[Dúvida] openSUSE 11.3 - Instalação pede toda a parte livre do hd

takahashi10

Steam: TakahashiBr
Registrado
Pessoal,
optei pelo openSUSE para começar a mexer em linux,
mas quando vou instalar (quero deixar em dual boot com o windows 7, já instalado) ele pede toda a parte livre do hd para a instalação
queria saber como faço pra instalá-lo.
Tentei deixar uma partição do hd livre, alocada apenas para ele, com quase 60gb, mas na instalação acusa como pequena, como pode uma coisa dessas?

se alguém puder esclarecer, muito obrigado
 
No instalador não é apresentado uma opção de instalação avançada?

Faz tempo que não uso o Suse, mas a instalação automática sempre tenta pegar todo o HDD.
 
tem sim, mas não tentei muito pois fiquei com receio de fazer algo de errado lá, dai resolvi perguntar
mais tarde vou ver se consigo ver isso ai
 
Você tem que ir no modo avançado, mesmo correndo os riscos. Mas nesse caso, esteja preparado com um backup das suas coisas.

Não é tão difícil, tenha paciência e leia calmamente as mensagens que aparecem. Se possível, tenha uma base teórica de como as partições funcionam no linux.

Algumas dicas:

Crie uma partição para o swap com o mesmo tamanho da memória RAM (antigamente era o dobro, mas hoje acaba sendo desperdício).

Você pode colocar o /home em uma partição separada. Assim se você trocar de distro, não perderá os arquivos.

Alguns usuários também colocam o /boot em uma partição separada, em geral 512MB serão o suficiente. Não se esqueça da flag de boot.
 
é, to vendo que vou ter que procurar um pouco sobre a parte de particionamento,

mas não sei o que ocorre, reduzi a partição do windows, liberando uns 40gb, mas tanto no windows quanto no openSUSE, parece que não da pra acessar essa parte.

no windows, tentei formatar a partição, mas aparece um aviso que o hd alcançou o limite de partições (não lembro os detalhes da mensagem). Não sei se tem limite de partição, mas nesse hd, tem a partição de 100mb (não sei o nome que se da a essa partição), a do recovery (do note da dell, invisivel ao sistema), a do proprio windows e a de arquivos (que criei quando o note chegou , reduzindo a partição do sistem, pois vinha apenas o C:\)

no openSUSE, aparece, na barra que tem mostrando as partições, mas não achei como apontá-la como local de instalação.
 
acho que descobri o principal problema, na instalação do openSUSE aparece as partições, de sda1 à sda5,
acredito que deve ter atingido o limite de partições primárias, que são indicadas com sendo de 1 à 4.


Sendo assim, como crio uma partição lógica e não primária?

não entendo muito essa diferença de lógica e primária, mas pelo que li, há uma limitação da bios para gerenciar partições primárias, que podem ser de no máximo 4
ou 3 primárias e uma lógica, sendo permitido aumentar o número de partições graças a partição lógica que acaba determinando o endereçamento das partições extras
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo