• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Duvida (permissão de arquivos)

rob

uuuu
Registrado
Instalei Ubuntu ontem aqui(noob), fiz algumas atualizações e tudo mais e ate agora não descobri como faço para alterar as permissões de usuário para eu poder alterar arquivos no meu hd...

capturadatelawz5.png


não sei se tem haver com as partições mas meu hd ta assim:

capturadatela2ii8.png


o de 20 giga eh o backup dos meus arquivos do windows, o maior eh oq estou usando :yes:
 
tche, assim: pra ti alterar as permissões de arquivos tu deve ter permissão pra isso hehehe :p
por exemplo: como usuário normal tu não pode alterar as permissões do sistema, somente dos arquivos que vc é o "owner", ou faça parte do grupo com permissão, etc.

somente com o usuário root (admin do sistema) vc vai poder alterar as permissões livremente. o que vc pode fazer é utilizar comandos como o sudo pra te ajudar nisso, como user normal.

se eu fosse explicar como funciona o sistema de permissões, ficaria digitando um tempão, então acho que é mais fácil indicar um artigo mais didático pra vc ler e endender como é o negócio:

http://www.devin.com.br/eitch/permissoes/
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Permissoes_em_GNU/Linux

com esses dois vc entenderá a idéia e vai conseguir alterar tudo aí :)

[]'s
 
Pelo que vi na primeira imagem , tu tá tentando alterar dados do /usr como usuário comum......

Por padrão, só o root tem permissão para alterar arquivos do sistema.

Não recomendo que você mude as permissões pra poder alterar esses arquivos como usuário comum não.....
 
Pelo que vi na primeira imagem , tu tá tentando alterar dados do /usr como usuário comum......

Por padrão, só o root tem permissão para alterar arquivos do sistema.

Não recomendo que você mude as permissões pra poder alterar esses arquivos como usuário comum não.....

eh isso que da larga o xp e se mete de bobo no ubuntu uahuah, mas eh bem isso q ta acontecendo, soh o root pode alterar, mas nao sei como posso fazer isso, agora to no trampo, espero que akeles links me ajudem + tarde..

eu soh quero copiar umas skins do amsn pra pasta de skins dele... :(
aeuhiuehae
 
para mudar o dono de um arquivo ou pasta (sem aspas)

Código:
chown "usuario" arquivo
Opção importatante: -R (recursivamente) muda de dono todo o conteudo da pasta inclusive suas sub-pastas

Para mudar o grupo do arquivo ou pasta (sem aspas)
Código:
chgrp "grupo" arquivo
Opções iguais ao chown

Para mudar as permissões de um arquivo ou pasta (sem aspas)

O próximo comando vou apenas dar uma ídeia de seu funcionamento. Pesquise um pouco antes de usa-lo
Código:
chmod (veja o texto) "arquivo"

1=direito de executar o arquivo
4=direito de visualizar o arquivo
2=direito de escrever o arquivo
Some esses numeros para dar uma permissão. Exemplo
7=4+2+1 Permissão total (ler, executar, escrever)
exemplo de uso do chmod

Código:
chmod 777 arquivo

o primeiro 7 Indica os direitos do dono do arquivo
o segundo 7 indica os direitos do grupo do dono do arquivo
o terceiro 7 indica os direitos de qualquer outro usuario

Neste exemplo eu alterei as permissões para QUALQUER UM ver, executa-lo e escreve-lo.

Espero ter ajudado:wave: Bem vindo ao ubuntu
 
para mudar o dono de um arquivo ou pasta (sem aspas)

Código:
chown "usuario" arquivo
Opção importatante: -R (recursivamente) muda de dono todo o conteudo da pasta inclusive suas sub-pastas

Para mudar o grupo do arquivo ou pasta (sem aspas)
Código:
chgrp "grupo" arquivo
Opções iguais ao chown

Para mudar as permissões de um arquivo ou pasta (sem aspas)

O próximo comando vou apenas dar uma ídeia de seu funcionamento. Pesquise um pouco antes de usa-lo
Código:
chmod (veja o texto) "arquivo"

1=direito de executar o arquivo
4=direito de visualizar o arquivo
2=direito de escrever o arquivo
Some esses numeros para dar uma permissão. Exemplo
7=4+2+1 Permissão total (ler, executar, escrever)
exemplo de uso do chmod

Código:
chmod 777 arquivo

o primeiro 7 Indica os direitos do dono do arquivo
o segundo 7 indica os direitos do grupo do dono do arquivo
o terceiro 7 indica os direitos de qualquer outro usuario

Neste exemplo eu alterei as permissões para QUALQUER UM ver, executa-lo e escreve-lo.

Espero ter ajudado:wave: Bem vindo ao ubuntu

opa, quando eu xegar em casa e fizer venho aki dizer...

pequena duvida (talvez idiota)... eu tenho permissao pra fazer isso sendo usuario comum? pq eu tentei antes alguns comandos do primeiro tutorial e nao tive permissao pra fazer, nao sei como logar como "root" se eh que tem que fazer isso...

brigado pela atenção :yes:
 
Para todos esse comando você deve estar como root.
use o "man" para ler o manual do comando (em inglês)
Código:
man comando
Eu apenas mostrei um breve resumo. Estude esses comandos com cuidado antes de usar.
A primeira vista pode parecer complicado mas depois fica fácil.

Abraço
 
eh isso que da larga o xp e se mete de bobo no ubuntu uahuah, mas eh bem isso q ta acontecendo, soh o root pode alterar, mas nao sei como posso fazer isso, agora to no trampo, espero que akeles links me ajudem + tarde..

eu soh quero copiar umas skins do amsn pra pasta de skins dele... :(
aeuhiuehae

A pasta de skins do amsn fica no seu diretório home (por ex.: /home/rob ). Todas as pastas de usuários ficam no /home (com exceção do root).

Se não me engano, a pasta de skins do amsn é /home/<usuario>/.amsn/skins ..... lá, como é diretório do SEU usuário, você pode fazer a festa.... :)
 
A pasta de skins do amsn fica no seu diretório home (por ex.: /home/rob ). Todas as pastas de usuários ficam no /home (com exceção do root).

Se não me engano, a pasta de skins do amsn é /home/<usuario>/.amsn/skins ..... lá, como é diretório do SEU usuário, você pode fazer a festa.... :)

se eu nao me engano la diz q eh root a pasta eh /usr/share/amsn/skins axo
 
se eu nao me engano la diz q eh root a pasta eh /usr/share/amsn/skins axo

NOP para colocates temas no amsn é na pasta home tens lá o .amsn entras ai vais a pasta skins e colocas tudo lá assim como os plugins.

Abraços.
 
ficar falando sem tar no meu pc eh complicado, mas agradeço a ajuda de todos :)
as 23 vo pra casa e tento
 
A pasta de skins do amsn fica no seu diretório home (por ex.: /home/rob ). Todas as pastas de usuários ficam no /home (com exceção do root).

Se não me engano, a pasta de skins do amsn é /home/<usuario>/.amsn/skins ..... lá, como é diretório do SEU usuário, você pode fazer a festa.... :)

a pasta do amsn nao ta dentro do meu home nao :/
ta dentro do sistema de arquivos - /usr/share/amsn/skins

oO

to bem perdido :/
 
Para todos esse comando você deve estar como root.
use o "man" para ler o manual do comando (em inglês)
Código:
man comando
Eu apenas mostrei um breve resumo. Estude esses comandos com cuidado antes de usar.
A primeira vista pode parecer complicado mas depois fica fácil.

Abraço

Nenhuma entrada de manual para comando

como q entro como root??
 
resolvido :said:
soh nao gostei q o amsn perdeu todas as configurações dele :/

mas eh isso ae, valeu povo

close topic :said:
 
resolvido :said:
soh nao gostei q o amsn perdeu todas as configurações dele :/

mas eh isso ae, valeu povo

close topic :said:

Nem precisa fechar pois sua duvida pode ser a mesma de outra pessoa:yes:
 
Que complicação galera!!!! :)

Era só ter dito pro cara abrir o nautilus com o sudo, assim ele tem permissão pra alterar o que for necessário...

no terminal:
sudo nautilus
 
É sempre bom conhecer primeiro pelo console para depois passar para a parte grafica.
 
É sempre bom conhecer primeiro pelo console para depois passar para a parte grafica.

Pois é, mas complicar a vida de que tá iniciando, faz o cara desistir de cara... :)

O uso em conjunto de terminal e parte gráfica no linux hoje em dia está uma maravilha, vamos utilizar...
 
gostei de mecher no console, mas essa dica do cara ai foi boa tbm
aeuhaeihae
 
gostei de mecher no console, mas essa dica do cara ai foi boa tbm
aeuhaeihae

Tu não vistes a tua pasta do .amsn na tua pasta home pk ele está escondida bastava clicares em CTRL+H e ai mostra todas as pastas ocultas depois era só ires a pasta do .amsn/skines e copiares para lá os temas só isso nada de root.

Abraços.
 
Tu não vistes a tua pasta do .amsn na tua pasta home pk ele está escondida bastava clicares em CTRL+H e ai mostra todas as pastas ocultas depois era só ires a pasta do .amsn/skines e copiares para lá os temas só isso nada de root.

Abraços.

Sim,,,perfeitamente...:thumbs_up

E isto vale pra qualquer modificação no perfil do usuário.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo