• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvida sobre regulador de tensão da placa mãe!!!

Furios

Member
Registrado
Bom tenho uma placa mãe M4A89TD Pro ela tem um circuito de 6+2 tenho muitas dificuldades para colocar meu Phenom X6 1090T a 4,2Ghz, procurando um possível motivo pela net achei um cara aqui do fórum não me lembro o tópico dizendo que para overclocks acima de 4,0Ghz em um Phenom X6 seria recomendado um circuito de 8+2.

Então andei procurando sobre isso na net e achei a seguinte informação:

"Em teoria, uma placa com um regulador de 4 fases pode fornecer 33% mais energia para o processador do que um com 3 fases, e um de 8 fases pode fornecer o dobro que um de 4 fases. Naturalmente, o resultado final depende da qualidade e das especificações dos componentes usados, mas a regra geral é que quanto mais fases, maior é a capacidade de fornecimento da placa.

A principal vantagem de usar uma placa com um regulador de tensão de 6 ou 8 fases, ao invés de uma com um regulador de 3 ou 4 fases, é a garantia de que a placa será capaz de manter um fornecimento estável em situações de stress, como ao fazer um overclock agressivo." Referencia: Ultra Durable 3 - Gigabyte EP45-UD3L

Então com base nessa informação fiz essa analise:

Se um sistema de 4+2 pode fornecer 33% mais energia e 8+2 pode fornecer o dobro 66% então meu sistema ficaria no meio. Então fiz os seguintes cálculos:

Um sistema de 8+2 = 66%
33 dividido por 2 = 16,5 então um sistema de 6+2 seria 33 + 16,5 = 49,5 arredondando uns 50%
Bom minha placa mãe suporta até CPUs de 140Watts então 50% de 140 = 70 isso somado ao que minha placa mãe suporta 140 + 70 = 210Watts então minha placa mãe pode fornecer no máximo 210Watts ao meu processador.

1. Gostaria de saber isso está certo minha placa mãe só pode fornecer 210Watts ou eu posso ir além disso sem medo que não tem problema?

2. Se isso é verdade o que poderia acontecer com minha placa mãe se eu ir além disso?
 
Última edição:
Ninguém tem nenhuma ideia, ou será que o que eu escrevi da tudo errado e ninguém quer falar.
 
Não posso afirmar de acordo com o cálculo, mas você está usando TDP de forma incorreta.

Bom minha placa mãe suporta até CPUs de 140Watts então 50% de 140 = 70 isso somado ao que minha placa mãe suporta 140 + 70 = 210Watts então minha placa mãe pode fornecer no máximo 210Watts ao meu processador.
Não, TDP não é consumo, mas sim a quantidade de energia a ser dissipada pelo cooler (Thermal Design Power). Está mais relacionado com temperatura do que com consumo.
 
Acabei descobrindo no site da Asus que a informações desencontradas na parte de visão geral da placa fala que ela é 8+2 e nas especificações fala que ela é 6+2. E tá escrito no manual e no site da Asus: Supports CPU up to 140 W, acho que isso não é TDP isso é quantos Watts a placa pode fornecer em stock ao processador, o TDP (termal design power) do Phenom é de 125W.


Abaixo coloquei os links das especificações da minha placa e do Phenom X6 da uma olha aí:

http://www.amd.com/us/products/desk.../Pages/phenom-ii-model-number-comparison.aspx

http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A89TD_PROUSB3/#specifications
 
Última edição:
Não posso afirmar de acordo com o cálculo, mas você está usando TDP de forma incorreta.

Não, TDP não é consumo, mas sim a quantidade de energia a ser dissipada pelo cooler (Thermal Design Power). Está mais relacionado com temperatura do que com consumo.

de certa forma ele está certo e vc em parte. As fabricantes relacionam o TDP com o que a placa mãe pode suportar de consumo. O pq disso? O calculo pra ambos é similar e chegar num numerador semelhante. O que você está relacionando na verdade está incorreto. O TDP é do processador, não da placa mae.
A placa mãe não irá fazer diferença na dissipação de 125 pra 140w, ja que o pcb e afins da placa são os mesmos. O que muda são componentes e suas qualidades e funções.

mas o calculo do Furios está incorreto.

Ele calculou o valor em cima do ja presente na placa. Os 33% a mais que o texto explica é em relação de uma placa de 4+1 para uma de apenas 3. Sistemas de 4 fases é + 1 e não + 2. Normalmente em 8 fases tbem. Acho que só as mais tops e mobos AM3+ chipset 990 que tem 8+2.

A sim..e os valores abaixo podem mudar dependendo do tipo de fabricação do componente.
O VRM de uma placa 939, am2 simples não é o mesmo de uma am3 robusta...enfim...


Considerando que as placas de 3 fases aguentam normalmente só 95W... + 33% são 31,25 = 125W arredondados.

Porem existe esse +1, na qual lhe dá mais um pouco (em torno de 15%) levando a placa @ 145W arredondados.

Porem como não existe cpu amd acima de 140W, as especificações ficam limitadas a este.

Porem em um sistema de 8 fases + 1, seriam 66% + 15%... o que levaria a 181W arredondados.

Usando como base um cpu de 125W, @ 3.8ghz e 1.4V, ficaria com 176W de TDP.

Porem, normalmente as fabricantes colocam uma margem de erro nos componentes, de 10 a 15% pra baixo (até pq esses componentes sofrem tambem um "overclock" quando forçados) . Considerando 181W do calculo, teriamos os 210W que é o que dizem overclockers extremes, que estas placas conseguem aguentar (exemplo de um x4 965 de 140W rodando a 4.2ghz com 1.525V de vcore, que nessa carga, precisa de 209W arredondados. )

Então considerando uma mobo 6+1, teriamos algo em torno de 49,5 + 15%.... ou seja..um TDP maximo de 163W que sua placa mãe aguentaria sem forçar nada...ou 187W com o sistema já forçado.

A base de calculo não é o quanto sua placa mãe aguenta oficialmente (140W) e sim a base do cpu padrão, que no caso dos amd é 95W a base de TDP. Tambem não conheço nenhuma placa que seja 2 fases apenas (o que não comportaria 95W no final)... então digamos que a mobo e cpu estão se limitados como minimo necessario, 3 fases e 95W.

isso tudo estamos considerando em temparatura normal. Em temps abaixo de 0 e etc, isso muda, pois existe menor efeito joule, consução de corrente elétrica mais eficiente, menor dilatação de componentes e afins...por isso muitos "5ghz" em testes extreme. Mas mesmo assim não é algo que alguem consiga usar diariamente.
Mas isso é pano pra outra manga, ou seja....outro papo..ehehehe
Não conheço nenhuma mobo 12 ou 16 fases para amd.

acho que deu pra explicar..ehehehe

abraços.
 
Última edição:
Bom deixa eu ver se entendi o que você escreveu em um sistema de 6 fase nos teríamos 49,5% sobre os 125W da CPU Phenom x6 que seria igual a 61,874W ou 62W quedaria uns 187W a CPU e em um sistema de 8 fases teríamos 66% sobre os 125W da CPU Phenom x6 que seria igual a 82,5W ou 83W quedaria uns 208W.

Fiz uns teste no eXtreme Power Supply Calculator com base mas informações da minha CPU em stock a 3,2Ghz ela tem um Vcore de 1,36V com um OC de 4,2Ghz e um Vcore de 1,51 eu tenho um consumo de 205W.

Existe uma placa mãe para AMD com 12 fases é a Asrock Fatal1ty 990fx Professional

Esses cálculos estão corretos? Se estão corretos seria muito arriscado manter assim tão perto do limite da minha placa mãe?

E aproveitando qual seria a temperatura normal de funcionamento do NB?
 
Última edição:
Bom deixa eu ver se entendi o que você escreveu em um sistema de 6 fase nos teríamos 49,5% sobre os 125W da CPU Phenom x6 que seria igual a 61,874W ou 62W quedaria uns 187W a CPU e em um sistema de 8 fases teríamos 66% sobre os 125W da CPU Phenom x6 que seria igual a 82,5W ou 83W quedaria uns 208W.

Fiz uns teste no eXtreme Power Supply Calculator com base mas informações da minha CPU em stock a 3,2Ghz ela tem um Vcore de 1,36V com um OC de 4,2Ghz e um Vcore de 1,51 eu tenho um consumo de 205W.

Existe uma placa mãe para AMD com 12 fases é a Asrock Fatal1ty 990fx Professional

Esses cálculos estão corretos? Se estão corretos seria muito arriscado manter assim tão perto do limite da minha placa mãe?

E aproveitando qual seria a temperatura normal de funcionamento do NB?

não..vc está calculando errado amigo. vc está calculando sobre o VALOR DO PROCESSADOR em Watts. O Calculo é sempre em cima de 95W e 3 fases.

esses 49,5% vc tem que calcular sobre os 95W. entendeu?? Os 66% + 15 dos 8+1 é sobre 95W tbem....

você está errando no calculo pois está usando o valor do seu processador pra calcular.


a temp quanto mais baixo melhor, mas o NB em media roda ae em 35 graus.... 40 vai...mais que isso ja dá pra considerar aquecimento razoavel...
 
Acho que tem alguma coisa errada aí a minha placa mãe suporta CPUs de até 140W então por que tenho que calcular em cima de 95W se ela pode fornecer até 140W. Por que se for em cima de 95W nenhuma placa mãe vai suportar um Phenom X6 em 4,0GHz e tão pouco em 4,2Ghz e minha placa mãe tem um sistema de 8+2.
 
Acho que tem alguma coisa errada aí a minha placa mãe suporta CPUs de até 140W então por que tenho que calcular em cima de 95W se ela pode fornecer até 140W. Por que se for em cima de 95W nenhuma placa mãe vai suportar um Phenom X6 em 4,0GHz e tão pouco em 4,2Ghz e minha placa mãe tem um sistema de 8+2.

mano...vc não entendeu ainda...vc mesmo postou o texto e não tá entendendo.

Como eu disse, a BASE de calculo é 95 W e 3 fases. 4 fases é +33%.... só que as placas mais robustas de 140W é 4 fases MAIS UMA!! essa uma não entra no 33%....ENTENDEU. Sua placa pode aceitar cpu de 1000W com 500 fases. A BASE PRO CALCULO DE QUANTO ELA AGUENTA É DE 95W e 3 Fases.
COM ESSA BASE que se calcula o valor final com 6+2... 4+1 e afins. E a placa marca que aceita 140W MAXIMOS pois NÃO TEM CPU ACIMA DE 140W oficialmente. Por isso esse é o limite OFICIAL MAXIMO.
Ela não fala que o MINIMO é 140W. Num exemplo: Ela poderia ser 140W e esse ser o MAXIMO dela. Amanha sai um cpu 160W e ela poderia não suportar.
esse é o FATO: o calculo somativo é a partir do menor valor estabelecido: 95W....se tivesse cpu 15W pra o socket...ai ia ser diferente, mas não tem.


Alem disso existe a margem de erro e tambem o quanto VOCÊ FORÇA o componente. Ou você acha que eles fabricam qualquer placa pra 140W mas suportando até 200?? E pq vc acha que o mosfet esquenta muito mais com OC alto?? Só por conta de fornecer mais energia?? não pq ele tbem é forçado.

e isso que to explicando não é "possivelmente", é o FATO.

existem placas no mercado que são, por exemplo, "remendadas" de 125W pra suportar 140W..mas NO LIMITE de 140W. Essas placas normalmente 125W e sai uma rev2 pra segurar 140W.

e um x6 125W em 4ghz (1090T... pois são raros 1055T que chega com 4ghz facil) com 1.5V de media (sendo 1.4V de VID a media), vai pra 179w

o que se vc olhar os calculos dá sim.

E sua placa se for essa da assinatura, é 6+2, não 8+2...
sendo assim, ela guentaria em torno de 187W "tipicamente".... (95W base + 49,5% das 6 fases + 30% dos +2 fases)

187 daria para rodar um 1090T 1.4V VID @ 4200mhz com 1.5V de vcore.

Porem como temos ae uma margem ainda de 10% de erro, podemos considerar que rodaria até em torno de 1.55V.

isso considerado ja como "forçando".... agora como eu disse antes, tendo resfriamento e etc adequados, pode se aumentar isso.

Mas não dá tbem pra explicar tudo de anos de estudo em meia duzia de post amigo. Uma coisa é entender de mexer no fsb e afins e ver o clock final. Outra é conhecer engenharia da computação e eletronica pra esses termos e assuntos técnicos.

Não é facil entender da noite pro dia.
 
Última edição:
Fiz uns teste no eXtreme Power Supply Calculator com base mas informações da minha CPU em stock a 3,2Ghz ela tem um Vcore de 1,36V com um OC de 4,2Ghz e um Vcore de 1,51 eu tenho um consumo de 205W.


Bom como seria possível esse calculo de 205W em 4,2Ghz? Pois já vi gente colocando o Phenom X6 pra funcionar a mais de 4,2GHz com 8+2 sem problema de onde sai o resto da energia.

Exemplo:
http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1519214 Phenom X6 a 5,0GHz como com um sistema de 8+2 com esse Vcore de 1,6V e 5GHz a CPU consome 255W como isso e possível era para a placa de ter queimado.

Outro exemplo: http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1524550 Phenom X6 a 6,1GHz como um sistema muito parecido com o meu M4A89GTD Pro 8+2 com Vcore de 1,8V consome 390W como isso é possivel era para a placa de ter queimado.​
 
Última edição:
Colega nem li tudo o que vc escreveu e ja vi que vc esta fazendo isso errado, quem fornece energia pra placa mae é a fonte de alimentaçao.
da fonte a energia passa pela placa mae e regura e chaveia ela pros seus componentes(cpu,memorias,pciex) e etc.. quem faz a regulaçao e estabilizaçao e distribiuçao sao as fase e reguladores.
Não sei ao certo quanto cada fase pode fornecer e nem pesquisei, mas imagina assim que uma fase forneça 100w se eu tiver 8 fases eu nao irei ter 800w nunca o que ocorre ´´e que uma fase trabalhando com 100w esquenta muito e precisa dissipar calor, ai entra as outras fases, ou seja esses 100w sera distribiudo nas 8 fases dividindo 100w por 8 ai cada fase vai tarbalhar com -+ 13w esqeuntando menos, e sobrecarregando muito menos uma fase só.
isso imaginando que cpu+memorias+ todas saus coisas plugadas na placa mae consomem 100w se for 300w ela sera distribiudo entre as 8 fases pra evitar estresse melhorando a dissipaçao e etc..
agora quanto cada fase aguenta é dificil falar...

provavelmente vc consiga com 6+2 fases colocar sim a 4.2ghz mas isso depende de varios fatores, como qual a temperatura do cpu a 4ghz ?seu cpu é bom de overclock ?qual a voltagem necessaria pra colocar o cpu a 4.2ghz ? voce esta refrigerando bem os reguladores(fases) do seu pc ?

tem tudo isso, derrepente seu cpu nao é bom de over acima de 4ghz, ou ele fica instavel com 1.47v ou a temperatura acima de 50°c que deixa instavel o cpu, ou ate mesmo o dissipador dos reguladores está quente demais...
 
Eu tenho um H100 que fica na rotação media, aqui na CPU as temps em IDLE ficam em + ou - 40ºC e load 60ºC isso a 4,0GHz mais em 4,2GHz IDLE fica uns 45ºC e em load uns 65ºC.

O NB fica em load uns 55ºC em IDLE uns 45ºC medido com multimetro.

No regulador de tensão em load fica uns 50ºC e em IDLE uns 40ºC medido com multimetro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo