[DÚVIDA] Hd- Qual o impacto na performance?

Macacobr

Designer Gráfico & Web
Registrado
Boa noite galera, uma dúvida que eu tenho, como meu conhecimento sobre hd's é 0, senão negativo... Gostaria de saber quão importante é um Hd para um sistema como um todo,e qual seu impacto na performance... Darei 1 exemplo para vcs entenderem melhor:
Estou montando um pc novo nas seguinte configurações
Athlon II x2 240
Mobo Ecs Black series a780gm-a
2gb ram
vga 8800gt zotac amp+cooler zalman vf1000 led
fonte 400w reais
e o hd q possuo atualmente é de barramento IDE, 80gb, da samsung...Ele atrapalhará muito na perfomance do sistema? Ou o mesmo não resulta em impacto significante..?

Obrigado, espero que possam me esclarecer isso.
 
Nossa meu velho esse HD IDE atrapalhara demais na performance do seu sistema no todo; seja para uso no proprio sistema operacional (tempo de boot e etc...) bem como loadings nos jogos. Tanto o sistema operacional quanto os jogos irao se arrastar com esse HD.
Aproveitando que vc esta comprando um computador novo e mais do que recomendado vc comprar um HD novo tambem.
Um dos problemas hj que existe em relacao a lentidao em loading de jogos e transferencias de arquivos de uma particao do HD para a outra esta totalmente relacionada ao HD, eu ia recomendar vc fazer um RAID 0 e ter m terceiro HD para back up mas como vc nao entende essas coisas o que posso lhe recomendar e comprar um HD SATA 2. Com relacao a modelos vc pode comprar SAMSUNG ou SEAGATE. Com relacao aos Seagate vc tem que tomar um pouco de cuidado, pois e recomendado vc comprar os de modelo 7200.12 e NAO pegar os 7200.11.
Ja com relacao ao SAMSUNG e mais tranquilo pegue um que seja SATA 2 e pronto.
Com relacao ao tamanho ai vai depender da sua demanda: Vai ter muitos jogos instalados, muitos programas, voce baixa muita coisa da internet? Filmes? Programas e jogos? Tudo isso deve ser levado em consideracao na hora de escolher o tamanho do HD.
Finalizando, como ja foi dito anteriormente seu novo sistema pede com certez um HD novo.
 
Dentro de um PC, o HD é considerado um dispositivo mecânico e por isso é o gargalo geral do sistema...

Todo o sistema é eletronico/digital...Uma solução muito interessante pra acabar de vez com esse problema seria usar os famosos SSD's (q usam tecnologia flash, a mesma dos pen drives e q em breve substituirão os HD's). Desse jeito sim o gargalo será eliminado e o desempenho geral será bem maior...
 
Na minha opnião, já que você vai gastar uma grana legal pra montar um pc novo, porque não investir em um novo HD? HD está tão "baratinho" hoje em dia.
 
Última edição:
concordo com o du__f, ta 160 reais um HD de 500gb e ainda voce consegue um seagate .12 que tem uma performace melhor!
 
Pois é, a verba vai depender um poco se eu conseguir vender meu celular... ai da pra investir num HD bacana até. Atualmente so ta faltando a memoria ram+fonte....
vale a pena comprar um HD usado? no caso um SATA2..?

*edit: nao comprarei usado, um novo ta na faixa de uns 100-150 no ML pelo q eu andei pesquisando, ai deixarei esse IDE que eu tenho como backup para coisas mais importantes...mas enquanto nao entra $$ pra nova aquisição, quem não tem cão, caça com gato ne... vai levando ate conseguir um Sata2 bacana =)
 
Última edição:
HD é a parte mais lenta do PC...


mas...
eu fiz a mesma coisa que vc... fiquei um bom tempo com meu HD IDE até comprar um SATAII

o meu IDE é um samsung 7200RPMs que me acompanha a anos!!! e ele é mais rápido que muito SATA2 que tem poraí (pq tem vários satas que são praticamente antigos IDEs que trocaram a entrada.. só isso.. tem SATA2 de 5400rpm até...

procure comprar HDs de confiança e de velocidade superior a esses 5400RPMs aí...

o meu é SEAGATE pq tem garantia de 5 anos.. por RMA mas tem...

esses dias eu peguei um HD samsung mas não lembro o modelo.. só sei que era muuuuuito rápido... nem acreditei.. hehehehe

pega seagate ou samsung mesmo...
vc não vai notar de início que o HD é lento... só depois que vc comprar um SATA de qualidade... hehehehehe

deixa o IDE só para backups mesmo... ou faz o seguinte.. coloca ele em uma gaveta externa e leva ele para passear na casa dos amigos... hehehehe
 
Uma ultima duvida... ha impacto no fps dos jogos caso eu venha a utilizar o hd ide? So ate conseguir um melhor...!
 
No pico do fps não vai ter impacto, porem voce vai sentir varias travadinhas e muito slow-down enquanto estiver jogando, sem contar que o tempo de loading vai ser eterno.
Recomendo montar do jeito que está mesmo, mas assim que conseguir grana comprar 2 hds sata2 e fazer um RAID.
 
eu tenho um SATA2 e mesmo assim o Mirrors Edge da umas micro travadas até no som , mais so quando começa a fase que ta carregando... dps so a 60fps.. é impressionante como o HD estraga a emoçao de qualquer jogo..
 
eu tenho um SATA2 e mesmo assim o Mirrors Edge da umas micro travadas até no som , mais so quando começa a fase que ta carregando... dps so a 60fps.. é impressionante como o HD estraga a emoçao de qualquer jogo..

cara, isso nao é APENAS problema de HD. voce nao pode colocar a culpa em cima do menino heheheh
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo