[AJUDA] Duvida Placa Mae série z170, ainda vale a pena ?

bitway

Active Member
Registrado
Boa noite,

recentemente tive um problema com meu computador onde o mesmo nao dava video de maneira alguma após eu ter desligado ele uma noite.
levei a uma assistencia tecnica aqui perto de casa e me falaram que o problema estava no processador.
Titubiei muito... tinha comprado um i7 6700k ha menos de tres anos.. usava ele numa asus z170-A.
Pedi ajuda a um colega entendido do assunto, o mesmo falou que apos passar alcool isopropilico no processador, o mesmo deu boot em outra placa mae, entao ele supos que devido a algumas ferrugens na minha placa mae ( moro perto do mar) ela estaria dando um curto, e mesmo apos ele ter tentado resetar a bios e tal, nao tava pegando video com outro processador que ele colocou la.
Por fim, acredito que devo comprar outra placa mãe e gabinete ( uma vez que meu gabinete ja ta em condicoes bem ruinzinhas.. ferrugem e tal.. até o back plate da minha gtx 1060 ta meio enferrujado.. queria até saber se da pra trocar)... minha duvida é..
vale ainda a pena investir numa z 170 ? ou devo ir para alguma outra placa mais moderna ?
queria gastar mais ou menos uns mil reais no maximo com gabinete e placa mae.
A configuracao do meu pc ta na minha assinatura ! obrigado.


PS: me falaram tambem na loja que o meu processador poderia ter queimado com o meu air cooler (xigmatek dark knight 2) e me recomendaram comprar um watercooler.. existe mesmo esse risco ? qual seria um WC ideal ? obrigado desculpe o abuso kkk
 
Boa noite,

recentemente tive um problema com meu computador onde o mesmo nao dava video de maneira alguma após eu ter desligado ele uma noite.
levei a uma assistencia tecnica aqui perto de casa e me falaram que o problema estava no processador.
Titubiei muito... tinha comprado um i7 6700k ha menos de tres anos.. usava ele numa asus z170-A.
Pedi ajuda a um colega entendido do assunto, o mesmo falou que apos passar alcool isopropilico no processador, o mesmo deu boot em outra placa mae, entao ele supos que devido a algumas ferrugens na minha placa mae ( moro perto do mar) ela estaria dando um curto, e mesmo apos ele ter tentado resetar a bios e tal, nao tava pegando video com outro processador que ele colocou la.
Por fim, acredito que devo comprar outra placa mãe e gabinete ( uma vez que meu gabinete ja ta em condicoes bem ruinzinhas.. ferrugem e tal.. até o back plate da minha gtx 1060 ta meio enferrujado.. queria até saber se da pra trocar)... minha duvida é..
vale ainda a pena investir numa z 170 ? ou devo ir para alguma outra placa mais moderna ?
queria gastar mais ou menos uns mil reais no maximo com gabinete e placa mae.
A configuracao do meu pc ta na minha assinatura ! obrigado.


PS: me falaram tambem na loja que o meu processador poderia ter queimado com o meu air cooler (xigmatek dark knight 2) e me recomendaram comprar um watercooler.. existe mesmo esse risco ? qual seria um WC ideal ? obrigado desculpe o abuso kkk
É um bom cpu, mas na minha opinião, acho melhor partir pra um kit novo. Venda o 6700k (chuto q vc consegue até uns 1,2k na venda)valerá + a pena e já estará preparado a longo prazo. Minha recomendação se possível, aguardar os novos ryzen 3xxx que estão prestes a serem lançados agora no meio do ano, caso contrário, pegue um r5 2600 + b450. Creio que as memórias devem ser compatíveis c/ as mobos b450.
 
Que história esquisita.
É extremamente raro do nada um processador queimar SÓZINHO sem a placa mãe queimar junto. Já vi casos de placas mães queimarem do nada mosfets do controlador de fase de energia do processador e levar o processador junto, (Aconteceu comigo numa maldita ASUS P8P67 levando meu 2500k junto em 2011, foi a segunda asus P8P67 a estragar, nunca mais comprei asus desde então). mas o processador queimar sozinho isso não existe.

Seu colega só confirmou o que eu suspeitava. O processador estava bom, a placa mãe é que não. Agora, oxidação (ferrugem) só ocorre onde há contato com o ar. Teoricamente não há quase nada de circulação de ar na região do soquete da placa mãe. E ferrugem não causa curto circuito, pelo contrário, degrada a condutividade do metal e corta o circuito.

Nunca mais volte nessa loja. Watercooler é muito mais inseguro do que um air cooler tower de 120mm, a chance de falha de WCs queimarem um cpu é MAIOR do que de um Air cooler: QUANDO a bomba falhar (não é "se", é QUANDO, porque bombas são motores e tem vida contada.), o bloco de contato com o CPU não tem quase nada de massa térmica pra dissipar passivamente a temperatura do CPU num pico de uso e a temperatura irá à 100 graus quase que instantaneamente diferentemente de quando a ventoinha de um air cooler falhar, o dissipador ainda dissipa um pouco a temperatura com o próprio fluxo de ar do resto do gabinete. Water coolers também são mais ineficientes e barulhentos, mais caros e tem o risco de vazamento. Não acredita? Veja esse vídeo:


Eu nem gosto muito do linus mas ele prova algo que eu falo há anos: WC só compensa se você quer montar um pc compacto pra ficar levando pra lá e pra ca (chacoalhar o gabinete realmente faz mal pra um air cooler MUITO pesado, dual tower 14mm... etc.)

Enfim... QUanto ao que fazer a partir de agora, eu tendo a concordar com o colega acima.

Eu anunciaria o processador pra vender por uns 1200 AGORA e esperaria o lançamento dos novos ryzen daqui 3 semanas. O mercado vai sacudir muito se as promessas de ganhos de performance de 15% e 5ghz de turbo em processadores de 12 cores e 330 dólares for confirmada. Basicamente pelo preço de venda do teu 6700k + 300 reais você vai ter 3x a performance que tinha em MT e uns 10% a mais em single core.

Comprar intel agora é pedir pra se arrepender mês que vem.

Se não pode ficar sem pc de jeito nenhum por um mês então considere a loteria de já ir preparando a plataforma pra receber os novos ryzen: Pega uma MSI ou ASROCK B450 com M2 e dissipador no VRM e um athlon 200ge só temporariamente pra ir tocando o pc novo e troca o Athlon pelos novos ryzens quando eles lançarem. (esse kit que te falei não sai nem 900 reais). A vantagem que a memória DDR4 você já tem.
 
Ja tem uma data de lançamento desses ryzen 3xxx?

edit: voces tem alguma recomendacao de placa mae entao ?
as b450 sao realmente melhors que as x370/x470 né ?

melhor coisa a se fazer é ir de athlon e esperar a serie 3000 né ? pegar um r7 ou r5 2xxx agora seria desperdicio ?

se alguem puder dar alguma sugestao agradeco muito !
 
Última edição:
Bom, vou dar minha opinião aqui de quem já montou mto PC durante a vida:

- Primeiro, que bom que seu amigo testou pra vc. Nunca mais volte nessa loja.
- Você não precisa colocar water cooler, isso foi balela do vendedor dessa loja picareta pra ganhar dinheiro. Mas discordo da opinião sobre WC acima, mas não vou entrar no mérito, off topic.
- Estranho a maresia ter estragado seus componentes assim, pelo seu relato tem ferrugem aí em tudo. Morei em praia por anos e nunca enferrujou nada. To achando que vc usava um gabinete desses sem pintura alguma, a ferrugem começou nele e espalhou pros componentes. Certifique-se de ao menos comprar um gabinete totalmente pintado, idem pros parafusos, isso ajuda a evitar ferrugem.

Quanto ao que comprar, a pergunta é: seu 6700K te atende?
Porque esse é o ponto principal.

Se seu CPU te atende, vc não tinha o menor intuito de mudar / fazer upgrade, então talvez seja melhor focar em pegar uma z170 ou z270 e o gabinete e pronto.
6700K é um ótimo CPU ainda.
A menos que já queira aproveitar pra fazer toda essa mudança que comentaram.

Ryzen 3xxx não tem data confirmada ainda, RUMORES indicam Junho / Julho.
 
aproveitando a duvida tenho uma z170m gigabyte e to vendendo meu fx6300 tava pensando em comprar um i5 . mais pelo que vi tudo acima de 600$ absurdo pra mim to querendo vender a placa mae tbm e aproveitando essa duvida vou investir em ryzen. e tavaquerendo comprar o 1600 . mais vale a pena comprar agr ou compro um athlon e espero mais uns meses pelos novos ? pq ta 619 o r5 1600 e ja acho um otimo processador ou sera que vai abaixar mais os precos qnd sair os novos? e tipo to querendo pegar uma b450 msm. seria a melhor opcao investir em uma placa melhor e aproveitar bem mais no futuro? ou pegar so uma mais simples msm? estou em duvidas nessas aqui:

GA-AB350-GAMING 3

https://www.terabyteshop.com.br/pro...igabyte-ga-ab350-gaming-3-rgb-ddr4-usb-31-am4

GA-B450M GAMING

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11008/placa-mãe-gigabyte-b450m-gaming-ddr4-am4



ou essa ASrock b450 Pro4 falaram q e boa também



https://www.terabyteshop.com.br/pro...oaLWLnKBscwP2SZAWg7jub6fbPHxcXaBoCFQUQAvD_BwE
 
Sugiro isso aqui em todos os PCBs/partes metálicas expostas:

anticorrosivo-corrosionx-hd-brinde-tira-grude-promoco-D_NQ_NP_658919-MLB28539470308_102018-F.jpg


Passa uma camada fininha e deixa secar por uns dois dias.
 
fala pessoal,
fiz o seguinte, comprei outra palca z170 e um gabinete gadit da pichau..
quando lancarem os novos ryzen talvez eu venda meu processador.

o backplate da minha gtx 1060 ta enferrujado tambem, será que esse produto funciona ainda ?
sera que devo trocar o backplate ? existe como ?

meu antigo gabinete era o mx 300 da cougar..
 
fala pessoal,
fiz o seguinte, comprei outra palca z170 e um gabinete gadit da pichau..
quando lancarem os novos ryzen talvez eu venda meu processador.

o backplate da minha gtx 1060 ta enferrujado tambem, será que esse produto funciona ainda ?
sera que devo trocar o backplate ? existe como ?

meu antigo gabinete era o mx 300 da cougar..

O produto não reverte o dano já feito, só evita que aumente.

Sugiro que desmonte, passe uma lixa bem fina nas áreas afetadas (nunca lixe um PCB), limpe bem com um pano embebido em isopropílico e aplique. Se não tem o expertise necessário não faça pois há risco de dano, visto que tu vai ter de desmontar a placa por inteiro.

Se o gabinete tiver áreas sem pintura pode passar uma camada também.
 
Se nao fizer esse procedimento na placa de video, algum risco de passar a ferrugem pro resto do gabinete ?

juro que nunca vi uma placa estragar por conta disso
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo