Dúvida entre três WC e AirCooler???

janildo

Member
Registrado
Fala Pessoal!
Estava em dúvida entre esses três modelos de WC, Corsair H150I / Kraken X72 / Cooler Master Masterliquid ML360R, todos na mesma faixa de preço, porém salientando que estava tendendo pelo Corsair H150i Pro RGB, mas de repente chegaram a me indicar o AirCooler Noctua D15. Então a pergunta é: o que vocês comprariam de acordo com as configurações abaixo?

Placa-Mãe - Gigabyte Z390 AORUS PRO WIFI
Processador - Intel Core I9 9900K
Placa de Video - Sapphire Radeon RX 5700 XT 8GB Nitro+
Memória RAM - G.skill TridentZ RGB DDR4 3200mhz (2x16)
Fonte - Corsair RM850x Full Modular 80 Plus Gold
Gabinete – Thermaltake View 71 RGB Edition
Monitor - Monitor Gamer Agon 31,5'' Curvo 144hz 4ms Display Port AG322FCX – AOC
Teclado | Mouse | Headset - Kit Gamer Corsair: Headset HS50 + Teclado K55 RGB + Mouse Harpoon RGB Pro + Mousepad MM100
SSD - Samsung 970 EVO PLUS NVMe M.2 500GB
SSD - 1TB SATA3
 
Mais por quais motivos e não algum dos outros?

Acredito que os WC AIO (all-in-one) não são bem construídos e por isso não duram. Para baratear os fabricantes utilizam bombas mal projetadas e fracas assim como materiais diferentes (alumínio nos radiadores e cobre nos blocks) que com o tempo criam acúmulo de sedimentos por corrosão galvânica no hélice (impeler) da bomba, causando ruído (cavitação) e perda de eficiência devido ao ar acumulado (bolhas) pela diminuição da vazão ao longo do tempo. O uso de alumínio nos radiadores também reduz muito a eficiência (condutividade térmica de 237K do alumínio contra 401K do cobre).

Por esses motivos somente os WC Custom 100% em cobre, bem fabricados e montados conseguem atingir máxima eficiência e durabilidade.

Se não pode ou não quer gastar cerca de R$ 2.800 (US$ 600) num bom sistema Custom então a melhor opção é o Noctua NH-D15 que tem desempenho igual ou até superior aos WC AIO e é praticamente infalível e requer pouquíssima manutenção (limpeza e lubrificação somente).

.
 
Última edição:
Acredito que os WC AIO (all-in-one) não são bem construídos e por isso não duram. Para baratear os fabricantes utilizam bombas mal projetadas e fracas assim como materiais diferentes (alumínio nos radiadores e cobre nos blocks) que com o tempo criam acúmulo de sedimentos por corrosão galvânica no hélice (impeler) da bomba, causando ruído (cavitação) e perda de eficiência devido ao ar acumulado (bolhas) pela diminuição da vazão ao longo do tempo. O uso de alumínio nos radiadores também reduz muito a eficiência (condutividade térmica de 237K do alumínio contra 401K do cobre).

Por esses motivos somente os WC Custom 100% em cobre, bem fabricados e montados conseguem atingir máxima eficiência e durabilidade.

Se não pode ou não quer gastar cerca de R$ 2.800 (US$ 600) num bom sistema Custom então a melhor opção é o Noctua NH-D15 que tem desempenho igual ou até superior aos WC AIO e é praticamente infalível e requer pouquíssima manutenção (limpeza e lubrificação somente).

.

Quero agradecer por responder e pacientemente me explicado, vou pensar e levar em consideração o que você falou antes de fechar a compra, pois ainda existem algumas questões como estética ainda pesam um pouco na minha escolha e de fato já estava decidido por comprar a corsair, vou pesquisar mais um pouco esses dias e ver algumas reviews.

Muito obrigado!
 
Quero agradecer por responder e pacientemente me explicado, vou pensar e levar em consideração o que você falou antes de fechar a compra, pois ainda existem algumas questões como estética ainda pesam um pouco na minha escolha e de fato já estava decidido por comprar a corsair, vou pesquisar mais um pouco esses dias e ver algumas reviews.

Muito obrigado!

É preciso lembrar que os WC AIO de hoje possuem uma durabilidade um pouco melhor do que os primeiros que foram lançados em 2011. No início os AIO da Corsair davam muitas falhas na bomba e duravam menos de 2 anos, parece que hoje estão durando mais.

Se optar pelos AIO tenha em mente que não irão durar "para sempre" como o Noctua NH-D15 vai, pense bem se vale a pena ficar trocando a cada 3 ou 4 anos e procure por relatos dos usuários nos fóruns para ter uma ideia.

.
 
O air cooler ainda é a melhor opção.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Claro que depende de outros fatores como acabamento e estética, mas se a ideia e refrigeração o noctua vence a corrida.
 
+1 NH-D15, mas se o objetivo é estética deixando performance/durabilidade um pouco de lado qualquer um dos WC certamente irá atender bem também.
 
Fala Pessoal!
Estava em dúvida entre esses três modelos de WC, Corsair H150I / Kraken X72 / Cooler Master Masterliquid ML360R, todos na mesma faixa de preço, porém salientando que estava tendendo pelo Corsair H150i Pro RGB, mas de repente chegaram a me indicar o AirCooler Noctua D15. Então a pergunta é: o que vocês comprariam de acordo com as configurações abaixo?

Placa-Mãe - Gigabyte Z390 AORUS PRO WIFI
Processador - Intel Core I9 9900K
Placa de Video - Sapphire Radeon RX 5700 XT 8GB Nitro+
Memória RAM - G.skill TridentZ RGB DDR4 3200mhz (2x16)
Fonte - Corsair RM850x Full Modular 80 Plus Gold
Gabinete – Thermaltake View 71 RGB Edition
Monitor - Monitor Gamer Agon 31,5'' Curvo 144hz 4ms Display Port AG322FCX – AOC
Teclado | Mouse | Headset - Kit Gamer Corsair: Headset HS50 + Teclado K55 RGB + Mouse Harpoon RGB Pro + Mousepad MM100
SSD - Samsung 970 EVO PLUS NVMe M.2 500GB
SSD - 1TB SATA3

Entre os WC's citados, o que tem melhor performance é o ML360R, e o pior o Corsair H150I.


Eu iria de WC, mas iria no x72 pois apesar de perder um pouco pro ML360, tem 6 anos de garantia contra 2.
Um big Air Cooler limita o espaço do gabinete e também o perfil das memórias que vc for querer usar, acho que se for com o D15 com os dois fans vc não vai conseguir usar essas memórias aí do seu setup, vai bater no cooler.

Acredito que os WC AIO (all-in-one) não são bem construídos e por isso não duram. Para baratear os fabricantes utilizam bombas mal projetadas e fracas assim como materiais diferentes (alumínio nos radiadores e cobre nos blocks) que com o tempo criam acúmulo de sedimentos por corrosão galvânica no hélice (impeler) da bomba, causando ruído (cavitação) e perda de eficiência devido ao ar acumulado (bolhas) pela diminuição da vazão ao longo do tempo

Sem nenhuma intenção de começar uma discussão, apenas com o intuito de compartilhar conhecimento, essa informação não procede já há algum tempo.

Já faz uns bons 5 anos ou mais que nenhum dos AIO's de marcas conhecidas misturam metais.
O block dos CPU's é de cobre mas internamente o fluído do AIO não tem contato com o cobre, são usados "fins" de alumínio para transferir o calor do block pro fluído.

Além disso os modelos mais top de linha - como os citados - não são mal projetados nem usam materiais fracos, os principais fatores no barateamento dos AIO's é o uso do alumínio, que é bem mais em conta que o cobre - e também da linha de produção (a maioria é fabricado pela mesma empresa, Asetek). Por isso mesmo que por exemplo a NZXT dá 6 anos de garantia no X72 e a EVGA 5 anos nos WC's dela.

Claro que sempre há risco e também falhas de design (essa linha nova da Corsair deixou bem a desejar por exemplo, perdendo pros modelos antigos deles. Dizem que o foco dessa linha é silencio, mas eu não compro essa ideia não).


O air cooler ainda é a melhor opção.



É importante lembrar um detalhe: esses testes são feitos em temperaturas consideravelmente mais baixas que as nossas no Brasil.
Quanto maior a temperatura ambiente, menos eficiente o Air Cooler é pois o ar ao redor já é mais quente.

Pra mim que moro num lugar onde quase sempre tá acima dos 27 graus mesmo de noite, Air Cooler é pouco atrativo.
 
Última edição:
cara certamente eu iria de air cooler, não me agrada os valores praticados pela waz não, mas até entendo questões de dolar e impostos, recentemente mexendo numas caixas eu e meu primo encontramos um blizzard todo empoeirado velinho, demos uma limpada no dito cujo e tava la ele funcionando, acredito que se vc quer realmente algo mais estético não tem nada mais bonito que um WC custom dentro do gabinete, não acredito que deva chegar a tanto hoje em dia, principalmente se vc puder importar da china algumas coisas
 
PS, adicionando mais material, mesmo nos AIO's antigos que misturavam metais, devido ao fluido específico que eles usam feito especificamente pros metais que usam, não tem nenhum tipo de problema



A mistura de metais é problemática em custom loops pq geralmente há marcas diferentes que podem ter diferentes tipos de cobre / aluminio, o que aumenta a chance de fluidos anti-corrosivos não funcionarem adequadamente. Bem diferente de AIO's projetados com peças específicas que combinam.
Abs!
 
Eu usava o WC Cooler Master ML 240L RGB e ele apresentou problema com leak (pouco, mas vazou). Acionei o RMA e vao me devolver o dinheiro.

Comprei o Air Cooler Deepcool Assassin III (concorrente direto do noctua) e não tenho arrependimentos. Eu até compraria o Kraken x72 só pela beleza, mas tendo a certeza que é um produto "inferior".
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo