duvida MSX

velociraptor

Hungry Member
Registrado
Boas pessoal. Eu comprei um Msx 1 marca Phillips 8020. Eu ouvi dizer que é possivel conectar um leitor de CD audio, ao msx e ler a partir dai o jogos. Se for verdade em que formato deve estar os ficheiros dos jogos?
Se alguém souber agradecia ajuda.
obrigado.
 
Isso é antigo hein, pessoal das antigas se souber daki a pouco aparece.
 
não tinha como por cd-rom vc rodava os jogos atraves de fita cassete (audio) ligando um reprodutor nele pelas saidas traseiras, ou atraves dos cartuchos, não lembro agora qual era o formato deles, minha época de msx foi faz tempo lol.
 
O que eu estou a falar e de buscar os ficheiros dos jogos do msx á internet(não sei em que extenção), grava-los em cd e faze-los correr no msx original. Ouvi dizer que era possivel, mas não sei como. Como ai no Brasil há uma grande tradição com o msx...se alguém poder esclarecer...
 
Se tu tem o drive de fitas cassete então tu pode usar um adaptador de audio cassete.
Pra transformar as ROMS em audio tu precisa de um programa de conversão: http://www.robsy.net/romconv.htm
Ele pega a rom e transforma em wav, que pode ser gravado em um cd de audio (NÃO COMPRIMA O AUDIO EM MP3/WMA DE FORMA ALGUMA).

Nota: Eu nunca usei um MSX. Eu achei um no depósito de uma loja de artigos de cama em porto alegre quando eles estavam tirando as sucatas de informatica. Eu guardei o aparelho mas infelismente ele estava queimado.
 
Se tu tem o drive de fitas cassete então tu pode usar um adaptador de audio cassete.
Pra transformar as ROMS em audio tu precisa de um programa de conversão: http://www.robsy.net/romconv.htm
Ele pega a rom e transforma em wav, que pode ser gravado em um cd de audio (NÃO COMPRIMA O AUDIO EM MP3/WMA DE FORMA ALGUMA).

Nota: Eu nunca usei um MSX. Eu achei um no depósito de uma loja de artigos de cama em porto alegre quando eles estavam tirando as sucatas de informatica. Eu guardei o aparelho mas infelismente ele estava queimado.

Chegaste onde eu quero rafalapso. só mais uma duvida. haverá ficheiros de jogos de msx disponiveis na interne já convertidos em wav?
obrigado.
 
Talvez existam, mas devido ao tamanho que as roms alcançam quando em formato wav, é meio imprático de manter. (uma rom de 71KB vira 3MB em wav)
 
Pelo que tive a pesquisar, existem programas que convertem ficheiros do formato rom do msx em wav. tenho que encontrar um programa desse genero compativel com windows xp. Conhecem algum programa que converta fich de extenção rom em wav e que funcione em ambiente windows xp??
 
Mas dá pra colocar drive de disquete nele sim .... 3 1/5 que tem até hj e 5 1/4 esse não sei se tem.. agora nao sei se vai achá-los pois são de densidades menores .. tem q comprar um cartucho q entra na mesma porta onde se coloca cartucho de jogo por exemplo...

E sobre os jogos .. como eu não usei fita .. sempre foi com os drives .. eu usava as extenções .bin .... e outra q nao me lembro ...

Existe vários emuladores de MSX por ae... pega um e testa ... já vem com milhoes de jogos e programas ...
 
Eu estou falando mesmo de fazer entrar os jogos mesmo no msx , através de ficheiros wav lidos pelo computador a partir de um leitor de CDs. Também já encontrei um programa que converte ficheiros de extenção rom(usados nos emuladores) para wav. O problema é que ele só corre em DOS. Quero saber se existe algum programa desse genero que corra em Windows XP.
 
Infelismente eu acho que não fizeram programas que não sejam por linha de comando para essa função, já que tu vai ter que usar a linha de comando do MSX pra carregar o jogo.
 
Boas pessoal. É assim o ponto da situação. Eu já consegui converter ficheiros de extenção "rom" usados nos emuladores do msx, em ficheiros wav(usei um programinha chamado waver). Gravei esses ficheiros para um cd rom como audio, usando o Nero. Liguei o computador á entrada para os headfones do meu leitor de CD portátil. A verdade é que até agora não consegui nada. Estarei a falhar em alguma coisa? Já outra dúvida. Eu experimentei as seguintes instruções do msx: bload"cas:",r e run"cas:" para carregar os jogos que gravei para o CD. Era assim que se fazia quando tinhamos que carregar um jogo em fita para o msx certo?
Quem perceber alguma coisa disto se me puder ajudar, ficava agradecido.
Obrigado desde já.
 
tem que colocar pra reproduzir o audio do rom no momento que tu vai digitar bload"cas:",r .

Eu fiz isso rafalapso. mas não tá a resultar. de qualquer forma mandei-te uma mensagem particular para ti exatamente em que me estavas a responder ao tópico.
Devo estar a falhar em qualquer coisa mas não sei bem em quê...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo