• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Qual windows mais "leve" para instalar em PC antigo ? 7 ou 10 ?

Thales Lemos

Member
Registrado
Fala pessoal, bom dia,

É o seguinte, estou com um bem antigo mesmo, coloquei na casa da minha avó apenas para ela ver vídeo de receita no youtube. A config dele é Placa-mãe M2N68-AM, Processador AMD Phenom X4 9550, 4GB ddr2.

Acontece que ele está MUITO mas muito devagar mesmo para iniciar o windows. Eu sei que é HD então já é bem devagar, acontece que ele fica cerca de um minuto quando inicia naquela tela inicial preta e só depois da o boot no windows.

Queria melhorar ele mas coisa básica mesmo só pra não ficar tão desconfortável de mexer. É recomendável um SSD nesse PC ? 4G já seria o suficiente ?

Porém o principal que eu queria saber é qual windows é melhor eu instalar nele ? o windows 10 ou o windows 7 ? Sei que o windows 7 não recebe mais suporte mas ele seria mais compatível com esse pc ? Tenho impressão que o windows 10 ficará travando muito nele.

é isso pessoal valeu pela atenção.
 
Bom dia @Thales Lemos.

A arquitetura do Windows faz com que o sistema se torne "biodegradável", ou seja, ao longo do tempo o sistema começa a ficar mais lento e mais pesado.
A solução é formatar o PC do zero, de tempo em tempo. As diferenças de desempenho são notórias!

Quanto ao melhor Windows para instalar no PC, existe muito debate em cima disso, e não há um consenso.
Mas é fato que o Windows 10 foi projetado para ser implementado também em Tablets, com configurações mais modestas que o PC, e por isso ele seria "mais leve", por Projeto.

Por isso, na minha opinião, eu recomendo testar sim o Windows 10 e ver como fica o desempenho nesse PC.
Ainda mais, porque ele se encaixa nos requisitos mínimos para instalação do Windows 10: https://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-10-specifications#primaryR2
Se detectar qualquer problema, vc pode voltar pro Windows 7.
Também recomendo vc optar pela versão "Home", de qual a versão que for usar (10 ou 7), pois é uma versão com menos recursos e tbm "mais leve".

Trocar o HD por um SSD, tbm é altamente recomendável.
A mudança no desempenho é muito perceptível, principalmente na inicialização.
Já a memória RAM, pode não fazer muita diferença na finalidade de acessar o Youtube.

Também vale a pena dar uma conferida no hardware, para ver se existe outro problema que possa estar deixando o PC lento, como pasta térmica ressecada, cooler empoeirado ou danificado, HD com setores defeituosos ou no final da vida útil, HD com 100% de ocupação, etc.

Última coisa: como você disse que sua avó somente usa o PC para assistir vídeos no Youtube, vc já pesou em presenteá-la com um tablet?
Um dispositivo desses atenderia muito bem ela, e descartaria a necessidade de ter um PC completo ocupando espaço, que vc inclusive pode vender e diminuir o custo de aquisição do Tablet.

Depois nos diga qual foi o sistema que decidiu instalar e qual foi o resultado.
Ou se vai optar por comprar outro tipo de dispositivo.
Abraços!
 
Bom dia @Thales Lemos.

A arquitetura do Windows faz com que o sistema se torne "biodegradável", ou seja, ao longo do tempo o sistema começa a ficar mais lento e mais pesado.
A solução é formatar o PC do zero, de tempo em tempo. As diferenças de desempenho são notórias!

Quanto ao melhor Windows para instalar no PC, existe muito debate em cima disso, e não há um consenso.
Mas é fato que o Windows 10 foi projetado para ser implementado também em Tablets, com configurações mais modestas que o PC, e por isso ele seria "mais leve", por Projeto.

Por isso, na minha opinião, eu recomendo testar sim o Windows 10 e ver como fica o desempenho nesse PC.
Ainda mais, porque ele se encaixa nos requisitos mínimos para instalação do Windows 10: https://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-10-specifications#primaryR2
Se detectar qualquer problema, vc pode voltar pro Windows 7.
Também recomendo vc optar pela versão "Home", de qual a versão que for usar (10 ou 7), pois é uma versão com menos recursos e tbm "mais leve".

Trocar o HD por um SSD, tbm é altamente recomendável.
A mudança no desempenho é muito perceptível, principalmente na inicialização.
Já a memória RAM, pode não fazer muita diferença na finalidade de acessar o Youtube.

Também vale a pena dar uma conferida no hardware, para ver se existe outro problema que possa estar deixando o PC lento, como pasta térmica ressecada, cooler empoeirado ou danificado, HD com setores defeituosos ou no final da vida útil, HD com 100% de ocupação, etc.

Última coisa: como você disse que sua avó somente usa o PC para assistir vídeos no Youtube, vc já pesou em presenteá-la com um tablet?
Um dispositivo desses atenderia muito bem ela, e descartaria a necessidade de ter um PC completo ocupando espaço, que vc inclusive pode vender e diminuir o custo de aquisição do Tablet.

Depois nos diga qual foi o sistema que decidiu instalar e qual foi o resultado.
Ou se vai optar por comprar outro tipo de dispositivo.
Abraços!
Boa tarde amigo,

Então no caso já formatei e inslaei o windows 10 mas ainda ficou lento rs. Receio que os outros componentes estejam com algum problema.

No caso eu tenho um HD da WD de notebook que tirei do meu antigo (coloquei um ssd no notebook e fiquei com esse HD sobrando). Seria recomendável colocar ele no gabinete antigo ?

Vou fazer o teste de instalar um windows 10 lite que um parceiro mandou ai trago a resposta pra vocês.

Tablet eu não faço ideia de um com CxB e o dinheiro está apertado kkkk to custando achar aquelas promo de ssd de 120gb por 120 reais, o famoso 1 real por GB. Já demos um celular pra ela intermediário, situação a qual ela está tentando se adaptar ao "touch" mas esta dificil kkkk

Mesmo usando SATA II o melhor é colocar um SSD. Ai sim coloca o Windows 10. Caso não dê para fazer isso, use o Windows 7. https://www.asus.com/br/supportonly/M2N68-AM/HelpDesk_Download/
Vou testar tb depois reinstalar o windows 7.

Obrigado pessoal pela ajuda
 
inslaei o windows 10 mas ainda ficou lento
Que pena que não deu certo. Isso pode ser indício do HD estar com problemas ou no final da vida útil.
O CrystalDiskInfo pode te dar informações mais detalhadas do estado desse HD.

Seria recomendável colocar ele no gabinete antigo?
Somente se ele estiver em boas condições.
Aproveite e veja se o HD da WD, que vc pensa em colocar, tbm está com boa saúde pelo CrystalDiskInfo, senão não vai adiantar.

Eu ainda recomendo vc dar um visual geral dentro do PC, e ver se tem algum tipo de superaquecimento na CPU (pasta térmica ressecada ou cooler ruim).
Isso pode deixar o PC lento tbm.

Ficamos na escuta para saber o que vc descobriu ou decidiu fazer.
 
Que pena que não deu certo. Isso pode ser indício do HD estar com problemas ou no final da vida útil.
O CrystalDiskInfo pode te dar informações mais detalhadas do estado desse HD.


Somente se ele estiver em boas condições.
Aproveite e veja se o HD da WD, que vc pensa em colocar, tbm está com boa saúde pelo CrystalDiskInfo, senão não vai adiantar.

Eu ainda recomendo vc dar um visual geral dentro do PC, e ver se tem algum tipo de superaquecimento na CPU (pasta térmica ressecada ou cooler ruim).
Isso pode deixar o PC lento tbm.

Ficamos na escuta para saber o que vc descobriu ou decidiu fazer.
Cara bom dia,

Instalei o windows lite que o amigo mandou, quando ele entra realmente é perceptível que ficou mais leve e responsivo, porém, acho que "descobri" o problema na excessiva demora parra iniciar e não sei como consertar.

Inicialmente vou esclarecer um ponto que não tinha dito antes pq não achava que tinha importância. A minha avó possuía um pc bem antigo (Vamos chamar de PC1) que eu tive antes desse que eu passei a configuração e está apresentando esses problemas (Vamos chamar de PC2). Acontece que esse PC2 era do meu tio, ele comprou um novo e como não ia usar mais esse passou pra minha avó porque apesar de ter os componentes antigos ainda são melhores que o do PC1, porém a única coisa que ele não deu foi o HD, ele tirou pq tinha seus dados pessoais.

O que eu fiz foi simplesmente pegar o HD do PC1, colocar como disco rígido no PC2 e formatar e ai ele começou com esses problemas.

Enfim, a placa mãe é uma asus m2n68-am plus e quando inicia na primeira tela (aquela preta- acho que é a tela de boot) que mostra as informações e especificações do PC, ela mostra a mensagem "can't detect tpm device".

Pelo que eu pesquisei esse tal de "TPM" é um chip que serve para guardar uma chave de criptografia usada para criptografar os HDs via hardware, em algumas placas esse chip esta presente em outras ele pode ser instalado na forma de um modulo.

Então pelo que eu entendi essa placa-mãe fica tentando achar o HD criptografado do PC2 na tela de boot e como ela não acha ela fica tentando e isso faz com que ela demore a iniciar mais que o normal até dar que não achou e iniciar o windows e ai sim ele começa a iniciar.

Acontece que eu não consegui resolver o problema até agora, tentei desativar esse TPM na BIOS mas não consigo, estou procurando novas soluções e maneiras de impedir a inicialização desse TPM, porém, ainda, sem sucesso.

Se der certo posto aqui pra vocês.
 
Para ter 100% de certeza de que o HD está funcionando 100% , experimente testar ele usando o programada do vídeo abaixo... Com ele é batata! Ele vai gerar um gráfico e vai mostrar se o disco e se a cabeça de leitura estão realmente bons e se o HD não está com excesso de lentidão.. Esse tipo de coisa o teste do HDtune e o Smart não detectam . Um HD perfeitamente saudável não vai apresentar picos exagerados para baixo.. Áreas de extrema lentidão pode indicar que o HD já está realmente no fim da vida útil .. Se apresentar falha durante o o teste, pode descartar esse HD ..



Abaixo eu estou colocando um exemplo das possíveis situações que pode aparecer nos gráficos ... No momento eu não tenho nenhum print mostrando exemplo de um HD bom vs um ruim, mas fiz um exemplo no Paint mesmo só para exemplificar..

Exemplo_teste_HD.png
 
Última edição:
Já pensou em instalar um linux com ambiente mais "atrativo"? Se o intuito é só ver vídeos e provavelmente acessar alguma rede social eventualmente então qualquer sistema serve já que o navegador tem a mesma aparência em todo, dito isso você poderia testar o elementary os.
 
Também pensei em Linux neste caso.
Gostava de Ubuntu, muito intuitivo.
Mas parecido com o Windows, é o Mint.
Não uso Linux hoje, devido ao Microsoft Office, que para mim é insubstituível.
 
Já instalei o 10 em máquina com Phenom II X2, 4GB DDR2 e HD mecânico, ficou bem aceitável até, com SSD melhora muito. Uma opção também é o 8.1, só instalar o Classic Shell / Open Shell pra driblar o menu Iniciar. Nos meus testes nessas máquinas antigas se mostrou uma boa opção, querendo ou não é perceptível que o 10 demanada um pouco mais de recursos, principalmente na parte gráfica. Esses vídeos onboard antigos são muito fracos, é necessário desativar qualquer efeito adicional pra não atrapalhar tanto. O 8.1 nesse aspecto é mais semelhante ao 7 e ainda recebe updates de segurança.
 
Pra ver vídeo no YouTube com certeza é melhor um Mint XFCE, coloca um temas parecido com o Windows que vai atender ela bem.
 
Valeu pessoal pelas dicas vou testar aqui esses com interfaces próximas a do windows 7 e trago pra vocês.

Por incrível que pareça quando eu mudei do windows 7 para o windows 10 minha vó teve dificuldades em se adaptar kkkk Eu falava pra ela "para desligar clica no desenho em colorido no canto inferior esquerdo e depois clica em desligar" quando atualizei pro 10 e ficou branco ela se perdeu KKKK.

Mas agradeço a atenção e boa vontade em ajudar de todos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo