Duvida para RAID entre 2 HDs

Nicchio

know-it-all Member
Registrado
Pessoal, toda numeração tem que ser identicas ou so de ser da mesma marca e tamanho já da para fazer a RAID?
 
Nicchio,
tá aí uma dúvida que nunca me foi esclarecida. Alguns dizem que eles até podem ser diferentes, mas o sistema ficará limitado ao HD de menor desempenho. Já outros dizem que eles precisam ser idênticos para não haver problemas.

Será que alguém poderá tirar essa nossa dúvida?
 
tenho uma duvida semelhante...

tem como fazer o raid 0 entre um hd seagate 7200.11 e outro 7200.12? os dois de 500gb claro..
 
pessoal, o Raid-0 faz com qualquer HD conectado na mesma controladora, suponhamos que sua placa mãe é uma Asus P5Q-Deluxe e ela tem 6 controladoras ICH10R que é RAID.

Sabendo disso vc poderá ligar até 6 hds juntos, esse é o limite da controladora.


Se todos os HDS ligados, vou colocar 6 no exemplo:

-2 seagate 7200.12 512gb (taxa mb/s é de 110-115mb/s max por hd)
-1 samsung 250gb (taxa máxima dele seria 80mb/s por exemplo)
-2 Western 320gb (taxa máxima de 85mb/s por exemplo)
-1 Maxtor 80gb sata 1 (taxa máxima de 60mb/s por exemplo)

o que aconteceria se eu fizer um raid-0 disso tudo!

ele repartirá o arquivo em 6 partes, e vai gravar em todos os hds uma parte desse arquivo, ai acontece que os hds rápidos, gravam instantâneamente, enquanto esse maxtor de 80gb, demora quase o dobro para gravar o mesmo arquivo, consequentemente ele segura todo o desempenho do fatiamento dos arquivos, e só manda mais blocos para gravar ou escrever, quando o último HD (o mais lerdo) fazer a última tarefa para executar a nova tarefa.

por esse motivo que todos dizem que o Raid-0 fica limitado ao HD mais lerdo, no caso, se tirar esse maxtor de 80gb, ficaria uns 20mb/s mais rápido e se limitaria o desempenho do samsung de 250gb que é 80mb/s no exemplo.

Agora se vc colocar 2-3 hds de 115mb/s o raid-0 ficará muito poderoso e todos terão um desempenho similar, com isso terminam praticamente junto o mesmo serviço e dá aquela grande impressão de muita velocidade de procura, leitura e escrita dos arquivos.

Conclusão:

Raid-0 faz com qualquer tamanho e marca de HD, desde que a controladora aceite ele, pode misturar HDS sata 1 e sata 2.

Desempenho: fica limitado ao HD mais fraco, se todos são iguais, então não existe mais fraco e fica tudo em um único nível de trabalho, consequentemente fica um canhão se comparado a um raid-0 de várias marcas ou modelos de hds diferentes.

2 seagate 7200.12 500gb em raid-0 de 128k dá torno de 230-240mb/s de average,
2 seagate 7200.11 500gb em raid-0 de 128k dá torno de 150-170mb/s de average,
2 samsung 250gb em raid-0 de 128k dá torno de 130-140mb/s

tem outro detalhe, a controladora pode por 6 HDS não é, então será mais rápido se você tiver 6 hds, fazer 3 grupos de RAID-0 cada grupo composto por 2 hds, dess forma a controladora dá conta do recado, ela começa a cair acima de 3hds juntos e não 1-3 conjuntos de raid-0 por exemplo, entenderam? ela não fica limitada a conjuntos, ela só tem dificuldade para gravar em 3 hds ou mais ao mesmo tempo e perde desempenho, mesmo que vc tenha 3 conjuntos de 2 hds em raid-0 e todos tiverem escrevendo e lendo, todos serão rápidos, lógico que se tiverem os 3 conjuntos fazendo tarefa ao mesmo tempo, exigirá mais do processador e da memória ram.

ai dá para perceber que quanto mais velho o hd é, mais tempo ele demora para acessar, ler e escrever o arquivo.

então 2 hds 7200.12 é mais rápido que 4 hds de série inferior, se bobear mais rápido que até 6 hds juntos da série anterior

acima de 3 hds perde desempenho se a controladora não tiver memória ram dedicada para essa "transação" de arquivos. Por isso que as controladoras RAID são carríssimas, por causa dessa memória que controla o tráfego de arquivos e acelera tudo.

com 3 hds 7200.12 daria torno de 260-300mb/s, no caso aumento ou pouco só o desempenho, comparado a 2 hds, exatamente pela controladora não ter memória dedicada.

com 4 hds, poderia dar um desempenho inferior a 2 hds, pois a controladora não dá conta do recado e despenca o desempenho, ela demora muito mais para realizar a tarefa.

Rembrando que quanto mais HDS colocar, mais exigirá do processador e memória ram.

são algumas dicas de quem trabalha com Raid-0 desde o IDE 66 (UDMA 4), coisa de anos atrás ;)

Esse servidor meu, tem 6 controladoras ICH10R e 8 Controladoras Sata2 ou SAS2 (6gb) que é igual o SATA3 (6gb), para quem não conhece o SAS, ele permite HDS até 18 mil RPM, enquanto o Sata1/2/3 fica limitado a 10 mil RPM que são os Western Raptors/Velociraptors, todo o restante é 7.200, 5.400....

Mesmo eu tendo uma controladora poderosa da LSI que é famosa, fazer raid-0 com mais de 4 hds por exemplo, perderia desempenho, agora se tiver disposto a pagar 600-2000 dolares de uma controladora RAID dedicada, nem precisa falar o resultado. kkk

Abração a todos e espero ter esclarecido algumas dúvidas
 
Última edição:
Obrigado,
me ajudou bastante também.
Valeu!
 
O jackson disse tudo
Funciona sim mas o IDEAL é que sejam iguais para ter o desempenho máximo...
 
Pessoal, tenho mais uma dúvida.
No meu caso ficaria melhor um raid 0 com o HD322HJ ou com o WD5000AAKS?
Particularmente gosto mais do samsung de 320GB, temperatura menor, muito menor aliás, e desempenho parece ser superior ao WD5000AAKS.
Mas o que vocês acham?
 
Pessoal, tenho mais uma dúvida.
No meu caso ficaria melhor um raid 0 com o HD322HJ ou com o WD5000AAKS?
Particularmente gosto mais do samsung de 320GB, temperatura menor, muito menor aliás, e desempenho parece ser superior ao WD5000AAKS.
Mas o que vocês acham?

tem que ver um teste de cada HD e ver quanto cada um dá de "average" (tranferência média em MB/s do HD) quem der maior, é a escolha.

usa esse programa:
HD Tach (http://www.simplisoftware.com/Public/index.php?request=HdTach#)

quanto a temperatura, qualquer HD que seja, se tiver um cooler na frente dele, normalmente é na frente de gabinete jogando ar para dentro, ele ficará normalizado a temperatura e não terá muita diferença de um para outro.

boa sorte ;)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo