• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Dúvida] Overclock i7 7700k Temperaturas

guilomaker

Member
Registrado
Fala galera, tudo bem com vocês? bom, possuo um i7 7700k faz um bom tempo e nunca fiz um overclock nele, só que agora me deu vontade de conhecer um pouco sobre.


Placa mãe: Asus Z270-A
Sistema de refrigeração: Corsair H150I Pro
Gabinete: Cooler Mater H500p Mash


Teste feito com o AIDA64 Extreme

vou em baixo detalhar os resultados que eu tive. Quero saber mesmo sobre as temperaturas!


Segue uma tabelinha que eu fiz.

tabela-vcore.png


fiz testes de 5 minutos, não sei se é o suficiente para ter uma base. Quero observação que quando ligo o computador eu vou e abro o CPUID HWMonitor, e não faço mais nada, pude reparar que a temperatura oscila bastante sem uso, por exemplo de 32°c a 65°c em stock. isso e normal? eu abro o gerenciador do windows e olho os processos mas não vejo nada rodando para que explique isso.


STOCK / Vcore Automático

stock-auto.png


STOCK / Vcore 1.145 Undervolt

stock-1-145.png


STOCK / Vcore 1.130 Undervolt mínimo estável

stock-1-130.png


4.9 MHZ / Vcore 1.260 estável

49-1260.png


Utilizo o perfil Xmp para as memorias a 3000mhz.

e levando em consideração que aqui em Belo Horizonte esta muito frio.

usando o AIDA como teste, as temperaturas vão lá em cima, já usando outros programas as temperaturas ficam bem diferentes.

testei o overclock 4.9mhz a 1.260 no jogo assassins creed odyssey, o qual e cupim de processador, o meu sempre fica em 100% de uso o tempo todo! com esse over ele caiu bastante o uso do processador e ganhei bons FPS. Fiz um teste de benchmark no assassins creed e a temperatura máxima do processador chegou a 78°c.

jogos pesados como o Need for speed Heart, utiliza muito processador também, nele a temperatura máxima foi de 75°c.

outra dúvida que tem ali os núcleos e tem também o Package, esse package seria o processador em si?



MEU PC

20200806_154148-rotated.jpg



ATUALIZADO

Acabou que o PC travou em 1.260, coloquei em 1.265 e fiz um teste de quase 2 horas, segue a imagem.


teste-1hora.png
 
Última edição:
Parece que deu bom. Fez benchmarks?
 
Parece que deu bom. Fez benchmarks?

estou a 1.275 e de vez em quando acontece congelamento. Agora estou a 1.280 mas estou achando quente, o problema que não sei se e normal essas temperaturas! andei pesquisando muito sobre o i7 7700k e vi que ele e bem esquentado em stock. eu so usando o navegador aqui ele chega a 75°c e volta pra 32, e oscila dentro disso muitas vezes.
 
estou a 1.275 e de vez em quando acontece congelamento. Agora estou a 1.280 mas estou achando quente, o problema que não sei se e normal essas temperaturas! andei pesquisando muito sobre o i7 7700k e vi que ele e bem esquentado em stock. eu so usando o navegador aqui ele chega a 75°c e volta pra 32, e oscila dentro disso muitas vezes.
Vira a noite no Prime95 e vê se fica estável.
 
Amigo, qual pasta térmica você tá usando e a velocidade dos fans não está muito baixa? Essa variação de temp em Stock realmente tá esquisita.

Esse WC deveria segurar bem até uns 150W, seu Cpu tá quase na metade disso, pro Vcore q você tá usando a temp está alta.

Nem todo Cpu sobe bem, já vi 7700k pedir 1.38v pra chegar a 5.0Ghz, isso com delid e metal líquido, na minha opinião você tá usando pouco Vcore, mas precisa primeiro resolver as temps.

Outro ponto; a estabilidade do over não vem só de Vcore, oq mais você tá afinando na Bios?
 
Amigo, qual pasta térmica você tá usando e a velocidade dos fans não está muito baixa? Essa variação de temp em Stock realmente tá esquisita.

Esse WC deveria segurar bem até uns 150W, seu Cpu tá quase na metade disso, pro Vcore q você tá usando a temp está alta.

Nem todo Cpu sobe bem, já vi 7700k pedir 1.38v pra chegar a 5.0Ghz, isso com delid e metal líquido, na minha opinião você tá usando pouco Vcore, mas precisa primeiro resolver as temps.

Outro ponto; a estabilidade do over não vem só de Vcore, oq mais você tá afinando na Bios?

Primeiramente obrigado pelo retorno.


eu uso essa pasta, e fiz a troca tem alguns dias.

pasta-termica-cooler-master-mastergel-regular-seringa-1-5ml-5-w-m-k-mgx-zosg-n15m-r2.jpg



sobre os fans, os da Corsair que são os do radiador, eles chegam a 1600RPM e estão no máximo. O traseiro do gabinete pega 1200RPM esta no máximo também, já os dois gigantes da frente pegam 800rmp e no máximo também. A bomba eu coloquei em extremo que fica em rotação máxima de 2800rpm.


e nunca coisa que troquei na bios foi a frequência e o Vcore, como eu disse e primeira vez que tento fazer hehehehe.



eu reparei que nos jogos a temperatura fica ate boa. mas o que me preocupa e essa oscilação em quando uso o sistema.
 
Tá excelente, mas pode melhorar um pouco mais.
Vai na sua BIOS e procura "CPU Vcore Loadline Calibration", coloca em "Turbo" ou "Extreme" para evitar as quedas de tensão.
Isso vai te dar mais estabilidade e possibilidade de descer ainda mais a tensão (Vcore), com isso diminuir a temperatura.
 
Tá excelente, mas pode melhorar um pouco mais.
Vai na sua BIOS e procura "CPU Vcore Loadline Calibration", coloca em "Turbo" ou "Extreme" para evitar as quedas de tensão.
Isso vai te dar mais estabilidade e possibilidade de descer ainda mais a tensão (Vcore), com isso diminuir a temperatura.

então, essa opção "CPU Vcore Loadline Calibration" ela tem do Level 1 ao Level 7.

tem uma opção logo abaixo que chama CPU power Duty Control tem T.Probe e extreme
 
então, essa opção "CPU Vcore Loadline Calibration" ela tem do Level 1 ao Level 7.

tem uma opção logo abaixo que chama CPU power Duty Control tem T.Probe e extreme

Cara esse lvl, é o seguinte: qto maior o lvl, maior a compensação de carga de carga que a mobo vai liberar para compensar o Vdrop.....isso voce vai ter que ir testando e achar a melhor opção para o seu conjunto
 
então, essa opção "CPU Vcore Loadline Calibration" ela tem do Level 1 ao Level 7.

tem uma opção logo abaixo que chama CPU power Duty Control tem T.Probe e extreme

Comece no lvl 3 ou 4. Tá estável, baixe um pouco a tensão. Observe a quantidade de tensão que cai qdo vc aciona um teste de stress. Se cair muito, suba p o lvl 5.
 
acabou que deixei em 4,7hz com vcore em 1.200. da forma que estava eu achei que estava esquentando de mais, apesar de achar que 94° no teste de estress do aida64 e válido.

agora to com 4.7hz vcore em 1.190 no level 5, esta batendo 85° no teste.

no level 3 e 4 deu tela azul.
 
Vira a noite no Prime95 e vê se fica estável.

Não precisa de tudo isso.
30min no Prime95 já é o suficiente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

acabou que deixei em 4,7hz com vcore em 1.200. da forma que estava eu achei que estava esquentando de mais, apesar de achar que 94° no teste de estress do aida64 e válido.

agora to com 4.7hz vcore em 1.190 no level 5, esta batendo 85° no teste.

no level 3 e 4 deu tela azul.

O AIDA64 é ótimo pra teste, mas ao efetuar o mesmo teste no Prime95 com esta tensão baixa aparecia alguns erros o que me incomodava.
Percebi que os núcleos que dava o erro o teste para nesses núcleos, prejudicando o teste em si.
 
Última edição:
Não precisa de tudo isso.
30min no Prime95 já é o suficiente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O AIDA64 é ótimo pra teste, mas ao efetuar o mesmo teste no Prime95 com esta tensão baixa aparecia alguns erros o que me incomodava.
Percebi que os núcleos que dava o erro o teste para nesses núcleos, prejudicando o teste em si.



eu corri do 4.9ghz, não conseguir ter êxito.

estou em 4.8ghz com vcore em 1.270 e no teste no AIDA64 chegando em 90°c. Ontem eu estive jogando WATCH DOGS 2 por umas 2 horas e o máximo que chegou foi a 71°c.

teste-16-08-20.png



sobre o prime, eu nunca conseguir usar ele! o meu sempre deu erro e eu procurei sobre mas não conseguir fazer o danado funcionar.

ERRO
erro-prime.png



você acha que posso parar por aqui? lembrando que uso um Corsair H150I Pro.
 
Olha erro no 3 e 4. Esse núcleos não fizeram o teste.
30 min é suficiente pra saber os erros.
No AIDA64, deixa marcado somente a temperatura da CPU.
Vc tá colocando pouca tensão, ai o Software desliga alguns núcleos pra evitar o desligamento ou travamento do PC.
 
Última edição:
Olha erro no 3 e 4. Esse núcleos não fizeram o teste.
30 min é suficiente pra saber os erros.
No AIDA64, deixa marcado somente a temperatura da CPU.
Vc tá colocando pouca tensão, ai o Software desliga alguns núcleos pra evitar o desligamento ou travamento do PC.

quando começo o teste nada acontece, ele apresenta esse erro e só fina nisso, nem uma alteração no uso do processador.


EDIT

então eu não consigo fazer o teste no prime? por ele desligar estes núcleos?
 
Última edição:
É isso mesmo. Vc não tá conseguindo um teste com 100% de uso do processador.
Vc tá baixando muito o Vcore. Localiza a tensão VCCPLL OC, eu uso ela em 1.130v
Olha um teste de 50min que fiz ontem no Prime.

M2SveEE.jpg


O Vcore em 4,5ghz tá em 1.240v, o VCCPLL OC em 1.130v.
Memoria Ram 3200mhz em 1.200v.
Estou usando o WC H55 em Push/Pull em um gabinete Mini-ITX. Devido estas duas últimas condições tive que fazer o Delid no processador, a temperatura caiu 10ºC.

oLzRq1Y.jpg
 
Última edição:
Hoje habilitei o meu perfil de overclock e fiz um teste:

Proc. i7-7700k em 4.9ghz em 1.280v, o VCCPLL OC em 1.110v.
Memoria Ram 3600mhz em 1.250v.

FxMZU2x.png
 
Última edição:
Subi o clock para 5.0ghz em 1.330v, o VCCPLL OC em 1.110v.


lLOBLhh.png
 
VCCPLL OC não sei, kkk.
Tirando proveito que nada, achei esse VCCPLL OC em pesquisas no fórum e resolvi testar. Sem alterar ele as temperaturas ficavam entre 78 a 82ºC. Alterei e refiz os testes e subi em pouco mais.
Vi no fórum que alguns usuários alteravam nas placas da Gigabyte. Baixando essa tensão ajuda a baixar a temperatura em 10ºC.
Nem preciso do frio, tenho WC push/pull e Delid.
 
VCCPLL OC não sei, kkk.
Tirando proveito que nada, achei esse VCCPLL OC em pesquisas no fórum e resolvi testar. Sem alterar ele as temperaturas ficavam entre 78 a 82ºC. Alterei e refiz os testes e subi em pouco mais.
Vi no fórum que alguns usuários alteravam nas placas da Gigabyte. Baixando essa tensão ajuda a baixar a temperatura em 10ºC.
Nem preciso do frio, tenho WC push/pull e Delid.

aqui ta um frio que daria pra estabilizar em 5.5Ghz kkkk brinks.....

mas aqui, eu fixei em 4.5 e fiz undervolt, falei que sou vou fazer overclock de novo quando fizer delid, eu estava rodando em 4.8Ghz e só que estava chegando em 95 fácil nos testes, jogos alguns batendo 80°c e eu sem saber se isso e ruim, preferir esperar o delid.
 
Galera, pesquisei bastante coisa sobre overclock, e to querendo fazer no meu proc.

O PC é o da descrição. Porém, todo lugar que leio, fala que a voltagem depende muito se "sua placa mãe é boa".

Eu considero a minha boa, mas tenho conhecimento zero disso hahahahaha

Alguém poderia me ajudar, qual a voltagem necessária, e qual seria um bom over no pc?

Vi na net nego fazendo até pra 5.4 no over, mas usando 1.5v Oo

Enfim, os mais experientes e entendidos, poderiam me ajudar?

Muito obrigado!
 
Galera, pesquisei bastante coisa sobre overclock, e to querendo fazer no meu proc.

O PC é o da descrição. Porém, todo lugar que leio, fala que a voltagem depende muito se "sua placa mãe é boa".

Eu considero a minha boa, mas tenho conhecimento zero disso hahahahaha

Alguém poderia me ajudar, qual a voltagem necessária, e qual seria um bom over no pc?

Vi na net nego fazendo até pra 5.4 no over, mas usando 1.5v Oo

Enfim, os mais experientes e entendidos, poderiam me ajudar?

Muito obrigado!
Cara em relação a Placa Mae, ela é boa sim a Linha Hero já tem capacitores melhores que a media....

Assim qto ao Over, eu diria que 5.0 no max para o usuario comum ja esta excelente.....
A questao da voltagem é sorte que voce vai ter com o seu processador, cara olhei esse video, ele da uma boa diretriz para voce começar o OC



Tem coisas que voce vai ter que ir testando e configurando manualmente que ira se adequar melhor ao seu combo....
 
Dá pra vc chegar em 5.0, 5.1ghz, acima disso requer um pouco mais de conhecimento.
O segredo de um bom overclock tá no Vcore.
Veja o meu PC Mini-ITX com overclock.


MjtUThZ.png



YeX7XbV.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo