os seguintes dados:
Na medição em tempo Real (Sensor):
- Processador
- CPU Package
- CPU IA Cores
- CPU GT Cores
- CPU 1 / Núcleo 1
- CPU 1 / Núcleo 2
- CPU 1 / Núcleo 3
- CPU 1 / Núcleo 4

No teste de estabilidade do Sistema (aba estatísticas), é mostrado assim:
- CPU (mesma temperatura mostrada no campo "Processador" da medição em tempo real)
- CPU #1 / Core #1
- CPU #1 / Core #2
- CPU #1 / Core #3
- CPU #1 / Core #4
(Nos cores são mostradas as mesmas temperaturas do campo "CPU 1 / Núcleo X" da medição em tempo real)


Já no AI Suite II, só exibe a temperatura:
- CPU (Mesmo valor de temperatura mostrada no campo "Processador" e "CPU" do Aida64)


Agora no RealTemp, são exibidas:
- 4 valores de Temperaturas (Que são os mesmos valores de temperaturas dos campos "Núcleos/Cores" do Aida64)
- 4 valores de Distance to TJ Max


Apresentado os dados agora vem as perguntas:
- O que significa e de onde é a temperatura exibida em cada campo do Aida64 (Processador, CPU Package, CPU IA Cores, CPU GT Cores, CPU 1 / Núcleo X)?
- Qual campo é a real temperatura do processador? "Processador/CPU" no aida64 e "CPU" no AI Suite OU é a temperatura dos "Núcleos/Core" no Aida64 e no RealTemp? E qual delas levo em consideração no Overclock?
Obs: O Asus AI Suite utiliza a temperatura "CPU" (mesma temperatura do campo "Processador" e "CPU" do Aida64) como padrão para o controle dos Fans/Coolers.​
- O que significa os valores "Distance to TJ Max" do RealTemp?
- Qual a temperatura limite para o dia a dia que o processador i7 3770k suporta ou deveria permanecer?
- Para o Overclock de @4.5Ghz desse processador, qual deveria ser a média de temperatura?
- Se a temperatura real forem as exibidas nos campos "Núcleos/Cores" o controle de rotação dos Fans não deveria levar esse dado em consideração ao invés do "CPU"?
- Na BIOS, não é exibida temperatura individual de cada Núcleo, ao que me parece a temperatura exibida la é a mesma exibida no "CPU/Processador" do Aida64 e AI Suite, é isso mesmo?
- O que vem a ser o Thermal Status do RealTemp? Estão todos OK.


Abaixo segue um Print Screen dos programas citados durante o Teste de Estabilidade do Sistema do Aida64 (Stress CPU, FPU, Cache, Memória e Placa de Vídeo). Rodou a @4.5Ghz e vCore de 1.230 estável e com o gabinete fechado.
Link FullHD ou abra o Spoiler: http://img827.imageshack.us/img827/2520/temperaturafinal.png
temperaturafinal.png
Observações:
- No momento do Print screen o teste estava rodando.
- É principalmente no início do teste que a temperatura dá seu pico máximo, 68ºC nos campos "CPU" e "Processador" do Aida64 e "CPU" do AI Suite e pouco acima de 80ºC nos "Núcleos/Cores" no Aida64 e no RealTemp.
- Após o início do teste e do aquecimento da placa de vídeo as temperaturas se mantêm em uma média de 58ºC e 75ºC respectivamente (campos citados acima).
- Como o Fan Xpert do AI Suite controla os Fans/Coolers através da temperatura do campo "CPU" eles sempre diminuem a rotação, pois essa temperatura fica na casa dos 55ºC enquanto os núcleos ficam por volta de 70ºC.
- Com essas temperaturas ai vai torrar o processador? melhor diminuir o Overclock?


Enfim galera, desculpem pelo texto gigante, espero que possam me ajudar.
 
E aí pessoal, tudo na paz?
Apresentado os dados agora vem as perguntas:
- O que significa e de onde é a temperatura exibida em cada campo do Aida64 (Processador, CPU Package, CPU IA Cores, CPU GT Cores, CPU 1 / Núcleo X)?
- Qual campo é a real temperatura do processador? "Processador/CPU" no aida64 e "CPU" no AI Suite OU é a temperatura dos "Núcleos/Core" no Aida64 e no RealTemp? E qual delas levo em consideração no Overclock?
Obs: O Asus AI Suite utiliza a temperatura "CPU" (mesma temperatura do campo "Processador" e "CPU" do Aida64) como padrão para o controle dos Fans/Coolers.​
- O que significa os valores "Distance to TJ Max" do RealTemp?
- Qual a temperatura limite para o dia a dia que o processador i7 3770k suporta ou deveria permanecer?
- Para o Overclock de @4.5Ghz desse processador, qual deveria ser a média de temperatura?
- Se a temperatura real forem as exibidas nos campos "Núcleos/Cores" o controle de rotação dos Fans não deveria levar esse dado em consideração ao invés do "CPU"?
- Na BIOS, não é exibida temperatura individual de cada Núcleo, ao que me parece a temperatura exibida la é a mesma exibida no "CPU/Processador" do Aida64 e AI Suite, é isso mesmo?
- O que vem a ser o Thermal Status do RealTemp? Estão todos OK.

vou responder o q eu souber.

- cpu package, ia e gt cores, sinceramente não sei ao certo o q são. mas ignore a temperatura "processador", as temperaturas q realmente interessam são as "cpu 1/nucleo x".
vc tem um 3770k, q é quad core, ou seja, quatro nucleos, portanto cada "nucleo x" desse é um dos nucleos do processador, são as temperaturas q te interessam.
- respondido no anterior: nucleos/cores.
- TJMax é a temperatura em q o processador desliga sozinho, pros Ivy Bridge como seu 3770k, é 100°C, então Distance to TJMax é a qts graus vc está longe do TJMax, portanto quanto maior melhor;
- isso é "relativo". sabendo q a 100°C ele desliga, e a 90° ele dá throttle (vai diminuindo de velocidade para abaixar a temperatura), vc quer estar abaixo disso. a não ser q vc utilize seu cpu em full load (100%) 24h não há problema dele chegar a 80 em um stress test, pq com jogos e outras aplicações vc nunca vai chegar a esse tipo de utilização do cpu;
- isso varia com a qualidade da refrigeração no seu cpu (air cooling, water cooling, etc) e voltagem q vc tá dando pra ele rodar a 4.5;
- varia de bios para bios;
- pra ser sincero não sei, mas acho q é simplesmente um status baseado na temperatura atual do core.

- Com essas temperaturas ai vai torrar o processador? melhor diminuir o Overclock?

não é a temperatura que "torra" o processador, e atualmente eles aguentam mto calor, como já falei acima. o q prejudica realmente o proc é a voltagem (vcore) q vc aplica nele, e vc tá utilizando 1.23v somente q é bem abaixo do máximo de 1.52v recomendado pela intel.

se eu estiver errado em algo, me retifiquem :p

ps: o stress test do AIDA64 é mto bunda, usa o Prime95 ou o Intel Burn Test. e pra exatidão de temperaturas vai de RealTemp msm. eu tb uso o AIDA64 pra monitorar várias temps mas ele não é mto preciso, e dizem q não se deve ter mais de 1 app de monitoração abertos juntos pq eles acessam os sensores ao msm tmp e isso prejudica a exatidão, mas não sei a veracidade dessa informação.
 
Última edição:
Olá!!
A temperatura esta relacionada ao (vcore), faça um teste!! aumente seu vcore (ex: 1.35v) deixando nestes mesmos 4,5 ghz , vera que as tempos sobem mesmo estando com o mesmo clock.
 
O TJ max do i7 3770k é 105 so pra corrigir
 
Pessoal, muito obrigado pelas respostas, me ajudou bastante.
 
Com meu i5 3570k to a 4.2 a 1.12v, as temps não passa dos 70º e a idéia é diminuir ainda mais o vcore pra ajudar na temperatura e vida útil.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo