• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvida GA-B450 AORUS PRO-CF e uso de NVMe e SSD M.2

gugajedi

InfraGeek
Registrado
Executei recentemente um upgrade em meu computador, antes um FX-8350 | 16GB (4x4GB) DDR3 | GA-970A-D3P | GEFORCE 1070 por um Ryzen 5 3600 + B450 Aorus Pro + 16GB (2x8GB) Corsair Vengeance e mantive a 1070 com o SSD Kingston SV300S37A240GB (240GB) com os demais HD's mecânicos que eu já possuía.

Um ponto que me chamou atenção e me fez escolher essa placa mãe foi o fato de possuir 2 M.2 sendo um NVMe outro PCIe 2x.

Porém é ai que fiquei em dúvida, quando comecei a pesquisar sobre NVMe e SSD SATA e para NVMe no M2A da placa mãe eu já escolhi um NVMe EVO da Samsung de 1TB (para deixar o sistema e o Users mesmo) mas eu gostaria de também adicionar um outro M.2 de maior capacidade e que seja compatível, e pergunto aqui, se eu colocar um SSD M.2 de 2TB da HP ou ADATA por exemplo, mesmo que estes sejam NVMe também, no M2B que não é NVMe, vai funcionar ou nem vai reconhecer?

Essa dúvida é porque já comecei a pesquisar opções para ir atualizando agora os outros itens nessa config e uma das coisas que planejo é isso, deixar um M.2 NVMe no socket M2A e outro M.2 SSD no M2B para bibliotecas de jogos.

Nas duas portas SATA restantes eu vou manter uma gaveta SATA que eu já tenho e uso frequentemente e o gravador de bluray LG que uso também. Mas a principal vantagem que vejo com isso, com a questão do M.2 é poder ter maior performance de leituro/escrita do que tenho hoje com um SSD comum e discos mecânicos e não vou precisar ter tantos HD's também, o que irá reduzir o peso do gabinete consideravelmente.
 
Que layout confuso dessa sua placa

fPZSiHV.png


Do que entendi do manual

Se vc usar um M.2 NVMe ou SATA no slot A, vc perde as ASATA (as portas que ficam em pé)

O slot M.2 B só funciona com NVMe e somente em 2x..... E vc perde as portas 2 e 3 das que ficam em 90°......São as 2 e 3, pq a contagem começa em 0

A velocidade entre o 4x e 2x vai variar pra cada ssd..........Tem m.2 com banda de 1.5GB/s e outros com 3GB/s em leitura sequencial

Pela tabela, o 4x tem limite perto de 4GB/s........O 2x tem metade da banda

uuIxu8w.png
 
Que layout confuso dessa sua placa

fPZSiHV.png


Do que entendi do manual

Se vc usar um M.2 NVMe ou SATA no slot A, vc perde as ASATA (as portas que ficam em pé)

O slot M.2 B só funciona com NVMe e somente em 2x..... E vc perde as portas 2 e 3 das que ficam em 90°......São as 2 e 3, pq a contagem começa em 0

A velocidade entre o 4x e 2x vai variar pra cada ssd..........Tem m.2 com banda de 1.5GB/s e outros com 3GB/s em leitura sequencial

Pela tabela, o 4x tem limite perto de 4GB/s........O 2x tem metade da banda

uuIxu8w.png

É, eu achei confuso também, demorei para entender, mas estudei o manual antes de comprar, e mesmo tendo achado sacanagem perder 4 portas SATA, como sobra 2 para a gaveta e para o Bluray RW tá tranquilo, e qualquer coisa, eu posso colocar um expansor SATA PCIe se eu precisar de mais do que isso, mas não acredito.

Minha ideia é poder usar um NVMe EVO da Samsung de 1TB e um outro de 2TB no M2B porém minha dúvida era quanto à compatibilidade, fiquei confuso com esse x2, qual é a mais rápida, qual seria a melhor configuração nesse caso.

- 1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2242/2260/2280/22110 SATA and PCIe
3.0 x4/x2 SSD support) (M2A_SOCKET)
- 1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2242/2260/2280 PCIe 3.0 x2 SSD
support)(M2B_SOCKET)

Eu não entendi essa do x4/x2, mas no caso então eu posso também colocar 2 NVMe dos mais rápidos e fazer um RAID 0, pelo que entendi do manual suporta RAID para M.2

É que a minha ideia era gastar em um NVMe bom, de 500GB ou 1TB para deixar Sistema, os principais programas e arquivos de usuário (diretório Users) e um SSD M.2 que não precisa ser ultra rápido, mas que fosse de pelo menos 2TB para biblioteca de jogos.
 
Última edição:
O slot de cima trabalha com NVMe 4x e 2x, alem de M.2 que utilizem padrão SATA (esse sim em outras placas usaria as portas SATA)

Mas do slot em 2x tem testes ai mostrando a limitação......Fica perto dos 1500MB/s de leitura sequencial
 
O slot de cima trabalha com NVMe 4x e 2x, alem de M.2 que utilizem padrão SATA (esse sim em outras placas usaria as portas SATA)

Mas do slot em 2x tem testes ai mostrando a limitação......Fica perto dos 1500MB/s de leitura sequencial

Entendi... Então no M2B nem vale a pena colocar algo com leitura/escrita superior a 1500MB/s. Porque de fato, eu gostaria de colocar um M.2 grande mas não precisaria ser nem NVMe eu acho, pois é apenas para Biblioteca de games que hoje rodam em um HD mecânico, já vai melhorar e muito o load de games e performance no geral.

No M2A, ai sim eu quero colocar um NVMe EVO para tirar o máximo proveito em performance geral que se ganha no sistema operacional e demais atividades.

Minha ideia é:

M2A - NVMe EVO 500GB (ou talvez 1TB) Samsung
M2B - Qualquer SSD M.2 com bom valor custo por giga que seja de pelo menos 2TB

Agora começa a caçada pelas melhores opções.

Minha outra dúvida, esse modelo, seria possível usá-lo no M2B?

Western Digital 2TB WD Blue 3D NAND Internal PC SSD
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo