[Dúvida] HDMI 2.0a, ARC, Codecs e possibilidades

tyronehirt

Active Member
Registrado
Olá pessoal!

Estou com uma dúvida em relação a HDMI 2.0a e sua capacidade de transferência de dados.
Depois de muito procurar sobre as possibilidades das HDMI's e suas versões, fiquei ainda mais confuso, uma vez que a informação é muito desencontrada e não há um consenso nos sites sobre algumas possibilidades da HDMI 2.0a.

Minha principal dúvida é em relação aos codecs de alta definição de som DTS HD Master e Dolby TrueHD, em alguns sites dizem que a somente HDMI eARC (2.1) suporta esses Codecs, já em outros dizem que a partir da HDMI 1.3 já tem suporte a esses Codecs de áudio... então não consigo entender.

Tenho um receiver Onkyo TX SR393, o mesmo diz ter suporte para DTS HD Master e Dolby TrueHD, mas não tem HDMI eARC, isso me faz pensar que a informação de somente o HDMI eARC suportar esses codecs é a que está equivocada, até porque, quando coloco um filme em DTS HD Master ou Dolby TrueHD parece funcionar perfeitamente, a qualidade sonora fica perfeita.

Uma possibilidade que me veio a mente é que as informações ficam confusas porque cada uma se refere a uma maneira de transferência diferente. Analisando, me pareceu que essas informações se referem somente ao Canal de Retorno de Áudio e não a um fluxo direto, como por exemplo PC>Receiver>TV ao invés de PC>TV>Receiver. Seria isso mesmo?

Resumindo, gostaria de saber se utilizando um cabo HDMI 2.0a terei suporte total ao DTS HD Master e ao Dolby TrueHD se estiver com o aparelho plugado diretamente ao meu receiver.

Agradeço desde já pela atenção!
Abraço.
 
Até hoje há várias falações sobre a compatibilidade do cabo e também os protocolos HDCP para o funcionamento dos Codecs.

Exemplo é que uso a MiBoxS que atende todos os requisitos de software e hardware para o Netflix transmitir em atmos, porém o app não reconhece o atmos por questão do Software deles... Já a minha TV Q7FN ele não tem o Codec Atmos e logo não dá essa opção...
Usando o Prime ou Plex por meio da Mibox S com cabo hdmi 2.0 transmite o Atmos para o receiver tranquilamente e o app Disney+ só transmite o som em estéreo....

Como o Receiver possui várias entradas eu ligo tudo nele (vídeo games, mibox, pc e etc) e a TV apenas "exibe" a imagem, todo som deixo o receiver processar e sempre na configuração "direct" para não emular o Atmos, DTS, HTX e etc...

Nisso já podemos observar que é muito mais questão de software que do hardware e possivelmente para "vender" mais TVs pois há vários relatos de tv`s com hdmi 2.0 e arc que transmitem o atmos e "pararam" de transmitir pq é obrigatório para o earc.
 
Pois então... as informações são muito confusas, não consegui entender nem lendo o site da própria HDMI, por isso gostaria de um esclarecimento.
Quanto a Mi Box S, posso estar enganado, mas até onde eu sei ela não consegue fazer passthrough de formatos HD (DTS HD, DTS HD Master, Dolby TrueHD, Dolby Atmos), por isso não transmite Dolby Atmos. Até onde sei somente a Mi Box 2016 faz isso. Mas há relatos de usuários (igual ao seu) que conseguem em alguns aplicativos, inclusive mostrando no receiver... então é bem confuso.
 
Última edição:
Pois então... as informações são muito confusas, não consegui entender nem lendo o site da própria HDMI, por isso gostaria de um esclarecimento.
Quanto a Mi Box S, posso estar enganado, mas até onde eu sei ela não consegue fazer passthrough de formatos HD (DTS HD, DTS HD Master, Dolby TrueHD, Dolby Atmos), por isso não transmite Dolby Atmos. Até onde sei somente a Mi Box 2016 faz isso. Mas há relatos de usuários (igual ao seu) que conseguem em alguns aplicativos, inclusive mostrando no receiver... então é bem confuso.

Como falei o Prime e o Plex transmitem o Atmos sem problemas, agora muitos são mais por questões de software, até pq esse codec foi criado em 2012...

Para pegar o atmos da tv (netflix por exemplo) também sempre entendi da necessidade de ter as portas EARC, porém é apenas testando mesmo.

Acredito que grande parte dessas limitações é para vender tv, receiver e etc...
 
Última edição:
É uma salada quando envolve codecs de áudio e estrutura para transmissão, tudo tem que funcionar em sincronia e ser compatível, as vezes é compatível em alguns parâmetros e não em outros, então complica...

Mas quanto a essa questões das televisões transmitirem Dolby Atmos, acredito que para plataformas de streaming não tem problema, até onde entendo todas as plataformas fazem uma compressão desse som Atmos para economizar banda, independente do pacote do usuário, por isso o Atmos funciona através da HDMI ARC, pq é transmitido com uma taxa de dados próxima do Dolby Digital Plus. Já se fosse o caso de ligar o computador na televisão e a televisão estar conectada ao receiver por HDMI ARC, acredito que ai sim teria problema em reproduzir o Dolby Atmos, por tratar-se do Codec puro.

Eu tenho uma Samsung RU7100 e ela tem opção de transmitir Dolby Atmos, mesmo não tendo HDMI EARC, acredito que isso é possível justamente porque as plataformas de Streaming não transmitem o Codec puro, de toda forma, o áudio já tem uma qualidade excelente em DD+.
 
Reativando o tópico, pessoal.

Estamos em 2023 e já ficou mais claro que o eARC é para transferir Dolby Atmos e 7.1 sem compressão usando o HDMI como cabo de áudio, como indicado nas respostas anteriores também (usar app da própria TV para jogar o som de alta definição e mandar ao receiver).

Agora a minha dúvida e não tenho como testar, aí queria saber se alguém sabe. A pergunta se relaciona a tudo o que foi falado aqui, sobre ser mais importante a TV ter HDMI 2.1 para jogar o audio de alta definição pelo "HDMI out earc" e que, como o receiver mais antigo já suporta esses codecs, se seria realmente necessário ele tb ter EARC ou se vai simplesmente pegar o sinal recebido do earc e processar normalmente como um audio Dolby Atmos qualquer de outra fonte.

A pergunta: Se eu comprar uma TV OLED com HDMI 2.1 e ligar o PS5 HDMI 2.1 diretamente a ela e não ao meu receiver HDMI 2.0, tenho como ter Dolby Atmos no meu receiver?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, fiquei conversando sobre isso com a versão paga do chat GPT e ele me surpreendeu positivamente. No final, como eu imaginava, ele conclui que 'só testando' e que depende de como a TV vai mandar o audio HD pelo eARC e como acontecerá esse handshake com o receiver. Vou colar a resposta aqui:


A principal vantagem do eARC em relação ao ARC convencional é sua capacidade de transmitir áudio de alta resolução, como o Dolby TrueHD e DTS:X, devido a um aumento na largura de banda. No entanto, o HDMI 2.0 (que é o padrão do seu receiver) em si já é capaz de transmitir Dolby TrueHD.

O que realmente importa aqui é como a TV lida com a transmissão. Se a sua TV é capaz de transmitir Dolby TrueHD através do eARC e o seu receiver é capaz de processar Dolby TrueHD (mesmo que através de uma conexão HDMI 2.0), então, em teoria, você deveria ser capaz de experimentar o áudio Dolby TrueHD.

No entanto, há uma nuance. Mesmo que ambas as partes suportem Dolby TrueHD, se houver qualquer incompatibilidade entre a TV e o receiver na forma como eles lidam com a transmissão ARC/eARC, pode haver problemas.

A melhor maneira de saber com certeza é testando. Conecte o PS5 à TV via HDMI 2.1 e a TV ao receiver via HDMI (usando as portas eARC da TV e ARC do receiver, respectivamente) e verifique se consegue obter Dolby TrueHD. Se isso não funcionar como esperado, pode ser necessário considerar um upgrade para um receiver com suporte eARC.

A pergunta se mantém de uma forma mais específica: Se eu comprar uma TV OLED com HDMI 2.1 e ligar o PS5 HDMI 2.1 diretamente a ela e não ao meu receiver HDMI 2.0, tenho como ter Dolby Atmos no meu receiver? Ou seja, alguém já conectou a saída eARC de uma TV HDMI 2.1 com Dolby Atmos ativo a um receiver menos recente sem eARC mas que aceita os codecs de alta definição?
 
Última edição:
Reativando o tópico, pessoal.

Estamos em 2023 e já ficou mais claro que o eARC é para transferir Dolby Atmos e 7.1 sem compressão usando o HDMI como cabo de áudio, como indicado nas respostas anteriores também (usar app da própria TV para jogar o som de alta definição e mandar ao receiver).

Agora a minha dúvida e não tenho como testar, aí queria saber se alguém sabe. A pergunta se relaciona a tudo o que foi falado aqui, sobre ser mais importante a TV ter HDMI 2.1 para jogar o audio de alta definição pelo "HDMI out earc" e que, como o receiver mais antigo já suporta esses codecs, se seria realmente necessário ele tb ter EARC ou se vai simplesmente pegar o sinal recebido do earc e processar normalmente como um audio Dolby Atmos qualquer de outra fonte.

A pergunta: Se eu comprar uma TV OLED com HDMI 2.1 e ligar o PS5 HDMI 2.1 diretamente a ela e não ao meu receiver HDMI 2.0, tenho como ter Dolby Atmos no meu receiver?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, fiquei conversando sobre isso com a versão paga do chat GPT e ele me surpreendeu positivamente. No final, como eu imaginava, ele conclui que 'só testando' e que depende de como a TV vai mandar o audio HD pelo eARC e como acontecerá esse handshake com o receiver. Vou colar a resposta aqui:




A pergunta se mantém de uma forma mais específica: Se eu comprar uma TV OLED com HDMI 2.1 e ligar o PS5 HDMI 2.1 diretamente a ela e não ao meu receiver HDMI 2.0, tenho como ter Dolby Atmos no meu receiver? Ou seja, alguém já conectou a saída eARC de uma TV HDMI 2.1 com Dolby Atmos ativo a um receiver menos recente sem eARC mas que aceita os codecs de alta definição?
Se o seu receiver suporta Atmos, mas não tem eARC, a hdmi eARC da tv funcionará como ARC comum e vc conseguirá Atmos apenas de serviços de streaming que utilizam Atmos sobre Dolby Digital Plus.

Atmos sobre Dolby True HD, comum em blu-rays por exemplo, vc precisa de eARC nos dois lados.
 
Pelo que entendi até o momento, o ATMOS nada mais é que a “virtualização” de canais e efeitos de áudio.
Ele pode ser baseado tanto em áudio comprimido (Dolby Digital Plus), quanto em áudio sem compressão HD Real (DTS HD Master Áudio).
Aos experts, é isso mesmo?
 
Pelo que entendi até o momento, o ATMOS nada mais é que a “virtualização” de canais e efeitos de áudio.
Ele pode ser baseado tanto em áudio comprimido (Dolby Digital Plus), quanto em áudio sem compressão HD Real (DTS HD Master Áudio).
Aos experts, é isso mesmo?
Atmos não é um codec de audio, ele não vai melhorar a qualidade (definição) por bitrate como Dolby True HD ou DTS HD MA (ambos lossless) fazem.
A principal função do atmos é dar verticalidade ao audio, antes vc tinha o audio em um plano horizontal, agora com caixas no teto ou que simulam o audio vindo do teto vc tem o audio também na vertical, muitos dizem que é o verdadeiro audio 3D. Você também tem um número de canais muito maior (128) que podem ser usados para distribuir o audio no seu ambiente.
A Dolby, proprietária da tecnologia, tem usado a metadata do atmos em seus principais codecs, Dolby Digital Plus (lossy) e Dolby True HD (lossless).

O principal concorrente do Atmos é o DTS-X, tem a mesma proposta de trazer verticalidade ao som surround e é desenvolvido pela DTS, por isso vc nunca verá a metadadta do atmos sobre DTS HD MA.

DD+ tem como concorrente direto o DTS5.1;
Dolby True HD tem como concorrente direto o DTS HD Master Audio;
Atmos tem como concorrente direto o DTS-X.
 
Atmos não é um codec de audio, ele não vai melhorar a qualidade (definição) por bitrate como Dolby True HD ou DTS HD MA (ambos lossless) fazem.
A principal função do atmos é dar verticalidade ao audio, antes vc tinha o audio em um plano horizontal, agora com caixas no teto ou que simulam o audio vindo do teto vc tem o audio também na vertical, muitos dizem que é o verdadeiro audio 3D. Você também tem um número de canais muito maior (128) que podem ser usados para distribuir o audio no seu ambiente.
A Dolby, proprietária da tecnologia, tem usado a metadata do atmos em seus principais codecs, Dolby Digital Plus (lossy) e Dolby True HD (lossless).

O principal concorrente do Atmos é o DTS-X, tem a mesma proposta de trazer verticalidade ao som surround e é desenvolvido pela DTS, por isso vc nunca verá a metadadta do atmos sobre DTS HD MA.

DD+ tem como concorrente direto o DTS5.1;
Dolby True HD tem como concorrente direto o DTS HD Master Audio;
Atmos tem como concorrente direto o DTS-X.
Vlw pela explicação… acho q estou começando a entender isso!
Uma dúvida: Hoje tenho um HT Sony 5.1 CH lá de 2011 que suporta Dolby True HD e DTS HD MA.
Existe alguma forma de aproveitar o Atmos nesse sistema?
No caso negativo, será que pegando um sistema novo em barra 9.1.4 CH (Samsung Q930C) vou sentir downgrade ou upgrade com relação ao meu HT?
 
Vlw pela explicação… acho q estou começando a entender isso!
Uma dúvida: Hoje tenho um HT Sony 5.1 CH lá de 2011 que suporta Dolby True HD e DTS HD MA.
Existe alguma forma de aproveitar o Atmos nesse sistema?
No caso negativo, será que pegando um sistema novo em barra 9.1.4 CH (Samsung Q930C) vou sentir downgrade ou upgrade com relação ao meu HT?
Seu HT não dá suporte a metadata do atmos, no melhor dos casos ele vai decodificar apenas o Dolby True HD e vai ignorar a metada do atmos ou, no pior dos casos, ficar sem som nenhum.

Fica difícil opinar nesse ponto, pois não sei a qualidade do seu ht e nem dessa soundbar, posso apenas te passar a minha experiência.

Eu tinha um receiver Yamaha rx-v477, era um de entrada da Yamaha e mais um kit 5.1 da jbl, caixinhas de plástico mesmo, mas tinham uma qualidade muito boa pelo preço.
Fiquei com esse kit por uns 8 anos até que uma das caixas caiu e começou apresentar falhas, vendi o receiver e comprei uma soundbar da LG (SP9A), na época era uma das tops da LG aqui no br. Os 2 falantes frontais e mais o central da barra até me surpreenderam com uma qualidade boa, mas os laterais que dizem ser os tais firing speakers que, atiram o som na parede e ele envolve o ambiente para simular as caixas laterais, tinha uma qualidade muito ruim, só conseguia o efeito de surround aumentando muito o volume deles e quanto mais aumentava, pior ficava a qualidade do audio.
Os dois falantes superiores que fazem a mesma coisa, só que atiram o som para o teto para simular o atmos, tinham uma qualidade pouco melhor, mas era preciso deixar o volume deles sempre muito mais alto pra sentir alguma verticalidade no audio, o problema que é raro perceber isso nesses filmes e series de serviços de streaming, muito raramente eu ouço o som vindo do teto ou acima da minha cabeça quando passa um avião ou algo do tipo, eu não sei se é falha da barra por ser muito fraca ou se o atmos desses serviços de streaming é ruim mesmo.
Eu tenho alguns remuxes aqui com trilha de audio Dolby True HD com atmos e o efeito é um pouco melhor, mas tem que deixar o som da barra bem alto e o dos 2 falantes atmos mais alto ainda que os outros pra vc poder sentir o efeito e, mesmo assim, tem filme que parece ter atmos só no nome.

Eu gostaria muito de poder experimentar uma sala dedicada com caixas devidamente posicionadas no teto e tudo mais pra saber o quanto melhor seria o atmos delas em relação a essas "barrinhas atmos".
Hoje sabendo do que sei, preferiria muito mais meu velho receiver de entrada com meu kit 5.1 com caixas de plástico do que essa soundbar da LG, pelo menos o sorround dele tinha uma qualidade que considerava boa pelo preço que paguei, filmes com audio Dolby True HD e DTS HD MA tinham um surround muito superior a essa barra.

Sobre minha experiencia com soundbar... a unica vantagem é não precisar passar aquele monte de fios e caixas pelo ambiente, porque do resto não vi vantagem nenhuma, infelizmente.

Sobre minha experiencia com atmos até agora... é mais marketing do que qualquer outra coisa.
Pelo menos em tvs e soundbars, já em ambiente com caixas dedicadas não posso opinar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo